Tags:
Atlas: África do Sul, Cape Town

Boulders Beach: a praia dos pinguins em Cape Town

A água é gelada. Muito fria mesmo, a ponto de pinguim nenhum botar defeito. E isso é ótimo, principalmente para os humanos, que podem ficar longe do mar, apenas observando os pinguins africanos que vivem lá. Os bichos tomam sol, entram no mar e até posam para algumas fotos. Gostou da descrição? Então corra para a Boulders Beach, a praia dos pinguins de Simon’s Town, vila de seis mil habitantes que fica pertinho de Cape Town, na África do Sul.

Nós visitamos essa praia no mesmo dia que fizemos outro passeio tradicional: o do Cabo da Boa Esperança. Como a praia dos pinguins fica no meio do caminho, diversas agências de turismo fazem uma parada estratégica por lá, antes de levarem viajantes ao tal Cabo, famoso em nossas aulas de história.

Planeje sua viagem: Saiba em qual região se hospedar em Cape Town

Dica importante: Não deixe de contratar um bom seguro de viagem para a África do Sul. Saiba como escolher um seguro eficiente para países africanos e garanta um cupom de desconto

praia dos pinguins em Cape Town

Antes que você me pergunte, a Boulders Beach (nome que significa algo como “Praia dos Rochedos”) nem sempre foi habitada por pinguins. Essa história teve início na década de 1980, quando uma pequena colônia de reprodução das aves começou a se formar por lá. Como os pinguins africanos correm risco de extinção, logo a praia virou uma reserva ambiental – a Boulders Beach faz parte do Parque Nacional Table Mountain.

Ao chegarem na  Boulders Beach, os primeiros pinguins trataram de se reproduzir. Hoje, o número das aves que passam pela região varia entre 2 e 4 mil. Vez ou outra alguém flagra um pinguim mais corajoso, como o do vídeo abaixo.

Como os pinguins são o tipo de bicho que despertam o espírito Felícia em humanos, passarelas foram construídas para evitar que turistas resolvessem cutucar ou abraçar pinguins. É dessas passarelas que temos contato com os bichos, tudo de uma distância segura.

Mesmo assim, de vez em quando homens e aves ficam frente a frente – não é incomum que pinguins resolvam dar um mergulho nas praias ao redor, onde não há cercas de proteção e nem passarelas. Se encontrar um deles enquanto você toma um banho de mar, aproveite o momento, mas não alimente e nem toque nos pinguins. Além da possibilidade de assustá-los, vale lembrar que pinguins são animais selvagens e podem bicar, principalmente quando apertados e cutucados por humanos.

Praia dos pinguins em Cape Town

Os pinguins africanos

Os pinguins africanos pesam entre dois e três quilos e têm até 70 centímetros de altura. Eles habitam o litoral sul do continente, principalmente a África do Sul e a Namíbia. Eles vivem a maior parte do ano no mar, mas, durante a época da reprodução, vão para colônias, onde deixam ovos. Essa é exatamente a função da Boulders Beach, que por isso é um dos melhores lugares para avistar os pinguins africanos em todo o mundo. Com sorte, você vai ver também ovos e até alguns filhotes. Anote aí: a época dos ninhos vai entre fevereiro e agosto.

pinguins África do Sul

Praia dos pinguins, em Cape Town

Você se lembra que os pinguins estão ameaçados? Em 2009, existiam apenas 26 mil pares de pinguins africanos no mundo. Esse número é 80% menor do que o que foi registrado há 50 anos. Se o problema começou pela venda dos ovos da ave, hoje as maiores causas da diminuição são a poluição é o aquecimento global. Segundo reportagem do Times Live, se nada for feito, os pinguins africanos estarão extintos em 15 anos.

Várias organizações internacionais tentam reverter esse cenário, como a SANCCOB, uma ONG que luta pelas espécies marinhas ameaçadas da África do Sul. Você pode visitar a ONG ou até mesmo fazer trabalho voluntário por lá, ajudando a cuidar de aves que foram resgatadas.

pinguins na África do Sul

Como visitar a Boulders Beach, em Cape Town:

Quer visitar a praia dos pinguins? A  Boulders Beach fica na Kleintuin Road. É possível ir num tour privado, alugar um carro ou ir de trem. Nesse caso, você deve seguir até a estação  Simon’s Town e de lá pegar um táxi para a Boulders Beach. A entrada na área de preservação custa R55 (R$ 12). Crianças pagam meia. Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a visita.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários sobre o texto “Boulders Beach: a praia dos pinguins em Cape Town

  1. Adorei conhecer a história dos pinguins e ter detalhes de como conhecer esta praia, quero muito conhecer a Africa do Sul, muito bom o texto. Parabéns!!! Também acompanho as dicas sobre trabalho on line, tenho estudo formas de começar também e poder viajar o mundo. Obrigada por compartilhar suas experiências.

  2. Estamos, eu e minha esposa Selma, em Capetown.Hoje fizemos o passeio até Ape of Good Hope (lindo…incrível), no caminho conhecemos a Fazenda de criação de Avestruz e almoçamos – muito tarde – em Simons…Não conseguimos visitar a Praia dos Pinguins…mas amanhã tetornaremos lá.

  3. É possível nadar com os pinguins pagando a taxa, ou apenas acessar as passarelas de madeira? Vi fotos de gente junto com os pinguins, e várias agências falam que em boulders se pode “nadar” com eles.

  4. Estive aí em 2012 e a visita à praia era permitida. Entramos no mar com pinguins nadando ao nosso lado. Havia várias placas orientando sobre não pegar os pinguins. Pena que poucas pessoas que não sabem respeitar regras acabem com a diversão de todos!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.