Tags:
Atlas: Coimbra, Portugal

Onde ficar em Coimbra: qual região ficar e dicas de hotéis

Morei em Coimbra por dois anos como estudante da Universidade e sempre que posso volto a cidade para visitar amigas queridas. Como costumo bater na tecla para turistas: fique lá pelo menos uma noite. Seja você um desses turistas que ouviu minhas dicas ou um futuro estudante a procura de qual região morar, esse pode de onde ficar em Coimbra trás boas dicas sobre quais o melhores bairros da cidade e algumas sugestões de hotéis.

Minha percepção sobre turismo em Coimbra é a seguinte: se você vier durante o período acadêmico (de fevereiro a junho ou setembro a dezembro), fique no mínimo uma noite (ou duas, se quiser conhecer Conímbriga também). Com esse período dá para ver todas as atrações com calma e ainda aproveitar a noite na cidade, que é bem animada. Mesmo quem não é de balada se empolga com a movimentação dos estudantes vestidos com suas capas pelos becos de Coimbra.

Porém, se você vier nos períodos de férias da universidade (especialmente agosto), só vejo duas soluções. Opção 1: fazer um bate-volta em Coimbra, partindo de Lisboa ou Porto. Sim, será necessário correr um pouco para conseguir ver todos os pontos turísticos, mas a cidade fica bastante deserta sem os estudantes e perde boa parte do seu clima especial. Opção 2: Dormir uma noite em Coimbra e aproveitar o segundo dia para dar um pulo até Conímbriga, um conjunto de ruínas romanas que fica nos arredores da cidade.

Leia também: O que fazer em Coimbra: os pontos turísticos e outras dicas
Roteiros em Portugal de 10, 20 ou 30 dias
Como alugar um apartamento em Coimbra

Além disso, caso você pretenda viajar para mais lugares no centro de Portugal (como Aveiro, Tomar, Batalha e Alcobaça ou Serra da Estrela), Coimbra é uma boa cidade base, já que tem muita estrutura, com bons hotéis, restaurantes e bares – em geral, bem baratos. Além disso, boa parte dos trens e ônibus intermunicipais passam por aqui. E alugar um carro para conhecer toda a região também é uma boa ideia.

Onde ficar em Coimbra: as melhores regiões

  • A Universidade de Coimbra, ou, simplesmente, a Alta

Onde ficar em Coimbra, Portugal

A região da Universidade de Coimbra é a melhor opção para hospedagem, simplesmente porque vai economizar bastante suas pernas, já que você vai estar bem no centro de tudo e terá que andar bem menos. Essa é também a região ideal para quem vai estudar numa das universidades do Polo I.

O único problema é que não há tantas opções de hospedagem por ali. Uma das opções mais famosas é o Serenata Hostel, que fica no Largo da Sé Velha, exatamente onde os estudantes se reúnem em bares como o Cabido e o Bigorna. Pode ser bem barulhento, mas certamente é animado.

Quem prefere algo mais tranquilo pode procurar a Guesthouse Casa Pombal, que fica em frente ao Museu Machado de Castro (o meu favorito na cidade), uma região mais tranquila e com uma vista maravilhosa. Também por ali tem a Pousada Quebra Luz. Também há outras opções na região da Alta e arredores, você pode conferir todas as que tem avaliação acima de 8

  • O centro, ou simplesmente, a Baixa

A baixa centro de Coimbra

A baixa, onde fica a maior parte das lojas e casas antigas em Coimbra, também é a região com maior concentração de hotéis. Por ali, há cantos melhores do que os outros.

A verdade é que algumas partes da baixa ficam bem desertas a noite, o que pode ser ruim para aqueles que andam por lá. Mas nem todos lugares são assim. Por exemplo, acomodações próximas às ruas Visconde de Luz e Ferreira Borges são boas opções, próximas à Praça 8 de Maio ou Praça do Comércio. Um hotel que uma amiga já ficou e adorou é o Hotel Oslo. Nessa região também fica o tradicionalíssimo Hotel Astória.

Eu evitaria ficar nas ruas que circundam a estação de trem ou próximas à estação de ônibus. A região da Loja do Cidadão também não é muito agradável quando cai a noite. Dê uma olhada no mapa antes de reservar.

Veja aqui todas as opções no centro de Coimbra.

  • Em frente ao Rio Mondego

Parque Verde do Mondego Coimbra

Existem alguns hotéis interessantes nas margens do Rio Mondego, um lugar com parques verdes e boas vistas da cidade. Um exemplo de bom custo benefício é o hotel da rede Ibis. Se você ficar na margem da direita, onde está a Universidade e quase todas as atrações da cidade, terá uma locomoção bem mais fácil.

Já do outro lado do rio, apesar da distância na locomoção, você terá uma região mais tranquila e com as melhores vistas de Coimbra. Por ali, vale a pena tentar encontrar uma oferta ou se jogar no luxo do histórico 5 estrelas Quinta das Lágrimas, onde fica a fonte em que supostamente mataram Inês de Castro.

Veja todas as opções de hospedagem na beira do rio

Onde ficar em Coimbra: outras regiões

Existem outras regiões muito boas na cidade, principalmente – mas não só – para quem vai estudar. Por exemplo, onde ficar em Coimbra:

  • Praça da República: é um dos pontos mais centrais da cidade, e também é um ponto de encontro da vida noturna. É uma excelente opção para quem vai morar ou quem gosta de ficar perto do burburinho. Veja por ali o NS Hostel & Suites.
  • Celas e toda a região próxima da FEUC: essa é uma área mais nova, na parte mais alta da cidade, com boas opções de restaurantes e serviços, sem contar a proximidade da faculdade. Uma opção interessante é o Hotel Tryp.
  • Avenida Brasil e arredores: Essa é uma região próxima ao shopping e ao estádio, que tem bons acessos a pé e de ônibus para o resto da cidade. Pode ser uma boa para quem estuda em qualquer um dos polos, assim como há boas opções para turistas, como o Hotel Botânico.

Veja todas as acomodações disponíveis em Coimbra.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários sobre o texto “Onde ficar em Coimbra: qual região ficar e dicas de hotéis

    1. Oi Giovana,

      O bairro é Santo Antonio dos Olivais, porém, é uma região bem grande. Então, quando estiver olhando no mapa, veja se está perto da faculdade, ou de Cruz de Celas.

  1. OI Luiza tudo bem.
    Muitíssimo obrigado por suas preciosas dicas e compartilhar seus conhecimentos e experiencias.
    Neste post vc citou os melhores bairros para se hospedar em Coimbra, para se morar com a família (casal e uma filha-06 anos) os bairros seriam os mesmos?
    Atualmente com uma renda de 1500 a 1800 euros é possível se viver bem alugando um apartamento T2 ou T3 (provavelmente sem carro)?

    Obrigado.

    Marcos José.

      1. Na verdade eu pretendo ir como pensionista (Visto D7). Minha esposa é advogada e eu, apesar de pensionista do Estado, tbm sou advogado.
        Essa renda é somente a da pensão, fora a do salário que recebermos aí. Quanto ao colégio quero um bom colégio para que ela seja, futuramente, aceita em uma boa faculdade.

  2. Olá, gostaria de saber se em Coimbra tem locais mais seguros, menos seguros, e etc para se morar e não somente se hospedar ou andar durante a noite.

    Obrigada!

  3. Oi luiza, tudo bom?
    Obrigada pelas dicas. Gostaria de saber se você conhece a pousada residencial Antunes? Estou indo em outubro para coimbra e me indicaram esse local e hotel tivoli. Sou um pouquinho chata com limpeza. 😆
    Desde já agradeço. Abraços

  4. Oi Luiza, tudo bem?

    Adorei seus artigos, muito bons! Parabéns
    Vou fazer mestrado em Direito a partir set/2016. Eu estou muito preocupada onde irei morar. Eu li seu artigo sobre isso, porém gostaria de saber se você possui alguma informação sobre as residências universitárias/ alojamento da faculdade. Não entendi bem como funciona. Será que vale o custo/ benefício? Obrigada !!!!

  5. Oi Luiza
    Meu nome e Vania e eu e meu marido vamos para Funcjal em janeiro de 2017, li suas dicas e gostei muito. Gostariamos de ir tembem para Coimbra e regioes, ja fomos para Portugal 3 vezes e cada ano conhecemos uma parte…. Voce disse que Coimbra em janeiro e um deserto, gstariamos de alugar um carro e conhecer regioes. Voce acha melhor fivar em Coimbra ou Lisboa?
    Obrigada

    1. Oi Vânia,

      Realmente, janeiro não é a melhor época do ano para conhecer Coimbra. Muita coisa fecha, não tem a mesma graça.

      É uma boa epoca para conhecer a região da Serra da Estrela. Talvez fazer uma base por lá seria mais interessante.

  6. Vou cursar doutorado em Direito, a partir de setembro 2016, qual a melhor maneira de procurar local pra morar? será melhor chegar, se hospedar num hostel pra procurar, ou já chegar determinado o local?

  7. Oi Luiza, tudo bem?

    Vou estudar em coimbra e estou procurando algumas opções de moradia, proximas a universidade. Você indica alguma?

    Obrigada.

    Sds,
    Jessica

  8. Olá Luiza estou a gostar muito dos seus artigos de Coimbra, ainda bem que vai passar cá uma temporada, assim pode divulgar muitos dos locais notáveis de Coimbra. Sou coimbrinha e conheço esta cidade Património Mundial da Humanidade como a palma das minhas mãos. O melhor do mundo para si.

  9. Oi Luiza,

    muito legais as dicas. Só uma observação: é Cabido, não Cabildo. rsrs

    Aliás, já provou o ovo estrelado e o faísca? Todos que passam por lá tem obrigação. Também tem um shot que eu e meus amigos batizamos: Purpurina. Pede pra Joana que ela faz um especial pra vc. 🙂

    No Bigorna recomendo (ou não kkk) o shot kinder ovo.

    Abçs

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.