fbpx

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: 15 pousadas boas e baratas

Neste texto daremos dicas de onde ficar em Arraial d’Ajuda. Essa pequena vila é na verdade parte do município de Porto Seguro e está acessível via balsa. Pra quem vem por esse caminho, é o primeiro dos famosos distritos locais: Arraial, Trancoso e Caraíva.

Não é à toa que dizem que existe um pedaço de Porto Seguro ideal para cada viajante. O meu, tenho certeza, é Arraial d’Ajuda, um distrito da cidade que tem bons bares e restaurantes, pousadas simpáticas, praias bonitas e bem menos badalação que aquela que ocorre ao redor da Passarela do Álcool.

Charmosa e tranquila, com um certo ar hippie-chique que agrada casais, famílias e até mesmo jovens mochileiro, a vila tem a vantagem de ser mais barata que Trancoso e mais facilmente acessível que Caraíva. Veja agora nossas dicas de onde ficar em Arraial D’Ajuda.

Veja também:
Praias e tranquilidade em Arraial d’Ajuda
Onde ficar em Porto Seguro: Hotéis e pousadas
Onde ficar em Trancoso: dias de pousadas boas e baratas

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: as principais regiões

Na realidade, Arraial nem cidade é: como dito antes, estamos falando de um distrito de Porto Seguro. Ou seja, lugar pequeno e onde localização não importa, certo? Mais ou menos. Existem três regiões mais importantes para se hospedar em Arraial d’Ajuda:

  • Estrada da Balsa
  • Rua do Mucugê
  • Centro

Estrada da Balsa

A forma tradicional de chegar em Arraial é de balsa, partindo de Porto Seguro. Assim que você sair da balsa é preciso subir estrada morro acima, um percurso que eu não faria a pé. Muitos dos hotéis de Arraial estão ao longo dessa estrada. São hotéis bons, alguns deles localizados perto da praia, mas longe dos restaurantes e bares. É nessa área que estão algumas das opções de hospedagem mais concorridas da vila:

  • O Arraial D’ajuda Eco Resort é um resort cinco estrelas que tem praia privativa. A piscina, com vista para o mar, dá inveja em qualquer viajante mão de vaca 
  • Residence Maria Vittoria está a quatro quilômetros do centro e perto da Praia do Apaga Fogo
  • Hotel Pousada Beija Mar tem diárias a partir de R$ 230 no quarto duplo e fica a 600 metros da balsa e a menos de três quilômetros do centro da vila
  • Canto d’Alvorada Hotel Pousada é outra opção bem avaliada e com bom custo/benefício.
  • Village Bella Vista também fica na Estrada da Balsa, mais perto do centro (1,5 km). Os preços começam em R$ 150 e essa pousada fica na Praia de Araçaípe.
  • Residence Pé na Areia, como o nome indica, fica de frente para a mesma praia e tem avaliação ótima por parte dos hóspedes.

Veja aqui mais opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda

Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda

Essa é principal rua da cidade, que sai do centro e vai até a praia de mesmo nome. Uma coisa importante de Arraial é que o centro da cidade está morro acima. As praias estão morro abaixo.

Ficar na Rua do Mucugê significa estar perto de bares e restaurantes, sempre com uma boa opção para sair durante a noite, e ao mesmo tempo estar no meio do caminho entre a praia e o centro. Uma boa localização:

Veja aqui mais opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda

Onde ficar em arraial ajuda

Foto: Webarthur

Centro de Arraial d’Ajuda

Por fim, há o centro da cidade. Foi essa a região onde eu me hospedei, durante minha última passagem por Arraial, numa pousadinha que ficava atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

Arraial d'Ajuda, Porto Seguro

Ficando ali você estará perto da Rua do Mucugê, mas um pouco distante das praias. Descer até que é fácil, o desafio é subir as ladeiras depois de um dia de sol cerveja e mar, não necessariamente nessa ordem. Por outro lado, ali você vai encontrar as pousadas mais baratas de Arraial. Muitas delas são pousadas domiciliares – casas de moradores que foram convertidas em hospedagem para turistas. Por isso, não espere muito conforto. Algumas opções de hospedagem no centro de Arraial:

Veja aqui mais opções de hospedagem em Arraial d’Ajuda

Onde ficar em Arraial d'Ajuda

Hostels em  Arraial d’Ajuda

Em Arraial há pelo menos cinco hostels, para a alegria dos mochileiros. As opções são boas para quem busca hospedagem barata, ainda que você prefira não dividir quarto. Na maior parte deles, há opções de quartos privativos e compartilhados, além de cozinha e áreas comuns.

  • Hospedaria AngelNão é um hostel no sentido clássico, mas uma pousada econômica com quartos duplos e triplos. Bom para quem não quer pagar muito, mas também não curte a atmosfera jovem dos albergues.
  • Adios Amigos Hostel Alto MarHá quartos privativos e dormitórios. Oferece terraço, cozinha de uso comum e lounge de TV com filmes selecionados e videogame.
  • Arraial D’Ajuda Hostel: Quartos com ar condicionado, frigobar e opções com banheiro privativo. Conta com banheira de hidromassagem, mesa de bilhar e cozinha de uso comum.
  • Novos Baianos Hostel e Suites: Oferece um ambiente aconchegante e camas com mosquiteiros. Todos os quartos dispõem de varanda, onde você pode relaxar na rede.
  • Hostel Caminho do SolOferece acomodações com piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, lounge compartilhado e jardim com churrasqueira.

Apartamentos para temporada em Arraial D’Ajuda

Uma alternativa, boa para famílias ou grupos de amigos, é procurar pelas casas de temporada, que você encontra aqui.

Apartamentos são excelentes por garantirem mais privacidade para os hóspedes e dar aquele gostinho de ser um morador local: você poderá ir ao mercado, cozinhar, ter um endereço seu, ainda que provisoriamente.

Em geral quem viaja em família ou grupo de amigos acaba encontrando mais vantagens nos apartamentos porque o preço por pessoa costuma compensar. Quem vai ficar períodos mais longos também costuma conseguir bons aluguéis por mês.

Em há diversas ofertas de apartamento onde ficar em Arraial D’Ajuda, que vão desde pequenos studios para uma ou duas pessoas, a casas luxuosas com piscina e sauna. Se preferir, também pode dar uma olhada nos Airbnbs disponíveis na região.

 

Ao fazer a reserva por um dos links listados neste texto o blog ganha uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de ajudar o 360meridianos, um site independente e mantido por três jornalistas, sem gastar um centavo sequer. Fica aqui nosso agradecimento. 🙂


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Rafael

Siga minhas viagens também no perfil @rafael7camara no Instagram - Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014, voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.