Portugal é um país pequeno e muito cheio de atrações. Com isso, quem tem poucos dias de viagem pode ficar na dúvida do que visitar nesse tempo. Com mais de 6 anos vivendo no país e muitas viagens por lá, montei essas ideias de roteiro em Portugal para viagens de 7 a 10 dias, além de várias dicas de como otimizar seu tempo, escolher as cidades e se locomover sem estresse.
Tem mais dias para viajar em Portugal? Então leia: Roteiros em Portugal: 15, 20 e 30 dias de viagem
Quer combinar uma viagem de Portugal e Espanha: Viagem entre Portugal e Espanha: todas as dicas de como organizar
Tem apenas 5 dias para viajar por Portugal? Veja: Como ir de Lisboa a Porto: as 6 opções de transporte
Seguro de Viagem obrigatório para Portugal
Seguro viagem para Europa é obrigatório, e o documento pode ser exigido na imigração. São as regras do Tratado de Schengen e valem para todos os países signatários, incluindo Portugal.
É preciso que ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. É pensando nisso que muitas seguradoras oferecem planos específicos para viajantes que vão para essa região. Veja aqui dicas para contratar o melhor seguro para a Europa, com o melhor custo/benefício e com cupom de desconto de até 25% exclusivo para os leitores! Confira também as ofertas abaixo, com seguros por menos de 2 euros por dia.



Trem, Ônibus e Aluguel de Carro em Portugal
É bem fácil se locomover entre as maiores cidades portuguesas de ônibus (autocarro para os portugueses) ou trem (comboio para eles). No entanto, para quem vai circular pelo interior, como Serra da Estrela ou Alentejo, ou está em um grupo maior de pessoas, o aluguel de carro vale mais a pena.
Se você quiser pesquisar qual a melhor forma de viajar (ônibus ou trem e até avião), dá uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa. Também não deixe de ler nosso guia: Transporte em Portugal: dicas de como se locomover no país
Se você pretende alugar um carro em Portugal, aí recomendo que veja as nossas dicas para fazer isso com um baita desconto e boas condições de pagamento: Como alugar um carro em Portugal: dicas e desconto de 30%
Você também pode pesquisar diretamente no buscador, comparar as ofertas de diferentes locadoras e garantir seu desconto.
7 roteiros de viagem para 7 a 10 dias em Portugal
Roteiro de 7 dias em Portugal: Lisboa, Coimbra e Porto
Esse é o roteiro básico de Portugal, que em 7 dias cobre as três maiores cidades dos país. É uma visita apertada para conhecer tanto Porto, quanto Lisboa, mas dá para ter um gostinho do que tem nas cidades e despertar a vontade de voltar com mais tempo.
Alfama, em Lisboa
Esse roteiro pode ser todo feito de trem ou ônibus. Recomendo, se possível, comprar as passagens chegando por Lisboa e partindo pelo Porto (ou vice-versa) para ganhar tempo.
- Fique três dias explorando Lisboa: veja aqui as dicas
- Siga de manhã cedo para Coimbra e passe uma noite na cidade: saiba aqui o que fazer por lá
- Na manhã do dia seguinte, embarque para o Porto e explore por três dias.
Como você terá pouco tempo em cada cidade, recomendamos que escolha hospedagens bem localizadas em cada uma delas. Algumas ideias de lugares que já experimentamos:
• Hospedagem em Lisboa: Lisbon Style (pousada – nota 8.3, $) ou TURIM Av. Liberdade (hotel 4 estrelas – nota 8,1, $$)
• Hospedagem em Coimbra: Guesthouse Santa Clara (pousada, nota 9.4 – $) ou Hotel Oslo (3 estrelas, nota 8.6 – $$)
• Hospedagem no Porto: Dukes Corner Guest House (pousada, nota 8.9 – $$) ou Pestana Porto – A Brasileira, City Center & Heritage Building (5 estrelas, nota 9.2 – $$$)
Roteiro de 10 dias em Portugal: Lisboa + Sintra ou Cascais, Coimbra e Porto + Braga, Guimarães ou Douro
Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra
Esse roteiro de 10 dias em Portugal segue o mesmo princípio do roteiro anterior, mas você consegue acrescentar dois bate-voltas à sua viagem. Ou seja, é possível fazer assim:
- Visite Lisboa por três dias três e depois escolha se prefere fazer um bate-volta de trem urbano para as montanhas em Sintra ou a costa em Cascais.
- Vá cedo para Coimbra e fique uma noite.
- Siga de manhã para o Porto por 3 dias. De lá você também pode fazer um bate-volta para Guimarães, Braga ou Pinhão, no Vale do Douro.
Roteiro de 7 a 10 dias em Lisboa e arredores
Palácio da Pena, em Sintra
Este roteiro de 7 a 10 dias foca mais na capital portuguesa e seus arredores.
- Faça o roteiro de três ou quatro dias em Lisboa.
- Depois, faça um bate-volta para Sintra, local de castelos e palácios lindíssimos.
- Também dedique um dia a explorar Cascais, uma adorável cidade litorânea
- Siga para Óbidos, Batalha e Alcobaça e explore a região em dois dias, também passando por Tomar
- Se você tiver 10 dias, passe um dia em Nazaré, Fátima e arredores.
No texto 7 ideias de bate-volta a partir de Lisboa você consegue encontrar outras alternativas e dicas para essa viagem.
Roteiro de 7 a 10 dias no Porto e Norte de Portugal
Vista da Ponte D. Luis, no Porto
O roteiro de 7 a 10 dias que foca no Porto e no Norte tem muitos passeios incríveis.
- Comece explorando Porto por três dias.
- No quarto, faça um passeio por Braga, uma cidade portuguesa fundada pelos romanos
- No dia seguinte visite Guimarães, outra cidade histórica lindinha.
- Fique dois ou três dias explorando a região do Douro e se der, dê um pulinho até o Parque dos Gerês.
- Se você tiver 10 dias, pode descer para ficar um dia em Coimbra e outro em Aveiro.
No texto 9 ideias de bate-volta de Porto: quais lugares conhecer nos arredores? você encontra ainda mais dicas sobre esse roteiro, com sugestões de cidades e passeios a vinícolas.
Roteiro de 7 a 10 dias com foco na Serra da Estrela
Este roteiro tem como foco a Serra da Estrela, um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal, em qualquer época do ano! É necessário alugar um carro.
- Você pode partir tanto de Lisboa quando do Porto. Fique 3 dias na cidade que começar.
- Vá para Coimbra e passe um dia na cidade.
- Na manhã seguinte, cedinho, siga para a Serra da Estrela por três dias
Minha sugestão é que você faça sua base em Manteigas: a cidade fica no meio da Serra e é uma ótima base para explorar os arredores, que incluem o ponto mais alto de Portugal em Torre, e várias aldeias históricas como Piódão, Belmonte e Linhares da Beira.
Algumas dicas de hospedagem para todos os bolsos em Manteigas, na Serra da Estrela:
• Hotel Vale do Zezere (2 estrelas, nota 9,2 – $)
• SerraVale – House & Nature (pousada, nota 9.8 – $$)
• Hotel da Fábrica (4 estrelas, nota 9 – $$$)
• Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels (5 estrelas, nota 9.4 – $$$$)
Se você tiver dias extras, pode esticar uma visita às cidades de Guarda, Covilhã ou Viseu.
Roteiro em Lisboa, Alentejo e/ou Algarve
Castelo de Marvão, no Alentejo
Esse roteiro de viagem foca na região sul de Portugal, especificamente duas regiões bem famosas: o tradicional Alentejo e as praias do Algarve. Se você só tiver 7 dias, minha sugestão é que escolha entre uma ou outra. Dessa forma:
- 3 dias em Lisboa
- Siga para Lagos e fique 4 dias explorando o Algarve (clique para ver as dicas do roteiro).
ou
- Fique os 3 dias em Lisboa
- Siga para Évora e explore o interior do Alentejo por 4 dias (clique para ver as dicas do roteiro).
Caso você tenha 10 dias de viagem, comece em Lisboa e depois divida os dias seguintes entre Algarve e Alentejo. Esse roteiro requer que você alugue um carro.
Roteiro nas Ilhas: Madeira ou Açores
Se você já conhece o resto de Portugal ou se tem vontade de explorar cantinhos menos visitados por brasileiros, aproveite seu roteiro em Portugal para conhecer a Ilha da Madeira ou o Arquipélago dos Açores.
Lagoa das Sete Cidades, Açores
Ambos passeios requerem pelo menos 5 dias de viagem. Você encontra voos saindo tanto de Lisboa, quanto do Porto.
Veja as dicas:
O que fazer na Ilha da Madeira: roteiro de cidades e passeios
O que fazer na Ilha de São Miguel: um guia de viagem para os AçoresLeia também: Morar no Porto: experiência, custo de vida e outras dicas
Ola ! Vou pra Portugal final de abril ficar 10 dias.Gostaria muito de conhecer, norte e sul.Sei que terei que ser rapida, mas mesmo assim queria conhecer um pouco do norte e um pouco do sul .Que sugestoes vc me daria ???
Oi Fernanda, tudo bem?
O roteiro que indico que 10 dias você consegue fazer o que deseja: Lisboa + Sintra ou Cascais, Coimbra e Porto + Braga, Guimarães ou Douro
Você pode não ir a Coimbra para acrescentar um dia no norte.
Olá Luiza,
Tudo bem? Meus pais tem o sonho de conhecer Portugal e será a primeira viagem internacional deles.
Vamos eu, meu marido, irmão e a namorada e meus pais (52 e 58 anos), pretendemos passar o Reveillon por lá (único período de férias de todos).
Gostaríamos com toda certeza de conhecer Lisboa, Porto e Fátima. Pensei em montar base em Porto 3 dias, ir até Fátima, pernoitar em Óbidos e ficar mais 4 dias em Lisboa. Alugaríamos uma van, provavelmente.
Nossa virada de ano seria em Porto.
Dúvidas: 1- Você sugere ficar em Airbnb para economizarmos já que somos em 6 pessoas? 2- O que você sugere para a virada de ano em Porto? 3- Este roteiro está adequado? Não queria uma coisa muito corrida, quero apreciar os locais.
Obrigada!
Olá Luiza,
Vou para Portugal com meu marido em maio. Vamos ficar 7 dias com voo chegando e saindo de lisboa.
Minha ideia inicial seria
Ficar 2 dias em lisboa, seguir para Coimbra e ficar um dia, ir para porto e permanecer 2 dias e depois voltar para lisboa.
Entre esses dias que estarei em lisboa queria fazer bate volta a fatima e sintra.
O que vc acha?
Oi Verônica,
Acho que não faz sentido fazer esses bate-voltas, considerando que você terá tão pouco tempo em Lisboa
Olá Luiza!
Estou adorando o site e indicações. Fico em Portugal de 05 a 16 de fevereiro/19 (11 noites), com ponto de hospedagem em Lisboa e Porto. Como vai estar frio, quais cidades próximas você indicaria incluir nesse roteiro? Não quero nada muito corrido, quero “degustar” os lugares.
Por que vi essa regiões do litoral, mas acredito que para o período que vou não sejam o mais interessante.
Abraços!
Etienne
Oi Etienne,
Temos dois posts com boas ideias de passeios:
https://www.360meridianos.com/dica/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa e https://www.360meridianos.com/dica/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-do-porto
Se você quiser ver neve, essa é uma boa época para visitar a Serra da Estrela: https://www.360meridianos.com/dica/roteiros-pela-serra-da-estrela-portugal
Olá, Luiza!
Tudo bem? Chegarei em Portugal dia 14/09/2018 e gostaria da sua opinião em relação ao roteiro. Serão 14 noites. Vamos alugar um carro chegando em Lisboa e já iremos para:
– Coimbra (1 noite)
– Porto (3 noites) – bate e volta guimarães/ braga
– Douro – Pinhão (2 noites)
– Covilhã – Serra da Estrela (1 noite)
– Évora (2 noites)
– Lisboa (6 noites) – vamos escolher os bate e voltas
Qual a sua opinião do roteiro? E fazer este trajeto todo de carro é melhor ou tem outra sugestão? Estou em dúvida se paramos mesmo em Covilhã, acha que vale a pena ou tem outra sugestão para parada?
Muito obrigada!
Anne
Oi Annelise,
Acho que é pouco tempo no Porto só dois dias. Escolha entre Braga ou Guimarães, não é legal fazer as duas no mesmo dia.
Em Évora só valem duas noites se vocês forem fazer de base para ver um pouco do Alentejo.
Na Serra da Estrela, acho mais legal ficar em uma das aldeias. Dá uma olhada nesse texto: https://www.360meridianos.com/dica/roteiros-pela-serra-da-estrela-portugal
Olá Luíza, estou adorando seu blog e as dicas para Portugal. Vou agora em maio com meu marido e meu pai para Europa e teremos 6 dias em Portugal. Estou desenhando o roteiro e gostaria de sua opinião. Por enquanto está assim…dias 18, 19 em Porto, dia 20 alugamos um carro e descemos para Lisboa, parando em Aveiro para almoçar, depois mosteiro de batalha ou Alcobaça ( qual o melhor??) e pernoite em Óbidos. Dia 21 Óbidos e Sintra (quinta da regaleira) e dias 22, 23 e 24 em Lisboa. Dicas? Sugestões? Obrigada desde já. Sabrina.
Oi Sabrina,
Saí bem mais caro alugar o carro em uma cidade e devolver na outra.
Não sei dizer qual é melhor entre Batalha ou Alcobaça, vai do gosto de cada um.
Eu também sugiro que vocês vão de Óbidos direto para Lisboa e deixem para ir a Sintra num bate-volta de lá.
Bom dia Luiza!! Gostei muito da sua experiência em viagens e principalmente por ser de Portugal pois é neste país que pretendemos viajar no final de agosto/inicio de setembro.
Somos um grupo de 6 a 8 pessoas, todos aposentados e gostaríamos de fazer uma viagem tranquila, de 8 dias, e os locais que você nos indicaria.
Eu, particularmente, gostaria de fazer um passeio para curtir os locais visitados e não ficar muito apressada com horários e a sua opinião é muito importante, pois irei passar para o grupo esta possibilidade.
Agradeço sua atenção. Aguardo resposta pois o grupo está negociando com uma Agência.
Oi Sandra,
Olha, não montamos roteiros personalizados. Mas dou umas dicas, se vão só por 8 dias, concentrem-se em 3 cidades, no máximo. Tipo, 3 dias em Lisboa, 2 dias em Coimbra e 3 dias no Porto é um roteiro básico interessante. E se quiserem muito, dá para acrescentar um bate-volta do Porto na região do Douro.
Oi, Luiza.
Me chamo Jéssica, moro em Belém e sempre tive muita vontade de conhecer Portugal, mas com o objetivo de fazer missões (no caso seria para passar um mês).
O que você me aconselharia? Tem voo direto de Belém para Portugal?
Seu Blog é super bacana.
Desde já obrigada pelas muitas dicas disponíveis aqui!
=)
Oi Jéssica,
Tem um voo direto Belem – Lisboa pela TAP. Eu pesquisei muito rapidamente, mas achei passagens por 3500 reais para junho ou julho. Dá uma olhada no Google Flights.
Ola, Tudo bem?
Irei fazer uma viagem por 13 dias em Agosto com 2 criancas e meus pais e gostaria de saber sua opiniao. Todo trajeto iremos realizar apenas com o trem.
– 4 dias em Lisboa (1 dia indo e retornando a Sintra)
– 2 dias em Fatima
– 1 dia em Coimbra
– 1 dia em Aveiro
– 1 dia em Braga
– 4 dias em Porto (1 dia indo e retornando a Guimaraes)
OBrigado
Oi Heleno,
Não vejo necessidade de ficar 2 dias em Fátima. Seria melhor fazer um dia em Fátima e dois dias em Coimbra.
No mais, o roteiro está ótimo.
Luiza, tenho 11 dias em Portugal. Irei dia 1o fev/2018.
Como nunca fui, estou um pouco perdida. Fiz o roteiro da seguinte forma: 4 dias hospedada no Porto (conheceria Braga; Guimarães; Lamego – acrescentaria ou excluiria alguma?). Após sigo para Serra das Estrelas, ficaria por 3 dias (conheceria a região e Coimbra). Por fim 4 dias em Lisboa (pra conhecer Sintra; Évora; Praia da Comporta.
O que acha com a sua vivência aí. Decidimos de ultima hora ir pra Portugal, então ainda estou pesquisando sobre os locais.
Obrigada e estou amando as dicas do 360.
Oi Talita,
Acho que seu roteiro está meio cheio demais. Com esses bate-voltas, você não terá tempo de conhecer Porto, Lisboa e nem Coimbra.
Você precisa de no mínimo 2 dias inteiro no Porto, 3 dias inteiros em Lisboa. Coimbra dá para fazer em 1 dia, mas não dá para contar como um bate-volta da Serra da Estrela.
Minha sugestão é que você corte alguns desses bate-voltas.