7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)

Se tem uma coisa que eu aprendi sobre Portugal depois de um ano vivendo aqui é que este país pode até ser pequenino em extensão territorial, mas é gigante em lugares interessantes para visitar. Me dá uma séria crise de FOMO toda vez que eu abro um mapa ou guia, pensando na quantidade de lugares lindos que eu ainda não conheci por aqui.

Digo isso porque o título deste post é meio problemático em si, tendo em vista que uma semana em Portugal é muito pouco. Mas tem tanta gente que vem me perguntar o que fazer no país nesse curto período, que resolvi montar alguns roteirinhos espertos, meio corridos, mas que dão uma visão geral das regiões da terrinha.

Se você tiver mais tempo, melhor. Pode ampliar a quantidade de dias em cada cidade ou combinar mais de uma das ideias de roteiro dentro do seu tempo disponível. Para se locomover no país, você pode recorrer à malha ferroviária, ao excelente sistema de ônibus ou alugar um carro. Sempre é necessário pesquisar com antecedência, mas tenha em mente que quanto mais vilas e aldeias no centro do país você quiser visitar, menos transporte público estará disponível. Também recomendo fortemente dar uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa.

Dica: se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Ficaram de fora regiões muito especiais, mas que eu ainda não conheço, com todo o Sul: o Algarve e Alentejo e a região do Minho e Norte. Mas em breve teremos conteúdo desses lugares por aqui e acrescentarei essas ideias aos roteiros.

Ideias de roteiro para 7 dias em Portugal

Lisboa, Coimbra (+bate-volta), Porto

qual é a melhor época para viajar pela europa

Um roteiro básico que cobre três cidades bem conhecidas pelos brasileiros. É uma visita apertada para conhecer tanto Porto, quanto Lisboa, mas dá para ter um gostinho do que tem nas cidades e despertar a vontade de voltar com mais tempo.

Tanto faz o ponto de início deste roteiro, que é possível de ser feito todo de trem ou ônibus. Fique três dias explorando Lisboa, siga para Coimbra. Como eu já contei por aqui, é possível ver boa parte das atrações em um dia, mas vale a pena aproveitar dois para conhecer a noite universitária da cidade. Porém, a ideia é que no segundo dia você não fique em Coimbra, mas use o seu tempo para explorar alguma cidade nos arredores.

A primeira sugestão é Conímbriga, que tem ruínas romanas do século I, com mosaicos bem conservados. Se ruínas não forem sua praia, Fátima, a cidade do famoso Santuário, é outro passeio possível. Também é possível ir a Aveiro ou Figueira da Foz.

Seja qual for a sua opção, de lá siga para o Porto. Serão apenas dois dias para conhecer a cidade. Mesmo assim, não deixe de cruzar a Ponte Luiz I para dar uma olhadinha em Vila Nova de Gaia.

Lisboa, Sintra, Cascais, Fátima

Praça do Comércio em Lisboa Portugal

Praça do Comércio, Lisboa

Este roteiro foca mais na capital portuguesa, que sem dúvida merece muitos dias. Garanta quatro dias em Lisboa e conheça bem a cidade. Depois, faça um bate-volta para Sintra, local de castelos lindíssimos. Outros bate-voltas para fazer de Lisboa são Cascais e Fátima. Tenha em mente que se você quiser conhecer Sintra e Cascais no mesmo dia, terá que alugar um carro.

Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra.

O que visitar no Porto rua das flores

Rua das Flores, Porto

Também é interessante um roteiro que foque no Porto e no norte. Comece explorando Porto por três dias. No quarto, faça um passeio por Braga, uma cidade portuguesa fundada pelos romanos, e no dia seguinte visite Guimarães, outra cidade histórica lindinha. Para os dois últimos dias de viagem, explore Coimbra e Aveiro.

Coimbra, Manteigas, Linhares, Belmonte, Covilhã, Piodão, Monsanto

belmonte serra da estrela vista

Este roteiro é um passeio pela Serra da Estrela, um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal. É necessário alugar um carro. Comece por Coimbra e passe um dia na cidade, pernoite e no segundo dia cedinho siga para Manteigas.

Essa cidade fica no meio da Serra e é uma ótima base para explorar os arredores. Fique três dias por lá e aproveite para fazer caminhadas pelas montanhas, conheça o ponto mais alto de Portugal continental em Torre e as cidades de Seia e Sabugueiro.

Tire o quinto dia para explorar algumas das aldeias históricas de Portugal. Linhares e Belmonte são boas apostas. De lá, siga para Covilhã, a maior cidade, que fica ao pé da Serra. Além de conhecer Covilhã, use o tempo que restar para visitar Piodão e Monsanto, consideradas algumas das aldeias mais lindas e típicas do país.

Lisboa ou Porto, Nazaré, Batalha, Alcobaça, Peniche, Óbidos (mais centro), Fátima e Leiria, Coimbra

Escolha se você quer começar por Lisboa ou Porto. Seja lá qual for sua decisão, dedique três dias para conhecer a cidade. No dia seguinte, alugue um carro e siga para o passeio por Nazaré, uma cidade praiana, e conheça também os Mosteiros de Batalha e Alcobaça.

Pernoite em Nazaré e no dia seguinte faça o passeio por Peniche, uma praia famosa para os surfistas. Ali, conheça também a Ilha das Berlengas, que é uma reserva da Biosfera da UNESCO. No mesmo dia, siga para Óbidos, uma cidade típica e com um castelo lindo.

No sexto dia, visite Fátima, a cidade do santuário, e conheça também Leiria, outra cidade com um castelo famoso. Siga no final do dia para Coimbra, aproveite a noite da cidade e explore as ladeiras da universidade no dia seguinte.

llha da Madeira

trilhas Ilha da madeira

Durante sua semana na Ilha da Madeira, fique hospedado todos os dias em Funchal, a maior cidade da ilha. É ideal alugar um carro para explorar bem todos os lados da ilha.

Gaste dois dias conhecendo as belezas e atrações de Funchal. No terceiro, siga para Porto Moniz e suas piscinas naturais – e não deixe de conhecer as grutas de São Vicente no caminho. No dia seguinte, vá para o outro lado da ilha, na Ponta de São Lourenço, pronto para fazer uma caminhada pela costa. No caminho de volta, assista ao pôr do sol em Câmara de Lobos, no Cabo Girão.

No quinto dia, vá conhecer o centro da Ilha da Madeira, onde fica um dos pontos mais altos de Portugal, o Pico Ruivo. Nessa região há trilhas com diferentes tipos de dificuldades, as levadas. Escolha uma e aproveite a vista. Nesse mesmo dia, aproveite para conhecer Santana, uma cidade pequena, mas que tem casinhas típicas, um cartão-postal da Madeira.

Você pode aproveitar o sexto dia para conhecer a cidade de Ribeira Brava e também algumas praias, como a da Calheta e Paúl do Mar. Ainda dá tempo de fazer passeios de barco para conhecer as Ilhas Desertas ou tentar ver baleias. Outro passeio possível é conhecer a outra ilha, Porto Santo.

Açores

Açores Portugal

A sugestão é que você passe quatro dias na Ilha de São Miguel, usando a cidade de Ponta Delgada como base para explorar as lagoas, trilhas, praias e montanhas espalhadas pela maior ilha.

Leia mais: Dicas de viagem e roteiros pelos Açores

Para os três dias seguintes, a sugestão é que você visite outra ilha do arquipélago. Sugiro a Terceira, que é famosa pelas festas e pela cidade de Angra do Heroísmo, cujo centro histórico é patrimônio da Unesco.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

109 comentários sobre o texto “7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)

  1. Olá Luiza,
    Tudo bem? Meus pais tem o sonho de conhecer Portugal e será a primeira viagem internacional deles.
    Vamos eu, meu marido, irmão e a namorada e meus pais (52 e 58 anos), pretendemos passar o Reveillon por lá (único período de férias de todos).
    Gostaríamos com toda certeza de conhecer Lisboa, Porto e Fátima. Pensei em montar base em Porto 3 dias, ir até Fátima, pernoitar em Óbidos e ficar mais 4 dias em Lisboa. Alugaríamos uma van, provavelmente.
    Nossa virada de ano seria em Porto.
    Dúvidas: 1- Você sugere ficar em Airbnb para economizarmos já que somos em 6 pessoas? 2- O que você sugere para a virada de ano em Porto? 3- Este roteiro está adequado? Não queria uma coisa muito corrida, quero apreciar os locais.

    Obrigada!

  2. Olá Luiza,
    Vou para Portugal com meu marido em maio. Vamos ficar 7 dias com voo chegando e saindo de lisboa.

    Minha ideia inicial seria
    Ficar 2 dias em lisboa, seguir para Coimbra e ficar um dia, ir para porto e permanecer 2 dias e depois voltar para lisboa.
    Entre esses dias que estarei em lisboa queria fazer bate volta a fatima e sintra.

    O que vc acha?

  3. Olá Luiza!

    Estou adorando o site e indicações. Fico em Portugal de 05 a 16 de fevereiro/19 (11 noites), com ponto de hospedagem em Lisboa e Porto. Como vai estar frio, quais cidades próximas você indicaria incluir nesse roteiro? Não quero nada muito corrido, quero “degustar” os lugares.

    Por que vi essa regiões do litoral, mas acredito que para o período que vou não sejam o mais interessante.

    Abraços!

    Etienne

  4. Olá, Luiza!
    Tudo bem? Chegarei em Portugal dia 14/09/2018 e gostaria da sua opinião em relação ao roteiro. Serão 14 noites. Vamos alugar um carro chegando em Lisboa e já iremos para:
    – Coimbra (1 noite)
    – Porto (3 noites) – bate e volta guimarães/ braga
    – Douro – Pinhão (2 noites)
    – Covilhã – Serra da Estrela (1 noite)
    – Évora (2 noites)
    – Lisboa (6 noites) – vamos escolher os bate e voltas
    Qual a sua opinião do roteiro? E fazer este trajeto todo de carro é melhor ou tem outra sugestão? Estou em dúvida se paramos mesmo em Covilhã, acha que vale a pena ou tem outra sugestão para parada?
    Muito obrigada!
    Anne

  5. Olá Luíza, estou adorando seu blog e as dicas para Portugal. Vou agora em maio com meu marido e meu pai para Europa e teremos 6 dias em Portugal. Estou desenhando o roteiro e gostaria de sua opinião. Por enquanto está assim…dias 18, 19 em Porto, dia 20 alugamos um carro e descemos para Lisboa, parando em Aveiro para almoçar, depois mosteiro de batalha ou Alcobaça ( qual o melhor??) e pernoite em Óbidos. Dia 21 Óbidos e Sintra (quinta da regaleira) e dias 22, 23 e 24 em Lisboa. Dicas? Sugestões? Obrigada desde já. Sabrina.

    1. Oi Sabrina,

      Saí bem mais caro alugar o carro em uma cidade e devolver na outra.

      Não sei dizer qual é melhor entre Batalha ou Alcobaça, vai do gosto de cada um.

      Eu também sugiro que vocês vão de Óbidos direto para Lisboa e deixem para ir a Sintra num bate-volta de lá.

  6. Bom dia Luiza!! Gostei muito da sua experiência em viagens e principalmente por ser de Portugal pois é neste país que pretendemos viajar no final de agosto/inicio de setembro.
    Somos um grupo de 6 a 8 pessoas, todos aposentados e gostaríamos de fazer uma viagem tranquila, de 8 dias, e os locais que você nos indicaria.
    Eu, particularmente, gostaria de fazer um passeio para curtir os locais visitados e não ficar muito apressada com horários e a sua opinião é muito importante, pois irei passar para o grupo esta possibilidade.
    Agradeço sua atenção. Aguardo resposta pois o grupo está negociando com uma Agência.

    1. Oi Sandra,

      Olha, não montamos roteiros personalizados. Mas dou umas dicas, se vão só por 8 dias, concentrem-se em 3 cidades, no máximo. Tipo, 3 dias em Lisboa, 2 dias em Coimbra e 3 dias no Porto é um roteiro básico interessante. E se quiserem muito, dá para acrescentar um bate-volta do Porto na região do Douro.

  7. Oi, Luiza.
    Me chamo Jéssica, moro em Belém e sempre tive muita vontade de conhecer Portugal, mas com o objetivo de fazer missões (no caso seria para passar um mês).
    O que você me aconselharia? Tem voo direto de Belém para Portugal?
    Seu Blog é super bacana.
    Desde já obrigada pelas muitas dicas disponíveis aqui!
    =)

    1. Oi Jéssica,

      Tem um voo direto Belem – Lisboa pela TAP. Eu pesquisei muito rapidamente, mas achei passagens por 3500 reais para junho ou julho. Dá uma olhada no Google Flights.

  8. Ola, Tudo bem?
    Irei fazer uma viagem por 13 dias em Agosto com 2 criancas e meus pais e gostaria de saber sua opiniao. Todo trajeto iremos realizar apenas com o trem.
    – 4 dias em Lisboa (1 dia indo e retornando a Sintra)
    – 2 dias em Fatima
    – 1 dia em Coimbra
    – 1 dia em Aveiro
    – 1 dia em Braga
    – 4 dias em Porto (1 dia indo e retornando a Guimaraes)
    OBrigado

    1. Oi Heleno,

      Não vejo necessidade de ficar 2 dias em Fátima. Seria melhor fazer um dia em Fátima e dois dias em Coimbra.

      No mais, o roteiro está ótimo.

  9. Luiza, tenho 11 dias em Portugal. Irei dia 1o fev/2018.
    Como nunca fui, estou um pouco perdida. Fiz o roteiro da seguinte forma: 4 dias hospedada no Porto (conheceria Braga; Guimarães; Lamego – acrescentaria ou excluiria alguma?). Após sigo para Serra das Estrelas, ficaria por 3 dias (conheceria a região e Coimbra). Por fim 4 dias em Lisboa (pra conhecer Sintra; Évora; Praia da Comporta.
    O que acha com a sua vivência aí. Decidimos de ultima hora ir pra Portugal, então ainda estou pesquisando sobre os locais.
    Obrigada e estou amando as dicas do 360.

    1. Oi Talita,

      Acho que seu roteiro está meio cheio demais. Com esses bate-voltas, você não terá tempo de conhecer Porto, Lisboa e nem Coimbra.

      Você precisa de no mínimo 2 dias inteiro no Porto, 3 dias inteiros em Lisboa. Coimbra dá para fazer em 1 dia, mas não dá para contar como um bate-volta da Serra da Estrela.

      Minha sugestão é que você corte alguns desses bate-voltas.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.