fbpx

Chocolate com queijo e pão, combinação tipicamente bogotana

“Não importa o que aconteça, você não pode deixar de tomar chocolate com queijo e pão”, disse Maria Antonieta, uma amiga colombiana dos tempos de Barcelona que me recebeu em sua casa em Bogotá. Eu, que não sou de recusar uma recomendação de um local, incluí a atividade em minha lista mental quando saí para conhecer o bonito centro histórico da capital colombiana.

Entre as horas que passei no Museu do Ouro Colombiano e as charmosas ruas da Candelária, foi difícil encontrar tempo para parar em um café e degustar o lanchinho tradicional da cidade. Quando me dei conta, já era hora de encontrar Maria Antonieta na saída do trabalho. Não deu pra provar o chocolate com queijo e pão, disse a ela, pensando na forma estranha em que os ingredientes eram organizados naquela frase. Caminhamos até a cafeteria La Florida, uma das mais tradicionais do cidade. O lugar era bonito e me lembrou um pouco o Café Tortoni, em Buenos Aires, e que se gaba de servir um dos melhores chocolates das redondezas. Fizemos o pedido e só depois fui alertada: “Tem um detalhe, o queijo você coloca dentro do chocolate quente, para que se derreta”.

Fosse a Natália de 10 anos atrás naquela viagem, a ideia de misturar chocolate com queijo e “estragar” duas das maiores maravilhas do mundo pareceria hedionda. Eu, que sou mineira, já ansiava pelo queijo no pão quentinho com manteiga, mas não é assim que as coisas são em Bogotá. A bandeja chegou em alguns minutos, com um banquete digno dos melhores chás da tarde britânicos, mas com um toque de latinidade. Chocolate quente (ali conhecido como chocolate santafereño), pão de mandioca, pandebono (um tipo de pão de queijo) e geleias diversas. E duas fatias de queijo cremoso que foram imediatamente colocadas dentro das bebidas.

Chocolate com queijo e pão em Bogotá

Antonieta me contou que a tradição de tomar chocolate nos cafés começou lá pelos fins do século 19, quando a cidade passava por um momento de grande florescimento cultural e econômico. A Colômbia era uma porta de entrada para a América do Sul e todas as novidades vindas da Europa passavam por Bogotá primeiro. Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras cafeterias na capital, frequentadas, principalmente, por uma elite intelectual (e, claro, econômica) que se sentia fortemente conectada ao que ocorria do outro lado do Oceano e tinha a pretensão de transformar Bogotá em uma espécie de Paris. Essas pessoas poderiam ser chamadas de hipsters, mas como ainda não tinham inventado o termo, foram batizados de cachacos.

Descendentes da tradicional elite bogotana, viajaram à Europa, frequentaram as melhores escolas e foram iniciados nas tradições do chá inglês – os cachacos passaram a usar os cafés da cidade como local de reunião para debater e compartilhar conhecimento e opiniões sobre diversos temas. As tertulias, como eram chamados esses encontros, também foram importadas do velho continente e foram parte importante da vida social bogotana por décadas. Alguns desses locais de reunião resistiram ao tempo e permanecem nas ruas do centro de Bogotá como portais para o passado. É o caso da própria Cafeteria Florida, em funcionamento desde 1934, e da antiquíssima La Puerta Falsa, no mercado desde 1816.

Chocolate com queijo e pão em Bogotá

Não foram os cachacos, no entanto, que inventaram a sutil combinação do doce do chocolate com o salgado do queijo. A mistura faz parte da vida das famílias bogotanas e é servida no café da manhã ou no lanche da tarde, a ponto de ser tratada como um patrimônio cultural da cidade. O cacau é parte da alimentação de povos nativos da Colômbia desde antes da colonização, e o hábito de tomar chocolate surgiu de uma mistura de tradições espanholas e originárias e foi propagada por uma população mestiça, filha de europeus e indígenas, que crescia no país, alterando não apenas a fisionomia dos que viviam ali, mas também criando novas tradições autênticas e tipicamente colombianas.

“Porque tem uma carga cultural que talvez ignoremos em diversas ocasiões, apenas nos sentamos em frente à nossa taça de chocolate, muitas vezes colocamos o queijo dentro para derreter, tomamos, desfrutamos, mas não sabemos quantas coisas e histórias estão guardadas detrás daquela taça”, afirmam Yanneth Morales e Rosario Garcia em seu artigo Chocolate Santafereño.

Serviço – Onde tomar chocolate com queijo em Bogotá

Cafeteria La Florida

Cra. 7 #21-46, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

Abre todos os dias, das 6h às 22h.

Cafeteria La Puerta Falsa

 Cl. 11 #6-50, Bogotá, Colômbia

Abre todos os dias das 7h às 22h.

Fotos: Shutterstock

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Chocolate com queijo e pão, combinação tipicamente bogotana

  1. Vai ter mais dicas de Bogotá?
    Sou fã do blog/site, uso muito as dicas (aproveito para agradecer) e vou torcer para que surjam de Bogotá, onde passarei 3 noites depois de 3 semanas pelo México (seguindo muitas informações daqui).

    1. Oi Ana, vai ter mais posts de Bogotá e da Colômbia por aqui, sim! Espero que eles cheguem até a sua viagem!

      Abraços e obrigada por comentar!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.