7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)

Se tem uma coisa que eu aprendi sobre Portugal depois de um ano vivendo aqui é que este país pode até ser pequenino em extensão territorial, mas é gigante em lugares interessantes para visitar. Me dá uma séria crise de FOMO toda vez que eu abro um mapa ou guia, pensando na quantidade de lugares lindos que eu ainda não conheci por aqui.

Digo isso porque o título deste post é meio problemático em si, tendo em vista que uma semana em Portugal é muito pouco. Mas tem tanta gente que vem me perguntar o que fazer no país nesse curto período, que resolvi montar alguns roteirinhos espertos, meio corridos, mas que dão uma visão geral das regiões da terrinha.

Se você tiver mais tempo, melhor. Pode ampliar a quantidade de dias em cada cidade ou combinar mais de uma das ideias de roteiro dentro do seu tempo disponível. Para se locomover no país, você pode recorrer à malha ferroviária, ao excelente sistema de ônibus ou alugar um carro. Sempre é necessário pesquisar com antecedência, mas tenha em mente que quanto mais vilas e aldeias no centro do país você quiser visitar, menos transporte público estará disponível. Também recomendo fortemente dar uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa.

Dica: se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece).

Ficaram de fora regiões muito especiais, mas que eu ainda não conheço, com todo o Sul: o Algarve e Alentejo e a região do Minho e Norte. Mas em breve teremos conteúdo desses lugares por aqui e acrescentarei essas ideias aos roteiros.

Ideias de roteiro para 7 dias em Portugal

Lisboa, Coimbra (+bate-volta), Porto

qual é a melhor época para viajar pela europa

Um roteiro básico que cobre três cidades bem conhecidas pelos brasileiros. É uma visita apertada para conhecer tanto Porto, quanto Lisboa, mas dá para ter um gostinho do que tem nas cidades e despertar a vontade de voltar com mais tempo.

Tanto faz o ponto de início deste roteiro, que é possível de ser feito todo de trem ou ônibus. Fique três dias explorando Lisboa, siga para Coimbra. Como eu já contei por aqui, é possível ver boa parte das atrações em um dia, mas vale a pena aproveitar dois para conhecer a noite universitária da cidade. Porém, a ideia é que no segundo dia você não fique em Coimbra, mas use o seu tempo para explorar alguma cidade nos arredores.

A primeira sugestão é Conímbriga, que tem ruínas romanas do século I, com mosaicos bem conservados. Se ruínas não forem sua praia, Fátima, a cidade do famoso Santuário, é outro passeio possível. Também é possível ir a Aveiro ou Figueira da Foz.

Seja qual for a sua opção, de lá siga para o Porto. Serão apenas dois dias para conhecer a cidade. Mesmo assim, não deixe de cruzar a Ponte Luiz I para dar uma olhadinha em Vila Nova de Gaia.

Lisboa, Sintra, Cascais, Fátima

Praça do Comércio em Lisboa Portugal

Praça do Comércio, Lisboa

Este roteiro foca mais na capital portuguesa, que sem dúvida merece muitos dias. Garanta quatro dias em Lisboa e conheça bem a cidade. Depois, faça um bate-volta para Sintra, local de castelos lindíssimos. Outros bate-voltas para fazer de Lisboa são Cascais e Fátima. Tenha em mente que se você quiser conhecer Sintra e Cascais no mesmo dia, terá que alugar um carro.

Porto, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra.

O que visitar no Porto rua das flores

Rua das Flores, Porto

Também é interessante um roteiro que foque no Porto e no norte. Comece explorando Porto por três dias. No quarto, faça um passeio por Braga, uma cidade portuguesa fundada pelos romanos, e no dia seguinte visite Guimarães, outra cidade histórica lindinha. Para os dois últimos dias de viagem, explore Coimbra e Aveiro.

Coimbra, Manteigas, Linhares, Belmonte, Covilhã, Piodão, Monsanto

belmonte serra da estrela vista

Este roteiro é um passeio pela Serra da Estrela, um dos locais mais especiais e bonitos de Portugal. É necessário alugar um carro. Comece por Coimbra e passe um dia na cidade, pernoite e no segundo dia cedinho siga para Manteigas.

Essa cidade fica no meio da Serra e é uma ótima base para explorar os arredores. Fique três dias por lá e aproveite para fazer caminhadas pelas montanhas, conheça o ponto mais alto de Portugal continental em Torre e as cidades de Seia e Sabugueiro.

Tire o quinto dia para explorar algumas das aldeias históricas de Portugal. Linhares e Belmonte são boas apostas. De lá, siga para Covilhã, a maior cidade, que fica ao pé da Serra. Além de conhecer Covilhã, use o tempo que restar para visitar Piodão e Monsanto, consideradas algumas das aldeias mais lindas e típicas do país.

Lisboa ou Porto, Nazaré, Batalha, Alcobaça, Peniche, Óbidos (mais centro), Fátima e Leiria, Coimbra

Escolha se você quer começar por Lisboa ou Porto. Seja lá qual for sua decisão, dedique três dias para conhecer a cidade. No dia seguinte, alugue um carro e siga para o passeio por Nazaré, uma cidade praiana, e conheça também os Mosteiros de Batalha e Alcobaça.

Pernoite em Nazaré e no dia seguinte faça o passeio por Peniche, uma praia famosa para os surfistas. Ali, conheça também a Ilha das Berlengas, que é uma reserva da Biosfera da UNESCO. No mesmo dia, siga para Óbidos, uma cidade típica e com um castelo lindo.

No sexto dia, visite Fátima, a cidade do santuário, e conheça também Leiria, outra cidade com um castelo famoso. Siga no final do dia para Coimbra, aproveite a noite da cidade e explore as ladeiras da universidade no dia seguinte.

llha da Madeira

trilhas Ilha da madeira

Durante sua semana na Ilha da Madeira, fique hospedado todos os dias em Funchal, a maior cidade da ilha. É ideal alugar um carro para explorar bem todos os lados da ilha.

Gaste dois dias conhecendo as belezas e atrações de Funchal. No terceiro, siga para Porto Moniz e suas piscinas naturais – e não deixe de conhecer as grutas de São Vicente no caminho. No dia seguinte, vá para o outro lado da ilha, na Ponta de São Lourenço, pronto para fazer uma caminhada pela costa. No caminho de volta, assista ao pôr do sol em Câmara de Lobos, no Cabo Girão.

No quinto dia, vá conhecer o centro da Ilha da Madeira, onde fica um dos pontos mais altos de Portugal, o Pico Ruivo. Nessa região há trilhas com diferentes tipos de dificuldades, as levadas. Escolha uma e aproveite a vista. Nesse mesmo dia, aproveite para conhecer Santana, uma cidade pequena, mas que tem casinhas típicas, um cartão-postal da Madeira.

Você pode aproveitar o sexto dia para conhecer a cidade de Ribeira Brava e também algumas praias, como a da Calheta e Paúl do Mar. Ainda dá tempo de fazer passeios de barco para conhecer as Ilhas Desertas ou tentar ver baleias. Outro passeio possível é conhecer a outra ilha, Porto Santo.

Açores

Açores Portugal

A sugestão é que você passe quatro dias na Ilha de São Miguel, usando a cidade de Ponta Delgada como base para explorar as lagoas, trilhas, praias e montanhas espalhadas pela maior ilha.

Leia mais: Dicas de viagem e roteiros pelos Açores

Para os três dias seguintes, a sugestão é que você visite outra ilha do arquipélago. Sugiro a Terceira, que é famosa pelas festas e pela cidade de Angra do Heroísmo, cujo centro histórico é patrimônio da Unesco.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

109 comentários sobre o texto “7 roteiros de viagem para 7 dias em Portugal (ou mais!)

  1. Olá Luiza,
    Tudo bem? Meus pais tem o sonho de conhecer Portugal e será a primeira viagem internacional deles.
    Vamos eu, meu marido, irmão e a namorada e meus pais (52 e 58 anos), pretendemos passar o Reveillon por lá (único período de férias de todos).
    Gostaríamos com toda certeza de conhecer Lisboa, Porto e Fátima. Pensei em montar base em Porto 3 dias, ir até Fátima, pernoitar em Óbidos e ficar mais 4 dias em Lisboa. Alugaríamos uma van, provavelmente.
    Nossa virada de ano seria em Porto.
    Dúvidas: 1- Você sugere ficar em Airbnb para economizarmos já que somos em 6 pessoas? 2- O que você sugere para a virada de ano em Porto? 3- Este roteiro está adequado? Não queria uma coisa muito corrida, quero apreciar os locais.

    Obrigada!

  2. Olá Luiza,
    Vou para Portugal com meu marido em maio. Vamos ficar 7 dias com voo chegando e saindo de lisboa.

    Minha ideia inicial seria
    Ficar 2 dias em lisboa, seguir para Coimbra e ficar um dia, ir para porto e permanecer 2 dias e depois voltar para lisboa.
    Entre esses dias que estarei em lisboa queria fazer bate volta a fatima e sintra.

    O que vc acha?

  3. Olá Luiza!

    Estou adorando o site e indicações. Fico em Portugal de 05 a 16 de fevereiro/19 (11 noites), com ponto de hospedagem em Lisboa e Porto. Como vai estar frio, quais cidades próximas você indicaria incluir nesse roteiro? Não quero nada muito corrido, quero “degustar” os lugares.

    Por que vi essa regiões do litoral, mas acredito que para o período que vou não sejam o mais interessante.

    Abraços!

    Etienne

  4. Olá, Luiza!
    Tudo bem? Chegarei em Portugal dia 14/09/2018 e gostaria da sua opinião em relação ao roteiro. Serão 14 noites. Vamos alugar um carro chegando em Lisboa e já iremos para:
    – Coimbra (1 noite)
    – Porto (3 noites) – bate e volta guimarães/ braga
    – Douro – Pinhão (2 noites)
    – Covilhã – Serra da Estrela (1 noite)
    – Évora (2 noites)
    – Lisboa (6 noites) – vamos escolher os bate e voltas
    Qual a sua opinião do roteiro? E fazer este trajeto todo de carro é melhor ou tem outra sugestão? Estou em dúvida se paramos mesmo em Covilhã, acha que vale a pena ou tem outra sugestão para parada?
    Muito obrigada!
    Anne

  5. Olá Luíza, estou adorando seu blog e as dicas para Portugal. Vou agora em maio com meu marido e meu pai para Europa e teremos 6 dias em Portugal. Estou desenhando o roteiro e gostaria de sua opinião. Por enquanto está assim…dias 18, 19 em Porto, dia 20 alugamos um carro e descemos para Lisboa, parando em Aveiro para almoçar, depois mosteiro de batalha ou Alcobaça ( qual o melhor??) e pernoite em Óbidos. Dia 21 Óbidos e Sintra (quinta da regaleira) e dias 22, 23 e 24 em Lisboa. Dicas? Sugestões? Obrigada desde já. Sabrina.

    1. Oi Sabrina,

      Saí bem mais caro alugar o carro em uma cidade e devolver na outra.

      Não sei dizer qual é melhor entre Batalha ou Alcobaça, vai do gosto de cada um.

      Eu também sugiro que vocês vão de Óbidos direto para Lisboa e deixem para ir a Sintra num bate-volta de lá.

  6. Bom dia Luiza!! Gostei muito da sua experiência em viagens e principalmente por ser de Portugal pois é neste país que pretendemos viajar no final de agosto/inicio de setembro.
    Somos um grupo de 6 a 8 pessoas, todos aposentados e gostaríamos de fazer uma viagem tranquila, de 8 dias, e os locais que você nos indicaria.
    Eu, particularmente, gostaria de fazer um passeio para curtir os locais visitados e não ficar muito apressada com horários e a sua opinião é muito importante, pois irei passar para o grupo esta possibilidade.
    Agradeço sua atenção. Aguardo resposta pois o grupo está negociando com uma Agência.

    1. Oi Sandra,

      Olha, não montamos roteiros personalizados. Mas dou umas dicas, se vão só por 8 dias, concentrem-se em 3 cidades, no máximo. Tipo, 3 dias em Lisboa, 2 dias em Coimbra e 3 dias no Porto é um roteiro básico interessante. E se quiserem muito, dá para acrescentar um bate-volta do Porto na região do Douro.

  7. Oi, Luiza.
    Me chamo Jéssica, moro em Belém e sempre tive muita vontade de conhecer Portugal, mas com o objetivo de fazer missões (no caso seria para passar um mês).
    O que você me aconselharia? Tem voo direto de Belém para Portugal?
    Seu Blog é super bacana.
    Desde já obrigada pelas muitas dicas disponíveis aqui!
    =)

    1. Oi Jéssica,

      Tem um voo direto Belem – Lisboa pela TAP. Eu pesquisei muito rapidamente, mas achei passagens por 3500 reais para junho ou julho. Dá uma olhada no Google Flights.

  8. Ola, Tudo bem?
    Irei fazer uma viagem por 13 dias em Agosto com 2 criancas e meus pais e gostaria de saber sua opiniao. Todo trajeto iremos realizar apenas com o trem.
    – 4 dias em Lisboa (1 dia indo e retornando a Sintra)
    – 2 dias em Fatima
    – 1 dia em Coimbra
    – 1 dia em Aveiro
    – 1 dia em Braga
    – 4 dias em Porto (1 dia indo e retornando a Guimaraes)
    OBrigado

    1. Oi Heleno,

      Não vejo necessidade de ficar 2 dias em Fátima. Seria melhor fazer um dia em Fátima e dois dias em Coimbra.

      No mais, o roteiro está ótimo.

  9. Luiza, tenho 11 dias em Portugal. Irei dia 1o fev/2018.
    Como nunca fui, estou um pouco perdida. Fiz o roteiro da seguinte forma: 4 dias hospedada no Porto (conheceria Braga; Guimarães; Lamego – acrescentaria ou excluiria alguma?). Após sigo para Serra das Estrelas, ficaria por 3 dias (conheceria a região e Coimbra). Por fim 4 dias em Lisboa (pra conhecer Sintra; Évora; Praia da Comporta.
    O que acha com a sua vivência aí. Decidimos de ultima hora ir pra Portugal, então ainda estou pesquisando sobre os locais.
    Obrigada e estou amando as dicas do 360.

    1. Oi Talita,

      Acho que seu roteiro está meio cheio demais. Com esses bate-voltas, você não terá tempo de conhecer Porto, Lisboa e nem Coimbra.

      Você precisa de no mínimo 2 dias inteiro no Porto, 3 dias inteiros em Lisboa. Coimbra dá para fazer em 1 dia, mas não dá para contar como um bate-volta da Serra da Estrela.

      Minha sugestão é que você corte alguns desses bate-voltas.

  10. Ola Luiza. Estou indo a Portugal em março de 2018 com esposo e filho. Aluguei um carro para andar de Lisboa a Santiago de Compostela. Minha duvida: é necessário fazer reservas de hospedagem com antecedência e planejar isso, ou posso ir dirigindo e escolhendo locais para parar e hospedar? O que seria mais economico? Parabéns pelo blog!

    1. Oi Anamelia,

      Em março é baixa temporada, então é possível que você encontre hospedagem ao longo do caminho. Recomendo, porém, que pelo menos em Lisboa e Porto você reserve com antecedência, porque são cidades que estão na moda e a chance de não encontrar nada com bom preço é grande.

  11. Oi Luiza,
    Eu e minha esposa estaremos chegando em Lisboa dia 9/3/17, pela 16 horas e voltaremos dia 18/3/17 pelas 20hs. Lendo seus comentários, por sinal excelentes, fiz o seguinte roteiro: dia 9 apenas jantar em Lisboa; dia 10 bate volta para Sintra, de trem; dia 11 bate e volta a Óbidos de ônibus (tem o festival do chocolate; dia 12 bate e volta Évora e Cascaes; dia 13 em Lisboa bairro Belem, Alfama; dia 14 viagem para Porto; dia 15 bate e volta Porto-Braga; dia 16 bate e volta Porto-Guimarães; dia 17 Porto-Aveiro (minha mulher é cake designer e deseja conhecer os doces Portugueses; dia 18 retorno a Lisboa. Preciso de dicas sobre deslocamentos e tempo dos mesmos. Desde já agradeço pela atenção.

      1. Ola Angelo, estarei indo com esposo e filho neste período. Quem sabe não nos encontramos em passeios. Sou de PE. Conheço Portugal e Espanha, mas é a primeira vez do meu esposo e filho.

    1. Oi Angelo,

      Os tempos de deslocamento você vê certinho no sites das empresas de onibus e trem (Rede Expressos e CP).

      Eu aproveitaria Lisboa no primeiro dia ao invés de fazer um bate-volta já de cara. Também cortaria esse bate-volta em Evora e Cascais, porque vai estar frio, não faz sentido as duas no mesmo dia e, principalmente porque um dia só em Lisboa é muito pouco. Vale muito mais a pena conhecer mais a cidade, que tem muito mais coisas, do que correr para outra.

      Também acho um dia só no Porto muito pouco tempo, eu cortaria um dos bate-voltas

  12. Ola Luiza, tudo bem?
    Estou indo para Portugal e Espanha e a ideia inicial e fazer uma viagem de 17 dias, porem 10 dias em Portugal. Estou pensando em ficar hospedado em tres cidades, Lisboa, Porto e Albufeira, quais cidades que voce recomenda conhecer proximo a estas cidades, sendo que a ideia inicial seria 5 dias em Lisboa, 3 em Porto e 2 em Albufeira. Obrigado pela ajuda.

  13. Olá, Luiza! Estou com dificuldades para montar o roteiro da minha viagem. Alugarei carro em Vigo e pretendo conhecer as principais cidades como Viana do Castelo, Porto, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Fátima, Nazaré, Lisboa, Sintra,Cascais, Estoril, Sagres, Lagos. É possível conhecer esses lugares em 11 dias? Em quais lugares devo me hospedar? Obrigada!

    1. Acho bastante corrido conhecer todos esses lugares em 11 dias. Você deve se hospedar nas cidades maiores e que possa usar de base, como Lisboa, Porto, Coimbra

  14. Boa Noite Luiza!!!
    Vou a Portugal em setembro próximo (18 dias)e estou montando um roteiro.
    De imediato (vou perguntar muito mais coisas :)), gostaria de saber sua opinião sobre Albufeira. Vale a pena incluir no roteiro?
    Não tenho interesse em praias para dar um “mergulho”, e sim pelo visual diferente, um pouco mais exótico.
    Vale a pena ficar lá e fazer bate-volta até Faro e Tavira?
    Obrigado!!!
    Gil

    1. Oi Gil,

      Não conheço Albufeira, só Lagos. Todos meus amigos portugueses me falaram para evitar Albufeira e ficar em Lagos, onde as paisagens são mais bonitas. Eu segui a orientação.

      Tavira é muito elogiada tb, ainda não conheço.

      1. muito obrigado!
        Tem alguma dica de hospedagem em Coimbra e Évora?
        Já fiz reserva em Porto, Braga e Óbidos.
        Muito obrigado novamente e parabéns pelo site e disponibilidade para nos ajudar.

  15. Olá Luiza! Parabéns pelo belo site! Estou montando um roteiro que vai de Lisboa ao Porto de carro. Além de Coimbra, qual cidade é melhor para fazer um pernoite afim de visitar Fátima e Batalha? Nazaré ou Leiria (Eu faria Óbidos no caminho de uma delas)?

  16. Oi LUIZA

    VOU PARA PROTUGAL DIA 6 DEMAIO POR 12 DIAS, ENTRAREI POR PORTO E SAIREI POR LISBOA, PODE ME AJUDAR A FAZER UM ROTEIRO.
    PORTO
    CHEGADA 7 DE MAIO QUERO VER RIO TORTOVILA NOGA DE GAIA,ESMORIZ SINTRA E SEUS CASTELOS, CASCAIS FATIMA, AVEIRO
    COIMBRA AVEIRO FIGUEIRA DA FOX ,COVILHA, CONIMBRIGER
    LISBOA, SERRA DA ESTRELA,LINHARES, TORRE COVILHA BRAGA, ILHA DA MADEIRA, FUNCHAL GRUTAS EM SÃO VICENTE
    PONTA DE SÃO LOURENÇO. CAMARA DOS LOBOS E O POR DO SOL

    POR FAVOR PODE ME FAZER O ROTEIRO.

    ADOREI OS SEUS ROTEIROS, PARABENS PELOBLOG.

    JOANA D’ARC PENNA

    1. Oi Joana,

      Desculpe mas nós não montamos roteiros personalizados.

      Se você já sabe onde quer ir, sugiro que você monte seu roteiro e coloque aqui que eu dou uns pitacos!

      Abrço

  17. Oi Luiza… td bem?

    Primeiro: Super obrigada pelo seu site… é incrivel !!!! A quantidade de informações e opções são ótimas!

    Na verdade queria muito sua opnião: Em Setembro chegando em Barcelona com meu marido e meu filhote de 6 anos, ficaremos até dia 30 (embarcaremos de volta ao Brasil por Lisboa)… São muitas opções de roteiros e entre elas tem a opção de conhecer Sagres… vc acha que vale a pena? Nesta Opção fariamos de carro: BARCELONA-MADRID-TOLEDO-CORDOBA-SAGRES-LISBOA-FATIMA-PORTO-LISBOA, ou explorar o outro lado: BARCELONA-MADRID-SALAMANCA-PORTO-FATIMA-LISBOA…?

    Não queremos uma viagem “corrida”, sabe? Gostariamos de explorar as cidadizinhas e aproveitar…

    Um beijo e obrigada

    Vanessa Zambiasi
    São Paulo – SP

    1. Oi Vanessa,

      Eu não entendi quantos dias de viagem vocês tem.

      A costa portuguesa é muito bonita, em setembro talvez esteja um pouco frio para entrar na água, mas a paisagem continua valendo a pena.

      Se vocês tiverem mais de 20 dias de viagem, acho viável.

  18. Oi Luiza

    Viajarei em maio para a Itália e terminando esse passeio, como nosso vôo para o Brasil sai de Lisboa, estamos pensando em ficar 01 semana em Portugal. O que eu gostaria de saber e se me hospedando em Lisboa, eu consigo de ônibus ou trem fazer passeios diários para as cidades vizinhas.
    Obrigada

  19. Oi Luiza,

    gostaria de um roteiro de 7 dias de Lisboa a Porto em julho, com a minha família. Somos um casal, uma filha de 12 anos e outra de 20 anos.

    Abraços,

  20. Olá, Luiza!
    Devo chegar em voo bem cedinho em Lisboa pra depois ir pra Espanha. Tenho mais vontade de conhecer algumas cidadezinhas pequenas do que a capital. Acha que fica muito corrido assim: alugar um carro e passar esse primeiro dia inteiro em Lisboa, no segundo dia ir para Sintra e Óbidos e dormir lá, no terceiro seguir para Tomar, Evora e retornar a Lisboa?

  21. Luiza, tudo bem?

    Parabéns pelo Blog!!!

    Eu e meu marido vamos para Portugal em Maio, ficaremos 14 dias, estaremos chegando de Madrid, porém vamos direto para a Serra do Geres, será que vc poderia me dar palpites em meu roteiro:
    2 dias Serra do Geres + Braga + Guimaraes
    2 dias Porto
    2 dias Douro
    2 dias Serra da Estrela + Coimbra + Fatima + Obidos
    1 dia Sintra e Cascais
    3 dias Lisboa
    1 Evora

    Agradeço desde já

    1. Oi Sandra, tudo bem?

      Vocês vão precisar de carro para conseguir fazer esse roteiro.

      Além disso, algumas coisas estão apertadas demais. Eu cortaria Braga e Guimarães e focaria só nos Geres.

      E Serra da Estrela + Coimbra + Fatima + Obidos em dois dias é bem complicado. Eu cortaria a Serra da Estrela ou as cidades.

  22. Ola Luiza !!!
    Estamos indo passar 10 dias em Portugal em julho, montei um roteiro mais como não conhecemos nada gostaríamos da sua opinião:
    1- 2 dias dedicados a Lisboa, 2 dias com bate e volta de trem a Sintra e Óbidos.
    2- 2 dias dedicados a Porto, 4 dias de bate e volta de trem a Guimarães, Braga, Aveiro e Coimbra.
    Minha dúvida, para ir a Coimbra e Aveiro de bate volta, é melhor estar em Lisboa ou Porto ?

    Agradeço a sua ajuda e adorei o seu blog.
    Silvana

  23. Olá Luiza, feliz ano novo !Estou vendo suas dicas mas estou com muitas dúvidas sobre qual roteiro fazer Chego dia 10/06 em Lisboa e pensando em sair dia 13/06 para Sintra e Cascais indo pra Évora.Parada em Coimbra (2 dias ) e ir para Porto. Acha que é viável. Vamos alugar carro saindo de Lisboa. O retorno também é Lisboa no dia 25/06.Se puder me ajudar agradeço desde já.!

  24. Olá, Luiza! Tudo bem?
    Parabéns pelo blog! Muito bom mesmo!
    Gostaria de umas dicas suas, pois estou planejando viagem a Portugal com a minha esposa em março/17. Temos aproximadamente 18 dias e a princípio pensei em fazer Portugal/Espanha, mas já vi tantas coisas legais em Portugal que já estou pensando em talvez fazer a viagem toda por aí!
    Sendo assim, gostaria de sua opinião para 3 pontos:
    1 – Vale a pena gastar todos os dias em Portugal? Terei assunto para todos os dias ou vale mais a pena otimizar o roteiro e partir para conhecer Madrid e Barcelona?
    2 – Quantos dias você sugere em cada cidade? pretendo conhecer a Serra da Estrela também! (adoro queijos e vinhos! rs)
    3 – Vale mais a pena entrar pelo Porto e fechar em Lisboa ou o contrário?
    Ufa, desculpa esse monte de perguntas, mas estou numa dúvida tremenda! Se puder, me ajuda aí!
    Muito Obrigado!

    1. Oi João Paulo,

      Sim, dá para conhecer bastante coisa em Portugal e ainda ter assunto em 18 dias de viagem.

      Não tenho como montar o roteiro para vocês, mas tenho vários posts além desse aqui que podem te ajudar, Ó:

      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-de-lisboa.html
      https://www.360meridianos.com/2016/09/7-ideias-de-bate-volta-a-partir-do-porto.html
      https://www.360meridianos.com/2015/05/roteiros-pela-serra-da-estrela-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/2014/11/como-viajar-de-trem-em-portugal.html
      https://www.360meridianos.com/2014/12/como-alugar-carro-em-portugal.html

      Tanto faz se você vai entrar pelo Porto ou por Lisboa, isso depende mais das passagens que você encontrar mesmo =D

      1. Valeu, Luiza! Muito obrigado pela atenção!
        Só mais uma perguntinha: Tem alguma sugestão de passeio/visita para quem curte vinhos? Queria tentar conhecer alguma coisa!
        Mais uma vez, muito obrigado!

  25. Boa noite, estou pretendendo viajar para Lisboa com meu esposo em janeiro. Mas temos somente 7 dias. Gostaríamos muito de conhecer um pouquinho da Espanha. A dúvida é, ficaria muito corrido?Tem algum roteiro para indicar?
    Obrigada prla atenção!
    Aline

    1. Oi Aline,

      Nesse caso você só conheceria Lisboa e uma outra cidade Espanhola, provavelmente. No máximo, dá para acrescentar um bate-volta.

      Não sei, eu faria 4 dias em Lisboa com um bate-volta a Sintra e um voo para Madrid ou Barcelona.

  26. BOM DIA!! GOSTARIA DE UMA DICA POR FAVOR. VOU COM MEU MARIDO NO DIA 31/01/2017, CHEGANDO POR LISBOA E SEGUIR ATE PORTO POR 10 DIAS DE CARRO. ENTAO GOSTARIA DE SABER QUAL A CIDADE DE DORMIDA Q VC ME ACONSELHA DURANTE ESTE PERCUSSO?

      1. Oiii bom dia!É q eu vi uma opção q gostei muito! Esta empresa Best Time Tour, oferece um passeio privado de 9 dias com direito a carro com motorista só pra mim e meu marido, os hoteis, translado do aeroporto e todos os passeios pre definidos… O q vc acha deste tipo de serviço, vale a pena? E vc conhece a reputação desta empresa e por acaso vc conhece outras agencias q fazem o mesmo tipo de serviço pra eu ver diferenças de $$? kkkk

        Obrigada desde já.
        Abços

  27. Luiza tudo bem?
    Ótimas suas dicas!
    Estou indo para Portugal pela primeira vez e montei esse roteiro de carro.
    O que você mde dá de dicas. Mudaria alguma coisa? Meu foco principal nos 10 dias é Fátima e restante dos dias conhecer ao máximos esses lugares.
    abçs!
    Vera Lucia

    Roteiro
    01º dia Lisboa (Hotel)
    02, 03 e 4º dia em Fátima (Hotel)
    5ºdia em Coimbra (Hotel)
    6º e 7º dia Porto (Porto)
    8º Alcobaça, Nazaré e Óbidos (Hotel)
    9 e 10º Lisboa (Hotel)

    1. Oi Vera,

      Desculpe a demora para responder:

      O roteiro está muito bom. Não mudaria nada. Tenha em mente, porém, que em Fátima não há muito o que fazer além do Santuário mesmo. Mas como é seu foco, acho que está bom.

  28. Olá, Luiza,

    Estou programando uma viagem para outubro desse ano para Portugal, e gostei do seu roteiro que inclui as praias de Nazaré e Peniche. Como é a temperatura nessa época? Vale a pena incluí-las? Já fui algumas vezes para Lisboa, mas nunca em outubro.

    1. Oi Denise,

      Tempo é um negócio imprevisível. Ano passado consegui aproveitar praia em novembro. Mas não sei como será esse ano. A água é sempre gelada! Você pode arriscar ir lá, porque a paisagem é linda mesmo que não dê para ficar na praia tomando sol. E se o tempo não estiver bom, já ter um plano B de onde fugir

  29. Luiza, que ótimo BLOG!! Você é muito prestativa em seus comentários. Parabéns.

    Por favor, pode me auxiliar no meu roteiro? Sua ajuda será de grande valor. Você mudaria ou incluiria algo?

    Fechamos Hotel somente em Lisboa e Porto, as outras cidades será bate e volta. Eu e o namorado vamos em Novembro/2016.

    10 e 11 Porto e Vila Nova de Gaia
    12 Bate e volta de Porto / Braga e Guimarães
    13 Saída de Porto / Serra da Estrela e partimos para Lisboa
    14 Bate e volta de Lisboa/ Sintra e Azenhas do Mar
    15 Bate e volta de Lisboa / Évora e região.
    16 Bate e volta de Lisboa / Estoril, Cascais e Cabo da Roca (pegar o por do sol)
    17 Bate e volta de Lisboa / Praia Albufeira ou Faro
    18 Bate e volta de Lisboa / Peniche/Óbidos/Fátima e devolvemos o carro as 21h00
    19 a 22 Lisboa
    23 Aeroporto noite.

    1. Oi Elizabeth,

      Vamos lá.

      Braga e Guimarães no mesmo dia vai ser bem apertado. De carro até dá, mas sem ter tempo de visitar as coisas descansados. As duas cidades não são grandes. Escolheria uma ou outra. Eu, pessoalmente, prefiro Guimarães.

      Não recomendo ir para o Algarve em novembro. Já é uma época mais fria. Eu dedicaria um dia extra para conhecer Lisboa.

      Abraço

      1. Ótimo Luiza, muito obrigada pelo retorno.
        Seguirei sua opinião, irei para Guimarães.

        Quanto ao Algarve, não temos intenção de entrar no mar, e nem por biquíni rs é mais pra conhecer a região, mesmo que esteja um pouco de frio e tal.
        Acho que só não valerá a pena se estiver chovendo.

  30. Olá. Pode me dar umas dicas para novembro de 2016? Pretendemos rodar por 7 dias por lá. Me disseram que chove muito nesta época. Confere?

    1. Oi Samuel,

      Sim, novembro é período de chuvas, mas isso varia um pouco a cada ano. Por exemplo, ano passado estava quente e chovendo pouco em novembro.

      1. Obrigado Luiza. Levamos muita sorte. Pegamos um chuvisco apenas em Nazaré mas nada que atrapalhasse. Adorei a “terrinha” e em breve voltaremos para conhecer o sul. Povo educado, tudo muito organizado, comida farta com preços honestos. Nota 10.

  31. Olá! !! Adorei suas dicas, vou em Novembro de de ano de 2016. Gostaria de Dicas de hospedagem, passeios e uma média de gastos por dia… vou eu e meu marido adoramos passear de dia…e principalmente da noite barzinhos; restaurantes comer e tomar bons vinhos…RS. Sou apaixonada por Moda, arte e história. Estou interessada em Lisboa, Belém e Fátima. Beijos

  32. Olá Luiza! adorei o post. Estou pensando em viajar para Portugal em junho do ano q vem…tenho receio de fazer tudo independente e não conseguir visitar td q gostaria, perder tempo com transportes e até mesmo medo, pq irei sozinha….vc sabe me dizer se há serviços de turismo com preço acessível? pode indicar? pq comprar pacote terrestre no Brasil tá puxado…Valeu mto as dicas obrigada.

  33. Boa noite Luiza,
    Me preparo faz algum tempo para a minha primeira viagem fora do Brasil, e com certeza o país escolhido é Portugal. O que gostaria muito saber de vc, uma viagem de 20 dias, com as duas condições: 1-com hospedagem e 2- sem hospedagem, em Porto sem roteiro definido. Quanto gastaria por dia? É possível vc me dizer alguma coisa? E também qual q Cia. Aerea mais barata.
    Obrigada, amiga, adorei suas dicas;

    1. Oi Maria Ivaneide,

      Eu vou escrever ainda esse mês um post sobre quanto custa viajar por Portugal. A média de gastos com tudo (hospedagem, alimentação, transporte e passeios) fica em torno dos 50 euros por dia.

      Sem a hospedagem, o valor seria em torno dos 30 euros por dia.

      Não há uma cia aérea mais barata do que outras: depende do que você vai achar de promoções!

      abraço

  34. Oi, Luiza,

    Que maravilha o seu blog e todas as suas viagens e experiências pelo mundo.
    Estive olhando os roteiros para 7 dias em Portugal, todos muito interessantes, mas gostaria se fosse possível, que você me desse umas dicas dentro do que estou planejando, só vamos eu e meu marido.
    Chegaremos em Lisboa dia 21.09.2016 (quarta-feira) à noite e daí iremos ficar na cidade mesmo nos dias 22 e 23. E então nos dias 24, 25 e 26, queremos fazer pequenas viagens bate-volta pelas cidades aos arredores.
    As que nos interessa mais são: Sintra, Estoril, Cascais e Óbidos, nestes 3 dias, pois não queremos fazer corrido. Você acha que dá legal pra fazer mais ou menos assim? Não queremos ficar presos a roteiro, o que for achando bom, vai ficando. Iremos alugar um carro. Agradeço a sua atenção.
    Parabéns pelo Blog!
    Abs, Val

    1. Oi Val,

      Acho que os planos de vocês estão ótimos. Com o aluguel do carro, fica bem tranquilo de fazer esses bate voltas. Só não precisam alugar carro para os dias que estiverem em Lisboa!

      bjs

  35. Ola tudo bem
    Estou saindo de Sao Paulo dia 05/03/2017, primeiro para lisboa e tenho 08 dias para ficar ja que depois vamos para madrid ou barcelona, dependendo da ultima cidade em portugal, gostariamos de carro para todos os trechos vc recomenda/
    Como sao os pedagios
    Valeria a pena?
    e na Espanha tbem ficaremos 08 dias
    obrigada
    Sonia

    1. Oi Sônia,

      Recomendo alugar carro sim, se vocês forem se visitar as cidades menores ou a Serra da Estrela. Mas se o plano foi ir só a lugares como Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, etc, aí não acho que o carro valha tanto a pena, porque o aluguel+seguro+pedágios+gasolina+estacionamento talvez deixe a conta mais cara.

      Abraço

  36. Olá Luiza, vamos para Lisboa na primeira semana de outubro e passaremos 10 dias. Somos 1 casal, um bebe de 23 meses e uma casal de idosos bem elétricos (70 anos). Iremos ficar em um bairro chamado Santa Maria Maior, mas especificamente na rua terreirinho. Lá é um lugar considerado perigoso? Da pra ir a pé pra algum ponto turistico?
    Abraços

    1. Oi Izabela,

      Lisboa não é uma cidade perigosa, pode ficar tranquila quanto a isso.

      Procurei a rua no Google, está pertinho de uma estação de metrô e de todas as atrações do centro histórico de Lisboa. Acredito que é uma boa localização

  37. Oi Luiza,
    Estou amando as suas dicas! Preciso de um auxílio, será minha primeira vez em Portugal e terei apenas 08 dias para o roteiro, porém estou encontrando dificuldades com o roteiro porque gostaria de conhecer Lisboa e Serra da Estrela, como irei no final de dezembro e início de janeiro acho que seria bacana ver neve e a Serra da Estrela me parece um lugar lindo! Porém não sei como poderia montar meu roteiro, também acho lindo Aveiro e Cascais, é possível incluir todos esses lugares! Como eu poderia fazer?
    Muito obrigada!
    Bjs

    1. Oi Natália,

      Cascais no inverno não me parece a melhor das ideias.
      Você pode ficar 3 dias em Lisboa, 1 dia em Aveiro e de lá passar três dias explorando a Serra da Estrela. Manteigas ou uma das aldeias histórias são uma boa base. Sugiro que você alugue um carro para os dias que estiver na Serra.

      Abraço

  38. Luiza, peço sua opinião sobre o meu possível roteiro:
    1 dia – chegada no Porto, por volta de meio dia
    2 dia – Porto
    3 dia – Saída do Porto com carro alugado, passar por Fátima e pelos mosteiros de Alcobaça e Batalha, até Óbidos, para pernoite
    4 dia – Óbidos pela manhã e saída para Sintra, para pernoite
    5 dia – Sintra, para ver o que ainda não tenha dado tempo no dia anterior, e saída para Lisboa
    6 dia – Lisboa
    7 dia – Lisboa
    8 dia – Saída de Lisboa, pela manhã, para a França.

    O tempo que tenho para Portugal está descrito acima. Vc acha que dá tempo de cumprir tudo? Está um bom roteiro? Alteraria algo? Nunca fomos a Portugal…

    Agradeço desde já!

    1. Oi Alexandre,

      Achei seu roteiro muito bom. É um pouco corrido, mas dá para ver o básico sem estresse. Não alteraria nada.
      Só sugiro que tomem cuidado com domingos (muitas coisas fecham) e também com os horários de fechamento das atrações, visto que vocês estão contando meio dia só para algumas cidades.

      1. Obrigado, Luíza!
        Estaremos em Lisboa num domingo e numa segunda. Dei uma olhada nos sites e parece que abrem todos os principais pontos turísticos nesses dias (iremos em setembro).
        Não sei se estou viajando (na maionese, kkkkk), mas achei que, no roteiro que escrevi aí acima, o dia corrido mesmo é o da viagem de porto, passar por Fátima, Alcobaça e Batalha, até Óbidos… Não sei se dará tempo de ver tudo… ou se precisarei cortar um dos dois mosteiros…
        No dia seguinte, penso em acordar e já seguir para Sintra, então eu teria o dia todo lá. E ainda a manhã do dia seguinte, caso queiramos…
        Enfim, acho que será muuuito legal! Obrigado de novo!

        1. Oi Alexandre,

          É bem corrido mesmo. Eu não faria, pessoalmente, mas conheço gente que já fez dessa forma. Porém, eu tinha entendido que vocês deixariam para ver Óbidos no dia seguinte. Da forma que está, não sei se dá tempo de passear na cidade.

          1. Sim, Luiza, vc está correta… me embolei ao explicar o roteiro na postagem anterior…

            Na verdade, tenho a intenção de fazer Fátima, mosteiros, e passear em Óbidos no mesmo dia, pernoitando lá… Caso não seja suficiente para conhecer Óbidos, tenho a manhã do dia seguinte, o que me obrigará a deixar o dia de Sintra pela metade…
            Como vou pernoitar também em Sintra, posso usar a mesma lógica, e andar por lá na manhã do dia seguinte… consequentemente deixando a ida para Lisboa para a parte da tarde (ainda assim terei dois dias inteiros em Lisboa).
            É isso… tudo vai depender do nosso ritmo, sem estresse, aproveitando o que for possível!

  39. Luiza,
    Vou aposentar neste ano e estou pensando em morar fora do Brasil e vejo como uma opção interessante Portugal. Estou pensando em conhecer melhor Portugal para escolher um lugar tranquilo e que eu consigo morar próximo a uma cidade “grande” como infraestrutura boa. Gosto muito de , como de diz aqui no Brasil “de mato”, de natureza e estar em contato com terra.
    Tem alguma região em Portugal com características assim?

    Muito Obrigada!

    1. Oi Tânia,

      Portugal é um país muito rural. Então o que não falta aqui são lugares com essas características que você apontou. O interior da região centro e do norte (com cidades grandes como Coimbra, Leiria, Porto, Braga) é cheio de aldeias tranquilas.

      Abraço

  40. Vamos fazer uma viagem de 9 dias a Portugal,chegando em Porto,onde ficaremos por 3 noites e vamos pegar um carro no segundo dia para fazer o resto da viagem até Lisboa e alguns bate voltas.
    Estaremos baseados em Porto por 4 dias e Lisboa 5 dias inteiros.
    Como vcs poderiam ajudar com um roteiro personalizado?É possivel?

    1. Oi Péricles,

      Nós não montamos roteiros ou viagens personalizadas, mas aqui no blog você encontra todas as informações para montar sua viagem de forma independente.

  41. Em Lisboa vc poderia falar sobre o bairro alto, a Expo,o Casino,torre de Belém, museu dos geronimos.aos arredores poderia falar da Bairrada e o leitão da Bairrada que é fantástico. No Algarve poderia conhecer as muralhas de Faro.Albufeira e um. A outra cidade zona que há uma festa medieval fantástica uma vez por ano que eu esqueci o nome.
    Morei 5 anos em Portugal. E o fantástico de Portugal é que cada Aldeia ou Cidades tem sua especialidade gastronómica.

      1. Olá, Luiza. Parabéns pelo post. Excelente. Eu sou o Rodolfo Antunes e pretendo ir para Portugal com minha esposa dia 23/02 e retorno dia 09/03/19, para comemorar meus 50 anos…
        Qual seria a sua sugestão de roteiros. É minha primeira vez em Portugal e meu gosto em viagens são vilarejos, gastronomia e vinhos…
        Ficarei muito grato com sua ajuda.
        Um abraço e desde já muito obrigado.

        1. Oi Rodolfo,

          Nós não montamos roteiros personalizados para os leitores. Mas temos diversos posts com dicas preciosas sobre Portugal, incluindo vários roteiros prontos, para que você monte sua viagem de forma independente, da forma como mais gostar.

          Dá uma olhada aqui: https://www.360meridianos.com/dicas-de-viagem?atlas=portugal
          Você pode filtrar as dicas por “Roteiros de Viagem”, “dicas de hotéis”, “bares e restaurantes”, “O que fazer” e “Planejamento de viagem”

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.