Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: 12 bons hotéis!

Perfeita para uma road trip. Assim é a Chapada dos Veadeiros, que se estende por oito municípios de Goiás. Dois deles dividem as atenções e o Parque Nacional, criado na década de 1950: Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Além disso, o povoado de São Jorge, que é distrito de Alto Paraíso e fica na entrada do parque, é a terceira resposta mais comum para o questionamento que fazemos neste post: onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

Veja também:  Roteiro de 7 dias pela Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros, em Goiás: como ir, o que fazer e outras dicas
É preciso ampliar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A resposta depende de uma série de fatores e não há uma opção correta. O ideal, na realidade, é ter tempo para dividir seu roteiro em várias partes. Mas vamos começar falando de Cavalcante.

Onde ficar na chapada dos Veadeiros: roteiro

Estar de carro é um grande facilitador na Chapada dos Veadeiros, pois permite conhecer os atrativos que mais te interessam. Sobre isso, recomendo a leitura do texto em que explicamos como alugar um veículo com o melhor custo/benefício.

Eu comecei minha viagem por Brasília. Aluguei um carro na capital federal e dirigi até Cavalcante – são 345 km. Para isso, passei as entradas de Alto Paraíso de Goiás (252 km de Brasília) e São Jorge (257 km de Brasília). A distância maior faz com que muitos turistas evitem Cavalcante e montem base em Alto Paraíso.

Embora essa seja uma boa alternativa para quem tem pouco tempo – um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo -, não é a melhor escolha para quem tem pelo menos uma semana disponível. Uma das cachoeiras mais bonitas da região, a de Santa Bárbara, fica na cidade, que tem 60% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Por isso, o ideal é ter pelo menos uma semana para conhecer a chapada com calma, dividindo sua estadia entre Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás / São Jorge.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Capivara, em Cavalcante

  • Ficar em Cavalcante

Cavalcante tem cerca de 10 mil habitantes. Embora existam alguns restaurantes e pousadas no centro da cidade, a estrutura turística não é tão desenvolvida quanto em Alto Paraíso. Há menos agências bancárias e o sinal de telefone falha muitas vezes. Por isso, leve dinheiro em espécie e prepare-se para permanecer offline.

Pousada Vale das Araras fica numa região linda e é muito elogiada por quem já se hospedou lá, sendo uma boa base para a trilha que leva até a cachoeira de Santa Bárbara. A Pousada Vila dos Ipês e a Pousada Manacá são outras opções interessantes na cidade e estão relativamente perto da rodoviária.  Já a Pousada Chalés do Lago parece mais simples, mas tem localização central, enquanto a Pousada Sol da Chapada fica pertinho do Centro de Atendimento ao Turista e de alguns restaurantes – achei diárias entre R$ 150 e 200 no quarto duplo. 

Ache mais opções de hospedagem em Cavalcante

Onde ficar em Cavalcante, Goiás

Cachoeira da Capivara, em Cavalcante

  • Ficar em Alto Paraíso

Tem pouco tempo para conhecer a Chapada? Talvez o melhor seja ficar em Alto Paraíso de Goiás, que também é a melhor opção para quem deseja uma viagem com menos perrengue e mais estrutura turística. Quem tem mais tempo pode fazer como eu sugeri acima, ficando dois dias em Cavalcante e quatro em Alto Paraíso.

Onde ficar em Alto Paraíso, Goiás

Alto Paraíso, Goiás

Com cerca de 8 mil habitantes, Alto Paraíso é a capital da Chapada dos Veadeiros. Não faltam restaurantes e o número de pousadas e hotéis disponíveis aumenta bastante: se em Cavalcante são cerca de 10 estabelecimentos, em Alto Paraíso você terá pelo menos 70 opções. Postos de combustíveis e sinal de telefonia são outras vantagens de se hospedar na cidade, que está mais próxima da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, do Vale da Lua e da Catarata dos Couros.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Catarata dos Couros

Mais afastada do centro, numa área tranquila e com decoração medieval é a Pousada Camelot Inn, uma opção no mínimo inusitada. Outra que é afastada do centro é a Casa Sublime, que tem a vantagem de estar a apenas 100 metros da Cachoeira das Louquinhas. Por outro lado, para ficar lá você terá que pegar o carro toda vez que precisar ir até a cidade – e enfrentar uma curta estrada de terra. 

Embora não estejam grudadas com a natureza, as opções do centro de Alto Paraíso facilitam a vida e dispensam o carro pelo menos na hora das refeições. Uma das melhores é a Pousada Recanto da Grande Paz, que fica a 500 metros do centro, tem piscina e boa avaliação. A Pousada Oraieie, a Pousada do Sol e Pousada Alfa e Ômega são outras boas escolhas

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Rio dos Couros, perto de Alto Paraíso
  • Ficar em São Jorge

Um distrito de Alto Paraíso que nasceu do trabalho de garimpeiros. Com cerca de 700 habitantes e ruas de terra batida, São Jorge fica na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – dá para ir a pé.  Costuma atrair mochileiros e gente com uma pegada mais de aventura. Tem acampamentos e várias pousadas charmosinhas, além de bons restaurantes. A estrutura turística é melhor que a de Cavalcante, mas pior que a de Alto Paraíso.

Tem gente que vai jurar que ficar em Alto Paraíso é melhor que em São Jorge. E tem gente que vai revirar os olhos para essa afirmação e jurar o contrário. Não há resposta certa: depende do seu estilo de viagem. Se optar por São Jorge, a Pousada Pôr do Sol tem boa avaliação. Outras opções interessantes são a Pousada Cristal da Terra e a Bambu Brasil.

Ache aqui mais opções de hospedagem em São Jorge

E você? Ficou em qual dessas cidades na Chapada dos Veadeiros? Deixe um comentário e ajude outros viajantes!

*Os links deste texto são do Booking.com, que é parceiro do 360meridianos. Ao reservar seu hotel por aqui, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso – e pode até economizar. Essa é uma forma de ajudar o 360 a se manter como um veículo independente, mas sem colocar a mão no bolso. E nós te agradecemos por isso. 🙂


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer nosso kit de Planejamento de Viagens?
Contém um Ebook, tabelas de orçamento,
roteiro e check-list (DE GRAÇA!)




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.