9 países que dispensam o passaporte para viajar em 2023/2024

Você sabia que é possível viajar sem passaporte? Isso mesmo! Há 9 países que você pode viajar levando com você apenas o seu RH, todos eles na América do Sul.

Você pode passar pela imigração e curtir as férias portando apenas o seu documento de identidade brasileiro. Tudo isso graças a acordos bilaterais do governo para facilitar o trânsito entre os nossos vizinhos.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Nesse post te contamos quais são as regras para entrar na Argentina, Uruguai, Chile, Peru e demais países vizinhos em 2023 e 2024.

Veja também:
5 roteiros de mochilão pela América do Sul
Viagem pela América Latina: guia completo do México à Argentina
• Qual o melhor seguro viagem para a América do Sul? Veja 5 dicas

Quais são os países que você não precisa de passaporte para viajar?

Graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Veja mais sobre cada um deles.

Argentina

Buenos Aires te espera e é logo ali. A nossa capital vizinha é bonita, charmosa, animada e relativamente barata para brasileiros.

Além disso, que tal conhecer as vinícolas de Mendoza, os lagos de Bariloche, o norte andino ou as belezas da Patagônia?

Toda a Argentina, um dos países mais lindos do mundo, te recebe de braços abertos. E sem passaporte. Veja aqui mais dicas de viagem para a Argentina.

Bolívia

De La Paz ao Salar de Uiuny: a Bolívia é incrível e muito barata. Com cultura indígena presente e riquíssima, paisagens que parecem ter saído de um filme de ficção científica e um povo alegre e receptivo, a Bolívia é, para muita gente, o destino favorito na América do Sul.

E o melhor: sequer precisamos de passaporte para viajar para lá. Se você quer conhecer um lugar diferente, ter experiências únicas e gastar pouco, esse pode ser o destino para você. Não deixe de ler o texto em que explicamos, número a número, quanto custa viajar pela América do Sul.

Chile

Comece por Santiago. Corra para as colinas para esquinar, caso seja inverno, ou vá apreciar a vista para os Andes e a animação da cidade, caso seja verão.

Não se esqueça das vinícolas, do Atacama e da Patagônia: o Chile é lindo, tem ecossistemas diversos e os voos para lá estão frequentemente com boas tarifas. Veja mais dicas de viagem para o Chile!

Colômbia

A capital Bogotá é rica em cultura urbana, gastronomia, história e arte, mas sem perder o calor e a simpatia do povo colombiano.

O país tem ainda praias caribenhas em Cartagena, San Andrés e Santa Marta; floresta amazônica e montanhas andinas. É diversidade para sulamericano nenhum botar defeito.

E se você ainda se assusta com esse nome, saiba que o histórico de violência advinda do narcotráfego já ficou para trás há mais de uma década e hoje a gente pode aproveitar as riquezas desse país único e, porque não, mágico?

Veja algumas ideias de roteiros de viagem pela Colômbia.

Equador

O Equador é o menor país da América do Sul, mas não fica pra trás quando o tema é riqueza cultural e, claro, natural.

É no país que fica o famoso arquipélago de Galápagos, símbolo da biodiversidade e muito conhecido por ser o local onde Darwin desenvolveu melhor sua teoria da evolução.

Mas essa não é a única opção para os amantes da natureza: o país ainda tem 14 vulcões dentro de seu território, litoral, floresta Amazônica e montanhas nevadas. Confira algumas dicas de viagem para o Equador.

Paraguai

O Paraguai é muito mais que a área logo após a Ponte da Amizade – na realidade, aquela  região da Ciudad del Este não representa em nada o que é o país.

Apesar de ser conhecido pelas compras baratas (e ter a má fama de oferecer produtos de qualidade duvidosa, outro estereótipo), o país ainda tem muito a mostrar em termos de história, belezas naturais e vida noturna.

Que tal ir para lá? Promoções para Assunção, capital do país, são frequentes. Confira algumas dicas de viagem para o Paraguai.

Peru

Lima foi capital da América Espanhola, o que deixou a cidade lotada de construções históricas.

Antes disso, porém, o Peru foi também a capital do Império Inca, e os resquícios históricos dessas duas eras tornam deste um dos países mais interessantes e visitados do mundo.

Além de Machu Picchu e Cuzco, só para citar duas de suas maiores estrelas, o país também conta com cidades como Puno, Iquitos e as linha Nazca.

Isso para não mencionar a gastronomia única. Veja algumas dicas de viagem para o Peru.

Uruguai

Outra viagem simples e que não fica cara. E cabe num final de semana prolongado. Montevidéu, Punta del Este e Colônia del Sacramento podem ser visitadas em quatro dias.

Ou você pode combiná-las com Buenos Aires, que está a uma hora do Uruguai. Aqui temos um roteiro pronto para explorar o Uruguai de carro.

Venezuela

Entre as Ilha da Marguerita, o arquipélago de San roque e parte do Monte Roraima, a Venezuela tem muito mais a oferecer do que nos mostram os noticiários.

Nós temos pouco conteúdo sobre a Venezuela aqui no 360 – apenas um post, fruto de uma passagem de poucas horas por Caracas. Mas temos certeza que o país rende uma viagem e tanto.

Quais países da América do Sul exigem passaporte para viajar?

Na América do Sul, apenas as Guianas, o Suriname e as llhas Britânicas no sul do continente exigem passaporte de viajantes brasileiros.

Quais países da Europa não exigem passaporte para entrar? A Itália e Portugal exigem passaporte?

Para cidadãos brasileiros, todos os países da Europa exigem a apresentação do passaporte para entrar no país, incluindo a Itália e Portugal.

A exigência só não é válida para quem tem dupla cidadania europeia. Nesse caso, as pessoas podem circular dentro do Espaço Schengen sem passaporte.

No entanto, exigir passaporte não é o mesmo que exigir visto. Os países europeus não exigem visto de brasileiros viajando à turismo. Nesse post aqui você vê quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa.

Quais documentos necessários para viajar sem passaporte

O passaporte não é obrigatório, mas ainda há uma lista de documentos necessários para entrar nesses países. Vejam quais são:

Carteira Nacional de Identidade Válida

Para viajar sem passaporte na América do Sul, em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, é preciso apresentar o documento de identidade (RG) ao oficial de imigração, conforme dito acima.

Mas atenção: é importante que o documento esteja em bom estado de conservação, ou seja, nada de carteira rasgada ou desmanchando, e que a foto seja atual.

Segundo o Itamaraty, o documento precisa ter até 10 anos de emissão, mas é bom entender isso mais como uma base para o que seria uma “foto atual” do que outra coisa. Se você mudou muito e a foto não se parece com você, mesmo que o documento tenha menos de 10 anos, é melhor tirar outro RG.

E atenção: a CNH e outros documentos oficiais do Brasil não são aceitos.

Comprovante de Entrada no país

No momento de entrada no país, você receberá um papel informando a data de ingresso e o tempo de permanência legal que você tem direito.

Guarde-o e apresente-o novamente no momento de deixar o país. Caso você o perca durante a viagem, será necessário pagar uma multa. O valor dessa multa varia em cada lugar.

Além disso, durante a pandemia, alguns países, como a Argentina, exigiram o preenchimento de um formulário específico. Fique atento se ainda há alguma exigência vigente antes de embarcar.

É obrigatório apresentar Seguro de Viagem na imigração?

Embora não precisem de passaporte, os brasileiros viajando para a Venezuela devem ter contratado um seguro de viagem. O documento é obrigatório e pode ser exigido na imigração, portanto o melhor é não arriscar.

Nos demais países, o seguro é opcional, mas a gente recomenda que você nunca viaje sem um. O seguro te protege em qualquer emergência médica, roubo, extravio de bagagem ou necessidade de interromper a viagem por conta de algum grande imprevisto, você estará tranquilo.

Quer saber como gastar pouco contratando o seguro?

Nós temos cupom de desconto que pode chegar ate 25% do valor do seguro, e ainda te permite comparar entre diversas seguradoras e encontrar a melhor cobertura para você, incluindo à cobertura para Covid-19.

Gostou? Então se liga nas ofertas abaixo:

Seguro Viagem:
Seguros Internacionais
AC 150 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
CORIS 60 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Certificados de Vacinação para a América do Sul: Febre amarela e Covid-19

O comprovante de vacinação contra febre amarela é obrigatório e exigido na imigração de alguns países da América do Sul, exceto Argentina, Uruguai, Chile e Peru.

Alguns países da região também passaram a exigir comprovante de vacinação contra Covid-19 na imigração. Como essa exigência muda muito, nossa sugestão é que você confira diretamente no site do consulado do país para o qual você pretende viajar.

No post abaixo há um passo a passo para você tirar o certificado bilingue no app do SUS:

Veja aqui como tirar o seu certificado de vacinação internacional contra Covid-19 e Febre Amarela.

Além dela, o governo recomenda que o viajante se imunize contra hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, infecção meningocócica. Essas, porém, não são vacinas obrigatórias.

É preciso apresentar exame PCR contra Covid-19 para viajar pela América do Sul? E quarentena?

No momento, os países da América do Sul já não exigem exame de Covid-19 para embarcar, mas isso pode mudar dependendo da situação epidemiológica em cada país e do surgimento de novas variantes.

Confira todas as regras junto ao consulado do seu destino de viagem antes de embarcar, uma vez que elas podem mudar a qualquer momento!

Passagens aéreas baratas para viajar sem passaporte pela América do Sul

Quer encontrar passagem barata para o seus roteiros pela América do Sul? Então dê uma olhada nas promoções do Passagens Promo. Ali você compara os preços entre as principais companhias e fica sabendo de descontos imperdíveis.

Inscreva-se na nossa newsletter

5/5 - (1 vote)
Rafael Sette Câmara

Sou de Belo Horizonte e cursei Comunicação Social na UFMG. Jornalista, trabalhei em alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, como TV Globo e Editora Abril. Sou cofundador do site 360meridianos e aqui escrevo sobre viagem e turismo desde 2011. Pelo 360, organizei o projeto Origens BR, uma expedição por sítios arqueológicos brasileiros e que virou uma série de reportagens, vídeos no YouTube e também no Travel Box Brazil, canal de TV por assinatura. Dentro do projeto Grandes Viajantes, editei obras raras de literatura de viagem, incluindo livros de Machado de Assis, Mário de Andrade e Júlia Lopes de Almeida. Na literatura, você me encontra nas coletâneas "Micros, Uai" e "Micros-Beagá", da Editora Pangeia; "Crônicas da Quarentena", do Clube de Autores; e "Encontros", livro de crônicas do 360meridianos. Em 2023, publiquei meu primeiro romance, a obra "Dos que vão morrer, aos mortos", da Editora Urutau. Além do 360, também sou cofundador do Onde Comer e Beber, focado em gastronomia, e do Movimento BH a Pé, projeto cultural que organiza caminhadas literárias e lúdicas por Belo Horizonte.

Ver Comentários

  • Oie! Podem me responder uma dúvida? Eu tenho muita vontade de fazer trabalho voluntário em qualquer país da América do Sul pela AIESEC, mas meu espanhol é totalmente básico (bem nível de ensino médio mesmo), mas meu inglês é avançado. Será que tenho chances de conseguir um? Ou realmente preciso de um espanhol intermediário para ter alguma chance?
    Sou fã do 360meridianos, beijos!

    • Oi, Bruna. Tem sim. Eu estava exatamente na sua situação e consegui.

      Só toma cuidado, por que muitos dos "estágios" da AIESEC não existem de fato. Aconteceu comigo e com a Naty: chegamos lá na Argentina e não tinha nada para fazer na ONG. Então escolha bem a vaga para não ter esse problema.

      Abraço.

  • Olá! Tenho uma pequena dúvida. Esses países não exigem passaporte, mas ele é aceito como documento de identidade ao invés do RG?
    Parabéns pelo site, tenho acompanhado vocês a um bom tempo.

  • Como vocês são tarimbadíssimos me esclareçam por favor:
    Estou viajando desde 8 de agosto por países que estao no Acordo Schenguen ( Ex: Islandia, Noruega) e isso computa nos 90 dias que tenho a liberdade de transitar na Comunidade Européia?
    A Russia nao faz parte e passei 10 dias por lá ( sai da CEE e voltei para a CEE) como sao computados esses dias ???
    O ultimo país será Turquia, lá tem uma parte que faz parte da CEE e outra nao? Se sim, como faço para ficar fora da CEE?

    Precisaria de mais um mês..........

    Obrigada!!!!!

Compartilhar
Publicado por
Rafael Sette Câmara

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

6 dias atrás

Onde ficar em Arraial d’Ajuda: pousadas baratas na vila e na praia

Onde ficar em Arraial d'Ajuda, Bahia? Essa vila é parte de Porto Seguro e acessível…

6 dias atrás

Onde ficar em Mendoza: Bons Hotéis nas Vinícolas e no Centro

Escolher bem onde ficar em Mendoza é essencial para apreciar o que a cidade tem…

6 dias atrás

Onde ficar em Amsterdam: melhores bairros e hotéis baratos

Escolher onde ficar em Amsterdam não é tarefa complicada. Bonita e bem cuidada, a cidade…

6 dias atrás

Onde ficar em Roma: 7 Melhores Bairros e Hotéis Bem Localizados

Na hora de decidir onde ficar em Roma, é fundamental fazer escolhas inteligentes. Isso porque…

7 dias atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

1 semana atrás