Tags:
Atlas: Índia

As comidas típicas da Índia

A comida indiana é uma das mais exportadas do mundo, popular por conta de seus temperos especiais e sabores exóticos. Tudo na culinária da Índia é pensado para atingir várias sensações do seu paladar, além de ser reconhecida facilmente por causa do aroma marcante.

Num país com 1.3 bilhão de habitantes, grande extensão territorial, várias religiões e influências de colonizadores, o que não falta é diversidade de ingredientes e receitas. Ou seja, para cada região do país, os indianos têm uma receita específica, um tempero especial ou até um nome diferente para  mesma coisa.

Mesmo tendo morado na Índia, a equipe do 360 nunca escondeu de ninguém que passa muito longe de ser especialista em culinária indiana. Mesmo assim, vamos entrar nessa aventura que é tentar explicar quais sãos as comidas mais comuns que você encontra por lá.

Veja também: Baixe um ebook com milhares de dicas sobre a Índia

Masala: o tempero nacional

A masala é o tempero que você vai encontrar em praticamente todas as comidas indianas. Trata-se de uma mistura de especiarias, de sabor e cheiro fortes, geralmente picante. O curry é a versão da masala nos países ocidentais, já que o termo surgiu pela primeira vez na culinária britânica para descrever a combinação de especiarias no tempero de carnes.

Cada chef indiano prepara seu estilo masala, mas a combinação costuma ser dos seguintes temperos – mais de um, menos de outro, depende da região que você vai: anis, cardamomo, cominho, açafrão, gengibre, canela, cravo, noz moscada, pimenta do reino e pimenta branca. Não necessariamente a masala é apimentada, mas em geral vem acompanhada de pimenta ou chilli.

Mercado de Jodhpur

Mercado em Jaipur

A masala é um tempero do tipo ame ou odeie. Eu, sinceramente, fiz parte do segundo grupo, então não posso descrever as diferenças da masala em cada região. Mas, se você gosta de curry, é quase certo que vai gostar da masala. E um sabor que tende a estimular diferentes áreas do seu paladar ao mesmo tempo, uma experiência culinária bem interessante. E na Índia você encontra tudo com masala, até ruffles ou doce.

Já para aqueles que não curtirem, resta repetir o famoso mantra: no masala, no pepper, no chilli toda vez que você for a um restaurante. Nem sempre vai dar certo, porque esse é o jeito de cozinhar deles. Numa comparação, peça para um restaurante brasileiro uma comida sem tempero de alho, cebola e sal. Vai ser uma tarefa difícil, a não ser que você procure os lugares certos ou peça por pratos específicos.

As mais populares comidas típicas da Índia

Essa não é a lista definitiva dos pratos indianos mais populares, afinal não seríamos inocentes de achar que temos a capacidade de definir isso. Mas, baseados no que vivemos lá por 6 meses e também numa boa pesquisa pela internet, levantamos alguns dos pratos mais comuns que você vai encontrar numa viagem para a Índia. Quem quiser aprender a cozinhar alguma dessas comidas pode dar uma olhada na lista de receitas de um chef indiano que se arriscou a dizer quais são os 25 pratos mais populares na Índia.

O pão está presente em quase tudo. Chamado de naan (mais fofinho e com sabor) ou chapati/roti (feito de farinha e água) ele costuma servir de talher e acompanha vários molhos e carnes. Arroz (rice) e lentilha (dal) são bases para várias comidas e servem tanto de prato principal como acompanhamento. O arroz costuma ser cozido ou frito. O Biryani é feito com masala, vegetais e alguma carne (frango ou cordeiro) marinada.

O arroz frito com vegetais, comum na culinária chinesa, é uma boa para quem quer evitar pimenta. Outra versão de comida chinesa na Índia é o chowmein, uma espécie de macarrão com vegetais, dá para pedir com ou sem pimenta, e que não tem masala. Já o dal é feito de forma parecida com o nosso feijão, pode ser comido com pão e em geral é bem apimentado.

As comidas típicas da Índia

Crédito das imagens: Wikimedia Commons – CC BY-SA 2.0

O frango é encontrado em diferentes versões. As mais populares são o Butter Chicken (temperado com manteiga e masala), Tandoori Chicken e Tikka Chicken (a mesma versão marinada no ioguete com especiarias, mas com e sem ossos, respectivamente). Kebab feito com carne de carneiro é comum. Outros pratos feitos com cordeiro e molho de masala são o Vindaloo e o Rogan Josh.

O thali é um prato que combina um tipo de pão e vários acompanhamentos, como arroz, vegetais, lentilha, molhos e iogurte (usado para quebrar a quantidade de pimenta que tem em todos os acompanhamentos). Outro prato que se come com diferentes molhos é a Dosa, uma espécie de panqueca bem fininha que acompanha chutneys (tipo um patê) doces ou apimentados. Nesse segmento também entra o Pani Puri, que é um bolinho de pão recheado com chutney e vegetais.

Comidas Indianas

Crédito das imagens: Wikimedia Commons – CC BY-SA 2.0

Pakora é alguma coisa frita: pode ser o paneer pakora (queijo cotage frito), chicken pakora (frango frito), palak pakora (bolinho de espinafre frito), aloo pakora (bolinho de batata) e por aí vaí.  Mas o lanche frito indiano mais famoso mundo afora é a Samosa, uma espécie de pastel recheado com batatas, cebola e outros vegetais.

O chá, sem dúvida, é a bebida nacional da Índia. Não tem lugar que você vá que alguém não esteja vendendo o chai. O mais comum é o masala chai, feito de chá preto com especiarias, servido ou não com leite. Mas por lá você encontra praticamente todos os tipos de chá existentes. O café indiano é super ralo, mas é muito popular, principalmente no sul. Outra bebida comum é o Lassi, uma espécie de iogurte que pode ser combinado com frutas ou especiarias.

Lassi indiano

O famoso Makhaniya Lassi, em Jodhpur

Dá para encontrar comida ocidental na Índia?

Sim, se você tiver muita dificuldade para comer pimenta, não curtir a masala ou for alérgico a algum desses temperos, consegue encontrar pratos ocidentais  – ou pelo menos com temperos não tão fortes. Como falei no tópico anterior, a culinária chinesa é uma aposta segura nos restaurantes. Em geral é um carboidrato (arroz ou macarrão) com vegetais. Outras culinárias não apimentadas que você encontra na Índia são a nepalesa (os famosos e deliciosos momos), a afegã e a israeli.

Chinken maharaja mac

Além disso, pratos ocidentais como macarrão com queijo, pizza, hambúrguer (a maioria de frango) e batata frita costumam ser encontrados até nas cidades menores, desde que sejam turísticas. Por fim, como em todo mundo, as grandes cadeias de Fast Food têm restaurantes nas cidades maiores, tais como McDonalds, Subway, Domino’s, Pizza Hut e KFC.

*Imagem destacada: Raveesh, Wikimedia Commons


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

37 comentários sobre o texto “As comidas típicas da Índia

  1. Oi Luiza.. Estou aqui em Mcload Ganj e agradeço muito a vocês. Foi através do site que eu escolhi o lugar para fazer trabalho voluntário e estou gostando muito. Estou adorando o contato com as culturas tibetana e indiana.

  2. Eu adoro tudo que é da Índia, na verdade outras culturas u/me fascinam! Gostei muito do seu blog. Principalmente desse post aqui. Quero fazer algumas dessas delícias hoje à noite

  3. Adorei, vamos celebrar o nisso 3o ano juntos com uma viagem ao nosso destino predileto e este blog está interessantíssimo e muito bem organizado..
    Obrigada 🙂
    Namastê /|\

  4. Olá luiza!

    eu, o meu namorado e 2 amigas vamos numa avenura de 21 dias para a India! uma das paragens será agra. Tens algum restaurante ou sitio especifico que nos recomendasses a ir? obrigada e parabéns pelo blogue!

    1. Oi Dulce,

      Olha, infelizmente não. Na época que viajamos pela Índia nosso orçamento era muito apertado, então acabamos não tendo indicações de restaurantes legais.

      Abraço

    1. Oi Milena,

      São dois pratos completamente diferentes.

      O Tikka Chicken é frango marinado do iogurte. O Thali não tem frango. É basicamente um pão que acompanha vários molhos em potinhos diferentes, um deles, é de iogurte.

      Abraço

  5. Morei 4 anos em Dharamsala e sinto muita falta de la, meu filho estudava na escola dos tibetanos e foi assim que eu me apaixonei. Ler o depoimento das pessoas me faz lembrar que somos na verdade uma grande familia e um acaba cuidando do outro, ne? Estou procurando um trabalho para morar no mundo, mas com os pequenos, so nos 3 rsrs

  6. Olá ! Gostaria de saber se existe a tão famosa falta de higiene nas redes como Mc Donalds, Subway e, se tenho que me preocupar com isso ate em restaurantes mais ‘bem aparentadas’ – não digo os ‘chiques’

    1. Oi Melissa,

      Nas redes de fast food existe um padrão internacional de higiene. E em restaurantes mais arrumadinhos eu não via muito problema. Claro, não dá para ter certeza, mas tinha a impressão que era bem melhor do que a comida de rua

  7. Eu passei uma temporada na India também (6 meses), e fiquei salivando vendo todos os pratos que comia praticamente diariamente. Cheguei a fazer aula de culinária em Jodhpur, e trazer quilos de massala na mochila. Mas nada supera um bom Thali, uma vegetable pakora bem feita e meu preferido, o panner butter massala com naan. Que saudades…. Parabéns pelo Blog!

  8. Luiza, você sabia que o “vindaloo” como você chama, na verdade não é mais do que uma anglicização da palavra portuguesa “vinha-de-alho”? Esse prato e de origem goesa, e como você sabe os Portugueses estiveram nessa província ultramarina durante 450 anos, influenciando a gastronomia. De “vinha-de-alho” passou a “vindalho” – como se fala ainda em Goa, e os ingleses lhe chamaram “vindaloo”.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.