Como tirar o visto da Índia pela internet

Cá estou eu, dois anos e mais de 100 comentários depois, comemorando o fato de que tirar o visto para Índia ficou mais fácil. Pelo menos para turistas. Já estávamos esperando essa novidade há algum tempo. Finalmente, na semana passada o Ministério of Home Affairs indiano anunciou a mudança: agora brasileiros (e viajantes de várias nacionalidades) que vão para lá a turismo podem fazer tudo pela internet, sem aquela confusão de correio, cheque, etc. Enfim, a mudança é boa, mas envolve algumas pegadinhas que é bom ficar atento. Então, bora entender, passo a passo, como conseguir o visto indiano?

1. Quem pode tirar o visto eletrônico para a Índia?

Pessoas cujo objetivo da viagem seja recreativo, turístico, encontrar amigos ou parentes, fazer um pequeno tratamento médico ou uma visita de negócios casual. O aplicante deve escolher uma das três categorias: e-Tourist visa, e-Business Visa and e-Medical visa

É preciso ter as passagens de ida e volta e dinheiro suficiente para sobreviver na Índia no período da visita. Esse visto não é válido para quem pretende visitar uma das áreas de permissão especial.

2. Qual a validade do visto?

O visto de turista é válido para 60 dias a partir da data de chegada na Índia. A entrada dupla (um exemplo: entrar na Índia, sair da Índia e ir para a Tailândia e depois voltar para Índia) é permitida para o  e-Tourist visa e e-Business Visa. A entrada tripla é permitida no e-Medical Visa.

A quantidade de dias é bem menor que a validade do visto regular, assim como a possibilidade de múltiplas entradas. Ou seja, se você pretende ficar mais de um mês, deve se aplicar usando o método antigo, através da Embaixada ou Consulado da Índia no Brasil. Temos um post explicando direitinho como fazer isso.

3. Qual a antecedência que devo me aplicar?

No mínimo quatro dias antes da viagem, com uma janela de 120 dias. A Embaixada da Índia dá um exemplo bem claro: “Se você está solicitando o visto online em 1º de setembro, você poderá escolher a data de chegada entre 5 de setembro a 2 de janeiro”.

4. Quanto custa?

US$ 80 por pessoa, fora as taxas do cartão de crédito ou débito, por volta de 2,5%. A taxa deve ser paga no mínimo quatro dias antes da viagem. Uma vez paga, não será reembolsada.

5. Vou viajar com minha família, posso preencher um formulário só para todos?

Não, é um formulário e uma taxa por passageiro.

6. O que vai acontecer quando eu chegar na Índia?

Você deve levar uma cópia impressa da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA, que será enviada por e-mail). Chegando na imigração, já na Índia, eles vão pegar esse documento, suas informações biométricas e autorizarão sua entrada. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) é válida para a entrada em 25 aeroportos: Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bangalore, Calcutá, Calicut, Chennai, Chandigarh, Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum, Varanasi e Vishakhapatnam. Ainda, cinco portos marítmos: Cochin, Goa,  Mangalore, Mumbai e Chennai.

É permitido sair do país por qualquer cidade!

7. Posso prorrogar ou renovar esse visto?

O visto de turismo eletrônico pode ser pedido no máximo duas vezes por ano. Ele não pode ser prorrogado ou convertido para outros tipos de visto.

8. Quais são os documentos necessários para fazer a solicitação online?

– Passaporte com no mínimo seis meses de validade. É preciso digitalizar a pagina de identificação do documento (com a foto e dados) e salvar em formato PDF. O tamanho mínimo é de 10kb e o máximo de 300kb.

– Fotografia recente e frontal do rosto com fundo branco. Formato JPEG. Tamanho: Mínimo de 10 Kb / Máximo de 1 Mb. A altura e largura da foto devem ser iguais.

– Você deve preencher o formulário em inglês.

9. Como me aplicar para o Visto de Turista Eletrônico ou Tourist Visa on Arrival?

Entre no site: indianvisaonline.gov.in e clique no quadradinho laranja “Visa On Arrival Application”.

No formulário, além dos documentos solicitados acima você deve preencher seus dados pessoais como endereço, data de nascimento e profissão. Você também precisa indicar o aeroporto que vai entrar na Índia e a data prevista da viagem.

É possível salvar o formulário para terminar de preencher mais tarde.  O governo indiano disponibiliza, 24h por dia, um Centro de Apoio de Vistos. O serviço está disponível pelo número +91 11 24300666 ou por email: indiatvoa@gov.in

Quando terminar de preencher tudo, você deve pagar a taxa do visto e só então receberá o ETA por email.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Luiza Antunes

Luiza Antunes é jornalista e escritora de viagens. É autora de mais de 800 artigos e reportagens sobre Viagem e Turismo. Estudou sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal Atualmente mora na Inglaterra, quando não está viajando. Já teve casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitou mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza no Instagram.

Ver Comentários

  • Oii, Luiza! Boa tarde! Para o visto online nao precisa de coleta biométrica, certo? Fiquei confusa porque em um determinado trecho do seu texto, vc informa como funcionará a chegada no aeroporto indiano e menciona a conferência da biometria! Entendi errado? Obrigada pelas informações!!!

  • Ola. Tirei meu visto on line porem vi agora que o Eta expira antes da minha chegada a Délhi. É possível alterar essa data?

  • Olá!

    Estou indo para o Sri Lanka mês que vem e farei uma conexão na Índia. Pelo que li na internet, há a necessidade de tirar um visto de transito, entretanto, não há essa opção no site do visto online. Preenchi o formulário solicitando um visto de turista mesmo, mas ainda não realizei o pagamento, pois não sei se é isso mesmo.
    Sabe me informar?

    Muito obrigada!!

  • Boa tarde! Acabei de preencher e pagar o meu visto online e percebi que coloquei o aeroporto de Delhi como ponto de entrada e coloquei o mesmo ( Delhi) como ponto de saída, mas lembrei-me que minha passagem de saída da India é por Jaipur !!!! E agora ?? Isto invalida meu visto ? Terei que fazer e pagar outro com o aeroporto correto que será Jaipur e não o mesmo de entrada que é Delhi ...??! Fiz o visto hj , dia 21-01-19 e chegarei em Delhi em 8 de março 2019!!! Por favor , socorro !!! Nao tenho muito tempo pra refazer o visto ! Aguardo sua ajuda!!! Obrigada, Adriana

  • Luiza bom dia
    Tenho a mesma dúvida com relação ao visto da Índia para passageiros de cruzeiros que você respondeu para uma pessoa que faria a viagem em dezembro de 2018. Solicito se possível seu favor no sentido de atualizar qual foi o procedimento realizado. Atenciosamente

  • Olá, Luiza! Estou indo em um cruzeiro para a Índia, saindo de Dubai. No preenchimento da solicitação do e-visa, há uma aba de referências na Índia, o que devo colocar, haja vista o fato de que não ficarei hospedada em hotel, mas sim no navio? Seria prudente colocar o nome da companhia do cruzeiro? Nesse caso, qual endereço colocar? Desde já, obrigada!

  • Olá Luiza! Eu vi que o visto eletrônico pode ser tirado duas vezes no ano, mas não encontrei a informação se tem algum período entre um e outro. Por exemplo, se eu ficar dois meses na Índia, um mês em algum país vizinho, será que posso aplicar online novamente para Índia em seguida? Obrigada

    • Oi Gabriela, é uma boa pergunta. eu não tenho certeza, mas diria que sim, você pode fazer isso. Afinal, não existe uma regra expressa sobre esse tempo e um mês me parece um período suficiente

  • Oi, Luiza! Tudo bem?
    Estou tentando pagar o é-visa para ir para a India mas dá erro no pagamento. Marquei SBI para pagar com cartão de crédito. Já tentei com 2 cartões diferentes e não consegui. Vc sabe se existe uma outra maneira de pagar essa taxa? Obrigada

1 2 3 9
Compartilhar
Publicado por
Luiza Antunes

Posts Recentes

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

1 semana atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

1 semana atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

1 semana atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

1 semana atrás

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia…

2 semanas atrás

Onde ficar em Lavras Novas: as melhores pousadas

Onde ficar em Lavras Novas? Essa pergunta não tem uma resposta lá complicada: Lavras Novas…

2 semanas atrás