Na hora de definir onde ficar em Curitiba, pode refinar sua busca para duas opções: o Centro ou o Batel. Não é que os pontos turísticos estejam concentrados somente nesses lugares, mas como alguns deles estão bem espalhados pela cidade, vale mais a pena ficar nas regiões com melhor cobertura de transporte público e mais restaurantes, bares e boates.
Índice do Conteúdo
O Centro de Curitiba
O Centro de Curitiba é relativamente grande. Como você pode ver no mapa abaixo, engloba várias atrações.
Por que ficar no centro pode ser uma boa ideia? Porque dali é fácil circular por toda a cidade e também não fica caro pegar um uber/99/táxi para voltar para casa de noite. Também dá para conhecer a pé boa parte das atrações. Porém, essa não é das áreas mais agradáveis de circular depois que anoitece – nada terrível, só não dar bobeira mesmo. Na dúvida, dê uma olhada em como são as redondezas pelo Google Street View.
Veja também: Palácio Avenida – como é a apresentação de Natal mais famosa de Curitiba
5 parques de Curitiba – passeios de graça na capital do Paraná
Passeio de trem em Curitiba – bate-volta até Morretes
Neste texto, vamos sugerir 7 hotéis para você se hospedar em Curitiba, todos divididos entre o centro e o Batel:
- Duomo Park Hotel (já testamos!)
- Bristol Flexy Saint Emilion Hotel (já testamos!)
- Quality Hotel Curitiba
- Intercity Curitiba – Centro Cívico
- ibis Styles Curitiba Batel (já testamos!)
- Social Hostel Café e Bar (ótimo para mochileiros!)
- Knock Knock Hostel (ótimo para mochileiros!)
Já nos hospedamos no Duomo Park Hotel, que é muito bom, 4 estrelas, os quartos são bem confortáveis e todos têm cozinha. Ele fica em frente à Rua 24 horas.
Essa área do centro, quase no limite com o Batel (do lado mais a esquerda do mapa), é uma boa região para se hospedar. Assim você aproveita o melhor dos dois bairros e consegue fazer tudo no Centro e no Batel a pé. Para te provar que eu gostei tanto, eu me hospedei na mesma rua dois anos depois, no Bristol Flexy Saint Emilion Hotel. Outra área que eu acho interessante é o Centro Histórico, na região em torno do Largo da Ordem. Lá tem vários prédios históricos e bares, um lugar bem interessante, como você pode ver na foto abaixo.
Enfim, em toda região do centro tem vários hotéis e hostels, de preços variados e estrales variadas.
Veja mais hotéis no centro de Curitiba
Crédito de atribuição editorial: / Shutterstock.com
A região do Batel
Castelo do Batel. Crédito: CC BY-SA 3.0 – Samir Nosteb
O Batel é o primo rico do centro. Fica bem do lado, mas dá para notar a diferença nas avenidas mais largas e nas casas e comércios mais sofisticados. É no Batel que se concentram muitos restaurantes, bares e baladas. Ou seja, é uma boa ideia ficar por lá se você quer curtir a noite curitibana.
Mesmo que você não seja de sair muito, essa é uma área bem bonita e central da cidade, mas sem ter aquela cara de centro. Dá para chegar em todos os pontos turísticos facilmente saindo dali, assim como é tranquilo de andar lá noite e dia. No Batel, já nos hospedamos (e recomendamos) o ibis Styles Curitiba Batel, que tem localização muito boa e bom custo/benefício.
Veja todas as opções de hospedagem no Batel
Hospedagem barata em Curitiba
Dois hostels se destacam em Curitiba, ambos muito bem avaliados pelos hóspedes, bem localizados e com bom custo/benefício: o Social Hostel Café e Bar e o Knock Knock Hostel.
Onde ficar em Curitiba: outros bairros
O bairro da Mercês, mais ou menos próximo do Parque Barigüi, tem algumas opções de hostels interessantes. Lá há bom acesso à transporte público, então não é uma opção ruim. Até porque é um bairro bem simpático e tranquilo. Dê uma olhada nos hotéis por lá.
Próximo ao Museu Oscar Niemeyer fica o centro administrativo da cidade. É uma área bonita de Curitba, mas com poucas opções de hotel. Quando estive lá a trabalho, fiquei hospedada no Bristol Flexy Centro Cívico Hotel.
Por fim, quem precisa ficar perto do Aeroporto Internacional de Curitiba, que fica no município vizinho, São José dos Pinhais, também tem opções de hotéis nas redondezas. Confira.
Gostei MT, pois estou indo pra la em Outubro, pretendo passar uma boa temporada, ee suas dicas são ótimas.
Show de bola. Dicas interessantes e objetivas.