Roteiros na Argentina: 7 viagens de norte a sul do país

Separamos alguns sugestões de roteiros de viagem na Argentina para te provar que a Argentina é muito mais que Buenos Aires. Tem as vinícolas de Mendoza, as montanhas e cultura andinas, os cerros multicoloridos do Norte, desertos, salinas, tem a Patagônia, Iguaçu e o litoral. Basta sair um pouquinho do senso comum e pegar a estrada para descobrir a beleza e a diversidade desse país vizinho. Quer ver?

Leia também:
Como viajar pela Argentina
Quanto custa viajar pela Argentina
Roteiros de viagem pela Argentina e Uruguai
Como viajar de ônibus pela Argentina

Seguro de viagem Covid-19 para a Argentina

Contratar um seguro de viagem é obrigatório desde a reabertura do país por causa da pandemia. E não basta ser qualquer seguro: é necessário contratar um que tenha cobertura contra Covid-19 expressa na apólice.

A boa notícia é que é possível contratar um bom seguro de viagem gastando poucos reais por dia. Para isso, recomendamos utilizar um buscador como o do Seguros Promo, que compara as principais seguradoras e garante que você encontre o melhor custo-benefício, de acordo com suas necessidade.

Além disso, leitores do blog tem direito a um cupom de desconto exclusivo: 360MERIDIANOS05. Veja algumas das ofertas abaixo e escolha o seu:

Seguro Viagem:
América do Sul
MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 15.000
Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 35 LATAM +COVID-19
Assistência médica USD 35.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
Assistência médica USD 20.000
Bagagem extraviada USD 1.250
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vale a pena alugar um carro na Argentina?

Depende do roteiro que você vai fazer. Se você for se concentrar em Buenos Aires e arredores, um carro é completamente desnecessário. A coisa muda de figura se você pretende se aventurar para cantos mais remotos do país, como o norte e a Patagônia. É que nessas regiões, as distâncias são maiores e a locomoção fica mais complicada.

É possível fazer esses roteiros sem carro. Eu mesma já fiz algumas vezes. Mas fique ciente que você ficará refém dos tours de agência, empacotados e pouco flexíveis. Um carro garante mais liberdade para montar seus próprios passeios e ir no seu tempo. Fica a seu critério escolher!

Se você optar por dirigir, recomendamos que reserve seu carro com antecedência para garantir bons preços. Para isso, recomendamos a RentCars, um comparador online e seguro que te mostra o melhor custo-benefício entre os modelos e locadoras disponíveis. Assim você pode escolher o carro perfeito para você e reservar com segurança.

Roteiros Argentina: viagens de uma semana

Roteiros de 7 dias pelos arredores de Buenos Aires

Passe quatro dias explorando a charmosa capital argentina. No quinto, faça uma day trip até Colonia del Sacramento, cidade uruguaia que está do outro lado do Rio da Prata. O sexto dia pode ser usado para conhecer Tigre, destino conhecido como a Veneza argentina e que é muito procurado pelos locais nos fins de semana. Para chegar lá, vá com o Tren de la Costa e aproveite o trajeto que margeia o Rio da Prata.

Alternativas: No verão, quando as temperaturas em Buenos Aires podem beirar o inferno, você pode optar por passar três dias em Mar del Plata, destino litorâneo favorito entre os portenhos e que está a cinco horas de viagem dali.

Mais sobre esse roteiro na Argentina:
O que fazer em Buenos Aires
Como ir para Colônia del Sacramento
Passeio a Tigre com o Tren de la Costa

Roteiros na Argentina: viagens de 15 dias

Roteiro pelo norte da Argentina

Passe quatro dias em Buenos Aires e, em seguida, pegue um avião para Salta. Use a cidade de base para explorar a região, fazendo os passeios pelos arredores: Cachi, Cafayate, Quebrada das Conchas, Paque Nacional Los Cardones e Salinas Grandes. Para isso reserve cinco dias.

De lá, vá para Tilcara e passe mais três dias descobrindo a Quebrada do Humahuaca e a peculiar cultura da província de Jujuy. Na volta, você pode pegar um ônibus até Córdoba, parada estratégica a meio caminho de Buenos Aires que exala história, cultura e vida noturna universitária. Há voos diretos de Córdoba para algumas cidades brasileiras, por isso fica a seu critério voltar para casa dali ou terminar o trajeto de volta até Buenos Aires.

Mais sobre esse roteiro:
Dicas de viagem a Salta e Jujuy
O que fazer em Córdoba, Argentina

Rota do Vinho na Argentina

Comece a aventura por Mendoza, a principal região de produção de vinhos do país. Explore os vinhedos nos arredores da cidade e não deixe de fazer um passeio de bicicleta por Maipu, vilarejo vizinho. Quando se cansar da ressaca, faça o passeio que leva até o mirante do Monte Aconcágua, o ponto mais alto do continente americano.

Depois de uma semana, pegue um ônibus noturno para Salta, e, assim como no roteiro anterior, use a cidade de base para explorar as atrações ao redor. Cafayate é outro importante centro de produção de vinhos da Argentina e tem algumas das vinícolas que mais gostei de visitar no país. Se preferir, pode nem se hospedar na capital da província e encontrar uma pousadinha mais próxima aos vinhedos.

Mais sobre esse roteiro:
O que fazer em Mendoza, Argentina
O que fazer em Salta, Argentina
Cafayate e a Quebrada das Conchas

Roteiros na Argentina: viagens de 20 dias

Roteiro de viagem pela Patagônia

Se o seu objetivo é conhecer as maravilhas da Patagônia e da Terra do Fogo, o melhor a fazer é comprar um voo para Ushuaia. Fica a seu critério e disponibilidade se você vai fazer um stop over em Buenos Aires ou não. Passe de quatro a cinco dias na cidade e, em seguida, pegue um voo para El Calafate e tenha a honra de conhecer o glaciar Perito Moreno, a estrela da região.

De ônibus, vá para Puerto Natales, onde fica o Parque Nacional Torres del Paine. Por aqui é interessante passar mais tempo, por volta de uns seis dias. A jornada termina em El Chaltén, a capital argentina do trekking. Esse roteiro é recomendado para o verão.

Roteiros na Argentina: viagens de 30 dias

Roteiro da Patagônia estendida

Faça o mesmo trajeto do roteiro anterior. Ao chegar em El Chaltén, pegue um avião até Bariloche e passe por aí mais seis ou sete dias. No inverno, o lugar é perfeito para  esportes de neve. No verão, por outro lado, pode-se aproveitar melhor as belezas e os passeios pelos cerros e parques ao redor da cidade. Se você for até lá, faça-me um favor: reserve um dia para visitar o vilarejo de El Bolsón e tome uma cerveja artesanal na praça da cidade por mim.

Roteiros na Argentina: viagem de norte a sul do país

Com 30 dias é possível ver um pouco das principais regiões argentinas, mas será preciso correr mais que nos outros roteiros. Comece por Buenos Aires, onde você pode ficar cerca de quatro dias. De ônibus ou trem, siga para Puerto Madryn, onde você pode observar baleias e pinguins no verão.

De avião, vá para Ushuaia por três dias e siga para El Calafate e, em seguida, para El Chaltén, assim como no roteiro patagônico. De lá, suba até Bariloche e fique pelo menos quatro dias ali. O próximo destino é Mendoza, que facilmente te leva mais uns quatro dias.

De lá, siga para Córdoba.  Você pode passar apenas dois dias por lá, a menos que queria explorar as serras ao redor. De avião ou com um ônibus noturno, vá a Salta e use a cidade de base para explorar a região. A última parada do roteiro é Puerto Iguaçu, na fronteira com o Brasil, caso você ainda não tenha tido o prazer de admirar as cataratas. Para chegar lá, melhor ir voando, mas também é possível enfrentar as longas horas de estrada por terra.

Mais sobre esse roteiro na Argentina: 
O que fazer em Puerto Iguazu

Ruta 40: roteiro na mais bela estrada da Argentina

Considerada a estrada mais bonita da Argentina, a RN 40 corta o país de norte a sul e passa por alguns dos lugares mais remotos e belos dali. O trajeto começa em La Quiaca, na fronteira com a Bolívia, o que faz desse um excelente roteiro para quem estava antes explorando o Salar de Uyuni.

Viajando sempre em direção sul, você vai passar pelos vilarejos pitorescos do Valle Calchaquíes, até chegar a Cafayate. Continue descendo no mapa até San José de Jáchal e, em seguida, Mendoza. Mais ao sul está Malargue, uma região de paisagens vulcânicas, e Chos Malal, onde você pode relaxar nas fontes termais.

Passe pelos Parques Nacionais Lenín e Nahuel Huapi antes de chegar a Bariloche. No verão, faça uma parada rápida por Los Antiguos para degustar cerejas. Em Cueva de las Manos há pinturas rupestres interessantes. Mais abaixo está El Chaltén e El Calafate. Ali você pode cruzar para o lado chileno e visitar o Parque Nacional Torres del Paine. Continue descendo até Río Gallegos e até o final da rodovia, em Cabo Virgens. Dali, você pode pegar a RN 3 até Ushuaia, onde termina esse trajeto. Acho que não preciso nem dizer que a forma ideal de fazer esse roteiro é de carro.

Para isso, recomendo que você reserve já o seu veículo em alguma locadora local, em especial para quem viaja em alta temporada, quando a procura pelos automóveis podem elevar consideravelmente os preços. Para evitar surpresas, recomendamos a RentCars, um comparador online e seguro que te mostra o melhor custo-benefício entre os modelos e locadoras disponíveis. Assim você pode escolher o carro perfeito para você e reservar com segurança.

Mais sobre esse roteiro de viagem pela Argentina:
O que fazer em Bariloche

Inscreva-se na nossa newsletter

Avalie este post
Natália Becattini

Sou jornalista, escritora e nômade. Viajo o mundo contando histórias e provando cervejas locais desde 2010. Além do 360meridianos, também falo de viagens na newsletter Migraciones, no Youtube e em inglês no Yes, Summer!. Vem trocar uma ideia comigo no Instagram. Você encontra tudo isso e mais um pouco no meu Site Oficial.

Ver Comentários

  • Oi, Natália! Tudo bem? Eu pretendo fazer uma viagem de volta ao mundo em 2019 e tinha separado 7 dias para a Argentina. Tinha separado 2 dias para Buenos Aires e 5 dias para Bariloche, mas também queria conhecer a Patagônia. Você acha que de Bariloche já é possível conhecer a Patagônia? Eu irei em abril, não tem problemas, né? E também, de Bariloche é possível fazer um trajeto terrestre até Villarrica, no Chile? Obrigado!

    • Olá Daniel, Bariloche é considerada parte da Patagônia, mas se você quiser conhecer mesmo a região é possível descer dali mais para o sul. Para isso, será necessário aumentar seu tempo na Argentina. Inclusive, eu ficaria mais tempo em Buenos Aires também, já que dois dias é muito pouco para a cidade...

      Abraços!

  • Moro em Ushuaia, conheço toda Patagonia, tanto Argentina como a Chilena e posso afirmar que é bom tanto no verão quanto no inverno. Alias tem passeios que so se realizam no inverno. E o diferencial, e o que muita gente procura é justamente os meses de inverno pra poder apreciar a neve e também os esportes de inverno. Ushuaia tem a melhor pista de esqui de toda America do Sul, atraindo assim turistas do mundo todo. Não se preocupe com o frio, as cidades são muito bem preparadas para tal!
    Vem pra Ushuaia, entre em contato gabibrasileirosemushuaia@gmail.com e siga a gente no facebook, https://www.facebook.com/BrasileirosemUshuaia/?fref=ts!!!

  • Maravilhoso este roteiro, mas fico com receio, vou em julho, o acredito que seja o mês mais frio do ano. Muita neve, vocês acham que é possível ?
    No meu caso vou ficar 15 dias, porém também vou ao chile.

    • Larissa, os roteiros que envolvem a patagonia são mais apropriados para o verão. Os demais não são desaconselhaveis para o inverno...

      • olá estamos indo em Julho para Santiago depois Mendoza e Buenos Aires. queremos fazer de ônibus. o que nos aconselha? obrigada

        • Ei Flávia, não entendi exatamente qual conselho você quer. Eu fiz uma viagem parecida toda de ônibus, é bem tranquila. As estradas são boas e os veículos também...

          Abraços

Compartilhar
Publicado por
Natália Becattini

Posts Recentes

Quanto custa uma viagem para a Disney? Dicas para economizar!

Tem o sonho de viajar para Orlando, mas não faz ideia de quanto custa uma…

1 dia atrás

Onde Ficar em Oslo: Melhores Bairros e Dicas de Hotéis

Nesse texto você descobre onde ficar em Oslo, garantindo acomodação bem localizada e com valores…

3 dias atrás

Comuna 13, em Medellín: Uma história de arte e resiliência

Um bairro que superou um passado violento e tumultuado para se tornar um dos capítulos…

3 semanas atrás

O Que Fazer em Oslo em 2 ou 3 Dias: Roteiro Completo

Neste texto você encontra um roteiro completo de o que fazer em Oslo em 2…

3 semanas atrás

O que fazer em Quito: roteiros de 3, 5 e 7 dias na capital do Equador

Quito é uma das queridinhas das capitais latino-americanas. Talvez seja por seu belo e preservado…

3 semanas atrás

O que fazer em Gramado: roteiro de 3, 4 e 5 dias e passeios imperdíveis

O que fazer em Gramado, no Rio Grande do Sul? Este texto é um guia…

3 semanas atrás