fbpx
Tags:
Atlas: Rajastão, Índia

Planejando uma viagem pelo Rajastão: a Índia que você vê na TV

Um país enorme e multicultural. É difícil reduzir a Índia a alguns poucos e simples estereótipos. Já passamos por vilas budistas, montanhas nevadas, praias de clima tropical e metrópoles cosmopolitas. Todos estes lugares estrapolaram os adjetivos usados pelo senso comum para definir a terra das especiarias.

Sim, ela é cheia, bagunçada e barulhenta, mas também colorida, espiritual, rica em sabores e aromas. Em todos os lugares fomos surpreendidos por peculiaridades locais que em muito diferiam da ideia que nossas mentes ocidentais tinham do subcontinente.

Mas, se estereótipos nunca são totalmente verdadeiros, nem totalmente mentirosos, onde estava então aquela Índia que esperávamos encontrar desde que chegamos ao país? Onde estavam os elefantes e camelos, as mulheres que desfilam em seus saaris coloridos, as barraquinhas de rua que vendem temperos e tecidos, os encantadores de serpente, os palácios dos marajás, o deserto de clima quente o ano inteiro?

Jaipur, Índia

Não estavam por completo nem nas geladas montanhas do Himalaia, nem na ocidental Chandigarh ou na moderna Mumbai. O mais perto do estereótipo de Índia que você conhece por meio das telas da TV está no estado do Rajastão.

Elefantes do Rajastão, na Índia

Cinco meses na Índia e eu ainda não sabia onde estavam os elefantes.

Não é à toa que a região é uma das preferidas dos diretores de cinema para retratar o país. Talvez você já tenha assistido o filme 007 contra Octopussy ou se lembre da novela Caminho das Índias, de Glória Perez. O que você viu ali não é a Índia por completo, é o Rajastão. Tanto, que o nome Juliana Paes não é tão estranho aos ouvidos dos vendedores de Jaipur.

Localizado no deserto do Thar e na fronteira com o Paquistão, o estado é famoso por ser casa dos Marajás e um dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros em busca de belas paisagens, construções e da colorida cultura indiana.

encantadores de serperte na indiaAs principais cidades turísticas do Rajastão:

Jaipur: Capital do estado, Jaipur é também conhecida como The Pink City, por causa da cor dos prédios da cidade. Algumas das principais atrações do estado estão localizadas nas redondezas, como o Amber Fort. Aqui também é o lugar onde você vai encontrar as melhores pechinchas de souvenirs para levar para casa. Reserve dois dias para conhecer a cidade.

Jaipur, Índia

Udaipur: Conhecida como The Lake City, ou a Veneza do Oriente, Udaipur é a cidade mais romântica da Índia. Construída à beira de três lagos, possuí um belíssimo pôr do sol e uma atmosfera meio hippie, cheia de turistas e ruas estranhamente limpas e calmas (para os padrões indianos, claro). Dois dias também bastam para conhecer a cidade, mas tem quem deseje ficar mais.

Jodhpur: A Cidade Azul ganhou este apelido por ter quase todas as construções desta cor, o que dá um belo efeito quando se observa a cidade do alto. A principal atração do lugar é o forte Mehrangarh, construído no século 16 e localizado no alto de uma colina. Também merece uma visita o mercado de rua da cidade, um dos mais incríveis da Índia.

Mercado de rua em Jodhpur

Jaisalmer: Um dos destinos turísticos mais procurados do Rajastão, Jaisalmer, a Cidade Dourada, fica no meio do deserto do Thar. Lá é possível fazer safári de camelo, assistir o pôr do sol e até mesmo pernoitar em uma tenda no deserto. Há também templos, museus e outro forte, construído em 1156.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Safari de Camelo no Deserto de Thar

Vem comigo para Índia: conheça a verdadeira essência do país veja.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Planejando uma viagem pelo Rajastão: a Índia que você vê na TV

  1. Oi, Natália!…
    Uma dúvida: Viajarei a India por duas semanas. No Rajastão decidi por Jaipur e minha dúvida está entre Jodhpur ou Udaipur. Já percebi que são propostas diferentes, mas não será possível realizar as duas, sendo uma das duas o que você me diz a alguém em sua primeira vez na India?
    Um abraço… e parabéns pela qualidade das informações.

    1. Ei Guilherme,

      Eu particularmente gostei mais de Udaipur por achar que tem uma atmosfera mais tranquila e agradável, com seus restaurantes rooftop e o lago, é uma cidade mais bonita que Jodhpur. O forte de Jodhpur, no entanto, é bem mais impressionante e o mercado é uma loucura que vale a pena conhecer. Já que você tem que escolher uma, pensa no que você gosta mais em um lugar, baseado no que eu falei. Minha preferência por Udaipur é puramente subjetiva e sei que qualquer uma das escolhas vai acrescentar bastante no seu roteiro.

      Abraços!

  2. Gostaria, se pudesse, de ter um contato mais direto com você, via WhatsApp.
    Estou indo com meu hasband para Índia em Julho.
    São tantas informações, que fico perdida.
    Poderia me passar um contato mais direto, por favor?
    Ficaria muito grata.

    1. Sandra, infelizmente a gente não usa o whatsapp como canal para responder dúvidas de viagem. O canal é esse aqui, os comentários do blog mesmo. Pode deixar qualquer pergunta que a gente responde a cada semana.

      Abraços!

  3. Rajastão: A India é um pais cheio de cultura e falso, pois as TV mostra a Ińdia como se fosse o Rajastão. Eu gostei da cultura e Udaipu ;Conhecida como The Lake City. E eu não gostei que não tem elefante como falam.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.