Roteiros de viagem pelo sul da Índia

As diversas regiões da Índia têm apenas duas coisas em comum entre si: o fato de terem sido colonizadas pelos ingleses e de terem sido libertadas por Gandhi. O país possui tantas diferenças culturais entre os vários estados que a gente ainda tenta entender como ele conseguiu manter a unidade por tanto tempo.

Quem visita o norte certamente conhece uma Índia totalmente diferente de quem se aventura pelo sul. Apesar das principais atrações turísticas estarem na parte superior do mapa, o sul também esconde lugares lindos e interessantes que atraem viajantes do mundo inteiro. Veja agora algumas sugestões de roteiros nessa região.

Se você é mulher e está tentando montar um roteiro para viajar sozinha pela Índia, eu aconselho a leitura desse post que é um guia para mulheres na Índia e desse aqui, que conta um pouco da experiência das indianas.

Roteiro de uma semana a partir de Mumbai

Se você tem apenas uma semana na Índia e quer um roteiro mais ao sul, então provavelmente seu aeroporto de entrada no país vai ser o de Mumbai.

Nesse caso, como o tempo é curto, melhor incluir coisas que fiquem próximas para não perder tempo com deslocamentos. As nossas sugestões são Ellora e Ajanta, locais que estavam em nosso planejamento de viagem para o mochilão pela Índia, mas que tivemos que cortar por não termos conseguido passagens de trem.

Gigantesca, caótica, cosmopolita e moderna, Mumbai é a maior cidade do país e de longe uma das minhas favoritas.

 Quem entra por ali na primeira visita à Índia enfrenta um choque cultural por segundo, o que – acredite em mim – é algo fantástico, ainda que no momento do choque seus valores chacoalhados causem desconforto.

Como a cidade é grande e tem muito o que fazer (incluindo uma day trip para as Elefanta Caves – complexo de templos em uma ilha próxima à cidade) pode reservar tranquilamente três ou quatro dias para gastar por ali.

De Mumbai, pegue um trem ou um voo para Aurangabad. A viagem por terra dura sete horas e dá para sair de manhã cedinho e chegar no meio do dia.

A 30 km dali está um dos principais sítios arqueológicos da Índia, as Ellora Caves, um complexo de 34 cavernas esculpidas em pedras que datam dos séculos 6 a 11 d.C. Os locais eram utilizados como templos e mosteiros para budistas, hindus e jainistas. É lá que fica o grandioso Kailasa Temple, construído com apenas uma rocha.

Você pode visitar o sítio por um ou dois dias, dependendo do seu ritmo de viagem. Depois disso, é hora de conhecer Ajanta.

Nesse ponto, você tem duas opções: alugar um carro ou táxi em Aurangabad para dirigir duas horas até Ajanta ou pegar um trem de lá até a estação Jalgaon e de lá pegar um táxi.

Seja qual for sua opção, é melhor você fazer apenas uma day trip, já que boas hospedagens em Ajanta são difíceis de encontrar. Ajanta é outro importante sítio arqueológico com cavernas esculpidas em pedras, só que, nesse caso, elas são mais conhecidas pelas pinturas e esculturas deslumbrantes, enquanto Ellora é famosa pela rica arquitetura.

Veja também: Onde ficar em Mumbai

Roteiro de uma semana a partir de Chennai

Outro aeroporto que recebe inúmeros estrangeiros na Índia todos os dias é o de Chennai. Você provavelmente vai passar por ali caso chegue ao país por meio de um voo que saiu do sudeste asiático.

Se você procura coisas para fazer pela área, os lugares a se visitar são Mammalapuram, Puducherry e Tiruchirapalli. Mas já aviso: a rota é controversa e pouco explorada por turistas gringos. Evite se você busca algo mais mainstream.

Chennai é uma típica cidade grande indiana: suja, feiosa, caótica e quente até dizer chega. No entanto, falta a ela o charme de Mumbai e as atrações de Delhi.

Mas se você já está por ali, vale a pena contratar um motorista de tuk-tuk para fazer um tour com você nos principais pontos da cidade e, quem sabe, comprar alguns lenços ou artesanato, mas não perca muitos dias por lá. Pegue um ônibus e em uma hora desça em Mammalapuram, esse sim o lugar para ficar mais dias nessa viagem.

A cidade está no litoral da Baia de Bengal, assim como Chennai, mas é bem mais charmosa e agradável, além de ter bons restaurantes e mais estrutura turística.

De lá, você pode correr para visitar Puducherry, uma cidade colonizada pela França e onde a língua de Napoleão ainda pode ser ouvida pelas ruas, e Tiruchirapalli (Trichy para os íntimos), local de peregrinação hindu onde fica um dos mais importantes templos ainda ativos do país.

Não tem muito o que fazer nos dois lugares, por isso um dia para cada basta, mas se você é do tipo que viaja sem correria, escolha apenas um dos dois destinos.

Roteiro no Kerala

Praias, rios, mangues e florestas tropicais formam a paisagem do Kerala. Por ali, duas são as cidades mais importantes para visitar: Fort Kochi e Allepey.

A primeira é a parte histórica da capital do estado, com ruas simpáticas, lugares históricos e manifestações culturais. Descubra aqui as principais atrações de Cochim. 

A segunda guarda uma das principais atrações da região: as backwaters, um complexo de canais, lagos e rios ligados em uma cadeia labiríntica de mais de 900 km.

Se você tiver mais tempo para gastar no Kerala, as opções são relaxar e comer ótimos peixes na praia. Neste caso, passe por Kovalam ou Varkala.

Quem prefere montanha, pode pensar em incluir Munnar no roteiro – uma região repleta de plantações de chá, bangalôs e rios, uma das responsáveis por colocar o Kerala no mapa turístico e bastante procurada por casais em lua de mel.

Outra atração popular no estado é o Periyar National Park, uma reserva ecológica onde é possível fazer um safári de barco e avistar tigres, elefantes, leopardos e outros bichinhos do tipo. Tempo ideal para completar o roteiro: 15 dias.

Roteiro espiritual no sul da Índia

A Índia é repleta de templos e locais religiosos. No sul não é diferente. A maioria dos destinos para quem procura por uma Índia espiritual nesta parte do país está no estado do Tâmil Nadu, como Tirupathi, Kanchipuram, Tiruchirapalli, Madurai e Kanyakumari.

Para completar a lista, acrescente Pune, que fica perto de Mumbai, pois é ali que fica o ashram de um dos maiores gurus indianos, o famoso Osho. Para fazer o roteiro inteiro, reserve pelo menos um mês.

Em Tirupathi fica o templo dedicado ao Lord Venkateswara, também conhecido como Senhor das Sete Montanhas. O lugar, localizado no topo de uma colina de 860 metros, não é somente um dos mais antigos da Índia como também o mais rico de todos. Isso porque existe uma lenda que diz que o tal Lord pegou dinheiro emprestado de uma divindade para pagar seu casamento.

A dívida foi dividida em suaves prestações eternas e até hoje os peregrinos fazem doações para ajudar a limpar o nome de Venkateswara.

Kanchipuram é também conhecida como a cidade dos 1000 templos, muito embora hoje restem pouco mais de 120 locais de devoção por lá.

Os mais famosos são os de Ekambaswara , Kailasanatha, Sri Kamakshi e Varadarajaswamy. Puducherry já apareceu neste post como dica para quem quer fazer alguma coisa perto de Chennai, mas nesse roteiro religioso o interesse não é pelas ruas da cidade francesa: a 10 km de lá fica o Aurbindo Ashram, que ajuda a divulgar as ideias do guru sobre ioga, ciência e espírito. J

á Tiruchirapalli e Madurai são famosas pelos gigantescos (e sempre cheios) templos hindus, ambos locais de peregrinação para religiosos.

Para finalizar, Kanyakumari fica em um ponto importante do país: é ali que as águas do Mar Arábico, da Baia de Bengal e do Oceano Índico se encontram. Os indianos acreditam que isso torna o local especial e fizeram de lá mais um ponto de peregrinação religiosa, cercada por templos importantes e rituais sagrados.

Roteiro pelas praias de Goa e a cidade perdida de Hampi

Eu não recomendo praia na Índia e muito menos Goa, mas tem muita gente que procura o lugar por causa das famosas festas de música eletrônica que acontecem por ali.

Se esse é o seu caso, pode ser uma boa ideia dar um pulinho também em Hampi, um  sítio arqueológico de uma cidade que já foi a mais populosa do mundo – quase uma Machu Picchu do oriente.

Em Goa, visite Anjuna, Arambol e Baga – Arambol é, de longe, a minha favorita. Reserve entre 7 e 15 dias para esse roteiro, dependendo do tempo que você quer ficar nas praias.

Quem tiver mais tempo – tipo, um mês – pode unir esse roteiro com o primeiro e passar também por Mumbai, Ellora e Ajanta. E, já que está no caminho, incluir uma visita a Pune para ver o Osho pode ser uma boa para quem está em busca de uma Índia zen.

Gostou? Sinta-se à vontade para misturar os roteiros e criar o seu próprio, dependendo dos seus interesses. Neste post aqui, damos sugestões de roteiros pelo norte do país.

Seguro

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • oi Natalia, já conheci o norte da India. Agora queria conhecer o Sul. Sei que Puna é conhecida pela medicina Ayuvérdica ( que eu adoro). As outras cidades que vejo interesse é Cochin, Bombay e qual a cidades de Kerala ? Também vi a cidade de Allepey e Periyar, o que acha? Vale a pena ir de excursão?
    Poderia mandar por e-mail suas anotações sobre isso? ssgom2006@hotmail.com
    Obrigada
    Sandra

  • Oi, Natalia!
    Estou pensando em passar por Goa, mas nao por causa da grandes festas eletronicas no norte. A ideia era mais aproveitar uma praia e relaxar mesmo. Entao a pergunta eh, por que voce nao recomenda Goa?
    Pelo que estava pesquisando, pensei em Agonda e Cola Beach. Voce conhece essas praias? Outra opcao seria passear em Kerala.

    • Ana, isso é algo muito pessoal. Tem gente que ama Goa. Eu, pessoalmente, não voltaria e não recomendo porque não gostei da experiência de praia na Índia. É muito estressante ter gente tirando fotos suas de biquini todo o tempo, parando pra te encarar quando você entra no mar, sem falar em casos mais graves de assédio que eu e minhas amigas sofremos lá. Mesmo se resolver só usar shorts e camisetas eles encaram, é desagradável. Acho que, para relaxar na praia, o Sudeste Asiático tá ali do lado e tem opções mais tranquilas.

      Abraços

  • Oi Natalia, tudo bom?Tenho 2 meses para passear na india!Quero conhecer de norte a sul, acha que é possivel?

    Eu AMO o blog de vocês.

    • Olá Carol, com 2 meses dá para ver muita coisa sim. Talvez não tudo que você queira, mas dá pra rodar bastante.

      Abraços e obrigada :)

  • Quero passar um tempo na Índia. Meu objetivo é um roteiro Espiritual.
    Será minha primeira viagem internacional. Gostaria de saber se indicam alguma agência que programa viagens de grupo para Índia e qual o idioma que eles falam.O site de vocês tem me dado informações valiosas

    • Olá Cristhine, não conheço nenhuma agência para te indicar. Viajei por conta própria.

      Abraos

  • Olá Natália,
    Por que você não recomenda as praias de Goa? Estou planejando estudar yoga em um centro de lá, e pensei ser um lugar agradável para viver por alguns meses com a minha família. Poderia contar mais a respeito? Obrigada.

    • Ei Denise,

      Eu não recomendo as praias de Goa se o objetivo da pessoa for mesmo pegar uma praia. Como você vai estudar yoga e não apenas ficar na areia, ai é outra história. O problema é que as praias (pelo menos as que eu fui) não são nada deslumbrantes se comparadas a outras do sul da Ásia (como Tailândia e Malásia) e, além disso, a cultura lá é muito conservadora e é bastante desconfortável para as mulheres serem engolidas vivas pelos homens, fotografadas e muitas vezes assediadas. O problema é maior em alta temporada quando turistas de outras partes da Índia vão para lá, pois os moradores de Goa até que já estão acostumados. Mesmo assim, recomendo cautela.

      Abraços.

  • oi pessoal, tudo blz? O blog de vocês está me ajudando muito! Mas a Índia está me enlouquecendo... Fiz meu roteiro pela mas acho que tá meio apertado... Vou ficar 28-30 dias no total divididos da seguinte forma:
    3 dias: Mumbai (só Mumbai)
    1 dia: de Mumbai, bate-volta Elefanta Caves
    1 dia: Ellora Caves e Ajanta Caves (dá p fazer em 1 dia???)
    3 dias: Varanasi
    2 dias: Agra
    3 dias: Jaipur
    3 dias: Udaipur
    3 dias: Jaisalmer
    2 dias: Rishikesh
    3 dias: McLeod Ganj
    2 dias: Amritsar
    2 dias: Nova Deli
    O que vocês acham??
    Obrigada!!!!! Bjão

    • Ei Jani,

      Montar um roteiro pode ser meio louco mesmo!

      Bom, sobre o seu planjeamento, eu faria Ellora em Ajanta em dois dias, mas é que eu não gosto de ver as coisas com pressa. Agra dá pra fazer só um bate e volta de Delhi, não precisa dormir lá. O mesmo vale para Amritsar - 48 horas é pouco tempo, se for dormir lá, volte no outro dia cedo.

      Você está considerando os tempos de deslocamento entre os lugares? Se tiver, está um pouco apertado: na índia os deslocamentos por terra demoram bastantes.

      Eu cortaria algumas coisas do roteiro para fazer mais tranquilo.

      abraços!

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

1 semana atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

1 semana atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

1 semana atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

1 semana atrás

Quais Documentos são Necessários para uma Viagem Internacional?

Quer saber quais documentos são necessários para uma viagem internacional? Este texto é um guia…

2 semanas atrás

Onde ficar em Lavras Novas: as melhores pousadas

Onde ficar em Lavras Novas? Essa pergunta não tem uma resposta lá complicada: Lavras Novas…

2 semanas atrás