Verão em Berlim: saiba o que fazer na cidade

Desde que vim para Europa, a mudança das estações é uma das coisas que mais me encantam durante o ano. Mas eu nunca havia vivido tão intensamente essa diferença na vida e comportamento das pessoas como no verão em Berlim. Se você, caro leitor, vai conferir de perto a loucura que invade a capital da Alemanha durante o calor, segue aqui um mini-guia de como aproveitar Berlim no verão, do jeitinho que os moradores fazem.

Leia também: O que fazer em Berlim, roteiro de 5 dias
Onde ficar em Berlim: os melhores bairros

Verão em Berlim: o dia nunca acaba

Uma das melhores características dos meses quentes em Berlim, especialmente julho e agosto, é que o sol se põe tarde. Até 22h certamente ainda tem luz do dia e por volta de quatro da manhã já começa a amanhecer.

Com isso, as atrações também ficam abertas até mais tarde e tem gente na rua, nos parques e nos lagos até altas horas. Você vai voltar para o hotel ou para casa no final do dia e se assustar ao ver que o relógio já marca onze da noite.

Se prepare também para o calor intenso: as temperaturas podem subir para muito acima dos 30 graus e a cidade não é exatamente preparada para isso. Não tem ar-condicionado em muitas linhas do metrô e tampouco em todos estabelecimentos.

Parques e churrasco para que te quero

Berlim é uma cidade com muitas áreas verdes. Quase todos os bairros têm uma pracinha ou um parque com um riacho ou um lago. Nessa época do ano, as árvores têm folhas verdes, a grama também está verdinha e seca e você verá multidões tomando sol, conversando com amigos e fazendo festas nesses parques.

No mapa abaixo estão marcados os principais parques de Berlim:

Durante o verão, os berlinenses costumam se reunir nesses espaços para fazer churrasco. Nos lugares em que isso é permitido – e muitas vezes também nos que não são – grupos de amigos acendem suas mini-churrasqueiras e assam salsichões, linguiças e outras carnes. Tudo regado a muita cerveja. Tenha o cuidado de escolher um gramado onde é permitido fazer churrasco para não correr o risco de levar multa. Para isso, só é preciso estar atento à sinalização local ou observe se há mais gente usando aquele espaço para o mesmo fim.

verao em berlim churrasco the bird

Se você é turista e não tem uma churrasqueira para chamar de sua, não tem problema nenhum. Faça um churrasco sem churrasqueira e carne, também conhecido como o bom e velho piquenique. Basta escolher seu cantinho no sol e aproveitar o dia.

Späti

No dia em que cheguei em Berlim, mandei uma mensagem para a Naty, que também está na cidade, para nos encontrarmos. Ela disse, “vamos num späti” e eu falei, “tá bom”, sem pensar no assunto. Logo percebi que tudo o que marcamos envolve spätis (que se pronuncia algo como schi-pé-ti).

O que diabos é isso? São uns mercadinhos que ficam abertos até tarde, que também podem ter o nome de kiosk ou market e vendem cerveja por menos de €2,00. Você pega a sua gelada e vai para o lado de fora do späti. Algumas vezes, os donos colocam mesas do lado de fora, o que faz desses mercados a coisa mais próxima que você vai encontrar de um boteco na Alemanha. Você também pode ficar bebendo de pé na rua ou ir para a praça mais próxima.

Como eu nunca tinha vindo em Berlim no verão, não tinha tido essa experiencia, porque quando está frio demais, beber na rua deixa de ser uma boa ideia e todo mundo volta a gastar mais para beber num bar.

Quem não tem mar, vai para o lago

Berlim e o estado que a circunda, chamado de Brandenburg, são conhecidos como a terra dos três mil lagos. Com tanta água assim, não falta espaço para se refrescar do calor poderoso que faz no verão.

Nadar, passear de barco, tirar onda num kayak, praticar stand up paddle ou simplesmente tomar uma cerveja a beira d’água são atividades comuns em Berlim. Em muitos dos lagos você consegue chegar de transporte público. Mas quanto mais fácil chegar, maior a chance de o lugar estar cheio, principalmente nos finais de semanas e feriados.

Alguns lagos têm entrada gratuita e em outros você precisa pagar uma pequena taxa para entrar.

Além desta lista de lagos, também dá para curtir o verão numa piscina flutuante que é montada dentro do rio Spree.

Festivais, feiras e festas ao ar livre

A programação de festivais, feiras e festas ao ar livre no verão em Berlim é extensa e diversa. Tem festival de cerveja, cinema ao ar livre, shows de todos os estilos musicais, festas de todas as tribos e feiras de comida do mundo todo.

A maior dificuldade sobre esses eventos é saber exatamente quando eles vão acontecer – principalmente se você é turista e não tem um amigo local – e conseguir organizar a agenda para ir em todos.

verao em berlim pontos turísticos

Para resolver esse problema, segue uma lista de links para pesquisar: site oficial de Berlim, the Culture Trip, Finding Berlin, festivais e feiras de rua no Visit Berlin, calendário de eventos do Visit Berlin e festivais de música no Stadtkind.

Varandas, terraços e Biergartens

Durante o verão em Berlim, muitos bares abrem seus terraços, varandas e biergartens (tradução literal: jardins de cerveja). Afinal, beber cerveja ao ar livre é muito mais legal do que beber do lado de dentro.

verao em berlim biergarten

Praticamente todos os bares colocam mesas do lado de fora, de forma que basta você circular pelos bairros como Kreuzberg, Friedrichaim, Neukoll ou Mitte para encontrar centenas de opções. Aqui há uma lista de biergartens por bairro em Berlim.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 comentários sobre o texto “Verão em Berlim: saiba o que fazer na cidade

  1. Berlin é muito foda, ainda mais no verão onde até o humor das pessoas muda drasticamente, morei durante um tempo em Berlin, a cidade é pulsante e jovem, bem diferente das outras cidades da Alemanha, sempre digo que é meu lugar no mundo.
    Muito massa vocês escreverem sobre coisas “normais” a se fazer em Berlin, tam tanta coisa simples e prazerosa de se fazer ai.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.