Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

Atualizado em fevereiro de 2018 – A parte do meu eu que se impressiona facilmente com as coisas sempre achou sensacional o fato de existir um trem que passa por baixo do mar. No caso, o Canal da Mancha. Infelizmente, a tecnologia não chegou tão perto da ficção científica a ponto de permitir que, da janela do trem, a gente veja embaixo d’água (mas imagina que legal!). Afinal, o Eurotunel, apesar de ter uma extensão de 50,4km (37,9 km deles submersos) e chegar a 75 metros de profundidade, é feito de concreto e passa por baixo do solo no fundo do mar.

Mesmo sabendo disso, fiquei empolgada na primeira vez que embarquei no Eurostar, o trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, EuroDisney e Bruxelas, com conexões para outras cidades europeias. Essa foi a opção mais barata que encontrei para que eu e minha família seguíssemos de Londres a Paris, em dezembro do ano passado. O preço do avião para a data estava bem mais caro e a viagem de apenas 2h30 de trem era certamente uma boa opção. 

A compra foi feita pela internet, no site da Eurostar. Não tem muito mistério: é só pesquisar as datas da viagem (eles permitem a busca por datas flexíveis também) e escolher os horários que mais agradam. Nossas passagens saíram por € 62,50 por pessoa, mas o horário era meio ingrato: partimos às 5h40 de Londres St. Pancras. Por que tão cedo? Porque as tarifas para os horários mais amigáveis custavam mais de 90 euros e esse valor a mais multiplicado por quatro se tornava uma grande facada.

Também é possível fazer essa busca e compra no site da Omio (antiga GoEuro), que compara as opções de trem, ônibus e avião e te diz qual é o melhor custo benefício.

Eurostar_paris-londres-St_Pancras

Estação St. Pancras, em Londres. Foto: Fraselpantz, Domínio Público

E como em todo sistema de trens na Europa, quem compra com antecedência tem direito a desconto. Por isso, fique atento à data que os bilhetes abrem para a venda, de 138 a 190 dias antes do embarque. Além disso, também há descontos para menores de 12 anos, jovens com até 25 anos e idosos.

Efetuada a compra, você recebe os tickets no seu email. É preciso imprimi-los e levá-los no dia do embarque. É possível pegar suas passagens diretamente na estação, mas para isso você vai precisar ter em mãos o cartão utilizado no pagamento, não tem outro jeito. Eu acho bem mais fácil imprimir antes de ir, por conta disso.

No dia da viagem, é preciso chegar 45 minutos antes do embarque. Por que tudo isso? Bem, você vai ter que passar pela imigração, raio X, alfândega e depois carregar sua mala estação de trem adentro. Ou seja, esse tempo permite que você faça isso tudo sem desespero. A imigração é mais ou menos semelhante ao processo do aeroporto – eles checam seu passaporte, carimbam e tchau.

Depois disso, tudo funciona como em qualquer outra viagem de trem pela Europa. Você  encontra seu vagão, deixa suas malas nos compartimentos de bagagem e vai para seu lugar. Dentro do Eurostar, pelo menos na segunda classe, também é igualzinho a qualquer trem. Confortável e simples.

Trem Eurostart Paris Londres

A Classe Standard nos novos trens e320, que começam a circular em 2015. Foto: Divulgação

Na segunda classe (standard) não tem serviço de bordo, mas tem acesso ao carro restaurante, para quem quiser lanchar. Eu só queria dormir. Há também as classes standard premier e business premier, 

A viagem entre Londres St Pancras e Paris Gare Du Nord durou exatas 2h37 minutos. O trem faz poucas paradas, eu não me lembro mais onde, mas é tudo rápido. Ao chegar em Paris, só tivemos que pegar nossas malas e seguir para o hotel, não precisa passar pela imigração de novo.

Esse trajeto vale a pena para quem quer ir a essas cidades rapidamente e de forma mais fácil que pegando um avião. Além disso, a nova frota de trens da Eurostar oferece wifi grátis. Ainda tem o fato de que algumas vezes o Eurostar é também mais barato que o transporte aéreo, mesmo com as low costs.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.

Crédito Imagem Destacada: Oxyman – CC BY 2.5


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários sobre o texto “Como viajar de trem Eurostar entre Paris e Londres

    1. Oi Thais,

      Alguns assentos nos trem tem mesa. Não custa mais caro nem nada, se estiverem disponíveis no momento da reserva, é só você escolher.

  1. Esse valor é só para ir até Paris? Porque ficarei duas semana em Londres e queria ficar um final de semana em Paris, e depois voltar para Londres.. Estou achando meio salgado esse valor se for só ida.

    1. Oi Daiane,

      Sim, o valor foi só para um trecho. Por isso é tão importante pesquisar com uns 3 meses de antecedência, em busca de promoções ou passagens aéreas mais baratas.

  2. Olá Luiza!
    Vou de Londres à Paris 16/04. Não estou encontrando passagem na Eurostar por menos de 90 euros. O que vc me sugere: compro logo ou aguardo para tentar conseguir alguma promoção?

    1. Oi Helga,

      Acho difícil que apareça algum bilhete mais barato. Eu sugiro que vc dê uma olhada nas passagens de avião. É possível que alguma low cost faça um voo mais barato!

  3. Ola Luiza!
    Td bem?
    Gostaria de saber se há limitação de bagagem para viajar nesses trens? Pois estou pensando em sair de Londres para Paris, e estaria com toda minha bagagem… Provavelmente uma mala grande e uma mochila.

    Obrigada!
    Abs.

  4. Olá Luíza,

    tenho uma dúvida que me intriga. Pretendo fazer mochilão por toda a europa, porém o prazo de 90 dias seria insuficiente. Então alguns amigos indicaram entrar por Londres, receber os 180 dias e ir de eurotunel até Paris, recebendo assim mais 90 dias do tratado de Schengen e totalizando 270 dias para viajar. A questão é: Ao sair de Londres o passaporte realmente não é carimbado? Mesmo que seja de trem? Alguns relatos dizem que não e outros que sim.

    1. Oi Danilo,

      A questão toda é a seguinte: esses 180 dias são somente para o Reino Unido. E os 90 dias para o Espaço de Schengen. Independente de carimbarem o seu passaporte ou não (o meu foi carimbado, passei pela imigração igual), a imigração da Inglaterra é diferente da imigração no resto da união europeia!

  5. Gostaria de saber se os tickets do trem são checados para verificar se o nome que aparece no ticket é igual ao do passaporte, porque ao efetuar a compra como o meu nome e das minhas filhas é muito grande, ele não apareceu completo no ticket.

  6. Muito Top seu post! Parabéns! Poderia me tirar uma dúvida?
    Eu vou pra Londres em Junho de 2016 ficar 2 semanas e pretendo ir pra Paris passar mais uma semana.

    Eu posso comprar as passagens do Trem ainda aqui no Brasil, antes de viajar?
    E como faço com o dinheiro (Libras)? Troco numa casa de câmbio quando chegar em Paris?
    Ou já tenho q entrar na França com Euros?

    Bjsssss :*

    1. Oi Jaqueline,

      Sim, você pode e deve compras as passagens de trem aqui do Brasil, antes de viajar, tendo em vista que comprar com antecedência garante descontos.

      Você precisa comprovar que tem meios para se sustentar na França. Mas se te pedirem isso, você pode apresentar as libras que pretende trocar na casa de câmbio. Ou você pode trocar as libras por euros ainda em Londres. Não faz muita diferença, sinceramente. Eu acho que é até mais fácil já trocar em Londres de uma vez.

  7. Adorei este artigo, foi decisivo para comprarmos os nossos tickets para 4 de janeiro de 2016, saída às 9:20, por 41 libras por pessoa, graças a antecedência, ainda encontrei um bom horário.
    Obrigada pela ajuda!!!

  8. Olá, Luiza.

    adorei seu blog! parabéns. me tire uma dúvida, na imigração é sempre carimbado o passaporte? porque queria ficar os 180 dias em Londres, mas passar um tempo na França e na Itália. Sabe se a permissão de turista continua valendo para os 180 dias?

    muito obrigada

  9. Dica: Se a compra for feita com bastante antecedência, tipo uns 2-3 meses antes da viagem, o custo será de uns 49 euros por pessoa em qualquer horário.

  10. Só estou na expectativa para conhecer esse trem, farei o trajeto daqui um mês, paguei acho que por volta de 50 euros, em torno de umas 38 libras, e ainda consegui desconto de jovens para o meu irmão e para a minha passagem, só que comprei no dia que abriu as vendas para a data que irei viajar. Muito legal e informativo o post. Valeu pelas dicas.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.