Turismo e praias em Itacaré, na Bahia

Chegamos em Itacaré depois da pior viagem de nossas vidas, pelo menos até aquele momento. Se o percurso até lá não foi fácil, Itacaré certamente compensou o esforço. A vila, que tem cerca de 30 mil habitantes, já foi um paraíso de praias perdido no meio da Bahia. Há alguns anos esse paraíso foi encontrado pelo ecoturismo, que mudou algumas coisas, mas manteve o charme local.

A santa Wikipédia nos conta que Itacaré é um termo que em tupi significa “jacaré de pedra”. Em português, a palavra virou sinônimo de esportes de aventura, que estão disponíveis aos montes por lá. Para mim Itacaré é especial por causa do tipo de praia, que não é comum naquela região da Bahia. Saem as falésias, como as que existem em Trancoso, entram as praias onde a Mata Atlântica praticamente invade a areia. Francamente, eu prefiro as do segundo tipo.

Veja também: Onde ficar em Itacaré, dicas de hotéis

Praias de Itacaré, Bahia

Quais são as minhas lembranças de Itacaré? Que, ao chegar à rodoviária, um monte de gente tentou me indicar um hotel para ficar. Que algumas dessas pessoas acharam que eu era de Israel – e eu nunca entendi razão. E que foi em Itacaré que comi o melhor cachorro-quente da minha vida, com direito a todos os ingredientes que você possa imaginar. E que passamos nossos dias lá num ritmo tranquilo e sem muitas aventuras, para a indignação de quem chama Itacaré de capital da aventura no Brasil.

As praias de Itacaré

Itacaré é ponto de encontro de surfistas, que garantem que as ondas de lá são as melhores da Bahia. Eu, que não entendo nada de onda, só sei que as praias são bonitas e até é possível achar algumas do meu jeito: um piscinão praticamente sem ondas. A Praia da Concha, que fica perto de um farol, é assim. Já a Praia da Tiririca tem ondas fortes, a ponto de sediar algumas competições de surfe.

A Prainha é isolada e só acessível de barco ou percorrendo uma das várias trilhas que cortam as matas de Itacaré. A ainda tem a Praia do Itacarezinho, que de “inho” não tem nada, já que são cerca de três quilômetros de extensão. As praias do Resende, Tiririca, Costa e Ribeira são urbanas, ou seja, é possível ir a pé mesmo. Para as outras pode ser preciso ir de carro.

praias de Itacaré

Esportes de aventura

Além do surf, a aventura começa nas trilhas pela Mata Atlântica. Em algumas delas é possível encontrar cachoeiras. As várias agências de turismo que existem no centro da cidade oferecem as mais variadas aventuras: rafting, rapel, canoagem, trilhas guiadas, aulas de wakeboard, passeios off road… A lista não acaba aqui, e certamente você vai achar uma aventura para o seu nível de adrenalina.

A única atividade que nos interessava era o rafting, mas infelizmente a falta de dinheiro (sempre ele) inviabilizou a aventura. Não tem problema, afinal fizemos nosso batismo no rafting foi nas águas do rio Ganges, na Índia, e vamos concordar que isso foi muito mais interessante. Agora, já iniciado na arte de descer rios em botes, prometo que vou fazer rafting quando voltar em Itacaré. Por enquanto quem quiser saber como é a experiência pode ler o relato da Carla, no blog da Majô.

Turismo em Itacaré

Precauções

Fazer trilhas pelas matas que ficam ao redor das praias é um dos maiores atrativos de Itacaré. Nós chegamos a percorrer uma dessas trilhas e não tivemos problemas. Mas cabe uma palavra de cautela: O site Viaje na Viagem relata que existe o risco de assaltos, mesmo quando a trilha é guiada e em grupos maiores. Inclusive, pelo que eu li por lá, acho que é necessário ter cautela até mesmo na cidade, onde vez ou outra também acontecem assaltos.

Como chegar

Os doidos chegam por terra. Nós subimos a BR 101, desde o Espírito Santo. Mas também é possível fazer a maior parte desse percurso voando. Basta pegar um voo até Ilhéus, que fica a apenas 70 quilômetros de Itacaré. Os voos para Ilhéus costumam fazer escala em Salvador.

*Imagem destacada: João Ramos, Flickr Commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários sobre o texto “Turismo e praias em Itacaré, na Bahia

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.