Como alugar um apartamento em Coimbra

O número de leitores que me perguntam sobre aluguel em Coimbra tem crescido bastante. Eles querem saber quanto custa um quarto, um apê, como encontrar um lugar e outras dúvidas do tipo. Essas foram as questões que também me assombraram quando fui aprovada no mestrado e comecei a me preocupar com onde iria morar na cidade.

Morei por dois anos em Coimbra e tive duas casas, então posso falar com propriedade sobre os processos de encontrar e alugar (ou arrendar, como dizem os portugueses) um cantinho para chamar de seu em Coimbra. E acho que as dicas se aplicam mais ou menos a qualquer cidade em Portugal. Também fiz um post específico sobre morar no Porto. 

Quer estudar em Portugal? Então leia todos os posts que já escrevi sobre o tema:

Estudar em Portugal: tudo o que você precisa saber

Como conseguir uma Bolsa de Estudos no exterior

Como transferir dinheiro para o exterior pagando menos taxas

Como é ser estudante em Coimbra

Onde ficar em Coimbra

Todos os posts sobre Portugal

1. Quanto custa o aluguel em Coimbra?

Meu apartamento grande, com dois quartos e completamente mobiliado, custou 375 euros por mês. Eu dividia a casa com uma amiga, então pago 187,50 euros. As contas de água, luz, gás e internet ficavam em torno de 40 euros por mês. Ou seja, no total, meu gasto com a casa era entre 220 e 230 euros mensais.

Eu poderia morar em um lugar mais barato, se quisesse. No entanto, decidi ter uma casa mesmo, com minhas coisas do meu jeito. Foi meu plano desde o princípio: morei os primeiros seis meses numa espécie de república para poder me ambientar e encontrar alguém que topasse dividir um apê comigo.

Apartamento em Coimbra

Meu apê

Nessa república, eu pagava 230 euros de aluguel, com todas as contas incluídas e dividia a casa com outras seis pessoas. A casa era legal, assim como as pessoas que moravam comigo, mas eram todas muito mais novas: a maioria estudantes do Erasmus que só ficam na cidade por seis meses. Como eu não só estudo, mas também trabalho com o blog em casa, é complicado não ter um espaço tranquilo para viver.

Um apê de dois quartos custa a partir de €350, mas é muito difícil de estrangeiros encontrarem por esse valor. €450 é a média de preço que vão te falar e você vai ter que negociar.

Quanto mais tempo você for morar na cidade, mais barato pode ficar o aluguel. E veja bem: tem que negociar mesmo, chorar o preço, usar todo o poder de argumentação.

2. Onde procurar boas opções de moradia em Coimbra?

Avenida Sá Bandeira Coimbra

Avenida Sá Bandeira, em Coimbra

Antes de vir para cá, eu usei o site da Universidade como base. Descobri que o preço das moradias oficiais era muito maior para estrangeiros. Pesquisando, encontrei essa “república” privada que aparentemente cobrava um preço razoável.

Seis meses depois, já morando aqui, fui mais esperta na procura, e agora vocês podem ser também. Em primeiro lugar, temos uma parceria com uma plataforma de busca de apartamento para estudantes chamada Uniplaces. Eles oferecem desconto de 10% no primeiro aluguel para leitores aqui do blog. A Uniplaces apresenta opções de apartamentos, quartos privados e compartilhados e tem a garantia de só ter anúncios verificados pela equipe do site. Saiba mais sobre a plataforma e o desconto aqui. 

Também tem outras opções na internet: entre nos sites OLX, EasyQuarto e BQuarto (apesar do nome, também tem opção de apês, além dos quartos, claro) e Imovirtual.

Claro, você vai precisar saber uns truques. A começar as tipologias: T0 é uma quitinete; T1 é um apartamento de um quarto, T2 de dois quartos e assim por diante. Além disso, você vai precisar sempre filtrar pelas opções mobiliado e equipado. E, por fim, saber a localização. Ou seja, verificar com cuidado onde é a sua faculdade, porque a principal forma de locomoção na cidade é a pé.

Outro jeito de procurar casa em Coimbra é sair andando pela rua e ver os anúncios espalhados, os telefones pregados nos posts e quadros de aviso, conversar com as pessoas e checar nos grupos de Brasileiros da cidade no Facebook (apesar de que grupo Brasileiros em Coimbra nunca me aceitou #fail).

3. Vale a pena alugar com antecedência ou é melhor deixar para quando chegar na cidade?

É bem fácil encontrar moradia em Coimbra, então, se você for chegar algumas semanas antes do início das aulas, eu recomendo que você controle a ansiedade e deixe para procurar quando estiver aqui, independente se vai morar seis meses ou quatro anos.

Isso vai te poupar de problemas como descobrir que a localização é ruim, pagar mais caro do que deveria, se deparar com um lugar caindo aos pedaços, lidar com propaganda enganosa ou ter que conviver com um senhorio picareta.

Outra opção é usar a Uniplaces, como eu indiquei ali em cima, porque eles garantem que o senhorio é confiável e devolvem todo o seu dinheiro se, ao chegar no apartamento, ele não for como era anunciado.

Baixa de Coimbra Portugal

Baixa de Coimbra

O que mais tem em Coimbra, além de prédios muito velhos e mofados, é senhorio picareta tentando se aproveitar dos estrangeiros. A começar pelo fato deles não pagarem nenhum imposto, não te darem recibo ou assinarem contrato e sempre tentarem encontrar uma maneira de te extorquir dinheiro.

O dono da minha primeira casa arrumou uma confusão tremenda com o pessoal. Ele queria cobrar uma taxa extra porque as meninas iam embora no final do semestre letivo, que só tem cinco meses, e ele queria receber o sexto mês de qualquer jeito, mesmo sabendo desde o princípio a data em que elas iam embora. Ah, ele também cobrava 7 euros para você receber visitas em casa. Se você deixar para alugar aqui, não vai pagar o depósito com antecedência e ficar preso a uma situação como essas, que eventualmente pode acontecer.

É isso. Se vocês tiverem alguma dica extra ou quiserem aproveitar o espaço dos comentários para trocar opções de endereço e informações sobre os lugares que acharem, fiquem a vontade. 😉

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

205 comentários sobre o texto “Como alugar um apartamento em Coimbra

  1. Bom dia! Minha afilhada fará mestrado no DEI ( departamento de engenharia da informática). Onde deveria buscar kitnet? Bicicleta é um bom meio de transporte? Obrigada

  2. Olá, irei estudar em coimbra ano que vem. Vou começar a me preparar para o cursinho aqui pelo Brasil e já possuo cidadania. O curso que irei fazer é de biologia, qual bairro você indicaria para mim?

    1. Oi Ivy,

      A faculdade de Biologia fica no polo II, então eu recomendaria buscar apartamentos nessa região (colocando Polo II na busca). Bairros das Flores, Norton de Matos e a região da Rua do Brasil são boas opções

    1. Oi José,

      Coimbra é uma cidade relativamente pequena. O ideal para sua filha é que ela procure um bairro em que consiga ir a pé para faculdade ou que o trajeto de ônibus até lá seja curto.

      Pela localização da Faculdade de Farmácia, para mim, as melhores opções seriam o bairro de Celas ou Santo Antonio dos Olivais

  3. Ola Luísa… Estamos com a intenção de morar em Coimbra, eu e meu marido temos um filho de 3 anos, vc sabe me dizer como funciona a receptividade a estrangeiros nas escolas de educação infantil? Nossa intenção é para fins de estudo na Universidade de Coimbra, qual a melhor região para viver? Somos naturalizados espanhóis, isso facilita algum procedimento burocrático? Ahhh nossa intenção é cursar medicina, sabemos que a UC aceita o ENEM mas caso seja necessário, vc saberia me dizer se existe preparatórios universitários na região?? Obrigada desde já

    1. Oi Cristiane,

      Consigo responder algumas das dúvidas de vocês.
      Sobre a receptividade de estrangeiros costuma ser boa, pelo menos do que eu sei de amigas que vieram com filhos.
      Onde viver em Coimbra vai depender de onde será a escola do filho de vocês e as Universidade. É uma cidade pequena e segura, não tem exatamente regiões ruins ou perigosas. Eu evitaria a região da baixa e o centro histórico porque são muito barulhentos e os prédios muitos velhos.

      Sobre a naturalização como espanhóis facilita muito a burocracia sim, porque não terão que pedir visto e nem passar pelo SEF, basta se inscreverem com a Câmara Municipal e fazer o NIF nas finanças.

      Só não consigo responder sobre a medicina. Eu sei que a prova do ENEM é válida para entrar nesse curso específico, que é tão concorrido em Portugal como é no Brasil. Dá uma olhada aqui: https://eduportugal.eu/e-possivel-estudar-medicina-em-portugal/

  4. Boa noite, estou indo a coimbra para trabalhar e nao para estudar tem ofertas de trabalho la? E e dificil arrumar apto ou casa para morar mesmi sem os documentos a principio pq estou imigrando?

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.