Tags:
Atlas: Tessalônica, Grécia

Onde ficar em Tessalônica, Grécia

Capital da Macedônia Grega, uma das principais cidades do antigo Império Bizantino e cidade citada na Bíblia, nas cartas de Paulo aos tessalonicenses. Não bastasse isso, foi naquela região que nasceram figuras que mudaram a humanidade, como Alexandre, o Grande,  e o filósofo Aristóteles. Foi convencido a colocar Tessalônica no seu roteiro pela Grécia?

Também conhecida como Salônica ou Thessaloniki, Tessalônica, como a cidade é chamada em bom português, é a segunda maior cidade grega, com uma enorme população jovem e universitária e, acho que já ficou claro, importância histórica tremenda, mesmo que ignorada pela maioria das pessoas.

Além da parte histórica, a vida cultural de Tessalônica é agitada, com bares e festas todos os dias da semana. A comida também é uma atração: basicamente, todos os gregos que conheci durante a viagem recomendaram a comida da capital da região da Macedônia como a melhor do país.

Se você estiver pensando em ir para lá, ou já de viagem marcada, juntei dicas sobre onde ficar em Tessalônica. Essa escolha não é difícil, já que as distâncias na área central são relativamente curtas e há muitas opções de acomodação.

Ladadika

Essa foi a minha região favorita da cidade. Fica na área central, com ruas fechadas para a circulação de carros e um zilhão de bares e restaurantes locais, onde os universitários costumam se encontrar durante noite.

A região era um mercado e bazar na época da dominação otomana, ficou muito tempo abandonada, até que em 1985 foi declarada monumento histórico, o que impediu que os prédios antigos fossem destruídos. É uma área relativamente pequena, mas com opções de acomodação interessantes. É onde eu ficaria, se voltasse na cidade.

Veja todas as opções de hospedagem em Ladadika

Onde ficar em Tessalônica Ladadika

Região central

A área da Aristotelus Square, da Torre Branca e boa parte da região Beira Mar compõe o centro de Tessalônica. Por ali, você encontra algumas das construções mais antigas (das que não foram destruídas pelo grande incêndio de 1917). E também novos prédios, que são parte da reconfiguração urbana.

Ali estão a maioria das atrações turísticas, além dos mercados de frutas, de peixes e de flores, todos muito movimentados. Basicamente, é nessa região que tudo acontece e dali é fácil caminhar para outras áreas.

Veja todas as opções de hospedagem no centro de Tessalônica

onde ficar em tessalônica grecia

Ano Poli, ou Cidade Velha

A localização dessa região não é exatamente central, mas não deixa de ser interessante. A Ano Poli, ou Cidade Velha, fica no alto de um morro e tem um clima diferente do resto da cidade, com ruas estreitas, casas pequenas e ruínas do antigo muro fortificado e do castelo de Tessalônica.

Essa é uma das áreas que não foram atingidas pelo incêndio do início do século 20 e por isso conserva a maioria das construções do período Bizantino e Otomano. É nessa região que ficam a maioria dos hostels da cidade. Outro ponto positivo é a vista panorâmica que se tem do alto da colina.

Veja todas as opções de hospedagem na Cidade Velha

onde ficar em tessalônica grecia

Vardaris

Vardaris fica do lado do centro turístico e é o centro comercial de Tessalônica. Essa área é mais cinza e suja que o resto da cidade, mas é bem localizada. Por ali fica a estação central de trem e a região revitalizada do porto, bem movimentada pelos jovens da cidade, com um centro cultural e restaurantes. O maior problema (que em breve será uma solução) é que toda essa área está em obras por conta da instalação do metrô em Tessalônica.

onde ficar em tessalônica grecia

Foi nessa região que eu fiquei hospedada. Apesar de não ser exatamente uma área bonita, foi prático para me locomover, seja a pé, de ônibus ou táxi. Eu estava participando do Blogtrotters, um evento para blogueiros organizado pelo Discover Greece, e fiquei hospedada com o grupo no Holliday Inn. O hotel segue o padrão da marca, achei o quarto e o banheiro espaçosos e confortáveis. O café da manhã era bem farto e a wifi rápida.

holliday inn tessalonica grécia hotel

O problema era que o corredor tinha um cheiro ruim de cigarro, já que eles têm alguns quartos para fumantes e o chão é de carpete, então o cheiro meio que entranha. O hotel tem nota 7.2 (Bom), no Booking.

Onde ficar em Tessalônica: outras sugestões

Onde ficar em Tessalônica Centro

Há várias regiões onde você pode se hospedar em Tessalônica, já que a cidade é grande e tem diversas opções e tipos de hospedagem. Veja aqui todas as acomodações disponíveis.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Onde ficar em Tessalônica, Grécia

  1. Bom dia, Luiza!

    Meu nome é Daniel Rocha, sou brasileiro, 56 anos, casado com Vany Rocha e quero agradecê-la pelas informações sobre essa cidade bíblica. Nos ajudou em nossa jornada de conhecimento sobre particularidades dessa cidade, pois trabalhamos em ajudar casais em seus relacionamentos. Grato!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.