Tags:
Atlas: Buenos Aires, Argentina

Uma visita ao Teatro Colón, em Buenos Aires

Se tivéssemos que fazer um top 3 dos prédios mais marcantes de Buenos Aires, o Teatro Colón estaria na lista, junto com a Casa Rosada e o Congresso da Argentina. Inaugurado em 1908, o Colón é um dos maiores teatros do mundo. A proximidade do prédio com o Obelisco da Avenida 9 de Julho só aumenta a vocação de cartão-postal do Colón, que vira pano de fundo para incontáveis fotos de viajantes de todo o mundo.

A maneira mais legal de conhecer um prédio desses é durante um espetáculo ou apresentação musical, afinal essa é a função do Teatro. E até que não é difícil fazer isso: é possível comprar ingressos no site oficial, com preços começando em 40 pesos e chegando até os 1000, dependendo do evento e do seu lugar na platéia. A Melissa, do blog Descortinando Horizontes, conseguiu assistir uma ópera lá e conta como foi a experiência nesse texto aqui. Segundo ela, os ingressos esgotam rapidamente, então é bom estar sempre de olho no site do Teatro.

Leia também: Por que contratar um seguro de viagem para a Argentina e como garantir um com boa cobertura (e com desconto).

Visita ao Teatro Colón, Buenos Aires

E a visita guiada?

Se sua estadia em Buenos Aires for muito rápida, é provável que não consiga tempo para testemunhar o Colón em ação. Por sorte, é possível fazer visitas guiadas ao espaço. Nós fizemos isso, logo na nossa primeira semana em Buenos Aires. Antes de mais nada, tenha em mente que a visita guiada também é concorrida. Por isso, vá ao teatro tirar seu ingresso algumas horas antes da visita – nós deixamos para a última hora e não conseguimos ingresso para o dia, foi necessário voltar na manhã seguinte.

Com os ingressos comprados, aguardamos a hora da visita. A guia começou contando um pouco da história do Teatro Cólon, que foi o segundo erguido em Buenos Aires com esse nome – o velho Teatro Colón ficava na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, no local onde hoje está o Banco Nacional da Argentina.

No final do século 19, o intendente de Buenos Aires (uma espécie de prefeito) tomou a inciativa de erguer o novo teatro. A princípio o prédio iria ficar no cruzamento das ruas  Rivadavia y Entre Ríos, mas essa área, exatamente oposta à Casa Rosada, acabou sendo usada para a construção do Congresso Nacional, que é da mesma época.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

As obras do Teatro Colón duraram cerca de 20 anos e tiveram a participação de três arquitetos: Francesco Tamburini e  Vittorio Meano, ambos italianos, e o belga Jules Dormal. As mudanças de direção ocorreram por causa das mortes dos dois primeiros e acabaram dando ao Colón uma grande variedade de estilos arquitetônicos.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

A visita começa pelas salas do teatro, que também era um espaço de confraternização. Passamos pelo Salão Dourado, dedicado aos ricaços que iam ao Colón, e também pela sala dos bustos. Como o nome indica, essa é decorada com estátuas de importantes músicos e compositores. Todo o teatro passou por uma reforma recente, em comemoração ao bicentenário da Argentina, o que deixou o prédio com cara de novo.

Visita Teatro Colón

O ponto alto da visita, é claro, é a sala principal, que é bonitona. Melhor deixar que as fotos falem por mim.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

A visita vale a pena principalmente para quem tem mais tempo em Buenos Aires e gosta muito de prédios assim, por mais que eu tenha achado o valor do ingresso um pouco salgado. Por outro lado,  quem vem para ficar um fim de semana na cidade pode achar mais interessante gastar o tempo em atrações ao ar livre e curtindo as ruas portenhas.

Visita Teatro Colón, Buenos Aires

Teatro Colón: informações úteis

Embora o Teatro Colón fique na Avenida 9 de Julho, a entrada para quem faz as visitas guiadas é pela lateral do prédio, na rua Tucumán, número 1171. As visitas ocorrem durante todo o ano, exceto nos dias 1º de maio, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro.  As visitas são em espanhol ou inglês e ocorrem a cada 15 minutos, entre 9h e 17h. A duração é de cerca de uma hora e o preço, em agosto de 2014, é de 150 pesos por pessoa. Crianças com menos de 7 anos não pagam entrada. Mais informações aqui.

Quer receber mais dicas de viagem?

Então curta nossa página no Facebook

Siga o @360meridianos no Twitter

Veja nossas fotos no Instagram

Receba novos posts por email

 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Rafael

Quando criança, eu queria ser jornalista. Alcancei o objetivo, mas uma viagem de volta ao mundo me transformou em blogueiro. Já morei na Índia, na Argentina e em São Paulo. Em 2014 voltei para Belo Horizonte, onde estou perto da minha família, do meu cachorro e dos jogos do América. E a uma passagem de avião de qualquer aventura. Siga minhas viagens também no instagram, no perfil @rafael7camara no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários sobre o texto “Uma visita ao Teatro Colón, em Buenos Aires

  1. Povo do bem!!
    Estamos aqui em família nos organizando para irmos a Buenos Aires, Argentina em dezembro. Eis que meu filho de 11anos pergunta-nos:” O que há de interessante em Buenos Aires para um menino de 11anos”. Só consegui falar do zoológico de Luján. Ou seja não consegui respondê-lo, peço a ajuda de vocês. Muito obrigado.

  2. Amei o teatro Cólon!! Quero muito voltar e assistir a outra apresentação! Valeu por referenciar 🙂 Saudades de voces!!! Será que consigo ir a Buenos Aires antes do término do ano encontrá-los???? Quem sabe!!! grande beijo!!

  3. Quando eu fui dei a maior sorte: no momento da linha visita tava acontecendo um ensaio da filarmónica, aí a gente conseguiu sentar lá um pouquinho e escutar. A guia disse que foi muita sorte, porque o maior trunfo do teatro é a acústica e nem sempre da pra conferir se não assistir. Essa visita é uma das minhas passagens mais legais em Buenos Aires, realmente é um pouquinho caro, mas vale muito a pena

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.