Perfeita para uma road trip. Assim é a Chapada dos Veadeiros, que se estende por oito municípios de Goiás. Dois deles dividem as atenções e o Parque Nacional, criado na década de 1950: Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Além disso, o povoado de São Jorge, que é distrito de Alto Paraíso e fica na entrada do parque, é a terceira resposta mais comum para o questionamento que fazemos neste post: onde ficar na Chapada dos Veadeiros?
Veja também: Roteiro de 7 dias pela Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros, em Goiás: como ir, o que fazer e outras dicas
É preciso ampliar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
A resposta depende de uma série de fatores e não há uma opção correta. O ideal, na realidade, é ter tempo para dividir seu roteiro em várias partes. Mas vamos começar falando de Cavalcante.
Índice do Conteúdo
Onde ficar na chapada dos Veadeiros: roteiro
Estar de carro é um grande facilitador na Chapada dos Veadeiros, pois permite conhecer os atrativos que mais te interessam. Sobre isso, recomendo a leitura do texto em que explicamos como alugar um veículo com o melhor custo/benefício.
Eu comecei minha viagem por Brasília. Aluguei um carro na capital federal e dirigi até Cavalcante – são 345 km. Para isso, passei as entradas de Alto Paraíso de Goiás (252 km de Brasília) e São Jorge (257 km de Brasília). A distância maior faz com que muitos turistas evitem Cavalcante e montem base em Alto Paraíso.
Embora essa seja uma boa alternativa para quem tem pouco tempo – um final de semana ou feriado prolongado, por exemplo -, não é a melhor escolha para quem tem pelo menos uma semana disponível. Uma das cachoeiras mais bonitas da região, a de Santa Bárbara, fica na cidade, que tem 60% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Por isso, o ideal é ter pelo menos uma semana para conhecer a chapada com calma, dividindo sua estadia entre Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás / São Jorge.
Cachoeira da Capivara, em Cavalcante
-
Ficar em Cavalcante
Cavalcante tem cerca de 10 mil habitantes. Embora existam alguns restaurantes e pousadas no centro da cidade, a estrutura turística não é tão desenvolvida quanto em Alto Paraíso. Há menos agências bancárias e o sinal de telefone falha muitas vezes. Por isso, leve dinheiro em espécie e prepare-se para permanecer offline.
A Pousada Vale das Araras fica numa região linda e é muito elogiada por quem já se hospedou lá, sendo uma boa base para a trilha que leva até a cachoeira de Santa Bárbara. A Pousada Vila dos Ipês e a Pousada Manacá são outras opções interessantes na cidade e estão relativamente perto da rodoviária. Já a Pousada Chalés do Lago parece mais simples, mas tem localização central, enquanto a Pousada Sol da Chapada fica pertinho do Centro de Atendimento ao Turista e de alguns restaurantes – achei diárias entre R$ 150 e 200 no quarto duplo.
Ache mais opções de hospedagem em Cavalcante
Cachoeira da Capivara, em Cavalcante
-
Ficar em Alto Paraíso
Tem pouco tempo para conhecer a Chapada? Talvez o melhor seja ficar em Alto Paraíso de Goiás, que também é a melhor opção para quem deseja uma viagem com menos perrengue e mais estrutura turística. Quem tem mais tempo pode fazer como eu sugeri acima, ficando dois dias em Cavalcante e quatro em Alto Paraíso.
Alto Paraíso, Goiás
Com cerca de 8 mil habitantes, Alto Paraíso é a capital da Chapada dos Veadeiros. Não faltam restaurantes e o número de pousadas e hotéis disponíveis aumenta bastante: se em Cavalcante são cerca de 10 estabelecimentos, em Alto Paraíso você terá pelo menos 70 opções. Postos de combustíveis e sinal de telefonia são outras vantagens de se hospedar na cidade, que está mais próxima da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, do Vale da Lua e da Catarata dos Couros.
Catarata dos Couros
Mais afastada do centro, numa área tranquila e com decoração medieval é a Pousada Camelot Inn, uma opção no mínimo inusitada. Outra que é afastada do centro é a Casa Sublime, que tem a vantagem de estar a apenas 100 metros da Cachoeira das Louquinhas. Por outro lado, para ficar lá você terá que pegar o carro toda vez que precisar ir até a cidade – e enfrentar uma curta estrada de terra.
Embora não estejam grudadas com a natureza, as opções do centro de Alto Paraíso facilitam a vida e dispensam o carro pelo menos na hora das refeições. Uma das melhores é a Pousada Recanto da Grande Paz, que fica a 500 metros do centro, tem piscina e boa avaliação. A Pousada Oraieie, a Pousada Alfa e Ômega são outras boas escolhas.
-
Ficar em São Jorge
Um distrito de Alto Paraíso que nasceu do trabalho de garimpeiros. Com cerca de 700 habitantes e ruas de terra batida, São Jorge fica na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – dá para ir a pé. Costuma atrair mochileiros e gente com uma pegada mais de aventura. Tem acampamentos e várias pousadas charmosinhas, além de bons restaurantes. A estrutura turística é melhor que a de Cavalcante, mas pior que a de Alto Paraíso.
Tem gente que vai jurar que ficar em Alto Paraíso é melhor que em São Jorge. E tem gente que vai revirar os olhos para essa afirmação e jurar o contrário. Não há resposta certa: depende do seu estilo de viagem. Se optar por São Jorge, a Pousada Pôr do Sol tem boa avaliação. Outras opções interessantes são a Pousada Cristal da Terra e a Bambu Brasil.
Ache aqui mais opções de hospedagem em São Jorge
E você? Ficou em qual dessas cidades na Chapada dos Veadeiros? Deixe um comentário e ajude outros viajantes!