Onde ficar em Paris: Bons Bairros e Hotéis Bem Localizados

Está se perguntando onde ficar em Paris? Quer saber os melhores bairros da capital francesa com o melhor custo benefício? Ou descobrir onde evitar para não atrapalhar sua viagem?

Nesse post você encontra todas as dicas que precisa para escolher sua hospedagem em Paris, seja qual for seu perfil de viajante: econômico, conforto ou luxo!

Temos dicas de hotéis em Paris para viajar com a família, fazer um passeio romântico ou até um mochilão.

Leia também:
Guia Completo de O Que Fazer em Paris em 5 dias
O Que Fazer de Graça em Paris

10 Melhores Hotéis em Paris Bem Localizados

Quais os Melhores Bairros para se Hospedar em Paris?

Paris está dividida em 20 arrondissements ou distritosQuanto menor o número, mais central e próxima dos pontos turísticos é a região

Ou seja, as zonas de 1 a 8 correspondem a parte mais turística e conhecida da cidade, e certamente, são as melhores opções de arrondissements onde ficar em Paris. E, também, os mais caros.

Já os números de 12 a 20 são mais afastados do centro. Não quer dizer que são ruins, muito pelo contrário. Apenas que você precisará escolher hotéis que estejam perto de uma estação de metrô.

Hospedando-se em qualquer uma das regiões que listamos abaixo, você estará muito bem localizado em Paris.

Todos os bairros são seguros, contam com estações de metrô e transporte público, que por sinal é excelente na cidade, supermercados, bares e restaurantes.

O que muda é o estilo e o preço.

Melhores Bairros para se Hospedar no Centro de Paris

São regiões de Paris mais caras e possuem hospedagem mais sofisticadas. São boas para quem busca hotéis românticos, luxuosos e/ou proximidade com pontos turísticos.

Melhores bairros para quem quer economizar no Hotel em Paris ou ficar perto da vida noturna

Essas são as principais opções para quem quer economizar na hospedagem em Paris. Ou ainda, quem já visitou a cidade em outras ocasiões e busca bairros mais autênticos ou com vida noturna animada.

Melhores bairros para quem busca com Custo x Benefício em Paris

  • Montparnasse (14º arrondissement)
  • Canal Saint Martin (10º arrondissement)

Essas regiões são uma boas opções para famílias, casais ou viajantes que buscam um bom custo x benefício em Paris. São bairros perto do centro, mas com uma vibe mais residencial ou local.

Mapa dos bairros de Paris

No mapa abaixo você consegue visualizar todos os arrondissements de Paris. Se você clicar nos números, encontra uma breve descrição das principais características ou atração de cada zona.

Como saber qual é o bairro do seu hotel em Paris?

Se você verificar o CEP do hotel conseguirá saber exatamente em qual bairro ele fica. Isso também serve para qualquer atração turística. Basta clicar num ponto do mapa para ver o CEP.

O número 75 no início indica o perímetro urbano da cidade. O final do CEP indica a zona. Ou seja, “75004” significa o 4º arrondissement.

Onde Ficar em Paris: Dicas de Hotéis Bairro a Bairro

Preparamos uma pequena descrição de cada um desses bairros para te ajudar na escolha de onde ficar em Paris.

1. Quartier Latin e Saint Germain (5º e 6º arrondissements)

O Quartier Latin é uma das mais tradicionais regiões de Paris. É lá que fica a Sorbonne, famosa universidade parisiense, além de várias outras instituições. Ou seja, é uma região jovem, animada e cheia de bistrôs. E com muitas opções de apartamentos e flats.

Essa região está no 5º e 6º arrondissements, o que significa que tem uma localização central. A parte mais jovem e descolada está no quinto. Já no sexto fica Saint-German, que era o ponto de encontro dos intelectuais no início do século 20 e até hoje preserva os mesmos ares charmosos.

As principais atrações do Quartier Latin região são:

Indicação de hotéis 5º e 6º arrondissements

Procure por hotéis no bairro Quartier Latin nas datas da sua viagem

2. Champs-Elysées (8º arrondissement)

Ficando próximo à avenida mais famosa de Paris você estará perto de tudo. A região do 8º arrondissement, também conhecida como Etoile, é bastante central, com muitas lojas grandes e famosas.

É uma região mais agitada e cheia de turistas. Evite se você gostar de tranquilidade.

As principais atrações do 8º arrondissement são:

Indicação de hotéis no 8º arrondissement

Apesar de ser uma região cara, é possível encontrar apartamentos com preço mais amigável. Indicamos uma opção que já experimentamos abaixo:

Pesquise hotéis na Champs-Elysées para as datas da sua viagem

3. Palais Royal e Louvre (1º arrondissement)

Mais central do que essa localização é impossível.

Você estará numa parte histórica de Paris, próxima ao museu do Louvre, ao Palácio Real e alguns dos endereços mais sofisticados da cidade, com lojas de marcas como Chanel, Saint Laurent e Cartier.

A verdade é que para ficar tão bem localizado você terá que pagar, e muito, por isso. Mas se luxo, conforto e exclusividade fizerem parte do seu vocabulário de viagem, escolha essa região.

As principais atrações do 1º arrondissement são:

Indicação de hotéis no 1º arrondissement

Encontre hotéis na região do Louvre / Palais Royal nas datas da sua viagem

4. Marais (3º e 4º arrondissement)

Paris já é apontada por muitos como a cidade mais bonita do mundo. Isso mostra o quanto a fama do Marais é importante – há quem diga que essa é a região mais bela da cidade.

O ponto mais conhecido do Marais é o Place des Vosges, a praça mais antiga da cidade. Construída a partir de 1605, chegou a ser residência real e também viu moradores ilustres, tipo o escritor Victor Hugo.

A região também é o centro da comunidade LGBT na cidade.

E, para completar, é onde fica a Ilê Sant Louis e parte da Ilê de La Cité.

As principais atrações do 3º e 4º arrondissement são:

  • Place des Vosges
  • Catedral de Notre Dame
  • Centre Pompidou
  • Vários museus e Galerias de Arte
  • Marché Des Enfants Rouges
  • Rue Montorgueil
  • Vários Bistrôs, Restaurantes e Cafés

Indicação de hotéis em Marais

Encontre hotéis no Marais nas datas da sua viagem

5. Montmartre (18º arrondissement)

Quase todo mundo diz que o Montmartre fica fora de mão. Eu discordo: fiquei nessa região todas as vezes que estive em Paris.

Você estará pertinho da Basílica de Sacre Coeur, outro cartão-postal muito conhecido da cidade e de muitos bares e restaurantes, além do Cabaré mais famoso da cidade: Moulin Rouge.

Além do metrô te levar onde quiser, você consegue facilmente caminhar do bairro para o resto da cidade. A desvantagem é que é realmente você terá que enfrentar algumas ladeiras.

Esse bairro que é cenário de Amelie Poulain e Meia Noite em Paris é ideal para quem quer um cenário romântico e também para quem precisa economizar!

As principais atrações em Montmartre são:

  • Basílica de Sacre Coeur e sua vista
  • Moulin Rouge e outros cabarés
  • Café des Deux Moulins
  • Muro do Eu te Amo
  • Funicular de Montmartre
  • Place du Tertre
  • Muitos bares e restaurantes
  • Ópera Garnier e Galerias Lafayette estão bem próximos

Indicação de hotéis no 18º arrondissement

Procure por hotéis no Montmartre nas datas da sua viagem 

6. Belleville (20º arrondissement)

Onde ficar em Paris gastando menos euros? Belleville é igualmente uma opção para quem quer economizar na hospedagem em Paris – e ainda garantir muito conforto; quanto para quem já esteve na cidade outras vezes e quer explorar outras áreas.

Esse bairro fica no 20º arrondissement, portanto afastado do centro. Mas lembre-se que Paris tem um ótimo metrô!

A grande vantagem é que essa passa longe de ser uma opção óbvia e turística. Nas ruas do Belleville você vai encontrar verdadeiros parisienses e uma quantidade muito menor de viajantes.

O Belleville é um bairro de imigrantes e trabalhadores que há uns 50 anos tinha fama de violento. Hoje tudo isso é passado – a fama do bairro é só mesmo a de charmoso.

As principais atrações de Belleville são:

Indicação de hotéis em Belleville

Encontre hotéis na região de Belleville na data da sua viagem

7. Montparnasse (14º arrondissement)

Montparnasse é um bairro tradicional de Paris e bem pouco turístico, apesar de estar relativamente perto do centro.

Com isso, muita gente elege o 14º arrondissement como a região onde ficar em Paris com o melhor custo benefício: além de pagar um preço mais baixo na hospedagem, você tem acesso fácil ao centro e também consegue ter um gostinho de como é a vida em Paris sem tantos turistas em volta.

Nós já nos hospedamos lá no Mercure Alesia, que mesmo sendo um 4 estrelas, fica muito mais barato, só por estar fora do centro – apesar de ter uma estação de metrô quase em frente.

As principais atrações do 14º arrondissement são:

Indicação de hotéis em Montparnasse

Veja todas as opções em Montparnasse

Onde não se hospedar em Paris? Quais regiões evitar?

  • Entenda que Paris é uma cidade segura para turistas e as indicações abaixo são apenas para facilitar a locomoção ou para se ter mais cautela a noite ou se for uma mulher sozinha.
  • Evite se hospedar no limites da cidade, ou seja, as regiões perto das Portas de Paris (como Porte de Clichy, Porte de la Villette, Porte de Clignancourt) que, em geral, são menos agradáveis e bastante afastadas do centro.
  • Ao anoitecer, os arredores das grandes estações de trem (as Gares, como Gare du Nord ou Châtelet les Halles) podem ser um esquisitos para circular.
  • Evite ficar longe do metrô ou em qualquer hospedagem que te faça gastar mais de 30 minutos para chegar ao centro.

Guia de Hospedagem em Paris

Apartamentos em Paris

Ficar num apartamento em Paris pode ser o melhor jeito de garantir uma localização bem central com um preço camarada. Veja aqui a lista completa de apartamentos de temporada em Paris.

Hotel em Paris perto da Torre Eiffel

Se ficar de cara com o principal cartão-postal de Paris é seu objetivo selecionamos uma lista com todos os hotéis que te garantem essa vista inesquecível.

Hotéis 5 estrelas em Paris

Em busca de uma hospedagem luxuosa ou romântica em Paris? Selecionamos os melhores hotéis 5 estrelas em Paris na cidade luz.

Mochilão em Paris: os melhores hostels

Vai fazer mochilão? Então no seu caso pode ser melhor ver uma lista de hostels em Paris. E se tiver alguma dúvida basta deixar um comentário.

Hospedagem com a família em Paris

Quer um hotel para ficar com a sua família em Paris? Temos aqui as melhores opções de hospedagem para família em todos os bairros.

Como economizar na hospedagem em Paris?

Reserve com antecedência! Em geral, apartamentos são os locais com o melhor custo benefício para famílias ou grupos e eles costumam esgotar muito rápido.

Logo, se você ver gostar das nossas indicações ali em baixo disponível, vale a pena já deixar reservado.

Leia também: 20 dicas de hotéis baratos em Paris: opções incríveis para seu bolso

6 lugares para conhecer nos arredores de Paris

Se você pretende ficar em Paris muitos dias, talvez considere também conhecer algumas das cidades e passeios nos arredores da cidade. Então, veja aqui uma listinha para te ajudar:

Vai para a França?

Paris é incrível. Tão incrível que acaba escondendo as belezas de outras cidades da França – o país vai muito além de sua capital.

Foi por isso que nos fizemos um grande roteiro da França, com dicas de viagem para 7, 10, 12, 15, 20 e até 30 dias de passeios.

E não se esqueça de que o seguro de viagem é obrigatório na Europa. Veja aqui como comprar seu seguro de viagem com 25% desconto.

Compartilhe as dicas desse post pelo Web Story

O 360meridianos é parceiro do Booking.com. Reservando seu hotel através dos links listados nesse post você ajuda o blog a se manter como um veículo independente e a continuar oferecendo informações e dicas de viagem de qualidade e gratuitas. E você não paga nada a mais por isso.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (3 votes)
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Olá, Rafael!Estou pensando em ficar na 10 região, no hotel Mercure Boulevards. Você recomenda??Obrigada!

    • Oi, Chirstiana.

      Nunca fiquei nessa região, mas conheço quem não tenha gostado, principalmente por conta da proximidade com a estação de trem.

      Por outro lado, esse hotel específico não está colado na estação e essa região tem melhorado nos últimos anos, com o surgimento de bares e alguns restaurantes. Os preços também devem ser mais em conta, o que é outra vantagem.

      Dê uma olhada nos comentários de hóspedes sobre a localização do hotel, tanto no Booking quanto no tripadvisor. Pode te ajudar a decidir.

      Abraço.

  • Não me leva a mal, mas dizer que Montmartre é seguro e legal para se hospedar só pode ser brincadeira de mal gosto! Seguindo tua linha faltou incluir o distrito 19 ... O 5º, que é o 5º, tem lugares não recomendados... brincadeira isso cara...numa boa mesmo

    • Eu sempre fico em Montmartre, Rafael. Nunca tive problemas e gosto mesmo - continuarei ficando lá toda vez que estiver em Paris. :)

      Não levo a mal sua crítica, mas a forma como você colocou ela aqui foi um pouco agressiva. E desnecessariamente. Veja como você poderia ter comentado:

      "Discordo de você. Montmartre não é um lugar seguro e nem legal. Opções melhores são X, Y, Z. Já tive problemas em Montmartre, mas também nos lugares W, Y, X".

      Enfim, você poderia ter feito um comentário menos agressivo e que contribuísse de alguma forma para a discussão, mesmo discordando. A discordância tende a render bons frutos e ajudar outros viajantes.

      Abraço.

      • Amigo,

        Não quis ser agressivo. Peço desculpas.

        Mas a palavra "sempre" faz toda diferença neste caso!! Parece-me um Habitué na cidade, de tal sorte, que conheces os atalhos. Se imagina num final de semana qualquer, sem "querer", perdido na Marché des Biffins??? Ou quem sabe subindo as escadarias da Sacre coeur em horário improprio? O turista de primeira viagem, le o post, acha os preços bacanas em relação ao 6º ou 7º, por exemplo, e entra numa silada bonitinho cara.

        Me desculpa mais uma vez, mas fiquei indignado. Sem querer ofender ou fazer uma critica dura, mas a responsabilidade de prestar informações a pessoas que estarão fora dos seus países, muitas vezes sem um domínio perfeito do idioma local, muitas vezes marinheiros de primeira viagem, é muito grande. Por muito pouco, não arrasei uma viagem que fiz a Barcelona, no bairro do Raval, por conta de um post em outro blog muito parecido com este. Então me senti na obrigação de deixar o alerta...

        Moro em cidade turística, Salvador-Ba. É semelhante eu falar em um blog que o Pelourinho é muito bom, tem artesanato, restaurante famoso, show do Olodum, Centro histórico e mandar um gringo se hospedar por lá... Eu ando no pelo qualquer hora do dia ou da noite e saio safo, mas um gringo de bobeira se torna presa fácil e vítima certa, as vizinhanças do local é um barril de pólvora. Sacou??

        • Ok, Rafael. O seu segundo comentário foi muito educado, coerente e contribuiu para a discussão, mesmo que discordando de mim. Você podia simplesmente ter deixado pra lá, mas voltou aqui pra conversar e pedir desculpas. Agradeço por isso. :)

          Entendo e respeito o seu ponto, francamente. Mas deixa eu te explicar um pouco mais o meu: quando eu estive na França pela primeira vez, em 2011, eu quase chorei de pânico enquanto pesquisava por hospedagens em Paris. É tudo muito caro. E em todo lugar me diziam para ficar nos distritos mais centrais, perto de Notre Dame ou do Arco, evitando o Montmartre ou qualquer área um pouco mais afastada. Mas eu simplesmente não conseguia pagar por esses hotéis. Pesquisei com amigos, gente que ia com frequência ou morava lá, que me aconselharam a ficar no Montmartre - e garantiram que eu ia adorar, que o bairro tinha a minha cara. De fato, adorei.

          A questão é que há tipos e tipos de viajantes. E o 360meridianos tem foco no turismo econômico. Quando viajamos, muitas vezes ficamos em hostels, procuramos por bairros onde a vida noturna seja agitada, barata e existam muitos bares. Mas sempre pensamos no preço da hospedagem também.

          Coisas parecidas acontecem em Roma, por exemplo. Muita gente diz que não vale a pena ficar perto da estação termini. E eu concordo em parte, já que essa região realmente tem uma sensação de insegurança em alguns pontos e passa longe de ter o charme ou a vida noturna do Montmartre. Em outras palavras: acho a região da Termini ruim. Ponto. Mesmo assim, é lá que fica a maioria dos hostels, albergues e opções de hospedagem econômica em Roma. É por isso que, toda que vez que perguntam, eu digo: se você tem condições, não fique lá. Tem lugares bem melhores em Roma. Se você não tem, bem, não vai ser o fim do mundo. Fique por lá, permaneça atento e curta a cidade. Eu fiquei, muita gente fica, e a maioria não tem problemas.

          Acho que tem outra coisa nessa história também: nós, brasileiros, vamos para o exterior e temos uma quebra de expectativa. Assim como você em Salvador, eu estou acostumado a andar por Belo Horizonte, inclusive por áreas que muita gente diz que são perigosas. Mas eu me viro, sei quando entrar numa rua é cilada e sei como evitar problemas.

          Mas a gente, muitas vezes, vai pra Europa achando que é o primeiro mundo, que tudo lá é as mil maravilhas, e acaba pagando por isso. Barcelona, por exemplo, é uma cidade relativamente perigosa. Até o Dom Quixote foi assaltado lá, quando chegou na cidade, segundo nos conta a obra do Cervantes. É preciso ficar esperto, sempre. :)

          Pra complicar ainda mais a equação: acho que as áreas mais arriscadas para os turistas, em boa parte da Europa, são justamente as mais turísticas. A quantidade de batedores de carteira e golpistas nos arredores da Torre Eiffel, do Louvre ou do Sena, por exemplo, é assustadora. Tem batedor de carteira até dentro de Versailles.

          Enfim, entendeu meu ponto? Não pergunto se concordou, veja bem. E vamos continuar a conversa, porque acho que pode produzir bons frutos sim. Se tiver hotéis para indicar em Paris, só colocar aqui.

          Abraço.

          • Rafael,

            Para te falar a mais pura verdade(rs), não sou lá essa fan da Cidade Luz! Talvez a origem da minha acidez nas criticas. Inclui no meu roteiro 2016 por imposição da minha namorada, preferiria muito mais Marselha por exemplo, apertei 04 noites no roteiro (o dia da chegada e mais 03), rapidinho ... e estava navegando para me atualizar a respeito de como as coisas andam em Paris: Tensões sociais, religiosas, raciais; a evolução dos Bairros, etc..

            Achei curioso citar minha amada, intensa, louca e liberal Barça, te digo que curti muita praia em Barceloneta (sem desgrudar 01 minuto da minha mochila), madrugadas em Barri Gotic e Port Olimpic, Razzmatazz, e não me senti inseguro como em Paris. Talvez uma mera questão de afinidade pela cidade.

            Não sou do perfil 5 estrelas, mas prezo um pouco de conforto e economizar no taxi, afinal a night life é prioridade em minhas viagens.

            Passado o susto(rs), olhei o blog com mais carinho e vou usar muitas dicas. Ainda mais sabendo dessa inclinação "pocket-friendly"!! Brincadeiras a parte, mais uma vez desculpa esse impeto latino, o sangue quente aflorando, que alias nada combina com Paris, não é mesmo??? kkkk... Mas Montmartre vai ficar de stand by, minha namorada não quer nem ouvir falar do tal do Moulin Rouge!!

            abraço,

          • haha! Relaxa, está tranquilo. E olha: é claro que tem coisas no blog que merecem críticas. Eu sei disso - críticas tendem a tornar qualquer coisa melhor, a fazer a gente crescer, refletir. Não pense que a sua crítica não serviu pra nada. Serviu sim. :)

            Eu gosto de Barcelona e em breve o 360meridianos vai ter até uma blogueira morando lá. Ou seja, muitas dicas virão. Mas, já que nossa conversa começou com uma polêmica, vou deixar outra: gosto mais de Madrid que de Barcelona. E muita gente acha que estou doido por falar isso.

            Gostos e preferências, como entendê-los?

            Abraço e seja bem-vindo ao 360. :)

  • Oi Rafael! eu achei um hostel muito bom aparentemente e com o preço bem acessível.. mas ele fica na região da Bastilha.. vi que você não falou sobre ela.. o que você acha de lá? já fui uma vez e gostei da região..mas nunca passei a noite por lá..
    obrigada!

    • Acho que é uma boa região sim, Julia. Central, metrô por perto, histórica. Nunca fiquei lá, mas já passei algumas vezes.

      Abraço.

      • obrigada!! e não liga pra essa galera grossa não hahaha todo mundo tem um dia ruim e não sabe aonde descontar..o blog de vcs é excelente e pra mim o melhor para viajantes ;)

    • Todas as opções são boas, mas a coisa muda um pouco quando a viagem é por tanto tempo assim. Pode ficar caro pagar por hospedagem nas áreas mais centrais, por exemplo.

      Se esse for o caso, opções como o Belleville ficam ainda mais interessantes. E leve em consideração também a proximidade com o local onde você vai estudar.

      Abraço.

  • Voto em Montmartre! Fiquei lá na única vez que fui e foi ótimo. Nenhum lugar é fora de mão quando se tem metro perto

Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

8 horas atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

2 dias atrás

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

3 semanas atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

3 semanas atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

3 semanas atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

3 semanas atrás