Como alugar um apartamento em Coimbra

O número de leitores que me perguntam sobre aluguel em Coimbra tem crescido bastante. Eles querem saber quanto custa um quarto, um apê, como encontrar um lugar e outras dúvidas do tipo. Essas foram as questões que também me assombraram quando fui aprovada no mestrado e comecei a me preocupar com onde iria morar na cidade.

Morei por dois anos em Coimbra e tive duas casas, então posso falar com propriedade sobre os processos de encontrar e alugar (ou arrendar, como dizem os portugueses) um cantinho para chamar de seu em Coimbra. E acho que as dicas se aplicam mais ou menos a qualquer cidade em Portugal. Também fiz um post específico sobre morar no Porto. 

Quer estudar em Portugal? Então leia todos os posts que já escrevi sobre o tema:

Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber

Como conseguir uma Bolsa de Estudos no exterior

Como transferir dinheiro para o exterior pagando menos taxas

Como é ser estudante em Coimbra

Onde ficar em Coimbra

Todos os posts sobre Portugal

1. Quanto custa o aluguel em Coimbra?

Meu apartamento grande, com dois quartos e completamente mobiliado, custou 375 euros por mês. Eu dividia a casa com uma amiga, então pago 187,50 euros. As contas de água, luz, gás e internet ficavam em torno de 40 euros por mês. Ou seja, no total, meu gasto com a casa era entre 220 e 230 euros mensais.

Eu poderia morar em um lugar mais barato, se quisesse. No entanto, decidi ter uma casa mesmo, com minhas coisas do meu jeito. Foi meu plano desde o princípio: morei os primeiros seis meses numa espécie de república para poder me ambientar e encontrar alguém que topasse dividir um apê comigo.

Apartamento em Coimbra

Meu apê

Nessa república, eu pagava 230 euros de aluguel, com todas as contas incluídas e dividia a casa com outras seis pessoas. A casa era legal, assim como as pessoas que moravam comigo, mas eram todas muito mais novas: a maioria estudantes do Erasmus que só ficam na cidade por seis meses. Como eu não só estudo, mas também trabalho com o blog em casa, é complicado não ter um espaço tranquilo para viver.

Um apê de dois quartos custa a partir de €350, mas é muito difícil de estrangeiros encontrarem por esse valor. €450 é a média de preço que vão te falar e você vai ter que negociar.

Quanto mais tempo você for morar na cidade, mais barato pode ficar o aluguel. E veja bem: tem que negociar mesmo, chorar o preço, usar todo o poder de argumentação.

2. Onde procurar boas opções de moradia em Coimbra?

Avenida Sá Bandeira Coimbra

Avenida Sá Bandeira, em Coimbra

Antes de vir para cá, eu usei o site da Universidade como base. Descobri que o preço das moradias oficiais era muito maior para estrangeiros. Pesquisando, encontrei essa “república” privada que aparentemente cobrava um preço razoável.

Seis meses depois, já morando aqui, fui mais esperta na procura, e agora vocês podem ser também. Em primeiro lugar, temos uma parceria com uma plataforma de busca de apartamento para estudantes chamada Uniplaces. Eles oferecem desconto de 10% no primeiro aluguel para leitores aqui do blog. A Uniplaces apresenta opções de apartamentos, quartos privados e compartilhados e tem a garantia de só ter anúncios verificados pela equipe do site. Saiba mais sobre a plataforma e o desconto aqui. 

Também tem outras opções na internet: entre nos sites OLX, EasyQuarto e BQuarto (apesar do nome, também tem opção de apês, além dos quartos, claro) e Imovirtual.

Claro, você vai precisar saber uns truques. A começar as tipologias: T0 é uma quitinete; T1 é um apartamento de um quarto, T2 de dois quartos e assim por diante. Além disso, você vai precisar sempre filtrar pelas opções mobiliado e equipado. E, por fim, saber a localização. Ou seja, verificar com cuidado onde é a sua faculdade, porque a principal forma de locomoção na cidade é a pé.

Outro jeito de procurar casa em Coimbra é sair andando pela rua e ver os anúncios espalhados, os telefones pregados nos posts e quadros de aviso, conversar com as pessoas e checar nos grupos de Brasileiros da cidade no Facebook (apesar de que grupo Brasileiros em Coimbra nunca me aceitou #fail).

3. Vale a pena alugar com antecedência ou é melhor deixar para quando chegar na cidade?

É bem fácil encontrar moradia em Coimbra, então, se você for chegar algumas semanas antes do início das aulas, eu recomendo que você controle a ansiedade e deixe para procurar quando estiver aqui, independente se vai morar seis meses ou quatro anos.

Isso vai te poupar de problemas como descobrir que a localização é ruim, pagar mais caro do que deveria, se deparar com um lugar caindo aos pedaços, lidar com propaganda enganosa ou ter que conviver com um senhorio picareta.

Outra opção é usar a Uniplaces, como eu indiquei ali em cima, porque eles garantem que o senhorio é confiável e devolvem todo o seu dinheiro se, ao chegar no apartamento, ele não for como era anunciado.

Baixa de Coimbra Portugal

Baixa de Coimbra

O que mais tem em Coimbra, além de prédios muito velhos e mofados, é senhorio picareta tentando se aproveitar dos estrangeiros. A começar pelo fato deles não pagarem nenhum imposto, não te darem recibo ou assinarem contrato e sempre tentarem encontrar uma maneira de te extorquir dinheiro.

O dono da minha primeira casa arrumou uma confusão tremenda com o pessoal. Ele queria cobrar uma taxa extra porque as meninas iam embora no final do semestre letivo, que só tem cinco meses, e ele queria receber o sexto mês de qualquer jeito, mesmo sabendo desde o princípio a data em que elas iam embora. Ah, ele também cobrava 7 euros para você receber visitas em casa. Se você deixar para alugar aqui, não vai pagar o depósito com antecedência e ficar preso a uma situação como essas, que eventualmente pode acontecer.

É isso. Se vocês tiverem alguma dica extra ou quiserem aproveitar o espaço dos comentários para trocar opções de endereço e informações sobre os lugares que acharem, fiquem a vontade. 😉

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

197 comentários sobre o texto “Como alugar um apartamento em Coimbra

  1. Boa noite, estou indo a coimbra para trabalhar e nao para estudar tem ofertas de trabalho la? E e dificil arrumar apto ou casa para morar mesmi sem os documentos a principio pq estou imigrando?

  2. Olá Luiza, sou de Moçambique, e vou à Coimbra para um estágio de 4 meses na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Me recomendarias as lgumas zonas próximas à F. de Ciências para acomodação, e talvez alguns sites de confiança para que eu possa fazer a reserva.

    Cumprimentos!

    1. Oi Clarinda,

      Como essa faculdade é mais afastada do centro, melhor você procurar acomodação nas regiões do bairro Norton de Matos e na região chamada de Polo II.

      Os sites que conheço e confio são os que indiquei no post =)

      bjs

  3. Boa tarde! Vou estudar em Coimbra no próximo semestre e vi que para consegui o visto de estudante tem que comprovar moradia lá, será que eles aceitam se falar que vai alugar quando chegar? Obrigada.

  4. Boa tarde!
    Muito obrigada pelas dicas!
    Talvez vá a Coimbra para estudar em setembro desse ano por um período de 8 meses. Pretendo levar meu filho de 7 anos. Recomendaria-me algum bairro específico, perto da Universidade, Faculdade de Letras? Pensei em ficar mais próxima à Universidade, mas como estou indo com uma criança, acredito que um lugar mais tranquilo e seguro seria melhor.
    Muito obrigada.

    1. Oi Élida,

      Coimbra é uma cidade muito segura, então quanto a isso você não precisa se preocupar.
      Perto da univerdade não é uma zona muito “tranquila”. É mais barulhento e movimentado.

      Acredito que a região da rua do Brasil seria uma boa para vocês.

  5. Boa tarde Luiza gostaria de saber se vc tem local para alugar por 20 dias estarei indo para Portugal dia 3 /12 e voltando para o Brazil dia 23/12 teria como me dizer se vc tem local para alugar meu nome é Andrea e estou muito a procura pois vamos eu e meu esposo só que acabamos deixando para muito tarde alugar .

  6. Ola, você me ajudou e muito. Eu e meu namorado estamos pretendendo em se mudar para Portugal, e estávamos vendo algumas cidades que nos chamou a atenção e uma delas foi Coimbra. Eu amei!!!!!. Mas a minha ansiedade e chegar no local em que pretendo alugar, e me decepcionar, mas com suas dicas eu já estou quais decidida de que e Coimbra que irei morar, estudar e trabalhar.
    Obrigada por ajudar muitos brasileiros a conseguir o que deseja…

  7. A uniplaces cobra uma taxa ao proprietário, o que leva a que o valor final fique mais elevado o que acaba por mexer no mercado e acabar por subir os preços em geral. Não usem essa empresa. Melhor procurar em plataformas imobiliárias como o idealista.

    1. Oi Mariana,

      Eu só indico a Uniplaces para quem quer alugar a distância, sem ter visitado o apartamento. Eu acho mais barato deixar para alugar quando já estiver na cidade, mas tem muita gente que se sente insegura de chegar na cidade sem ter um local para morar e nesses casos, acredito que a Uniplaces é uma opção melhor do que simplesmente alugar no idealista.

  8. Oi Luiza, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida contigo… Eu vi vários estúdios que me interessaram no Uniplaces. Mas a maioria dos comentários que leio em grupo de facebook é que o melhor seria alugar quando estiver em Coimbra. Porém, minhas aulas começam em uma segunda e eu só poderei chegar no sábado ou domingo. Então estou na duvida entre: deixar para ver durante a primeira semana de aula ali (correndo o risco de sobrar estúdios velhos) ou tu indicarias eu alugar pelo Uniplaces (os que vi tem a verificação deles da acomodação) ?

    Obrigada pela atenção! E parabéns pelo blog/site, é muito esclarecedor e bem organizado.
    Beijão
    Muriel

    1. Oi Muriel,

      É uma decisão que depende do tamanho da sua ansiedade. O que você pode fazer é: alugar pelo Uniplaces pelo tempo mínimo, que é de um mês, e nesse período procurar com calma um lugar para você em Coimbra. =)

  9. Oi Luisa, minha filha passou para o Instituto Politécnico de Coimbra, e o campus dela é o da Faculdade Agrária, que pelo mapa é do outro lado do rio. Vc sabe de alguma República lá próximo? Pelo que vi no mapa as repúblicas estão concentradas perto do Penedo da Saudade. Outro questionamento é que no site da Universidade de Coimbra tem indicações de repúblicas e estão marcadas com UC e privado, então as marcadas com UC somente os alunos da Universidade de Coimbra podem se hospedar? Obrigada pela atenção e adorei o site 🙂

    1. Oi Karla,

      Não indico repúblicas para estudantes brasileiros porque saem muito mais caras.
      Acho que é muito mais negócio procurar uma opção de hospedagem privada, tem muitos apartamentos divididos por estudantes na cidade.

  10. Olá Luiza, gostaria de saber quais são os bairros mais próximos e mais baratos para alugar um t1 no entorno da Universidade de Coimbra, perto ou do departamento de direito e/ou do departamento de engenharia eletrotécnica e de computadores.
    E comum ter apartamento com as despesas de água, luz, gás, internet e tv já inclusas no aluguel?
    Vi um imóvel em Celas que tinha todas as despesas inclusas e até uma limpeza semanal, mas na olx não encontrei nenhum imóvel com essas especificações.

    Beijos e obrigada pelas dicas.

    Flávia Procopio

    1. OI Flávia,

      Existem sim muitas opções voltadas para estudantes que incluem as despesas no valor. Mas os imóveis com aluguel tradicional, para qualquer pessoa, não incluem isso.

      Sobre os bairros: baixa, alta (polo II), região da praça da república.

  11. Oi Luiza, tudo bem?
    Meu nome é Máyra e estou em Minas Gerais, Brasil.
    Primeiro gostaria de te parabenizar pelo site.
    Se possível gostaria de uma ajudazinha.
    Meu filho está indo estudar em Portugal agora em fevereiro e não conseguimos um local para morar ainda.
    Ele vai com mais duas amigas e gostarìamos que ficassem juntos.
    Achei no bquarto, uma tal casa 60 e nos encantamos, porém ninguém responde email nem atende o telefone que está no anúncio. Você tem alguma informação sobre esse lugar? Está no anúncio que fica na Rua Sá Bandeira, 60.
    Se vc tiver alguma sugestão, estamos abertos a qualquer ajuda e completamente perdidos. Sâo muitas opções, mas com poucas informações. Como vc mesma disse, estamos longe e tem que ser na base da confiança.
    Espero um retorno seu.
    Obrigada pela atenção
    Abçs
    Máyra

    1. Oi Mayra,

      Não moro mais em Coimbra, não tenho como ter informação sobre o lugar. Só sei que a Rua Sá Bandeira é uma excelente localização, mas um pouco barulhenta.

      A minha sugestão, tal como digo no post, é eles deixarem para alugar quando estiverem lá. Em uma semana já terão achado um lugar. Vale muito mais a pena visitar os lugares pessoalmente, não só por conta do preço, mas também pela confiança.

  12. Ola Luiza,

    antes de tudo parabens pelo site muito informativo. Eu queria uma opiniao sua. Eu sou nativo de Coimbra mas nunca morei ai, apenas ate aos 7 anos, de resto so morei no estrangeiro. Hoje em dia sou nomade digital e posso morar em qualquer lugar. Como tenho esposa e crianca pequena, pensei que Coimbra sendo minha terra natal fosse uma boa base para uma familia viver, minha esposa e Brasileira. O que vc aconselha? Temos uma renda mensal variando entre 1300-1700 euros.

    Obrigado

    1. Oi Miguel,

      Coimbra é sim uma boa cidade para uma família e é mais barata do que Lisboa ou Porto, de forma que a renda de vocês dá e sobra. Porém, tenha em mente que é uma cidade relativamente pequena. Isso me incomodava: a falta de programações e lugares diferentes para ir. Aí vai muito do perfil de vocês.

  13. Bom Dia
    Luiza,
    Parabéns pelo Blog.
    Minha esposa e eu estamos querendo ir morar em Portugal (Visto D2).
    Poderias me dar algumas orientações (locais, regiões para investir).
    Eu trabalho com TI (tecnologia da Informação), Minha esposa é Tec. de enfermagem e esta fazendo de Enfermagem.
    Se puderes me ajudar com algumas dicas ou Links, agradeço muito.

    Obrigado

  14. Oi Luiza, tudo bem? Vou fazer uma Pós Graduação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Vou em Fevereiro de 2018, vou ficar apenas 4 meses, o que Você me sugere? Prefiro ficar sozinho, para aproveitar melhor os estudos. Alugo já um quarto, uma kitnet? Ou deixo pra quando chegar lá? Se deixar pra depois, como faço se o consulado pede uma comprovação de residente em Portugal para emitir o visto?
    Aproveito para parabenizar pelo blog, grande abraço Eduardo.

  15. Olá Luiza,

    Estou indo cursar Marketing e negócios internacionais na ISCAC, qual lugar de Coimbra voce indica pra ficar ?

    desde já obrigado!

    1. Oi Lucas,

      Fica um pouco distante do centro da cidade. Ou você mora perto da escola e quando tiver que sair usa transporte público ou mora no centro e usa o transporte para ir para aula.

  16. Oi Luiza, tudo bem?

    Fui aceito no mestrado em engenharia informática e este fica no polo II da UC.

    O meu caso é o seguinte, as aulas começam dia 11/set/17 e como a minha entrevista no consulado é somente em 22/ago, acredito que o meu visto de estudante não fique pronto. O que você recomenda? Espero ou vou e depois retorno para pegar o visto?

    Eu sou casado e tenho um filho de 2 anos. Você acha que a minha esposa e ele devem ficar no Brasil até eu pegar o visto? Pois vi que somente consigo autorização de residência com o visto… é certo isso ou consigo com a declaração de matrícula na UC?

    1. Oi Breno,

      Acho mais seguro perder duas semanas de aula e esperar pelo visto. Você não terá como ir e voltar, porque seu passaporte fica no consulado.

  17. Olá Luiza, pretendo mudar para Coimbra em Janeiro de 2018. Meu desejo é cursar mestrado em Serviço Social na Universidade de Coimbra. Gostei muito dos seus posts, parabéns
    Vou aproveitar suas dicas para arrendar uma boa moradia.

  18. Olá, Luiza!

    Parabéns pelo excelente blog!!

    Vou a Coimbra para Mestrado em Direito, acompanhado da esposa.

    Ela quer levar os pets (temos um gato e um cão). Os edifícios permitem animais nos apartamentos?

    Sabe algo a respeito para me informar?

    Grato desde já!

    1. Olá Rafael, tudo bem? Vi seu comentário em que diz ir fazer mestrado em Direito, parabéns. Estou esperando resposta do processo de seleção da mesma faculdade. Você pode falar um pouco como foi o seu processo? Estou na ansiedade de receber logo a resposta para começar a me programar, não sei as chances de obter êxito já que é tudo bem subjetivo. Obrigado.

    2. Boa tarde Rafael!

      Eu pretendo fazer o mestrado em Direito em Coimbra.
      E estou meio crua quanto as informações, poderia me dar um help!

      Antes de tudo Luiza, todas as informações que preciso encontro no seu blog, Parabéns!

      Obrigada.

    1. Oi Valeria,

      Coimbra é muito pequena. Como vocês vão estar com uma criança pequena eu sugiro que venham para a cidade e façam a busca daqui.

  19. Oi Luiza. Adorei teu blog, sensacional, uma luz para quem começa a experiência de estudar fora. Minha filha, 18anos, vai começar na universidade de Coimbra em setembro, matriculada recebeu a carta de aceite. Estamos procurando alojamento e precisamos de sua ajuda sobre quais bairros ficam próximos do pólo I, curso de psicologia.

      1. Maria Ribeiro,

        Oi luiza, gostaria imensamente do contato da Lucila,minha filha termina o ensino médio esse ano e quer tentar Psicologia na Universidade de Coimbra.
        Me uma ajuda ai.

  20. Luísa, adorei seu blog. Obrigada por tantas informações valiosas. Minha filha vai para Lisboa estudar (por um semestre. É o intercâmbio dá. UFF) e estou muito preocupada com essa questão de moradia.
    Ela tem cidadania portuguesa e gostaria que você me desse dicas quanto a isso. Se é melhor usar o passaporte europeu ou o brasileiro. Ela vai para a universidade nova de Lisboa e queria dicas de moradia lá, enfim, sabe como fica uma mãe vendo sua filha caçula ir para fora do país pela 1a vez, né? E, detalhe, ela juntou todo o dinheiro do estágio para isso pois eu não posso ajudar muito nesse sentido.
    Obrigada

    1. Oi Christie,

      Se ela tem cidadania portuguesa é muito melhor usar o documento europeu. Não só o passaporte mas providenciar também o Bilhete de Identidade quando estiver aqui. Para vir como brasileira ela precisaria de visto e um monte de documentação. Sem contar que como portuguesa pode circular livremente pela Europa.

      Sobre a moradia, infelizmente não moro em Lisboa e não tenho muitas dicas de moradia lá. Mas os links que indico nesse post valem para Portugal inteira, então ela consegue buscar tudo por ali.

  21. Oi, Luiza! Parabéns pelo seu blog!
    Estou indo fazer mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia em Engenharia Civil. Pelo que vi, é bem distante da região da Alta. Você sabe dizer qual seria a região ideal para buscar moradia?

    1. Oi Rafaela,

      O campus fica no Polo II, então ao procurar, essa pode ser uma boa região. Por ali, o Bairro Norton de Matos também é uma boa

  22. Estou tentando fazer um período de Jornalismo aí em Coimbra e tenho três dúvidas:
    Quais locais são próximos da Faculdade de Letras?
    Pensei em morar em alojamento. Você acha uma boa ideia?
    Como eu justifico a questão de procurar lugar para morar quando chegar aí, na hora de tentar o visto temporário, já que eles pendem a comprovação de moradia?

    1. Oi Juliana,

      Polo 1, Baixa, Celas e Região da Praça da República são próximos a Faculdade.

      Alojamento sai muito caro para quem é brasileiro, não vale a pena.

      Você pode dar o endereço do hostel ou hotel se te pedirem onde vai ficar.

  23. Oi, Luiza. Estou indo para um intercâmbio em Coimbra e reservei um quarto para os primeiros dias até achar algo definitivo pelo site Erasmusu.com. Acontece que, após fazer a reserva, dei-me conta de que ninguém fala sobre esse site, e também não há um link para alteração ou cancelamento da reserva, enfim, há algo estranho. Será que você saberia me dizer algo sobre eles ou me ajudar a procurar informações? Já vasculhei o google e o facebook atrás de dados sobre eles e acabei chegando no seu blog.

      1. Oi Anne,

        Desculpe, como você pode ver por esse e outros posts, nós tentamos responder todos os comentários. Mas dado o volume de pessoas que comentam todos os dias, infelizmente um ou outro acabam passando batido. Foi o seu caso.

        De qualquer forma, não precisava reagir dessa forma, não é mesmo?

        Sobre o site Erasmusu, não sei qual foi a ligação deles com o blog. Eu já usei o site para pesquisar, mas nunca aluguei nada por lá. Eu te aconselharia, uma vez que a reserva já foi feita, a entrar em contato diretamente com o proprietário e verificar se já está tudo certo.

  24. Oi Luiza, bela iniciativa, parabéns.
    Estou pleiteando ingresso no doutorado em Direito em Coimbra.
    Apesar de já ter pesquisado algumas coisas, poderia me informar qual região fica mais próxima da faculdade de Direito da UC para alugar um quarto?
    Vou continuar lendo seu blog, sensacional!

  25. Oi Luiza tudo bem?
    Obrigada pelo post. Estou desesperada atrás de apartamento e estou buscando apartamento em Coimbra e estou na dúvida o que é apartamento equipado e mobiliado. E outra, você quer dividir apartamento comigo? Não tenho ninguém para dividir o apartamento e achei uns por 190 euros, mas já que você disse que é caro, estou buscando pessoas que queiram dividir comigo.
    Muito obrigada

    1. Oi Ivy,

      Mobiliado e equipado quer dizer que o apartamento já vem com todos os móveis, eletrodomésticos e pratos, panelas, etc.

      Sobre dividir apartamento, agradeço, mas eu não moro mais em Coimbra. Quando eu me mudei tb não tinha ninguém para dividir, mas tinha isso como meta. Então aluguei primeiro um quarto, para começar a conhecer as pessoas na cidade.

      190 é um bom preço para um quarto, não é caro não, é perto do preço justo.

    1. Oi Marinara,

      Essa região é muito boa, bem perto de Celas.
      Faz mais sentido morar ali se você for estudar na FEUC, porque as outras faculdades são um pouco mais distantes.

  26. Boa noite,

    Até agora suas dicas foram as mais esclarecedoras e didaticas que encontrei na net, parabens. Como sugestão tambem poderia estender este post para imoveis comerciais, mesmo que superficialmente. Eu por exemplo pretendo me mudar para Odivelas mas queria saber onde posso encontrar com facilidade galpões ou areas proprias para instalar uma pequena transportadora.

  27. Cara Luiza, por favor, vc poderia escrever um artigo sobre o processo do aluguel: documentos, exigências, facilidades e dificuldades, erros comuns, parte legal, etc. Grato.

    1. Oi Marcus,

      Isso depende muito de cada locatário. Aqui tem quem alugue na base da confiança, tem quem peça fiador e 3 rendas pagas antecipadas, tem apartamento mobiliado e equipado, tem apartamento vazio, tem contrato e não tem. Enfim, vai depender muito de quem você for alugar e o que você estiver buscando.

  28. Olá Luisa, parabéns pelo blog! Minha filha passou para Engenharia Quimica na Universidade de Coimbra. Você saberia me informar a melhor localização para alugar um apartamento? Pensamos na opção do alojamento , o que você acha? Ela têm 18 anos e talvez seria bom dividir com alguém para não ficar tão sozinha. Você tem informações do pessoal da graduação? Obrigada

    1. Oi Márcia, tb passei para a Universidade de Coimbra mas para a faculdade de psicologia… tb tenho 18 anos e gostaria de saber se vc já fez alguma escolha pq tb estou em dúvida, tb não queria ficar sozinha. Grata

      1. Oi Marcia e Maria Paula
        Minha filha também com 18 anos,passou para Licenciatura em Design que fica no Polo II.Começamos a pesquisa sobre moradia.Seria ótimo poder dividir com alguém.Vcs são de onde?!?
        Aguardo contato!

  29. Olá Luiza, estou adorando ler seu blog e me empolgando ainda mais para ir estudar em portugal! 🙂

    Meu avô era português e estou fazendo todos os tramites para tirar minha cidadania, você acha que consigo melhores oportunidades tendo a cidadania? Oportunidades que eu digo em relação ao valor dos cursos oferecidos nas universidades, e em relação a trabalho também?
    Digo isso, pois eu teria quer trabalhar para ajudar a custear minha permanência em Portugal. Logicamente que estou fazendo uma reserva de dinheiro, mais nada tão significativo…

    Enfim… agradeceria se me orienta-se! rs

    Seu blog é ótimo!!!

    Bjs!

    Mariana.

  30. Cara Luiza!
    Parabéns pela gentil iniciativa de informar com leveza e humor.
    Pesquisarei em Coimbra por quatro meses – março a julho. Conheço razoavelmente a cidade e o país.
    Penso em um quarto e sala, para casal, não muito distante da Universidade.
    Tenho 67 anos. Busco local limpo, agradável e silencioso (próximo ao Mondego?). Os preços que você aponta em 2015, ainda são os mesmos?
    Grato.
    Ilton

  31. Luísa, tudo bem?

    Eu e minha família iremos morar em Coimbra de fevereiro de 2017 até junho do mesmo ano. Todos iremos estudar. Eu farei um semestre da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Meu pai irá fazer doutorado sanduiche na Faculdade de Educação e minha mãe fará uma capacitação na Universidade de Évora. Além disso, tenho dois irmãos em idade escolar. Um com 16 e outra com 8.

    Reservamos três dia em um hotel para podermos procurar um apartamento para alugar/arrendar. De qualquer modo, estou procurando na internet para verificar os preços desde já. Acredito que nos conseguimos nos acomodar em um apartamento (ou casa) T3 ou até mesmo T2.

    Você tem alguma dica para mim? Algum contato? Tem alguma informação sobre escolas em Coimbra para os meus irmãos?

    Suas dicas são ótimas! Desde já agradeço!

    1. Oi Gabriela,

      Acho que um T2 seria muito pequeno para vocês. Um T3 ou T4 é uma ideia melhor.

      Não tenho nenhuma dica extra além do que está no post, infelizmente. Achei meu apartamento na OLX.

      Sobre a escola também não sei ajudar, não tenho muita noção dessa área.

      Abraço

  32. Olá Luiza, bom dia!

    Estou interessado em estudar engenharia civil em coimbra. Tenho família em Sertã, vale a pena ir e voltar de lá ou é melhor morar em coimbra mesmo?

    Outra dúvida, eu sou neto de português e tenho direito a cidadania, vale a pena tentar estudar como português? tenho mais chances de bolsas ou subsidio?

    Muito Obrigado! Seu post está show!
    Abraços Gabriel

    1. Oi Gabriel,

      Meio complicado fazer esse bate volta para Sertã, a não ser que você tenha carro.

      Vale a pena estudar como português porque as mensalidades são imensamente mais baratas do que para os estrangeiros!

  33. Olá Luisa! Estou pensando em ir para estudar na Faculdade de Medicina, e gostaria de umas dicas para morar. Gostaria de um apartamento para duas pessoas e banheiro privativo. qual o melhor bairro e melhor site para achar?
    Tem apart hotel em coimbra? conheces algum?

    Obrigada e adorei seu blog!

    Beijos

  34. Oi Luiza,

    Qual é a melhor localização para morar com um filho de 11 anos? Irei estudar na Faculdade de Economia, ele ainda não sei (vcs tem algo sobre escola para os filhos?).
    Gosto de lugares calmos porém com funcionalidades.
    Grata!

    1. Oi Rebecca,

      Os bairros perto da Feuc são ótimos: Santo Antônio dos Olivais (é um bairro gigante, veja só as opções que são perto da FEUC mesmo) e Celas. A região perto da Rua do Brasil também é boa e tem bastante coisas acessíveis. Mas para ir para FEUC você teria que pegar ônibus ou caminhar bastante.

      Não sei te dizer nada sobre escolas.

    2. Olá Luiza, boa tarde! Estou precisando de um Brasileiro para Contrato . Meu Filho esta info para Portugal em janeiro para verificar as possibilidade de fazer direto em Coimbra. Poderia indicar alguem que possa ajuda-lo? Meu Filho e o Renan Tolentino SARAIVA

      Muito Obrigado e otima semana

  35. Olá Luiza
    Sou Angolano, pretendo fazer Licenciatura em engenharia química em Coimbra, gostaria de saber onde fica a Universidade que contém este curso e onde posso arranjar um apartamento mais próximo da Universidade?
    Gostaria também que me desses alguns sites das universidades de Coimbra
    Obrigado

  36. Olá Luiza, parabéns pelo blog! Vou estudar na faculdade de direito de Coimbra (doutorado) e procurando um lugar para morar, vi que tem vários estúdios com a seguinte localização: União Das Freguesias De Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina E São Bartolomeu). Sabe me dizer se esta localização é ruim? Estúdio seria uma boa opção? Muito obrigada

    1. Oi Helena,

      Desculpe não responder antes – estava cumprindo uns prazos da minha dissertação de mestrado

      Essa localização é ótima. Bem perto do campus da universidade que você vai estudar

      bjs

  37. Oi Luiza, sou do Pará e me interessei agora pela ideia de fazer mestrado em Portugal. Porém sou dependente financeiramente da minha mãe, e para convencê-la tenho que me planejar muito. Enfim, faço odontologia, você sabe onde fica meu campus e qual o melhor bairro para procurar um apartamento? Vou seguir sua dica e escolher o apartamento quando estiver aí, porém quero pesquisar tudo sobre a região e mostrar pra ela, assim quem sabe ela se convence. Outra coisa que me deixou bem confusa, foi que lá informa 2 semestres, aqui no Brasil equivale 1 ano, porém no site da universidade de Porto trata como se fosse dois anos. Sabe me informar sobre o assunto?
    Obrigada pela atenção!

    1. Oi Adryele,

      Desculpe a demora para responder.

      O campus da Odontologia é o mesmo da Faculdade de Medicina, que é o Polo 1. Coimbra é muito pequena e as pessoas fazem quase tudo a pé. Então, qualquer lugar num raio de 2km no entorno da faculdade é uma boa opção.

      Não entendi a sua dúvida sobre os semestres. O mestrado tem duração de dois anos.

  38. Boa noite Luiza!

    Primeiramente, quero dizer que descobri esse site hoje e que já li várias e várias matérias de vocês 3! Realmente, escrevem muito bem e me fizeram com certeza querer comer as comidas de Portugal para engordar mais (sua matéria) kkkkkk… mas, bem, ainda estou planejando TUDO, ou melhor, iniciando e tentando entender esse negócio complexo que é viajar kkkkkkk…

    Nunca saí do pais, mas quero aproveitar a oportunidade e conhecer a terra de onde meus ascendentes vieram! e aí é que surgem as dúvidas… Vamos lá:

    Quero expor questões acerca do meu estágio, que realizarei provavelmente entre setembro/dezembro do ano que vem (2017). Sou enfermeiro residente em oncologia pela UNIFESP e tenho que ir, de preferência, para fora do país.

    Pretendo ir para o “Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil” (Avenida Bissaya Barreto 98, 3000-075) passar UM MÊS, como estágio optativo. Eu sei que ainda é meio cedo pra pensar em tudo isso (OU NÃO! kkk), mas eu queria que, se possível, você me ajudasse a encontrar lugares baratos e bons pra ficar durante esse mês de estadia em Coimbra, além de ter aí alguns dias para poder sair e conhecer esses lugares fantásticos de Portugal.

    MAS…

    Como o estágio é em 2 meses, é óbvio que não quero ficar só em Portugal, queria viajar de lá para alguns lugares do leste europeu (10-15 dias) e depois para a 2ªterra de meus ascendentes, a Índia (10-15 dias), e voltar de lá para casa (São Paulo: podendo ser Congonhas ou Guarulhos).

    Você acha que consigo fazer TUDO ISSO com R$ 18.000,00?

    Queria gastar pouco no período de 30 dias iniciais (8 mil no máximo), para conseguir poupar um valor bom para passar nos outros locais. O TEMPO DA QUAL TENHO DIREITO, DO ESTÁGIO OPTATIVO, É DE 2 MESES. Quero fazer 30 dias de estágio + 10-15 dias em algum lugar da Europa (não precisa ser o Leste, se você ver que não dá pelo valor que pretendo gastar, apesar de que vi em alguns posts que lá é bem mais barato que o outro lado da Europa, no caso) + 10 – 15 dias na Índia.

    FALA QUE É POSSIVEL, VAI! Kkkkkkkkkkk…

    Muito obrigado,
    Abraços.

  39. Oi, Luisa! Estou indo morar em Coimbra, pois passei na Politécnica dai! Sobre essa questão de moradia, tem algum lugar (“bairro”, no caso) que se deve evitar? Você tem alguma dica de regiões mais propícias para alugar alguma coisa ou tudo por ai é “de boa”? Aliás, onde fica o centro de Coimbra? É basicamente onde fica a UC?
    Desculpe tantas perguntas! Adorei o blog e suas dicas, estão ajudando bastante! Beijinhos!

  40. Oi Luiza tudo bem?
    Minha filha esta indo estudar aí em Coimbra (setembro)
    Estamos precisando muito da sua assessoria, tipo meio que sem rumo, apesar dos seus post ajudarem muito, estamos nos baseando neles para ajeitar tudo.
    Tem como entrar em contato conosco,
    Agradeço sua atenção, e que em breve possamos nos conhecer pessoalmente.
    Abraços

    1. Oi Ana Paula,

      Olha, entendo demais o seu desespero, mas eu não consigo dar assessoria pessoal para todo mundo que me pede, por isso coloco nos posts exatamente tudo o que sei e ainda respondo todos os comentários aqui!

      Espero que entenda!

      abraço

      1. Olá, minnha namorada irá em setembro. De início tentará a moradia do polo 3 da UC ( bem nova e para estrangeiros)
        os horários de chegada dos voos são bem ruins e caso chegar de noite é possível ser atendido ou acessar a moradia ? Ou é melhor procurar um Hotel para dormir e ir no outro dia ? Obrigado

  41. Luiza, boa tarde!

    Muito interessante seu post!
    Estou indo morar em Coimbra com uma amiga em setembro, pois vamos fazer mestrado na UC e ja estamos loucas atras de apartamentos.

    Os preços são bem parecidos mesmo, mas vejo que a maioria das casas/apts não oferecem wi-fi e serviço de aquecimento.

    Ademais, não sei se é impressão minha, mas tem uns estudios de 230 euros que são super charmosos e ja oferecem wi-fi e outros serviços. Me parecem mais vatajosos.

    O que você me diz sobre isso?

    Onde você mora é perto da UC e tem local para alugar, você sabe? No aguardo! obg

    1. Oi Rafaella,

      Se você alugar um apartamento por sua conta, para dividir com a sua amiga, wifi e as outras contas vocês vão contratar, assim como seria no Brasil. Por exemplo, meu apartamento custa 187,50 de aluguel – dividido, mais a conta de internet, luz, gás e energia. No final das contas, pago cerca de 230 por mês.

      Não tenho nada contras esses estúdios também. Só é bom ficar de olho no tamanho, pode não ser suficiente para duas pessoas dividirem.

      Tem muito lugar para alugar perto da UC, não se preocupe com isso.

  42. Luiza, boa noite! Estou analisando a possibilidade de morar em Portugal. Tenho 35 anos, quase 36, minha esposa a mesma idade. Sou formado em Gestão Comercial e ela em Ciências Sociais, no Brasil ela é professora de Sociologia. Você sabe dizer como está o mercado de trabalho neste local? Temos de validar nossos diplomas para trabalhar em Portugal? E quanto ao colégio para meu filho, há colégios públicos?

  43. Luiza, boa tarde.
    Muito bom seu texto.
    Estou indo para Coimbra iniciar o mestrado em energia para sustentabilidade e ficarei 18 meses na cidade.
    O curso é desenvolvido pelo departamento de engenharia mecânica. a princípio, eu estava me programando para ficar na moradia da faculdade que, segundo o site da faculdade, teria um custo mensal de 265 euros. Porém, pelo que vi em seu post, não compensa ficar na moradia da faculdade. Além disso, sou casada e meu marido continuará no Brasil, me visitando esporadicamente; acredito que não será permitida a entrada e estadia dele na moradia, certo?
    Poderia, por gentileza, comentar sobre as melhores opções, sob seu ponto de vista.
    Muito obrigada,
    jaqueline.

    1. Oi Jaqueline,

      O valor de 265 é bem caro para Coimbra. Além disso, eu não conheço as regras da moradia, mas eu imagino que não será tranquilo para você receber seu marido com alguma frequência.

      No meu ponto de vista a melhor opção seria encontrar uma colega para dividir com você ou alugar um quarto num apartamento, como explico no post!

  44. Hum, parabéns pelo blog… o melhor no que se propõe! Vou para Coimbra fazer o doutoramento em História em set/16, vou pela sua dica e vou controlar minha ansiedade e alugar (ou arrendar, rs) quando estiver aí… Vamos ver.

  45. Boa tarde!

    Me tire uma dúvida por favor. Para conseguir o visto eu tenho que apresentar comprovante de moradia para um período de tempo maior ou uma reserva por exemplo em hotel de 2 semana pode ser aceita? Porque chegando em Portugal procuraria a moradia fixa.

    Obrigada

    1. Oi Amanda,

      Não é exigido o comprovante de moradia no visto tirado no Brasil. Pelo menos, não foi para mim. Eles só pedem um endereço. Quando eu cheguei em Portugal, porém, no SEF, você precisa desse comprovante. Mas aí você pode agendar sua visita lá só depois que já tiver uma casa.

  46. Bom dia sou Jefferson sou eu a esposa e 2 filhos de 7 e 12 anos penso em ir para Portugal pelos filhos cria los será que com 700 euros consigo sobreviver alugo o imóvel aqui inicial ate arrumar trabalho e minha esposa cuidadora de idosos é fácil esse tipo de ramo por ai ou não deus te abençoe ai por tudo

    1. Oi Jeferson,

      Com 700 euros, metade do seu orçamento iria para o aluguel do apartamento.
      Não é exatamente fácil encontrar emprego em Portugal, visto que o país está em crise há anos. Porém, nessa área, como há muitos idosos, talvez sua esposa ache emprego

  47. Olá, Luiza,
    Parabéns pelo blog e pelo auxílio aos estudantes e familiares. Vê-se que você procura facilitar a vida das pessoas, com suas experiências e interesse em que não padeçam em terras estrangeiras.
    Você sabe qual o melhor bairro para ficar para quem vai fazer mestrado em direito?
    Grata e sucesso,

    1. Oi Dina,

      Coimbra é uma cidade relativamente pequena e dá para fazer quase tudo a pé.

      Para quem vai fazer direito, acredito que a região da Praça da República, Celas e Conchada são boas.

  48. Olá Luiza,estou acompanhado o Blog e ache muito explicativo,parabens!

    Minha dúvida é a seguinte, estarei indo com minha esposa e meu filho de 3 anos para morar ai em Coimbra(nos identificamos com Coimbra) e vimos muitos apartamentos na região de santo António dos Olivais,em conta,para arrendar,gostaria de saber,com sua experiencia,se é uma região boa na parte de transportes e a burocracia para arrendar sem ter um fiador.
    Minha esposa é cidadã portuguesa e meu filho também,e iremos procurar emprego por ai para podermos no sustentar,

    Obrigado.

    1. Oi Fabio,

      Santo Antônio dos Olivais é uma região muito grande. Muito grande mesmo. Então, depende de qual altura de Santo Antônio dos Olivais você está encontrando apartamento.

      Se você conseguir fazer o aluguel sem a intervenção de uma imobiliária, não há necessidade de fiador. Meu aluguel, por exemplo, é sem fiador.

  49. Oi Luiza Antunes,
    Somos do Brasil. Sou casada e não tenho filhos. Estamos com forte intenção de ir morar em Portugal. Observamos que a Cidade de Guimarães cabe em nosso perfil. Uma cidade mais tranquila para mim que tenho 40 anos e para o meu esposo que tem 49 anos que gosta de sossego. Ele é funcionário público aposentado e ganha em torno de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais ). Nos dê alguma orientação sobre essa cidade,como aluguel,despesas mensal,saúde, etc..
    Agradecemos os seus link e demais orientações que vamos receber de você.
    Um forte abraço!
    Ângela & Sérgio.

    1. Oi Ângela,

      Me desculpe, mas não conheço Guimarães e não poderia te dar informações específicas sobre o custo de vida lá.

      Mas dadas as dimensões, eu diria que é algo bem parecido com os preços que pontuo para Coimbra.

      Abraço,

  50. Oi Luiza. Estou adorando seu blog. Minha filha acabou de ser aprovada em Direito na UC. Ela tem apenas 17 anos e estamos preocupados com a moradia. Estamos pensando em alugar um apartamento pra ela e tentar dividir com alguém. Num primeiro momento é complicado porque ninguém se conhece. Vou aproveitar sua dica para começar a procurar alguma coisa Aceito sugestões.

    Beijo e parabéns pelo blog.

    1. OI Patricia, estou na mesma situação.Meu filho foi aprovado em direito e estamos com muitos dilemas. Somos de Juiz de Fora, minas. Agradeço muito a vc Luiza! Site ótimo! Em breve vou precisar de suas dicas. Um abraço, Cristina.

    2. Oi Patrícia,

      Tem muita gente para dividir apartamento por aqui. Sugiro que vocês alguém um hotel ou hostel para os primeiros dias e tentem encontrar o apê daqui mesmo.

  51. Olá estou amando seu blogue
    Estou planejando em ir final do ano com minha filha para Portugal ela quer estudar na universidade minho.tenho uma dúvida referente a moradia no sentido de quais documentos será rescessario.soube que precisa de fiador..como conseguir isso estando aí?Help me

    1. Oi Maria,

      Olha, falando pela minha experiência em Coimbra, não precisa de fiador não. Inclusive, vale muito mais a pena você negociar diretamente com os proprietários ao invés de envolver imobiliária.

  52. Ola Luisa, todo bem?
    Parabens pelos texto estao ajudando muita gente .
    Fiquei tao inspirado ao ver teu post sou mocambicano de 17 anos de idad estou fazendo 3ano do nivel medio e nao tenho nenhum curso mas sempre gostei de realizar meu sonho fora do meu continente natal e logo minha vista deu no Portugal .
    A minha preocupacao e’ Sera que sou capz de me formar meu sonho em portugal?
    O que tenho que seguir primeiro como iniciativos…bjs

  53. Ola Luisa, todo bem?
    Paranens pelos textos estao ajudando miuta gente .
    Fiquei tao inspirado ao ver teu post sou mocambicano de 17 anos de idad estou fazendo 3ano do nivel medio e nao tenho curso mas sempre gostei de realizar meu sonho fora do meu continente natal e logo minha vista deu no Portugal .
    A minha preocupacao e’ Sera que sou capz de formar meu sonho em portugal?
    O que tenho seguir primeiro como inciativos…bjs

  54. Olá, Luíza
    Pretendemos eu e minha filha ir morar em Coimbra. Sou enfermeira há 22 anos,e minha filha e formada em ciências da computação e atua em área comercial.
    Gostaria que me ajudasse se for possível ,me informando:
    Há possibilidade de trabalharmos aí em Coimbra?
    caso não a gente não consiga colocação na nossa área,vc sabe dizer se e possível outra colocação?
    Consegue-se viver de maneira adequada, simples com os salários oferecidos?
    Entrando como turista há oportunidades de trabalho que possibilitem a legalização?

    Obrigada pela atenção!
    Abraços

  55. Boa noite Luiza,

    Aproveitando seu conhecimento, sabes como funciona o aluguel de imoveis que permitam animais? tenho dois cachorrinhos de porte pequeno…

    Grata

    1. Oi Janaina,

      Olha, é uma questão que você vai ter que negociar com o proprietário mesmo.
      Tem muita gente que tem animais em apartamento, você precisa encontrar um dono de imóvel que não ligue para isso

  56. Muito bom seu texto, Luiza! Estou querendo ir para Portugal e estou juntando a maior quantidade de informações possível para ir preparada, seria melhor eu fechar um contrato de moradia com Imobiliária ou direto com o dono?

    1. Oi Carol,

      As duas opções são possíveis. Eu dei preferência para fazer meu contrato diretamente com o dono, mas também fiz contato com imobiliária, quando estava procurando.

      Abraço

    1. Oi Moab,

      Olha, vc me pegou agora: não faço ideia! Nunca vi essa classificação V.
      Talvez se você pudesse me mandar um link, para eu entender o contexto, eu possa te explicar!

      Abraço

      1. Olá Felipe,moratias do tipo t (t0,t1,t2,t3) é a classificação dos apartamentos enquanto v0,v1,v2,v3…. é classificação para casas(vivendas).

  57. Olá, Luiza!

    parabéns pelos textos, estão ajudando bastante nas minhas pesquisas. Estou pensando em me candidatar para o Doutorado na UC e, se tudo der certo, meus dois filhos (15 anos ambos) deverão ir comigo. Eles estudariam na rede pública (escola secundária). Você saberia me informar qual bairro/região e melhor para alugarmos um apartamento, considerando localização, segurança, comércio e serviços etc.?

    Estarei em Portugal no final de maio por 3 dias e penso em passar esses dias em Coimbra, conhecendo um pouco a cidade e dando uma olhada geral. Por isso, seria importante ter esses bairros/regiões mapeados, entende?

    Muito obrigado por qualquer ajuda que puder fornecer e, claro, pela disposição em escrever esses textos que nos ajudam tanto!

    1. Oi Marcelo,

      Olha, Coimbra é relativamente pequena. Uma boa região para quem vem em família é a área onde moro, na zona da Rua do Brasil. Também acho Celas, Santo Antônio dos Olivais (na região no entorno da Faculdade de Economia) e a Conchada bons bairros.

      Abraço,

  58. Olá Luiza, td bem?
    Vou tentar o processo seletivo para o Mestrado em Inovação, Intervenção social e Empreendedorismo. Gostaria de algumas dicas se possível:
    -Como fazer uma boa carta de motivação
    -O processo seletivo é muito difícil?
    -Você tem alguma bolsa? é possível se bancar ai em Coimbra sem bolsa?
    -Existe uma modalidade de bolsa da Capes de Mestrado Profissional, você acha que o curso se encaixaria?

    Obrigada

    Meiriane Lima

    1. Oi Meiriane,

      Você já deu uma olhada nesse post aqui: https://www.360meridianos.com/2014/08/estudar-em-portugal-o-que-voce-precisa-saber.html

      Então, a carta de motivação precisa tratar das suas competências, experiências e porque você seria uma boa adição ao mestrado.

      O processo seletivo não é difícil, tendo em vista que não são muitas exigências. Mas não dá para prever qual será a concorrência no seu ano.

      Não tenho bolsa, me banco com meu trabalho aqui do blog. A grande maioria dos brasileiros que eu conheço não tem bolsa, nem trabalho, vieram com o dinheiro que juntaram antes. Algumas bolsas aparecem depois do primeiro ano de curso.

      Não conheço essa bolsa da Capes, mas o mestrado tem um certo foco profissional, talvez você poderia tentar.

  59. Olá Luiza!
    Eu vou fazer Historia na UC e gostaria de saber se é melhor eu ficar no alojamento da Faculdade ou alugar por fora. E qual local você recomenda que seja perto da FLUC

    1. Oi Matheus,

      O melhor é alugar por fora. O alojamento da faculdade é mais caro para estudantes estrangeiros e não compensa, no final das contas.

      A FLUC fica na alta, perto da maioria dos prédios do Polo II. Nessa região e a área da Praça da República/Conchada/Celas são o mais próximos.

      abraço

  60. Ola Luiza, Boa tarde!!!
    Parabens pelas valiosas dicas…
    Minha querida, estamos querendo ir para Coimbra, eu e meu filho, para ele cursar Engenharia Civil na UC…ele faz medicina na UECE( universidade estadual do ceara) em Fortaleza…mas não esta satisfeito.Suas notas no ENEM confirmam sua entrada na UC tranquilamente….gostaria de saber se é melhor eu ir fazer a matricula ai com ele e ja procurar moradia ou tenho que fazer tudo aqui no Brasil antes de ir?

    Atenciosamente
    Lorenna Cardoso Pessoa

  61. Olá Luiza, tudo bem?
    Muito úteis as suas informações!!
    Planejo ir para Coimbra em fevereiro para cursar pós doutorado, na Universidade de Coimbra.
    Ainda tenho algumas dúvidas. Principalmente em relação a um orçamento básico. Quais são os valores atuais necessários para cobrir despesas gerais?

    Obrigado pelas informações.

    Saudações,

    Marcos Edílson

  62. Oi luiza,SOU ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO DO CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM BH E VOU FORMAR EM 2016. MAS DEVIDO AO RESTRIMENTO DA ÁREA PARA SE INGRESSAR NO MERCADO E CANSADA DE MORAR NO BRASIL, ESTOU PENSANDO EM MUDAR PARA PORTUGAL. GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE:
    * TEM COMO EU VALIDAR MEU CERTICADO E FAZER UMA ATUALIZAÇÃO DAS LEIS TRIBUTÁRIA DE PORTUGAL PARA TRABALHAR AI?
    *É POSSIVEL CONSEGUIR UM EMPREGO AI, OU TEREI DE TRABALHAR COMO AUTÔNIMA PARA SOBREVIVER?
    * QUANTO CUSTA UMA FACULDADE EM COIMBRA NA ÁREA DE ECONOMIA?
    LEMBRANDO QUE TENHO UM FILHO DE 11 ANOS QUE TEREI DE LEVAR.

    1. Oi Marília,

      Sim, é possível trabalhar aqui mesmo sendo estudante, basta uma autorização relativamente fácil de conseguir no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

      A questão do emprego é mais complicada. Porque o índice de desemprego em Portugal é muito maior do que no Brasil. Não quer dizer que você não vai encontrar, mas que não será nada fácil.

      Não sei os custos exatos dos cursos. Tem mudado a cada ano o valor para estrangeiros. Dá uma olhada no site: http://www.uc.pt/feuc

  63. Bom dia Luiza. Vou cursar mestrado em Gestão na faculdade de economia. Li em outro blog que o vale das flores é o melhor local da cidade pra se morar. vc tb acha isso? lá é bom pra quem vai estudar na FEUC? abs…

    1. Oi Everton,

      Não sei onde você viu isso não, mas o Vale das Flores é longe de tudo: da faculdade, da vida noturna, etc. Talvez seja bom para quem tem carro, mas para os estudantes é bem fora da rota.

      Para quem estuda na FEUC as melhores regiões são Celas e Santo Antônio dos Olivais.

      Abraço

  64. Oi Luiza em fevereiro/16 estou indo para Coimbra para um curso de 5 meses. Estou indo para a Faculdade de Direito. Qual é o melhor lugar para eu ficar proximo da universidade.Já que a unica opção de andar na cidade é a pé.

    1. Oi Maria Lucia,

      Desculpe não ter respondido antes, acho que seu comentário ficou perdido na caixa.

      Olha, andar a pé não é a única opção, tem ônibus tb (eles chamam de autocarro).

      Não sei se você já alugou alguma coisa, mas a Faculdade de Direito é bem central, então a região da Alta (Polo II), a região da Praça da República, Conchada e Celas são boas.

  65. Excelente post Luiza, parabéns!

    Fiquei com uma dúvida em questão as negociações de preços. Os portugueses são do tipo que colocam preços mais altos do que o preço justo para permitir a negociação, de modo que quem for mais persistente leva a melhor, ou são do tipo que estabelecem um preço e ponto final?

    Obrigado!

  66. Oi Luiza! Estou dependendo do visto para partir para Coimbra em outubro para iniciar meu mestrado. Me candidatei inicialmente a um alojamento da própria universidade. Pode me dizer alguma coisa sobre isso? Sabe me dizer se não é bom? Realmente nesse primeiro momento não me importo muito em dividir o quarto com outra pessoa porque estou tentando baratear os custos, mas sou uma pessoa bem tranquila e um lugar muito barulhento não ia funcionar.
    Aguardo sua resposta ansiosa
    Abraços
    Silvia

    1. Oi Silvia,

      Eu acho os alojamentos da universidade uma má ideia por vários motivos:

      1. São mais caros do que as outras opções privadas, principalmente para estrangeiros, já que o preço não é o mesmo do que para os portugueses.

      2. Muita bagunça, pouco espaço.

      Recomendo que você busque alugar um quarto num apartamento para estudantes.

  67. Olá Luiza,

    Estou indo pra Braga daqui há uns dias pois irei cursar o mestrado na Universidade do Minho. Tbm estava com muitas dúvidas com relação a hospedagem, já que não acho uma boa alugar quarto pela internet. A questão é que o consulado aqui pede que vc comprove onde vc vai ficar…dai, gostaria de saber se acontece de enviarem alguma comprovação sem que vc ainda tenha feito o contrato com o dono do apartamento?

    Obrigada pelas informações.

    Att,

    Marisa

    1. Oi Marisa,

      Hum, não sei! Eu talvez reservaria algum hotel ou Airbnb por um mês e explicaria que vai procurar um lugar fixo quando já estiver na cidade.

  68. Olá Luiza, parabéns pelo site.
    Vou cursar mestrado em Coimbra, na Faculdade de Farmacia, a partir de 14/09/15 e vou ficar no minimo 2 anos. Estou procurando locais para ficar de acordo com o seus posts. O que vc aconselha, pegar um Hostel por uns 20 – 30 dias ou por período menor (uns 10 dias) e ai procurar in loco um local para ficar de acordo com meu gosto.

    1. Oi Antonio,

      Mil desculpas, não tinha visto seu comentário antes!

      Eu acho que o ideal é pegar um hostel por uns 20 dias para procurar um apê aqui.

  69. Olá Luiza Antunes,
    Gostei demais do seu post. Utilíssimo.
    Também gostaria de uma dica. Vou com meu marido passar 3 meses em Coimbra para cumprir uma parte do meu Pós-doutorado. Não estou conseguindo alugar um apartamento para contrato curto. Só há contrato para, pelo menis, 1 ano.
    Qual a sua dica para nós? Não dou mais uma estudante novinha. Qual a sua dica para nós?
    Desde já agradeço e mando um grande abraço para você.
    Beth

  70. Olá Luiza,

    Vou passar o próximo semestre em Coimbra também… Pretendo seguir suas dicas de deixar para fechar o negócio só lá. Você saberia indicar algum hostel ou outra hospedagem em Coimbra que seja bem localizada para a procura de quartos?

    Obrigado 🙂

  71. Olá Luiza! Adorei o seu post, me abriu alguns novos horizontes referente a custo de vida em Coimbra. Devido aos problemas industriais e a má administração do Brasil, estou me ajeitando e logo mais estarei em Portugal. Gostaria de saber como anda por aí, se também está em crise.

    1. Oi Murilo,

      Sim, Portugal está em crise desde 2008, e não dá muitos sinais de melhora no momento.

      Essa crise afeta mais os empregos, que são bem difíceis de achar e o salário médio da população, que é mais baixo. Mas com isso, o custo de vida também é menor.

      Eu, como estudante, não sinto essa crise na pele.

  72. Vou chegar um dia antes das aulas começarem, então você me acontecelha pagar hotel e procurar quando chegar ou procurar desde já e alugar somente vendo fotos? estou um pouco apreensiva quanto a isso, pois como você disse tenho medo de acabar alugando um apê mofento ou em uma localização ruim. Mas ao mesmo tempo tenho medo de chegar e a maioria dos bons já estarem alugados.

    1. Oi Nic,

      Eu tinha o mesmo medo que você. Mas tem muita opção de hospedagem. Sim, muitas opções já estarão ocupadas, mas ainda haverão várias vagas. O ruim de alugar pelas fotos na internet é que você acaba “presa” a um lugar por uns 6 meses!

  73. Olá luiza,
    se tudo der certo, estarei indo em fevereiro de 2016 passar 2 meses em coimbra fazendo uma parte da faculdade ai.
    para alugar 2 meses você recomenda alugar mesmo um apartamento ou pegar um desses dormitórios que a faculdade coloca no site? vi alguns lugares por até 77 euros, ai fiquei com medo de serem muito ruins…
    mas ao mesmo tempo que sei que vai ser difícil alugar por só 2 meses
    alguma dica?

    1. Oi Anelisa,

      Olha, esses preços que a universidade coloca no site são a maior furada. Na verdade, o valor quase triplica para estrangeiros, não vale a pena!

      Dá uma olhada no Airbnb! Conheci uma menina belga que ficou só 2 meses também, alugou a mesma casa que eu morava pelo Airbnb e pagou menos do que eu, na soma geral! hahaah

  74. Oi 🙂
    Pretendo fazer minha faculdade em Portugal , e gostaria de saber se é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo ? ´Pois meus pai acho que só iram pode mandar uns 230 a 260 euros por mes para mim . Eu perguntei a uma mulher que morar em Coimbra e ela falou que Universidade não oferece bolsas isso procede ? , E tipo a bolsa era uma ajuda muito grande para mim pois tenho 0 condições de pagar a mensalidade , e possivel viver somente com 730 euros em Coimbra ?
    Desde de já meus agradecimentos

    1. Oi Emanuelle,

      Realmente, a universidade não oferece bolsas. Você teria que tentar com algum organismo internacional, como o banco Santander ou outras instituições assim.

      Não entendi muito bem sua dúvida, porque os valores não estão batendo. Meu custo de vida em Coimbra, sem a mensalidade, gira em torno de 500 euros por mês.

      Abraço

  75. Oi, Luiza!

    Eu estudo Jornalismo aqui em SP, mas vou cursar o próximo semestre na Universidade de Coimbra 🙂

    Gostei muito do seu post! Eu também estou um pouco apreensiva com a questão da moradia… Você acha que se eu chegar duas semanas antes das aulas começarem eu tenho tempo suficiente para encontrar uma moradia? Vale a pena pesquisar nas imobiliárias de Coimbra?

    Beijos

    1. Oi Giovana,

      Em primeiro lugar, não vale a pena pesquisar nas imobiliárias, já que você vai ficar só por um semestre e elas obrigam um contrato de pelo menos um ano.

      Eu acho que você consegue encontrar um lugar sim em duas semanas. Tem muita oferta e muitos estudantes saindo e outros chegando.

      bjs

  76. Excelente post. Claro e objetivo. Fiquei chocada com a taxa de visitas, como assim??

    Esse histórico de senhorios aproveitadores é relativamente recente, sabia? Quando cheguei aí em 2006 não ouvia muito sobre isso, mas infelizmente foram os próprios estrangeiros que cavaram esse problema (sem generalizar, claro). O programa Erasmus cresceu demais (acho que dobrou ou mais) nos últimos anos e vários programas de bolsas também “injetaram” muitos estudantes de fora na cidade. Um aumento absurdo desde 2010 mais ou menos. Daí comecei a ouvir histórias de moradores que saiam sem avisar e levando objetos da casa, festas sem noção (jovens imaturos emancipados + pais em outro país = problemas), conflitos com vizinhos etc. Lógico que os portugueses não são santos, mas os maiores problemas são com estrangeiros mesmo.

    Isso acabou “criando” uma geração de senhorios beeem desconfiada e alguns espertinhos. Enfim, uma situação que me entristece muito, porque (agora sim generalizando) é tudo culpa de uns filhinhos de papai ridículos que nunca saíram de casa e se acham os donos do mundo.

    Que a universidade e a convivência amadureçam essas cabecinhas de melão. Amém.

    1. Oi Bia,

      Concordo demais com o que você falou, acho que é essa mesmo a fonte do problema!

      Mas então, o cara era desse nível, cobrava taxa de visitas, entrava na casa qualquer hora, dia e noite, sem avisar antes e outras picaretagens mais…

      bjs

      1. Bizarro. Mesmo com o histórico de inquilinos problemáticos, ainda é possível encontrar bons senhorios. Se precisar de ajuda futuramente pode contar comigo. 🙂

        Boa sorte na casa nova. É um apê lindinho hein…

        bjs

        P.S.: Deixei um inbox no facebook pra vc, depois dá uma olhadinha. rs

        1. Oi Bia,

          Eu não recebi! Chega tanta mensagem de gente que não conheço naquele “outros” que eu acabo não vendo!
          Você pode me mandar uma solicitação de amizade e a msg de novo, por favor?

          bjs

  77. Coincidencia, nosso ultimo post também foi sobre Coimbra!
    O Marcus ficou uns meses lá, quando a irmã dele estudava na cidade!
    Quero muito conhecer!

    Beijos!
    Aline

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.