fbpx
Tags:
Atlas: Chandigarh, Índia

Como é o natal na Índia

Com apenas uma minoria cristã e uma grande população devota de Shiva e Ganesha, dezembro não é um mês que faz aflorar o espírito natalino no coração dos indianos. Mas como mais que um feriado religioso, o natal é o o dia internacional de dar presentes, é claro que lojas, shoppings e agências de publicidade não iam deixar passar em branco uma oportunidade tão boa para vender mais. Por isso, algumas cidades maiores e mais cosmopolitas já ensaiam comemorações e começam a esperar a chegada do bom velhinho, ainda que de forma tímida e até um pouco desajeitada.

Mesmo que a data não signifique nada, é possível ver algumas árvores e papais noeis aparecerem pelas ruas perto do dia 25. Na empresa em que trabalhávamos, um papai noel (um pouco medonho, tenho que admitir) apareceu no escritório distribuindo balas e doces para os funcionários. No dia 25, fomos acordados com esse mesmo papai noel (pelo menos era a mesma fantasia e acho que era a única fantasia à venda na cidade) que chegou em um carro cheio de luzes levando presente para as filhas do nosso vizinho.

natal_india

Sei lá vocês, mas se eu fosse acordada com uma papai noel desses eu teria ~muito~ medo

natal no escritório índia

Reparem na cara da Luíza de: “Que merda é essa?”

Uma família totalmente indiana e hindu que se reuniu para celebrar uma data cristã. Mas afinal, o sentido das celebrações natalinas não é reunir a parentaiada toda, comer até cair, lembrar as coisas legais do ano e desejar felicidades para todos os queridos? Acho que esses valores são universais e transcendem as barreiras culturais.

Papai-Noel-medonho

Na nossa casa, fizemos uma ceia, trocamos cartões e presentinhos e assistimos a filmes natalinos. Mas, entre os intercambistas, o sentimento era geral: faltava um pouco daquele espírito natalino gostoso que toma as ruas dos países cristãos todo fim de ano.

arvore-de-natal

Como não achamos uma grande variedade de enfeites para a árvore, improvisamos com jornal

ceia de natal na india

E tivemos uma ceia com direto à culinária de três países diferentes

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post

Compartilhe!







Eu quero

Clique e saiba como.

 




Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Como é o natal na Índia

  1. Até nos paizes cristão, existem diferenças quanto as festas natalinas, então não podemos estranhar que paizes de culturas e religiões diferentes ignoram ou pouco se importam com os nossos costumes e tradições. Vários paízes não sabem quem foi JESUS CRISTO.

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.