fbpx
Tags:
Atlas: Porto, Portugal

7 ideias de bate-volta a partir do Porto

Portugal é um país pequenino, todo mundo sabe disso. Mas nem por isso faltam cidades e atrações interessantes para visitar por aqui. Eu que o diga. Viajo, viajo e viajo pelas terras portuguesas há dois anos e a minha listinha de lugares para conhecer nunca parece diminuir.

Porém, como sei que a maioria das pessoas que vem a Portugal acaba concentrando os seus dias em Lisboa ou Porto, pensei bate-voltas interessantes saindo dessas cidades, alguns possíveis de fazer de transporte público, outros necessários de alugar um carro. Então resolvi fazer dois posts, um com dicas de bate-volta saindo de Lisboa – que você pode ler aqui, outro do Porto. Vale dizer que, dependendo da sua disposição para as estradas, dá para fazer esses passeios a partir de qualquer uma das cidades. Também temos um post com roteiros de 15, 20 ou 30 dias por Portugal.

Se você quiser pesquisar qual a melhor forma de viajar (ônibus ou trem e até avião), dá uma olhada nesse post com dicas de como pesquisar qual forma de transporte mais barata na Europa. 

Leia também: O que fazer no Porto – dicas de pontos turísticos

Onde ficar no Porto – dicas de hospedagem

Deixe nos comentários o que achar que faltou na minha seleção.

Cidades para bate-volta saindo de Porto

Coimbra

viver em portugal luiza coimbra

Vou começar, claro, com a cidade onde vivo! Coimbra fica bem no centro de Portugal e é fácil chegar aqui saindo tanto de Lisboa quanto de Porto usando transporte público. De Porto, o trajeto de trem leva cerca de 1h e de ônibus (autocarro) mais ou menos 1h30. Se estiver de carro alugado, são mais ou menos uns 120km.

Lembrando que Coimbra é um cidade relativamente grande, então não recomendo passar em outra cidade no dia que vier passear por aqui, para conseguir visitar mais coisas. Quer saber o que fazer em Coimbra? Então leia o meu post com todas as dicas.

Figueira da Foz

Pertinho de Coimbra fica uma praia que eu costumo frequentar. A cidade de Figueira da Foz em si não tem muito o que visitar, além de uns bares e uma casa de shows famosa, o Cassino da Figueira. Tem a Praia de Figueira, a Praia de Buarcos e a foz do Rio Mondego, que encontra o mar ali.

A água costuma ser beeeem gelada, mas as praias são limpas e agradáveis de passar o dia, além de terem estrutura legal de restaurantes e bares na orla.

viajar sozinha é libertador

Praticamente não há ônibus que levem do Porto à Figueira, e o trajeto de trem requer uma baldeação, o que torna a viagem meio longa (de 2 a 3 horas). Assim, só vale a pena fazer esse passeio se você estiver de carro. São 140 km de distância. Também é possível dar uma passada para ver o pôr do sol na Figueira depois de Coimbra e antes de seguir de volta para Porto.

Se resolver alugar um carro, recomendamos que faça a comparação na Rentcars, maior site do mercado, que compara os preços em dezenas de locadoras e está presente em mais de 60 países – assim você pode garantir valores abaixo dos oferecidos no balcão. A Rentcars é parceira do 360, então reservando por aqui você ainda ajuda o blog (e a gente agradece). ?

Viseu e arredores + Serra da Estrela

Viseu é uma cidade bem bonitinha no centro de Portugal que as pessoas acabam não incluindo no roteiro porque não é exatamente famosa. Eu só fui lá por “acidente”, porque estávamos morrendo de fome na volta de um passeio na Serra da Estrela e resolvemos parar para comer ali. E descobrimos uma cidade lindinha e com construções bem bonitas e históricas, que eu acabei explorando rapidinho.

bate-volta-do-porto-viseu

Não há ligações de trem, mas é possível fazer o trajeto de ônibus, que dura 1h45. Quem vai de carro está a 127km de distância do Porto.

Viseu rende sim um dia inteiro de passeios, porque além da cidade em si, os seus arredores, que confesso que ainda não conheci, são interessantes. Por exemplo, tem a Cava de Viriato, uma monumento octogonal arqueológico gigantesco e uma necrópole Megalítica.

Aldeias-historicas-Portugal-linhares-6

Quem estiver de carro, pode aproveitar e conhecer também alguma aldeia de Portugal que fica ali do lado: Linhares da Beira (foto), Trancoso e Folgosinho ficam a pouco mais de 50 km de distância.

Serra da Estrela e Aldeias Históricas

Meu lugarzinho favorito em Portugal, a Serra da Estrela também rende um bate-volta bem legal partindo do Porto. Mas não tem jeito. Não adianta chorar ou espernear, para fazer esse passeio, carro é imprescindível, até porque, além de não ter transporte público, as distâncias são um pouco maiores, então saia cedo do hotel.

belmonte serra da estrela vista

Você pode dar uma lida no meu post completo com dicas de roteiros na Serra da Estrela.

Mas vou dar uma dica especial de passeio de um dia: De Porto a Manteigas, com uma curta paradinha em Sabugueiro só para fotos – e talvez comer um queijo da serra. Se a fome bater, almoce em Manteigas mesmo e de lá siga para Belmonte, a bela vila que tem uma grande tradição judaica e onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

belmonte serra da estrela castelo

Depois, faça um caminho que é cheio de curvas, descidas e subidas, mas que vale muito a pena.  Passando por dentro da Serra, incluindo Torre, que é o ponto mais alto de Portugal Continental e onde tem até uma estação de Esqui, você segue para Piódão (as estradas são a N339 e N338).

aldeia historica piodao portugal igreja matriz

Depois de aproveitar a adorável Piódão, siga de volta para Porto. Esteja preparado para fazer muitas paradas para fotos da paisagem. Apesar de toda beleza, é um trajeto bem puxado: de Porto a Manteigas são 193 km. E na volta, de Piódão a Porto, são 196km.

Aveiro

Aveiro é uma das cidades que é muito fácil de ir a partir do Porto, visto que há trens regionais baratinhos (são €3,40 o trecho) que fazem o trajeto entre as cidades, com duração de 1 hora. Esse é o jeito mais fácil e não requer aluguel de carro.

Canal Aveiro Portugal

Aveio é pequeninha, mas muito charmosa. É conhecida como a Veneza portuguesa, por conta dos canais e passeios de barquinho. Algumas construções históricas, casinhas de pescadores e os famosos doces chamados Ovos Moles de Aveiro completam o passeio. Leia mais sobre a cidade nesse post.

Braga

Outra cidade colada no porto e com ligação dos trens regionais ou urbanos (1 hora de trajeto por 3,10 euros o trecho).

onde-ficar-em-braga-bom-jesus

Braga é rica em jardins, igrejas e construções históricas, além de ser famosa pela gastronomia. Rende um dia de passeio tranquilamente. Você pode ler tudo o que fazer em Braga e ainda pode aprender mais sobre as curiosidades da história da cidade.

Guimarães

Por fim, Guimarães, a cidade que dizem ser onde nasceu Portugal, está a 1h15 e 3,10 euros do Porto. Apesar de ser pequenininha, Guimarães é adorável e vale a pena passar o dia passeando por lá. Eu ainda não escrevi o post sobre a cidade, mas farei em breve e acrescentarei por aqui.

bate-volta-do-porto-guimara%cc%83es

Mas lá você encontra um castelo medieval, algumas igrejas, um centro histórico que é Patrimônio da Unesco e um teleférico que leva ao alto de uma montanha que também é parque da cidade.

Mais ideias de bate-volta do Porto: Douro, Minho e Trás-os-Montes

O Norte de Portugal é uma região linda e bastante inexplorada ainda, com a excessão do Douro, tão famoso por seus vinhedos, passeios pelas vinícolas e cruzeiros pelo rio. Temos um post sobre um tour pelas vinícolas do Douro e de Trás-os-Montes e também um post explicando melhor sobre os vinhos portugueses e como escolher qual vinícola visitar.

Para quem quer se aprofundar mais pela região, recomendo ler os blogs Aqueles que Viajam, da Naiara, que mora em Braga e costuma fazer passeios pelo Norte, incluíndo o Parque Nacional Penedo dos Gerês e também o blog O Porto Encanta, que tem a Rita, que é uma especialista no norte de Portugal.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!







KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS
Receba nossas novidades por email
e baixe gratuitamente o kit




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

62 comentários sobre o texto “7 ideias de bate-volta a partir do Porto

  1. Luiza, tudo bem?
    Vou passar o Reveillon de 19/20 no Porto e dia 02 sigo para Barcelona.
    Gostaria de saber se vale a pena visitar Aveiro no dia 01/01.
    Grata, Rosiane

    1. Oi Rosiane, tudo bem?

      Sendo bem sincera, não sei se vale a pena. Dia 1 é feriado, e essa época do ano é frio e chove, de forma que o bonito de Aveiro será bem difícil de ver.

  2. Suas dicas são ótimas Luiza.
    Estou indo em 30/01/20 para o Porto. Estaremos em família (11 pessoas com idades de 17 a 80 anos) com carros. Pretendemos passar uma noite na Serra da Estrela. Quero saber duas coisas: primeiro, nessa época eu corro o risco de que a neve na pista atrapalhe a minha viagem e qual o lugar que você sugere para que a gente durma: Covilhã, Manteigas, Belmonte…?
    Desde já, grato!

    1. Oi Paulo,

      Sim, há um risco de pegar neve nessa época, mas não dá muito para prever. Na véspera, cheque a previsão do tempo e converse na locadora sobre onde vão.

      Sobre onde dormir, para ficar no meio da Serra, Manteigas é a melhor opção. Agora, Belmonte ou qualquer uma das outras aldeias histórias também é uma opção encantadora e pitoresca. Fica a critério de vocês

  3. Oi Luiza,
    Gostei muito do seu blog, tem dicas ótimas
    Estava procurado dicas pra conhecer o Gerês em um bate e volta do Porto
    Acho que eu não soube procurar, vc pode me ajudar?
    Obrigada,
    Beijinhos

  4. Olá parabéns pelo blog. Estarei em Porto do dia 14 só dia 17 de fevereiro, estava pensando em ir a Gerês e termas na Espanha. Vc acha que vale a pena nesse período? E o clima como está nessa época?

  5. Olá boa tarde, adorei a sua dicas, mas me diz uma coisa, será que tem agências que fazem esse passeio para a Serra da Estrela de um dia? meu sonho ver neve, mas tenho medo de dirigir.

  6. Olá Luiza!! Vamos agora em maio, eu e meu marido, para Portugal. Viagem de +- 14 dias. Estamos na dúvida se reservamos alguns dias para Madrid, ou se esgotamos Portugal todos os dias. O que você acha??

  7. Oi Luiza!!
    Viajando total nas suas dicas 🙂
    Tenho uma dúvida, estarei pelo Porto e quero visitar Belmonte e Piódão. Vi que vc falou sobre ir para a região de carro, mas não dirijo e estarei sozinha… tem como ir de ônibus para esses dois lugares? Sei que são pequeninos, estive em Belmonte muito rapidamente e lembro que não havia grande estrutura lá, nem sei se há rodoviária… será que consigo??
    Beijocas e obrigada.

Carregar mais comentários
2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.