O que fazer em Guimarães, Portugal: roteiro de um dia

Com um centro histórico que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO e o título de berço de Portugal, Guimarães é das cidades mais fofas para se visitar no país, um bate-volta perfeito para quem está no Porto. Reunimos aqui diversas dicas sobre o que fazer em Guimarães em um roteiro de um dia.

Sei que muita gente planeja visitar Braga e Guimarães no mesmo dia e desde já aviso: essa é uma péssima ideia. As duas cidades tem muitas coisas para ver. Reserve um dia para cada e se não tiver tempo, leia as nossas dicas de o que fazer em Guimarães e o que fazer em Braga para escolher qual combina mais com você.

Leia também:
Onde ficar em Guimarães: dicas de hospedagem
7 ideias de bate-volta a partir do Porto

Um pouco da história de Guimarães, o berço de Portugal

No local onde hoje fica Guimarães, na primeira metade do século 10, foi construída uma grande propriedade rural, a Quintana de Vimaranes. O dono era um conde de origem galega. Quando ele morreu, sua mulher, a Condessa Mumadona, resolveu fundar ali o mosteiro de Santa Maria. Para proteger o mosteiro de ataques dos normandos vindos do norte da Europa e dos muçulmanos, vindos do sul, também foi construído um castelo.

Foram passando os anos, o burgo foi crescendo no entorno do castelo e no final do século 11, D. Teresa, a filha do Rei Afonso VI de Leão foi morar lá com seu marido, o Conde Dom Henrique. E foi lá que nasceu o filho deles, Afonso Henriques. Se você já estudou um pouquinho da história de Portugal, vai saber que esse foi o primeiro rei do país. Acontece que ele se opôs à mãe e lutou contra os reinos de Leão e Castela pela independência de Portugal e também foi o responsável por conquistar todos os territórios de Portugal que estavam dominados pelos árabes e unificar tudo. Por isso, Guimarães é considerada o berço da nacionalidade portuguesa e encontra-se lá muitos monumentos conservados do período medieval.

Saiba mais: A história de Portugal e D. Afonso Henriques

o que fazer em guimarães portugal

O que fazer em Guimarães:

  • Castelo de Guimarães

o que fazer em guimarães portugal

Esse é o Castelo fundado pela Condessa Mumadona para proteger o mosteiro de Santa Maria. No século 13, por ordens de D. Dinis (o mesmo rei que fundou a Universidade de Coimbra), o castelo foi remodelado e os governantes seguintes também fizeram obras de intervenção até que, com o avançar dos séculos, ele perdeu sua função defensiva. No ano de 1836, um político defendeu que o castelo de Guimarães deveria ser demolido e suas pedras deveriam ser utilizadas para ladrilhar as ruas da cidade, mas a proposta foi votada e perdeu.

o que fazer em guimarães portugal

A versão visitada hoje foi recuperada recentemente. Dentro do castelo há algumas passarelas para facilitar a locomoção e uma exposição simples, mas interessante, sobre a história de Portugal no tempo de D. Afonso Henriques. A entrada custa só 2 euros, com redução pela metade para estudantes, jovens de até 25 anos e idosos.

  • Igreja de S. Miguel

o que fazer em guimarães portugal

o que fazer em guimarães portugal

Essa igreja bem pequenininha, toda de pedra, fica do lado do castelo. É bem simples, sem praticamente nenhuma decoração dentro, com a exceção de uma pia batismal onde, diz a lenda, o rei D. Afonso Henriques foi batizado. No pavimento do interior, há sepulturas de nobres guerreiros da época da independência. A entrada é gratuita.

  • Paço dos Duques de Bragança

o que fazer em guimarães portugal

Esse paço foi construído no início do século 15, por um dos filhos bastardos do rei, que foi um dos homens mais ricos de Portugal. Hoje, o paço está completamente reformado e abriga um museu de artes decorativas dos séculos 17 e 18. Eu não curti muito a visita, com a exceção de uma capela de madeira bem bonita lá dentro, mas esse é um dos museus mais visitados de Portugal.

o que fazer em guimarães portugal

A entrada custa 5 euros. Há uma opção de bilhete combinado com o castelo que sai a 6 euros. Porém, quem tem direito a meia-entrada não pode comprar essa opção combinada.

  • Centro Histórico

O Centro Histórico de Guimarães não é patrimônio da humanidade atoa. São várias ruelas e praças conservadas, perfeitas para caminhar e fotografar.

o que fazer em guimarães portugal

O Largo da Oliveira tem esse nome por conta de um suposto milagre. Em frente a Igreja da praça foi plantada uma oliveira, que eventualmente secou. Em 1342, a árvore voltou a dar frutos e folhas depois de um comerciante vindo de Lisboa colocar ali uma cruz e a notícia se espalhou de que foi um milagre. Com isso, o largo ganhou esse nome e a Igreja, que foi construída a mando da tal condessa do início da história da cidade, teve seu nome alterado para Igreja da Nossa Senhora da Oliveira. No ano de 1870, contra a vontade da população local, a árvore foi retirada dali e somente em 1985 replantaram uma oliveira em homenagem àquela que seria a árvore sagrada.

o que fazer em guimarães portugal

Já a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, apesar de bem antiga, passou por muitas reformas e o aspecto gótico que tem hoje é resultado de uma restauração de 1967. Em frente ao templo fica o Padrão do Salado, um monumento em estilo gótico de 1340 para comemorar a vitória de uma batalha contra os mouros.

o que fazer em guimarães portugal

Parar cruzar para a próxima praça é preciso passar pelas arcadas de onde ficava o Antigo Paço dos Conselhos, local onde era governada a cidade. A construção começou no século 14 e foi finalizada em meados do século 15. Porém, a fachada atual é de 1877.

o que fazer em guimarães portugal

Já a Praça de S. Tiago tem esse nome porque há uma lenda de que o apóstolo São Tiago trouxe uma imagem da Virgem de Santa Maria e a colocou nesse largo. Duas capelas foram construídas dedicadas ao santo, uma no século 11 e outra no século 17, mas ambas foram demolidas.

o que fazer em guimarães portugal

A Rua de Santa Maria, que começa logo acima da Praça de S. Tiago, é uma das mais antigas de Guimarães, servia como a comunicação entre a Via do Mosteiro e a Via do Castelo, e era habitada pela nobreza e alto clero do burgo. Na época medieval, como todas as ruas em geral, era suja e fedida, mas hoje é lindinha, com varandas fofas e um belo passadiço.

o que fazer em guimarães portugal

o que fazer em guimarães portugal

  • Largo do Toural

Historicamente, o Largo do Toural era o ponto de encontro da população da cidade, fora dos muros que a cercavam, junto a principal porta da vila. O nome Toural, como vocês podem imaginar, tem a ver com a feira de gado e as touradas que eram realizadas ali.

o que fazer em guimarães portugal

Em 1878 foi transformado em jardim e hoje é uma grande praça bem na entrada do centro histórico. O chafariz que você encontra ali é de 1583. Ele havia sido transferido para outro local da cidade no século 19, mas foi trazido de volta em 2011.

  • Igrejas, conventos e museus

o que fazer em guimarães portugal

Além do grande passeio que é andar pelas ruas, becos e praças de Guimarães, há quase uma dezena de Igrejas e Conventos a serem visitados no Centro Histórico e fora dele, além de alguns museus. Você pode conferir todas essas atrações no site do Turismo de Guimarães.

  • Teleférico de Guimarães e o Montanha da Penha

o que fazer em guimarães portugal

Um passeio bem legal para terminar o dia em Guimarães é pegar o Teleférico de Guimarães, que leva 400 metros acima, para a Montanha da Penha. O percurso do teleférico é de 1700 metros, o que dá cerca de 10 minutos até o topo.

o que fazer em guimarães portugal

o que fazer em guimarães portugal

A montanha tem vários hectares de área verde, um santuário, restaurantes, bares e área de piquenique, sem contar a vista panorâmica da cidade. O trajeto de ida e volta custa 5 euros. Para saber os horários de funcionamento, confira no site oficial.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários sobre o texto “O que fazer em Guimarães, Portugal: roteiro de um dia

  1. Luiza
    Muito obrigada pelas suas dicas !! Fomos à Guimarães e seguimos bastante suas orientações! Inclusive para o almoço no tangerina! Seu blog é ótimo , cuidadoso e com explicações de história! Vou consulta-lo sempre!!
    Parabéns pelo trabalho !
    Sentimos o capricho !
    Com carinho,
    Pamela

  2. Depois de pesquisar em vários blogs de viagem, encontrei nesse blog as melhores e mais interessantes descrições e informações sobre Guimarães. Enriqueci minhas anotações para viajar em Dezembro/17!! Você já ouviu falar das Festas Nicolinas que acontecem em Guimarães no final de Novembro? Parabéns pelo Blog Luiza!!

  3. Boas dicas, bem escrito , sempre com uma introdução baseada na história do local; foi o melhor roteiro de Guimarães que vi. Parabéns pelo trabalho.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.