Onde ficar em Porto Seguro, Bahia: dicas de hotéis e regiões

Calor, praias lindas e movimentadas, música, festa, badalação e um clima descontraído. E também tem tranquilidade, vila hippie, praias vazias e até de nudismo – várias viagens diferentes no mesmo lugar. Exatamente por isso é importante escolher bem onde ficar em Porto Seguro, incluindo na conta opções no centro da cidade, em frente às grandes barracas de praia, em resorts ou mesmo em vilas tranquilas, como Arraial D’Ajuda e Trancoso.

Não é à toa que a cidade é um dos destinos preferidos de excursões de formatura do Ensino Médio, de famílias com crianças e de jovens em busca de festa. Porto Seguro agrada todo tipo de grupo.

Veja também:
Porto Seguro e o começo do Brasil
Todos as nossas dicas para viajar para Bahia

A cidade tem uma grande infraestrutura turística, com diversos e bons hotéis a preços razoáveis. Se você vai em alta temporada – durante o verão, mas, principalmente, no Ano-Novo e no Carnaval – é importante garantir suas reservas com antecedência para não ficar na mão. Nesse período, os preços de restaurantes e outros serviços também sobem bastante.

Onde fica a cidade de Porto Seguro e a melhor localização para se hospedar

Porto Seguro é um município localizado no sul da Bahia, a 700 quilômetros de Salvador. Além de ser famoso por suas praias e festa, tem também alguns distritos muito visados, como Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva, o que o transforma em uma ecelente base de passeio e um dos destinos praianos mais famosos do Brasil.

Por isso, quando dizemos a melhor localização para se hospedar em Porto Seguro, estamos nos referindo apenas à sede. Se você prefere ficar em Arraial, Trancoso ou Caraíva, temos um posts exclusivos para esses destinos:

Onde ficar em Arraial D’Ajuda
Onde ficar em Trancoso

Neste texto, falaremos de opções de hospedagem nos seguintes bairros e regiões de Porto Seguro:

  • Praia de Taperapuã
  • Praia de Mundaí
  • Praia do Mutá
  • Centro da cidade
  • Praia do Curuípe
  • Coroa Vermelha

No mapa abaixo você confere todas essas regiões onde ficar em Porto Seguro.

Onde ficar em Porto Seguro: na praia ou no centro histórico?

Aí vai de você. Ficar na beira da praia tem suas vantagens, e alguns dos hotéis mais procurados em Porto Seguro estão ali, de cara para o mar. O centro porém, não está tão longe assim dela e a maior parte das pousadas nessa regiões fica a uma distância caminhável da praia. Se você pretende cair nas festas da passarela do álcool, essa talvez seja uma melhor opção pra você. Lá também você encontra hotéis e pousadas mais baratas que na orla. Inclusive, os hostels da cidade se concentram nessa região.

Onde ficar em Porto Seguro: As praias da Avenida Beira-Mar

Opção número um entre turistas que buscam as praias e o agito de Porto Seguro para as férias. A Avenida Beira-Mar percorre quilômetros de orla e concentra a maior parte dos hotéis da cidade, que se estendem lado a lado desde a praia de Mundaí até a do Mutá. Ali, você está a poucos passos de cair nas águas do Atlântico e próximo aos badalados quiosques que fazem a fama local.

Pesquise aqui por hotéis na Avenida Beira Mar

Por ser imensa, a Avenida Beira-Mar pode ser divida em algumas regiões que valem mais a pena se hospedar em Porto Seguro. Aqui embaixo falamos de cada uma delas e você pode escolher de acordo com sua preferência ou com o hotel que chamar mais sua atenção, mas todas elas são excelentes lugares para ficar em Porto Seguro.

Praia de Taperapuã

É a praia mais famosa e badalada de Porto Seguro, com programação garantida tanto para o dia quanto para a noite. Ali fica o famoso bar Axe Moi, além de diversas barracas de praia, aulas de dança e ginástica, palcos para shows, dançarinos e outros artistas e muita música. Lugar perfeito para quem não quer saber de descanso nessas férias. Fica a 7 km do centro.

Alguns hotéis e pousadas recomendadas na Praia de Taperapuã:

  • Hotel Porto das Âncoras: Um dos destaques da região, fica a 700 metros dos famosos bares e centros de eventos Axé Moi e Tôa Tôa. Oferece piscina ao ar livre, bar e churrasqueira.
  • Capoeira Village: Complexo de apart-hotéis a 700 metros da praia, com duas piscinas e jardins espaçosos.
  • Vila Miola Hotel: A 450 metros da Praia de Taperapuã e a 300 metros do Axé Moi e Tôa Tôa. Os apartamentos térreos contam com varanda e vista para a piscina.

Encontre hospedagem na Praia de Taperapuã

Praia em Porto Seguro, Bahia

Praia de Mundaí

Essa é a localidade para quem quer ficar, ao mesmo tempo, próximo à praia e ao centro. Saindo da zona central em direção norte, basta andar 4 km para chegar a Mundaí. O mar ali é calmo e a areia é salpicada de coqueiros que ajudam a compor a paisagem.

Por causa de suas águas tranquilas e extensa faixa de areia, o lugar é procurado por famílias com crianças, mas não dispensa quem também curte um agito. Ali fica o famoso bar Tôa-Tôa, que garante a trilha sonora local com muita música baiana, danças, shows e tudo mais que o verão em Porto Seguro pode pedir.

Alguns hotéis e pousadas recomendadas na Praia de Mundaí:

  • Portal Beach: É um dos destaques dessa praia por ser um resort com ampla estrutura de lazer, o que o torna uma opção bem cotada entre famílias com crianças.
  • Hotel Mundaí Praia: Mais aconchegante e com carinha de pousada praieira, é um dos campeões de reserva em Porto Seguro e conta com bar, salão de jogos, piscina e outras facilidades. Tem restaurante no local, que oferece café, almoço e jantar, porém nenhuma dessas refeições está incluída na diária (nem o café).
  • Magnólia: Conjunto de apartamentos para temporada com tudo o que você precisa para a sua estadia. Conta com piscina privativa, estacionamento e jardim.

Encontre hospedagem na Praia de Mundaí

Praia do Mutá

A última praia da Avenida fica na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. É uma boa opção para quem quer fugir do axé e da micaretagem das praias mais badaladas. O lugar é menos frequentado pelos turistas do que as demais opções da Beira-Mar, tem águas mornas, calmas e cristalinas, clima de sossego e corais que ajudam a formar piscinas naturais quando a maré baixa. Apesar de ser menos visitada, possui estrutura de barracas e serviços.

Alguns hotéis e pousadas recomendadas na Praia de Mutá:

  • Village Mutá: Um dos hotéis mais bem avaliados da região, é ideal para quem está de carro, uma vez que fica um pouco mais afastado do centro de Porto. Coroa Vermelha está a 500 metros. Oferece toda a estrutura de um resort e conta com uma cabana privativa na praia logo em frente.
  • Studio & Spa conforto e design na Praia do Mutá: Casa para temporada completamente equipada para até 2 hóspedes. Tem estacionamento e piscina privativa.

Encontre hospedagem na Praia do Mutá

Onde ficar em Porto Seguro: Centro da cidade

Onde ficar em Porto Seguro, na Bahia

Se você quer uma opção menos convencional, fique no centro de Porto Seguro. O lugar tem construções históricas, lojas de artesanato, restaurantes e uma bela vista das praias. É interessante para quem se interessa por história ou procura um clima menos carnavalesco, mas sem abrir mão de movimento.

À noite, o local ganha um charme a mais. A vantagem é que você não estará longe da praia, por isso ficar ali não invalida seus planos de bater cartão na areia todos os dias. Por não ser beira-mar, no entanto, você pode encontrar ofertas mais em conta nessa região.

No centro, algumas ótimas opções são:

  • Pousada Tapuia: Oferece piscina ao ar livre e café da manhã. Está situada a 500 metros da praia, sendo um bom meio termo entre o mar e as casas históricas.
  • Hotel Galeão: Outro campeão de reservas, fica a poucas ruas da praia e a dois passos da popular Passarela do Álcool. Oferece café da manhã, piscina, bar e sala de jogos.
  • Hotel Kalifornia: Hotel simples, mas com bom custo-benefício e café da manhã honesto. Conta com piscina e área de churrasco.
  • Amora Pousada: Aconchegante pousada praiana, com piscina e café da manhã. Os quartos contam com uma varandinha com redes. Decoração aconchegante.

Encontre hospedagem no Centro de Porto Seguro

Hostels em Porto Seguro

O centro concentra os principais hostels da cidade. Veja abaixo nossa dica:

  • Hostel Beach: Fica a 700 metros da Passarela do Álcool e conta com recepção 24 horas e uma cozinha compartilhada, juntamente com Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. É um dos hostels mais bem avaliados da cidade.

Onde ficar em Porto Seguro: Outras regiões

Praia do Curuípe

Praia urbanizada a três quilômetros do centro. Tem mar mais escuro que as outras da região, por causa das águas do rio Buranhém. Mas não se engane: Curuípe é própria para banho, possui gramado e calçadão preservado e é cercada por recifes que deixam o mar calmo e ótimo para mergulho. Possui estrutura de barracas.

Alguns hotéis e pousadas recomendadas na Praia do Curuípe:

  • Porto Calém Praia Hotel: Oferece quartos com varanda privativa e rede, alguns deles com vista panorâmica do mar. Além disso, a propriedade dispõe de 4 piscinas ao ar livre.
  • Quinta do Sol Lite Praia Hotel: Conta com piscina ao ar livre e fica a apenas 50 metros da praia. É particularmente bem avaliado entre casais.

 Encontre hospedagem na Praia do Curuípe

Coroa Vermelha

Onde ficar em Porto Seguro: Coroa Vermelha

Fica na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. Considerada o marco zero do Brasil, onde desembarcou Pedro Álvares Cabral, o lugar tem águas claras, rasas e mansas, areia branca e cenário idílico. Ali fica uma reserva indígena Pataxó, onde é possível comprar artesanato. A região é mais tranquila que as praias mais próximas do centro, mas conta com infraestrutura de serviços.

Alguns hotéis e pousadas recomendadas na Coroa Vermelha:

  • Pousada Aldeia do Sossego: Pousada campestre a 200 metros da Praia de Coroa Vermelha, com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, bar e lounge de uso comum.
  • Pousada Vila Aconchego: Fica a100 metros da Praia de Coroa Vermelha e oferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, bar e jardim. Tem decoração aconchegante e redes para descansar depois de um dia na praia.

Encontre hospedagem em Coroa Vermelha

Casas e apartamentos para alugar em Porto Seguro

Dependendo do seu estilo de viagem, pode valer a pena trocar o conforto de um hotel pela privacidade e praticidade de um lugar só seu. Apartamentos são excelentes para dar aquele gostinho de ser um morador local: você poderá ir ao mercado, cozinhar, ter um endereço próprio, ainda que provisoriamente.

Em geral quem viaja em família ou grupo de amigos acaba encontrando mais vantagens nos apartamentos porque o preço por pessoa costuma compensar. Quem vai ficar períodos mais longos também costuma conseguir bons aluguéis por mês.

Em Porto Seguro há diversas ofertas de apartamento para alugar, que vão desde pequenos studios para uma ou duas pessoas a casas luxuosas com piscina e sauna. Encontre as melhore ofertas aqui.

 


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Natália Becattini

Jornalista, escritora e mochileira. Viajo o mundo em busca de histórias e de cervejas locais. Já chamei muito lugar de casa, mas é pra BH que eu sempre volto. Além do 360, mantenho uma newsletter inconstante, a Vírgulas Rebeldes, na qual publico crônicas e contos . Siga também no instagram @natybecattini e no twitter.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “Onde ficar em Porto Seguro, Bahia: dicas de hotéis e regiões

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.