Tags:
Atlas: Índia

Tira Dúvidas para quem quer viajar para a Índia

Desde que começamos a escrever sobre a Índia, temos recebido e-mails, mensagens no Facebook e comentários com dúvidas sobre o país da vaca. Estamos inaugurando essa nova sessão no blog onde vamos responder àquelas perguntas que parecem ser mais comuns entre os leitores (o famoso FAQ – Frequent Asked Questions). E quem sabe, com muito prazer, estimular mais gente que queira nos perguntar alguma coisa, sobre qualquer um dos lugares onde a gente foi.

Dúvida da Roberta e da Bárbara: Quanto vou gastar em média, por dia, levando em consideração alimentação, hospedagem decente, entrada em pontos turísticos e ainda uma cervejinha de vez em quando?

Nós éramos econômicos master e gastávamos na Índia uma incrível média, quase impossível de ser atingida, de $14 dólares por dia. Mas isso era possível, principalmente, porque nós pagávamos entrada nos pontos turísticos como moradores do país, e não como turistas. Tendo dito isso, vamos fazer uma média mais real para quem está indo à Índia só passear mesmo.

Comida de rua em Mumbai - Índia

O gasto diário com alimentação seria algo em torno de 500 a 1000 rúpias. Para a hospedagem, a mesma coisa. Os pontos turísticos custam uma média de 300 rúpias por entrada (o Taj Mahal custa 750). Então reserve 900 rúpias por dia para isso. Uma cerveja de 600ml custa entre 80 e 150 rúpias, de acordo com local. Já o transporte varia, dependendo se você vai andar de tuk-tuk, alugar carro com motorista ou se vai pegar trens – então vamos deixar esse valor por fora do gasto diário. O gasto total dá mais ou menos de 2000 a 3000 rúpias por dia. O que seria uma média de 30 a 50 dólares por dia – dependendo do seu grau de economia – porque eu joguei os valores para cima. Acredito que esse é um valor mais do que suficiente para viajar por lá confortavelmente – aposto com vocês que ainda sobra dinheiro para fazer compras. Ah, e não se esqueça de conferir o preço dos trens e já deixá-los reservados.

Leia também: Veja como funcionam as viagens de trem na Índia

Quanto custa viajar para a Índia

Plataforma de trem em Mumbai

Dúvida da Laila e da Bárbara: Por ser mulher e estar sozinha, posso ter problemas na Índia?

Pode, mas se você tomar cuidado não precisa se preocupar. Eu falei um monte de coisas assustadoras e que são verdade no post “A Vida das Mulheres na Índia”. Há muitos casos de homens machistas que passam dos limites. O primeiro conselho é: não se intimidar. Feche a cara, reclame, grite, empurre e, se for preciso e se sentir incomodada, chame alguma autoridade. Lá até tirar foto de mulher sem autorização dela é crime (não que impeça alguns babacas de fazerem isso).

mulher-indiana-varanasi

E, para evitar problemas, não use roupas curtas e nem deixe o ombro de fora – se for durante o verão, leve saias mais longas ou compre lá, porque é muito quente para usar calça jeans. Mas as roupas ocidentais são aceitas, desde que não muito reveladoras. E evite sair sozinha durante a noite, porque isso, infelizmente, é perigoso em qualquer lugar do mundo.

Outra dica importante: se você entrar num tuk-tuk (sozinha ou acompanhada) e o motorista pedir para dar carona para algum amigo, sugiro que você não concorde. Pode ser que não seja nada e boa parte das vezes não vai ser, mas é melhor não entrar num veículo com dois homens desconhecidos. Temos outras dicas para mulheres que querem viajar para a Índia nesse post.

Dúvida do Bergantini e do Antônio Sérgio : Qual é o código de vestimenta para os homens? Se eu sair de bermuda, eles vão achar estranho?

Homens em praia de Goa - Índia

A maioria dos homens indianos anda de camisa social (xadrez em 70% dos casos) e calça social (santropeito em 50% dos casos), inclusive na praia. Mas a verdade é que vocês, homens, não precisam se preocupar tanto com isso. Sair de bermuda em situações de lazer é normal. Alguns indianos acham que bermuda não é coisa de gente séria, mas os mais jovens e mais cabeça aberta já superaram isso. Até porque, usar calça social ou jeans naquele calor é muito difícil. Agora, de regata, eu nunca vi ninguém, mas usar camiseta é algo comum.

Você tem mais dúvidas sobre a Índia? Então veja tudo o que já publicamos sobre o país. E sinta-se convidado a deixar novas perguntas pra gente.

Vai viajar? O seguro de viagem é obrigatório em dezenas de países e indispensável nas férias. Não fique desprotegido na Índia. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício para o país – e com cupom de desconto.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

61 comentários sobre o texto “Tira Dúvidas para quem quer viajar para a Índia

  1. Parabéns pelo site, eu gostaria de preguntar eu tenho descendência Indiana e estou pensando ano que vem com 15 anos ir para lá, será que sou muito nova para ir para lá sozinha? Obrigada

  2. boa tarde!
    Estou programando uma viagem pra India agora no final de setembro. sei que é calor por la nessa epoca, mas estou preocupada com o tipo de roupas pra levar. Fiquei sabendo que nao podemos mostrar ombros ou tornozelos…é isso mesmo? Bermuda, entao, nem pensar?
    obrigada
    daniela

    1. Oi Daniela,

      Se a sua bermuda for mais cumprida, não acho que chega a ser problemático. Evite shorts ou saias acima do joelho.

      Abraço,

  3. Olá Luiza!!
    Primeiro de tudo parabéns pelo site, é incrível!!! Estou devorando todas as postagens sobre a índia!!! Tem me deixado com mais vontade ainda de ir!!!

    Estou programando uma viagem com o meu marido no inicio de fevereiro de 2016. Ainda não definimos o tempo de estadia, mas pelo que li por aqui vamos explorar o norte.
    Gostaria de uma ajuda de vocês. Quantos dias em cada cidade você acha que devemos ficar? Qual cidade eu devo fazer bate e volta?
    Anotei as seguintes cidades: Delhi, Agra, Jaipur, Jaisalmer, Varanasi, Khajuraho, Rishikesh, McLeod Ganj, Amritsar e Mumbai Falta alguma??
    Qual seqüência você acha que devemos fazer??
    Somos budistas e gostaríamos muito de conhecer o local aonde vive Dalai Lama, lá é possível visitar? Existe alguma forma de se hospedar por la em algum local nos pés do Himalaia??

    Desculpa a quantidade de perguntas!!!
    Novamente parabens pelo site incrível!!!
    Beijinhos
    Julia Maria

  4. A luiza, gostaria de conhecer a índia, nunca viagei, conhecir um indiano por pel zap, ele quer que wu more na casa dele em assan sud camerom , mê orienta sobre a ideia e lugar porfavor, mwu nome siany um abraço

    1. Siany,

      Diariamente recebemos comentários de mulheres na mesma situação que você. O que você sabe sobre a cultura indiana ou a religião do indiano que conheceu? A índia é muito diferente do Brasil, as mulheres lá sofrem muita opressão e levam uma vida completamente diferente e recatada.

      além disso, existem centenas de golpes que indianos aplicam em brasileiras, seja para conseguir dinheiro, seja para usar só para sexo, seja para tráfico de pessoas, enfim, são muitos os casos. Tudo isso escondido por trás de mensagens de amor eterno e verdadeiro.

      Cuidado para não cair num golpe desses. Porque você não sugere que o indiano venha ao Brasil visitá-la primeiro, para que vocês se conheçam??

  5. Ola!

    Pretendemos ir a India no mes de agosto entre os dias 07 a 27 de agosto. Essa epoca é boa para viajar? É época de monçoes?
    Grata e estou adorando este blog.
    Lu

    1. Oi Lu,

      Desculpe a demora para responder.

      Sim, agosto é o período de monções e você vai pegar muito calor e chuva.

      Abraço

  6. Aos mais experimentados, preciso de alguma licença especial ou da P.I.D.(Permissão Internacional para Dirigir) na Índia ou a CNH nacional brasileira basta para alguar um veículo(moto ou carro) e guiar por lá? Grato.

  7. Oi Luíza
    A minha filha (25 anos) e eu iremos à Índia em novembro e ainda estamos indecisas se estamos escolhendo os locais certos para o número de dias da nossa viagem.
    Por favor, veja o que você acha. Aceitamos sugestões.
    chegaremos dia 10 e partiremos dia 21 de novembro
    New Delhi
    Agra
    Jaipur
    Jodhpur
    Udaipur
    Varanasi
    Você sugere alguma agência de viagens aqui no Brasil para a parte terrestre?
    obrigada!!

    1. Oi Claudia,

      Desculpe a demora para responder!

      Não conheço uma agência de viagens, porque fiz toda a parte terrestre por conta própria, de trem ou ônibus. Eu recomendo que você dê uma olhada no nosso Ebook sobre a Índia, pode ajudar bastante nesse planejamento.

      Acho que seu roteiro está bacana para a quantidade de dias que vocês vão ficar lá! Talvez, valha a pena ir a Varanasi antes de partir para o Rajastão, dependendo de como vocês forem organizar o roteiro

  8. cara luiza, parabéns pelo site, estou gostando muito. Estamos planejando uma viagem em familia, o casal e dois filhos ( 62,60,31,29anos). Vamos nos encontrar com o filho em Nova Déhli pois ele mora em Pequim. Pensamos ir em outubro. UM mes de viagem. O roteiro era o seguinte: DEhli-Jaipur- Udaipur-Jaisamer-Agra-Khajurao-Varanasi-Mumbai-Ajanta e Ellora. Como vc fala tao bem de Rishikesh e Mcleod que queremos saber como incluir neste roteiro. A partir de qual cidade dessa fica mais perto ir. Pensamos também em Boha Gaia.
    Outro ponto vc fala em trem,onibus, avião. Parce q a mais interessante levando em conta vários aspectos é o trem. No entanto gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer um roteiro como este ai de carro é claro com motorista, indo de cidade em cidade. Tem esse tipo de serviço ? é muito caro? tem agencias confiáveis? como fazer? Seria uma viagem mais tranquila penso eu mas nào sei se é viável? Desculpe a quantidade de questões mas azar ou sorte de vcs, quem manda vcs conhecerem a India desse jeito. Somos obrigados a te sugar. bjos continuem com o bom trabalho de vcs.

    1. Ei Antonio Carlos, tudo bem?

      Para incluir Rishikesh e McLeod Ganj, a cidade mais próxima é Delhi, mas você consegue fazer o trajeto partindo de Jaipur, Agra ou Varanasi.
      Não aconselho vocês incluírem Bodh Gaya por dois motivos: primeiro que você não vai ter muito tempo e já tem muitas cidades no seu roteiro. Segundo que o caminho para a cidade é perigoso, porque o estado tem problemas sérios com ataques violentos de gangues nas estradas e trens.

      Sobre o transporte, é possível sim alugar carro com motorista, e essa é uma boa opção em trajetos mais curtos, como Delhi-Rishkesh.Infelizmente, não tenho uma indicação desse tipo de serviço para te passar. Dá uma olhada no site do Lonely Planet, que eles indicam algumas agências confiáveis. Outra ideia é pedir esse serviço no hotel que vocês se hospedarem. É importante combinar tudo muito direitinho antes, o que está incluído e o que não está, de preferência por escrito. Também exija ver o carro e o motorista antes de viajar, para você garantir que o motorista fala inglês e que o carro é como foi combinado.

      Acho que respondi tudo. Se tiver mais dúvidas, fique a vontade! =)

      bjs

  9. Oi Luiza!
    Amei o site…ja li tudo sobre a India e tambem de outros lugares, voces estao de parabens.
    Eu e minha familia ( eu, marido, filho de 5 anos e 2 filhas: 20 e 15 anos) vamos a India no inicio de Marco para um casamento, vamos descer em New Delhi ficar la por 2 dias e depois ir para Hyderabad, onde ficaremos 6 dias para o casamento.
    Mas eu gostaria de aproveitar os dois primeiros dias (New Delhi), um para conhecer a cidade e o outro para ir ate Agra.
    Ja pesquisei mil coisas…e ainda tenho algumas duvidas, sera que vc pode me ajudar com alguma dica.
    As duvidas sao:
    Hotel em New Delhi, qual e a melhor regiao pra ficar ja que vamos passar o dia fazendo tour?
    Tours…em New Delhi precisamos de alguem para nos auxiliar ou vc acha que da para fazermos isso sozinhos? As agencias cobram 40 dolares por pessoa. E Agra, o que voce me aconselha.
    Agra, de carro ou de trem? Algumas agencias tem as duas opcoes…as de trem sao mais rapidas e oferecem café da manha e jantar na volta…isso e real?
    A comida…sera que meu filho de 5 anos consegue comer por la?
    Qual o valor medio das caixinhas por la? Pode-se pagar em dolar?
    Em Hyderabad, nos temos um casamento que dura 4 dias, mas teremos 2 dias livres, voce tem alguma dica de algo que nao podemos deixar de ver por la.
    Delculpe pelo interrogatorio, mas e que quanto mais perto chega da data de viajar, mais eu me preocupo porque ainda nao tenho nada decidido.

    Bjks Lilian.

    1. Ei Lilian,

      Sobre hospedagem, temos uma página com algumas dicas para Délhi e Agra: https://www.360meridianos.com/india-dicas-hospedagem

      Sobre os tours: tudo depende do perfil de viagem da sua família. Se vocês forem mais aventureiros, souberem barganhar e se organizar, dá para fazer um tour de um dia em Délhi sem contratar a agência. Nesse post: https://www.360meridianos.com/2012/06/desvendando-velha-e-nova-delhi.html nós indicamos alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Vocês podem combinar com um motorista de táxi ou tuktuk um valor fixo para ele acompanhá-los durante o dia e levar à esses locais.

      Sobre Agra, eu acho que de trem será mais confortável. Existem alguns trens para turistas, de luxo, que oferecem sim o café da manhã, jantar e transporte de ida e volta no mesmo dia. Na cidade, o principal ponto turístico é o Taj Mahal, mas também vale a pena visitar o Agra Fort e o Akbar’s Mausoleum. Não vejo muita necessidade de guia, sinceramente, a não ser, claro, que vocês se sintam inseguros em negociar com tuktuks na rua.

      Sobre a comida, procure restaurantes com opção de comida ocidental ou chinesa: macarrão e arroz frito com frango, por exemplo, são opções que dá para comer. Sempre lembre-se de pedir sem massala, chili e pepper. Lassi também é um tipo de iogurte bem gostoso por lá, que vale a pena experimentar.

      Já Hyderabad não é uma cidade muito turística. Mas tem algumas atrações interessantes como o Charminar e o Golconda Fort. Dá uma olhada nessa lista do Lonely Planet http://www.lonelyplanet.com/india/andhra-pradesh/hyderabad-and-secunderabad/sights

      Espero que tenha te respondido tudo, em caso de mais dúvidas, me avise!

      bjs

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.