fbpx

O Que Fazer em Curitiba em 3 dias: Principais Pontos Turísticos

Parques sem fim numa das capitais mais agradáveis do Brasil: não falta o que fazer em Curitiba, no Paraná.

Neste texto você encontra um guia completo para organizar sua viagem para lá – além de dicas de turismo, aqui você vai saber qual a melhor época para visitar a cidade, ter a indicação de três hotéis que o 360meridianos já testou e sugestões de restaurantes e passeios. Vamos começar?

O que fazer em Curitiba: 2 ou 3 dias de turismo na cidade

Reserve um final de semana para conhecer Curitiba – quem tiver mais tempo, pelo menos três dias, também estará com a agenda lotada.

Não dá para fazer uma lista com todos os passeios possíveis, mas montamos um roteiro com os pontos turísticos mais importantes de Curitiba.

onde ficar em Curitiba

Principais Pontos Turísticos de Curitiba para Conhecer num Fim de Semana

  • Centro Histórico
  • Jardim Botânico
  • Opera de Arame
  • Museu do Olho
  • Parques e Praças
  • Bairro do Batel
  • Bairro Santa Felicidade

A boa notícia é que a maioria dos pontos turísticos de Curitiba são gratuitos, logo, seu os gastos no seu roteiro pela cidade poderão se concentrar nos excelentes bares e restaurantes.

Roteiro em Curitiba: Centro Histórico

Comece seu roteiro pelo centro de Curitiba. Você provavelmente passará um dia inteiro do roteiro circulando por ali.

– Rua das Flores

A Rua XV de novembro tem um calçadão fechado para carros, com canteirinhos floridos – vem daí o apelido da via: Rua das Flores. Criada na década de 1970, foi a primeira rua para pedestres do Brasil. Por ali você vai encontrar muitas lojas, cafés e restaurantes. 

– Palácio Avenida

E também o Palácio Avenida, um prédio histórico que serve de palco para as apresentações do coral mais famoso da cidade, Natal sim e no outro Natal também.

centro de curitiba

– Largo da Ordem

Ali pertinho, no Largo da Ordem, é onde ocorre, toda manhã de domingo, uma feirinha. Ali ficam a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, o templo mais antigo de Curitiba, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito e também o Relógio das Flores.

– Centros Culturais

Você não vai caminhar nem cinco minutos para chegar em dois centros culturais, o Solar do Rosário e a Fundação Cultural Palacete Wolf. E também no Memorial de Curitiba, outro espaço cultural e com atividades gratuitas.

Ruínas de São Francisco e Museu Paranaense

Ainda pertinho, na Praça João Cândido, estão as Ruínas de São Francisco, restos de uma construção portuguesa do começo do século 19. Basta atravessá-las e você estará no Museu Paranaense, com exposições permanentes que recontam a história da ocupação do território do Paraná.

Fica na Rua Kellers, 289, e funciona de terça a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

– Praça Tiradentes e Catedral de Curitiba

A Praça Tiradentes, marco zero da cidade, e o Paço da Liberdade são outros lugares importantes e que ficam um ao lado do outro. O último é um prédio lindo, construído no começo do século 20, e que hoje serve como um centro cultural do SESC. Por ali também está a Catedral de Curitiba, de 1893.

– Rua 24 Horas

Outra via famosa de Curitiba, a Rua 24 horas é totalmente coberta por uma estrutura de metal e vidro, repleta de restaurantes e lojas. Ela foi inaugurada no começo dos anos 1990 e reformada em 2011.

Hoje, não funciona mais 24 horas, mas segue como uma opção de lazer para os dias e as noites da cidade. No site oficial você encontra uma lista com os estabelecimentos da Rua 24 horas.

O que fazer em Curitiba
Rua 24 horas (Foto: Por Alf Ribeiro, www.shutterstock.com)

Museu Oscar Niemeyer ou Museu do Olho

Projetado pelo famoso arquiteto, o Museu Oscar Niemeyer tem o formato de olho e mais de 17 mil m². É daí que vem o apelido que é quase o nome oficial do lugar: Museu do Olho.

Fica na Rua Marechal Hermes, 999, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Detalhes no site do MON.

Museu do Olho Curitiba
Museu do Olho

Quase em frente ao museu fica o Bosque Papa João Paulo II, construído em 1980 em homenagem ao Papa e aos imigrantes poloneses.

Pertinho do Museu do Olho fica o Museu do Holocausto, um pequeno espaço de exposições com a memórias de sobreviventes conectados ao Brasil.

Jardim Botânico de Curitiba

O ponto turístico mais visitado de Curitiba é justamente o Jardim Botânico, inaugurado no começo da década de 1990. A estufa – além de ser o grande cartão-postal da cidade –  guarda plantas típicas da Mata Atlântica. 

parques curitiba
Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba fica na Rua Engenheiro Ostoja Roguski e funciona de segunda a domingo, de 6h às 19h30. A entrada é gratuita.

Ópera de Arame e Parque das Pedreiras

Outro cartão-postal clássico da cidade e que frequentemente é confundido com o Jardim Botânico, a Ópera de Arame é um teatro com capacidade para até mil pessoas e que faz parte de outra área verde, o Parque das Pedreiras.

O endereço é Rua João Gava, 970. A Ópera de Arame abre de terça a domingo, das 8h às 18h, e a entrada também é de graça.

Parques em Curitiba
Ópera de Arame

Parques de Curitiba

Como você pode ter suposto pelos tópicos anteriores, alguns dos melhores passeios de Curitiba são a céu aberto – e com muito verde. C

uritiba tem cinco vezes mais áreas verdes por habitante do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde. São pelo menos 30 parques e bosques públicos, mais de 70 áreas verdes e mil praças e jardins.

Saiba mais: 5 parques incríveis de Curitiba

– Parque Barigui

O represamento de um rio criou um lago e batizou o Parque Barigui. Com 1,4 milhão de metros quadrados, esse é um dos parques mais frequentados pelo curitibano – e com funcionamento 24h. Fica na Av. Cândido Hartmann. A entrada também é gratuita. 

– Parque Tanguá

O Parque Tanguá fica na Zona Norte da cidade e também foi criado para ajudar a controlar as inundações do  Rio Barigui. Funciona diariamente, das 8h às 18h, e a entrada é de graça. Fica na Rua Oswaldo Maciel.

– Parque Tingui e Memorial Ucraniano

Já o Parque Tingui tem lagos, ciclovias, pistas para caminhada e vários espaços de lazer, mas o que chama atenção por ali é o Memorial Ucraniano, uma igreja de madeira que celebra os imigrantes desse país que vieram viver em Curitiba.

As entradas ficam na Av. Fredolin Wolf ou Rua José Casagrande.

– Bosque Alemão

Um bosque com 38m² de mata nativa que pertencia a uma família alemã. A grande atração hoje é a trilha de João e Maria, que narra os contos dos irmãos Grimm e a  Casa Encantada ou Biblioteca da Bruxa, onde tem contação de histórias.

No Bosque também se encontra a Torre dos Filósofos, um mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar.

Atenção: o Bosque Alemão está fechado desde Janeiro de 2023 para obras de recuperação. A entrada é gratuita, das 6h as 19h.

Fica na Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre. O ponto de ônibus da linha turística é Canal 4 – TV Iguaçu.

– Parques e Praças no Centro

E vale dar uma passada em praças, digamos, temáticas, como a Praça do Japão no bairro do Batel, dedicada aos imigrantes japoneses, ou mesmo em áreas verdes mais centrais como o Passeio Público, o parque mais antigo da cidade, inaugurado no fim do século 19.

Na Wikipedia você encontra uma lista com todos os parques e praças de Curitiba.

Bairro Santa Felicidade

Tem gente que acha pegadinha, mas o Santa Felicidade é um bairro tradicional e casa de descendentes de imigrantes italianos – e, consequentemente, de um monte de restaurantes italianos.

Essa é uma ótima região para ir conhecer a noite e aproveitar para jantar!

Vale tentar ir ao Santa Felicidade durante um dos festivais que marcam o calendário do bairro, como a Festa do Frango, da Polenta e do Vinho.

Bairro do Batel

O Batel é um bairro tradicional de Curitiba, pertinho do centro, mas mais charmoso. É o melhor lugar para ir a restaurantes e bares, sendo a nossa recomendação para aproveitar a noite na cidade.

Entre as atrações do bairro estão o Castelo do Batel, um verdadeiro palácio onde se realizam eventos. O Jardim Japonês, um espaço adorável e tranquilo bem no meio da cidade. E o Shopping Patio Batel, que tem várias marcas nacionais e internacionais.

Gosta de Futebol?

Curitiba tem três grandes clubes do futebol brasileiro: o Atlético Paranaense, o Coritiba e o Paraná. Cada um tem seu próprio campo, o que coloca estádios como a Arena da Baixada e o Couto Pereira na lista de atrações turísticas da cidade.

Se você gosta de futebol, vale ficar atento aos dias e horários de jogos, nos sites de Atlético, Coritiba e Paraná.

turismo em curitiba
Rua das Flores (Por Diego Grandi, www.shutterstock.com)

Hospedagem em Curitiba: Dicas de Hotéis

O melhor bairro para se hospedar em Curitiba é o Batel, que está perto do centro e colado com muitas atrações. Se quiser entender melhor sobre as melhores regiões onde ficar em Curitiba e ver mais dicas de hotéis, veja nosso guia sobre o tema.

Já ficamos (e recomendamos) em três hotéis nesse eixo, entre o Batel e o Centro:

E duas sugestões de hostels:

Veja também: 15 chácaras para alugar num final de semana em Curitiba e arredores

Onde comer em Curitiba: Dicas de Restaurantes

Além dos restaurantes listados abaixo, vale a pena fazer uma refeição num dos muitos estabelecimentos do Mercado Municipal de Curitiba, que também é um ótimo lugar para comprar produtos típicos e lembrancinhas.

Outra opção é seguir para a Rua 24 horas e achar algum restaurante por ali, assim como para o bairro Santa Felicidade.

Algumas dicas de restaurantes que já experimentamos em Curitiba

  • Quintana – Um dos melhores restaurantes da cidade, o Quintana fica no Batel. É possível pagar um valor fixo para se servir no buffet ou optar pelo preço no quilo. Cada dia da semana tem um menu com inspiração diferente. Fica na Avenida Batel, 1440, e abre somente para almoço. Detalhes e menu do dia na página deles no Facebook.
  • Bar do Alemão – Um dos bares mais tradicionais de Curitiba, em funcionamento desde 1979. Fica na Rua Dr. Claudino dos Santos, 63. É o calçadão do Largo da Ordem, bem no centro histórico da cidade. Funciona todos os dias, das 11h até 2h da manhã. Detalhes no site oficial.
  • Madalosso – O maior restaurante do bairro Santa Felicidade, o reduto de imigrantes italianos, tem quase cinco mil lugares. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 19h às 23h. E também aos domingos, mas só para almoço: das 11h30 às 15h30. Fica na Avenida Manoel Ribas, 5875. Site oficial.

Bate-voltas de Curitiba, Paraná: Para quem tem mais tempo

Tem mais tempo em Curitiba ou está visitando a cidade pela segunda vez? Então aproveite para visitar os arredores. Abaixo, listamos alguns dos bate-voltas mais comuns para quem visita Curitiba.

Passeio para Morretes

O bate-volta mais tradicional é para Morretes, cidade histórica a 70 km de Curitiba. O jeito mais bonito de chegar até lá é de trem, num passeio turístico que dura toda a manhã e passa pela Serra do Mar.

Veja também: Passeio de trem em Curitiba, um bate-volta até Morretes

Morretes, Paraná
Morretes

Ilha do Mel

Se quiser continuar viagem de Morretes, siga depois para Antonina, a 15 km de Morretes, e de lá para a Ilha do Mel. Alternativamente, o trajeto entre Curitiba e Pontal do Paraná leva 1h30. Depois, é só fazer uma travessia de 30 minutos até a ilha.

Lembre-se de que carros são proibidos na Ilha do Mel, sendo necessário fazer os percusos a pé para conhecer os pontos turísticos e paisagens.

Se você quiser facilidade na organização da visita a Ilha do Mel, veja esse tour que te busca no hotel e incluí todos os passeios na Ilha do Mel, incluindo almoço, guia e transporte.

Caminho do Vinho em São José dos Pinhais

A cidade de São José dos Pinhais é parte da região metropolitana de Curitiba e conta com várias colônias italianas tradicionais e vinícolas. Tanto, que criaram um circuito turístico chamado Caminho do Vinho, com várias adegas e vinícolas, além de restaurantes e cafés coloniais.

Você pode fazer o trajeto por conta própria, mas sugiro que você evite beber e dirigir.

Como alternativa, encontrei dois passeios que incluem a rota do vinho:

Beto Carreiro World

O parque temático mais famoso do Brasil fica a cerca de 3h30 de Curitiba. O Beto Carreiro fica em Santa Catarina. Não é dos bate-voltas mais tranquilos, mas também não é impossível.

Para quem não quiser dirigir, esse passeio para o Beto Carreiro World chega às 9h30 no parque e só volta para Curitiba às 19h, garantindo um dia inteiro na atração, e incluí o ingresso no preço da excursão.

Devo alugar um carro em Curitiba?

Em geral, o carro não ajuda tanto dentro da cidade. É mais fácil se deslocar a pé, de transporte público ou usando os aplicativos de mobilidade.

Há também uma linha turística, aqueles ônibus de dois andares que existem em todo canto do mundo, e que passa nas principais atrações de Curitiba. Consulte preços, horários e roteiro aqui.

Por outro lado, o carro pode ser um facilitador para quem pretende sair de Curitiba e seguir viagem pelo interior do estado. Se resolver fazer isso, saiba como alugar um veículo garantindo o melhor custo/benefício.

Qual a melhor época para visitar Curitiba?

Curitiba é a capital nacional do Natal. Se você puder escolher um período do ano para visitar a cidade, vá durante as apresentações do Palácio Avenida, o coral criado nos anos 1990 e que se tornou um marco da cidade – o espetáculo é emocionante, muito bem produzido e de graça.

Além disso, perto do Natal Curitiba ganha iluminação especial, vários eventos e um clima diferente. As apresentações ocorrem do final de novembro até meados de dezembro, sempre nas sextas, sábados e domingos.

Palácio Avenida – como é o espetáculo de Natal de Curitiba

Julho e agosto são os meses mais secos e frios. De abril a setembro chove menos e as temperaturas são mais agradáveis.

Não há um período do ano que a viagem seja desaconselhada, apenas vá sabendo o que esperar, afinal muitas das atrações da cidade são parques e áreas ao ar livre.

A temporada das chuvas em Curitiba vai de novembro a março, mas também cai bastante água em outras épocas.

O que fazer em Curitiba com chuva?

Choveu? Bom, como você verá no próximo tópico, isso não é tão incomum assim e nem precisa atrapalhar a viagem.

Se o tempo estiver ruim, dê preferência para passeios em locais fechados, como o Museu do Olho, o Museu Paranaense, a Rua 24 horas e o Mercado Municipal. Neste link você encontra uma lista com os mais importantes museus de Curitiba.

Planejando uma viagem pelo Sul do Brasil?

Então não deixe de ler todas as nossas dicas pela região:

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (3 votes)

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário sobre o texto “O Que Fazer em Curitiba em 3 dias: Principais Pontos Turísticos

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.