10 lugares que vão fazer você tirar férias no Brasil

10 lugares que vão fazer você tirar férias no Brasil

Faz pouco tempo que as viagens internacionais se popularizaram e os brasileiros chegaram em multidões a Miami, Buenos Aires e Europa. Mas com essa euforia justificável para ver o mundo todo, a gente pode acabar negligenciando um pouquinho o que temos aqui. Eu tiro por mim, que nos últimos anos viajei mais para fora que para dentro, por exemplo.

Há quem culpe os preços das passagens aéreas, mas eu tô para dizer que isso é desculpa. Assim como existem promoções com preços incríveis para o exterior, é só ficar ligado que você encontra barganhas legais pelo Brasil também. Foi assim que, no ano passado, eu fui conhecer Foz do Iguaçu por R$300 e Florianópolis por R$190.

Aqui no 360meridianos a gente fala tanto de conhecer outras culturas, de cair no mundo, que às vezes deixamos o incentivo ao turismo interno um pouco de lado. Por isso, resolvemos elaborar uma seleção com lugares que já visitamos e outros que estão na nossa bucket list. São destinos que vão fazer você querer passar suas férias no Brasil.

São Luís (MA)

sao luis - ma centro histórico

Foto: Lyssuel Calvet (CC BY 2.0)

Por quê? 

Já faz um tempo que a capital do Maranhão está no topo da minha lista de lugares para visitar no Brasil. A arquitetura do centro histórico, as casas enfeitadas com azulejos portugueses, a cultura riquíssima, as praias de incríveis e a possibilidade de usá-la como base para visitar um lugar ainda mais paradisíaco: os lençóis maranhenses. Esses são alguns dos motivos pelos quais você também deveria estar planejando uma viagem para lá.

Quando ir? Em junho ou julho, para aproveitar o São João e as festas do Bumba-Meu-Boi.

Belém (PA)

belém - pará -mercado

Por quê? 

Tudo começou quando eu descobri que lá no Pará eles usam açaí nas refeições. Isso mesmo, com comida salgada! Como eu nunca comi açaí de verdade, só o creme, fiquei curiosa para experimentar essa culinária que soa tão exótica para mim, mesmo estando em meu próprio país.

Não é incrível morar em um lugar tão diverso que você pode sair da sua zona de conforto sem nem ao menos cruzar uma fronteira? Depois que eu ouvi falar da Estação das Docas, um lugar abandonado que foi revitalizado para virar um espaço cultural e gastronômico e que hoje fica lotado nos fins de tardes, a vontade só aumentou. E ainda tem o famoso mercado Ver-o-Peso, o Círio de Nazaré e a natureza exuberante.

Quando ir? Em outubro, para conferir o Círio de Nazaré. Evite o período de chuvas que vai de dezembro a abril.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos veadeiros - vale da lua

Foto: Lauro Sirgado (CC BY-SA 3.0)

Por quê? 

Esse não é um lugar que eu quero ir, mas um que eu já fui e quero voltar. Eu era bem novinha, tinha 18 anos, e tenho a sensação de que não aproveitei tudo, sabe? Sem falar que também quero levar o Rafa para conhecer esse lugar.

Entre as cachoeiras impressionantes e o curioso Vale da Lua, que é todo formado por pequenas crateras, o que mais me encanta por lá é a mágica vila de São Jorge, um lugar onde parece que o tempo não corre.

Quando ir? De abril a setembro, período sem chuvas. Convém evitar julho e agosto, os meses mais secos, que podem ser meio desconfortáveis.

Jericoacoara (CE)

Jericoacoara, ceará

Foto: Bart van Dorp (CC BY 2.0)

Por quê? 

Se as fotos das redes dentro da água não são suficientes para te convencer, então não tenho mais nada a dizer. (Jogue Jericoacoara no Google Images e morra de vontade de se teletransportar para lá).

Quando ir? No verão ou entre 15 de julho e 15 de agosto, quando o pôr do sol se encaixa perfeitamente na Pedra Furada.

Ouro Preto (MG)

Onde ficar em Ouro Preto MG

Por quê? 

Essa é mais uma atração que eu já risquei da minha lista faz tempo e, para falar a verdade, inúmeras vezes. Na verdade, já perdi as contas de quantas viagens a Ouro Preto eu fiz. Estando só a duas horas de BH, a cidade é meu escape favorito para fins de semana e feriados curtos.

Mas então, por que ela está nesta lista? Simples, porque vou advogar aqui a favor do meu estado e te provocar a conhecer uma de nossas maiores joias! Comida mineira maravilhosa, arquitetura colonial, restaurantes charmosos, festas em repúblicas para quem é de festa, tranquilidade para quem é de tranquilidade, tudo isso te espera em Ouro Preto.

Quando ir? Em julho a cidade fica agitada com o Festival de Inverno da UFOP, que leva diversas atrações culturais para lá. Se você quer agito, o carnaval e a Festa do 12 (na semana do dia 12 de outubro) são as melhores datas para você. Mas a lista de eventos culturais por lá é extensa.

Itaúnas (ES)

Itaúnas - Espírito Santo

Foto: Carlos Fim (CC BY-SA 3.0)

Por quê? 

Porque essa é a praia brasileira mais bonita que eu já fui e morro de vontade de voltar. É impossível descrever a lindeza que é subir as dunas com aquele céu azulzinho e depois ver o mar aparecendo lá longe. A vila também é charmosa até dizer chega. E os fãs de forró são ainda mais bem recebidos na cidade, que é a capital mundial dessa dança. Fora que a gente adora falar bem do Espírito Santo.

Quando ir? No verão para curtir as praias ou em julho se você quiser conferir o Festival do Forró.

Recife e Olinda (PE)

Montagem_Recife_(3)

Foto: Juniorpetjua (compilation) – All CC/PD

Por quê? 

Uma viagem dois em um por belos centros coloniais do Brasil. A arquitetura, restaurantes, igrejas, o maracatu, o frevo, os canais de Recife, as praias… É pouco motivo pra você?

Quando ir? No carnaval, considerado um dos melhores do país.

Manaus (AM)

Rio_Negro-am

Foto: Salles Neto (Domínio Público)

Por quê? 

Manaus é o ponto de partida para conhecer um dos nossos maiores patrimônios, a Floresta Amazônica. Quem nunca sonhou em se embrenhar na maior floresta tropical do planeta, ver o encontro das águas, andar de canoa no Rio Amazonas, ver de perto uma das tribos indígenas que habitam a região e provar a culinária local, baseada em peixes e temperos?

Quando ir? Em outubro, na Festa do Boi de Manaus

São Miguel das Missões (RS)

Sítio_Arqueológico_de_São_Miguel_Arcanjo

Por quê? 

As ruínas construídas por jesuítas no século 17, na fronteira do Brasil com a Argentina, são um dos mais importantes monumentos históricos do país. A imponente Catedral de São Miguel Arcanjo é a principal atração do lugar. Todas as noites, as ruínas são protagonistas do festival de Som e Luz. Ali perto, dá para visitar mais três sítios com construções jesuítas e curtir a agitada noite de Santo Ângelo.

Quando ir? Sempre!

João Pessoa (PB)

joão pessoa - jacaré - Paraíba

Foto: lubasi (CC BY-SA 2.0)

Por quê? 

Pra falar a verdade, eu nunca tinha prestado atenção em João Pessoa até bem recentemente. Mas nos últimos tempos, tenho visto tanta gente dizer esse é um dos melhores lugares do nordeste que fiquei com vontade de conferir. Cheia de praias urbanas e não tão urbanas assim, passeios bacanas para fazer ao redor, piscinas naturais e história, a cidade impressiona pelo incrível pôr do sol. E é lá que fica o ponto mais oriental das Américas.

Quando ir? No Verão!

É claro,  um país e grande e diverso como o Brasil não cabe em um post. Muitos lugares incríveis ficaram de fora desta lista, eu sei. Mas é por isso que a gente continua a conversa nos comentários. Qual o seu destino verde amarelo dos sonhos?

* Imagem destacada: Shellen (CC)

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, onde vivo no momento. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

67 comentários em 10 lugares que vão fazer você tirar férias no Brasil

  1. Que legal, fico muito feliz, quando acho uma das minhas fotos ilustrando lugares de viagem. no caso a foto de João Pessoa na Paraíba. Um lugar fascinante, tirei férias e tiraria novamente.

  2. boa noite Natália,

    Gostei de você e gostaria de uma opiniao sua. Vou viajar de ferias com meu marido em outubro e gostaria de uma sugestao sua para onde irmos. Queremos ir pra Bahia ou Nordeste , um lugar bem calmo. Onde vc aconselha? Somos do Rio de Janeiro. queremos um lugar de facil acesso tambem.
    Obrigada

  3. Sao Luiz? Me perdoe… ja morei la inclusive, mas nem de graca eu volto. Lugar sujo, violento. O centro é bizarro. Cheira a urina. Na epoca onde eu morei, vc via animais (vacas, porcos, cavalos) andando livremente pela cidade. Pra ser franco, nao vejo graca nenhuma em conhecer cidades grandes no Brasil, tirando RJ, Florianopolis e Manaus o resto nao faz a minima diferenca. Curitiba tb recomendo, pela limpeza e organizacao, que nem é tao boa hoje… mas é diferente do resto do Brasil. No Brasil, só serve para viajar para visitar belezas naturais, que tem de sobra nesse interiorzao… porque de resto…. meu pai.. é um caos, tipo Sao Luiz.

  4. 2011 paguei 30 REAIS pra conhecer Foz do Iguaçu e passar o ano novo lá. Fiquei do dia 28 ao dia 2. Aproveitei e dei uma voltinha na Argentina e Paraguai também. Nessa época existia a webjet, que tinha promoções ótimas de passagem.. depois que ela foi vendida, nunca mais achei passagem baratíssima 🙁

  5. Oi, pessoal, tudo bem?

    Tenho uma dúvida sobre a lista:
    Como está Ouro Preto agora no início de 2016?

    A cidade (ou a região adjacente) sofreu algo com o acidente da barragem (pela proximidade da região com Mariana)? Se eu for agora em fevereiro para lá, tá tudo tranquilo, ou é melhor esperar um pouco?

    Parabéns pelo site, ele é excelente! =)
    Obrigado e abraços

  6. Muito bom, Natália! Alguns lugares aí eu realmente gostaria muito de conhecer… E Fernando de Noronha é um sonho antigo que persiste até depois de eu passar a não gostar de praia (sim haha)

    Enfim, eu tenho uma pergunta… To querendo viajar com a minha mãe agora em janeiro e pra evitar a praia, pensei em São Miguel das Missões, mas fico meio receosa com cidades históricas porque normalmente requer disposição pra caminhar e tal e minha mãe tem problema nos joelhos, não enxerga direito e caminhadas, por menores que sejam, são meio complicadas. O ideal é ter um táxi ou ônibus de excursão, algo do tipo que possa facilitar pra ela.
    Você acha que por ali tem estrutura pra esse tipo de turismo que eu to procurando ou o melhor mesmo é procurar outros destinos? Eu estou procurando algo mais pro Sul mesmo porque moro em Curitiba e ela vem pra cá me visitar…

    Parabéns pra vocês pelo trabalho incrível e sucesso sempre!

    • Poxa Antonieta, não vou poder te ajudar muito porque não conheço São Miguel das Missões… Talvez alguém que já foi possa te responder melhor…

      Abraços!

      • Antonieta, A Missão de São Miguel é dentro da cidade, e a ruína é próxima da entrada do Parque. Procure no site http://www.caminhodasmissões.com.br, fale com Clauio Reinke que ele poderá inclusive traçar um roteiro de visita á outras Missões próximas que atenda á suas necessidades. Já fiz as Missões com eles, de carro e foi muuuuuito bom. Boa Sorte.

  7. Me desculpa a franqueza mais de sua lista São Luiz é o pior lugar que fui, o centro histórico é muito ruim as casas despedaçando, o lugar cheira Urina, os Bares e restaurantes as Baratas transitam a vontade, eu não recomendo a ninguém.
    Porem Barreirinhas recomendo com certeza a cidade é bem feias lembra muito a periferia de São Paulo e RJ, porem os passeios em torno, são Divinos todos eles, recomendo para quem quer ir para os Lençóis Maranhense, ir direto para Barreirinhas não perca tempo em São Luiz.

  8. Quero ser nomade digital um dia, tenho 19 anos e agora estou me programando para isso. Mas não queria passar anos só juntando dinheiro sem viajar. Queria economizar e fazer mochilao em finais de semana e feriados, enfim, quando desse.

    Vocês acham meio estupido isso?

    Ah, e para começar a viajar, é melhor começar pelo brasil mesmo ou não tem regra?

    Valeu

  9. Que lista shoooowww de bola!!!! Conheço alguns lugares ai: Chapada dos Veadeiros, Recife, Olinda, Ouro Preto, São Luiz e Jericoacara… mas sem dúvida, o coração balançou com minha querida Belém do Pará! Parabéns pela lista e por saber que nosso país é lindo com sua cultura e pessoas! Beijos!!!

      • Eu fui a Belém em setembro 2015 e gostei muito. Não achei tanto calor e as praias de rio são muito bacanas. É só pegar um barquinho qualquer no cais do porto no centro e ir curtir as praias de rio ou ir na rodoviaria e pegar um onibus para um destino legal onde possa se banhar. A noite a cidade é tranquila. Domingo tem uma feira muito bacana de artesanatos na praça da republica. Não deixe de ir a Ilha do marajó de barco gigante para 400 pessoas em viagem de 3 horas que é bacana.

  10. Ola, sou de Manaus e achei sua lista maravilhosa!

    Sem sombra de duvidas da uma vontade louca de viajar.

    So uma correção o festival de Boi acontece no final de junho em uma cidade chamada Parintins, prox a Manaus. Em outubro acontece o aniversario de Manaus.

    Abraços e parabéns pelo post.

  11. Muito apaixonante a sua lista! Dá vontade de por as mochilas nas costas e ir viajar agora. Realmente viajar pode ser caro, mas isso depende de planejamento. Sempre que acabo uma viagem já começo a planejar a próxima e buscar preços de passagem. Uma dica é reservar passagens com antecedência. Sites de venda online (como este queropassagem.com.br) dão esta opção, além de possibilitar a comparação de preços entre diversas empresas para um mesmo trecho! Eu consegui garantir minha passagem pra páscoa já. Desta vez vou para Angra, mas assim que puder vou visitar algum desses lugares que você citou!

  12. Galera, me ajudem!! rs

    Pego 15 dias de férias agora em Julho, ai vem a duvida, fazer o caminho da estrada

    Real (com calma) ou ir pra Itacaré conhecer o maximo de “prainha” possivel?!?!

    • Ei Cleberson,
      Poxa, não existe resposta correta para a sua dúvida. Os dois lugares são incríveis. Depende da sua vontade e do que você gosta de fazer nas férias.

      Abraços

    • Ei Larissa, dependendo de onde você está, pode ser caro mesmo ir para alguns lugares, pois a distância é a mesma (ou maior) de viajar para o exterior. Mas tem muita promoção de passagem legal e com um pouco de planejamento dá para fazer sim, ainda mais em tempos de dólar e euro altos.

      Abraços!

  13. A primeira vez que visito o site, e posso dizer que estou amando. Viajar é meu maior hobby. As dicas são ótimas, e os lugares citados, são incríveis. Parabéns.
    Meu destino verde e amarelo dos sonhos, pode se resumir em um lugar especifico, Fernando de Noronha. Mas, como um ser amante de viagem, desejo e planejo conhecer todo o litoral brasileiro de norte a sul. Conhecer não apenas, as praias, mas a cultura e gastronomia de cada lugar.

    • Trancoso eu já fui, Lorraine, e posso dizer que o céu noturno lá no quadrado é uma coisa incrível! Mas não gostei tanto por causa dos preços exorbitantes e da atmosfera hippie de butique…

  14. Eu colocaria Morro de São Paulo nessa lista. Fica na Bahia e é sem dúvidas o lugar mais bonito que já fui no Brasil. E quanto ao festival de inverno de Ouro Preto, senão me engano é da UFOP, e não dá UFMG!

    • Ei César, é verdade, o festival que rola todo ano é da Ufop. A UFMG já fez o dela por lá também, mas pelo que eu li a partir de agora vai ser só em BH. Enfim, obrigada pelo toque!

  15. Esse ano, viajei só dentro do Brasil!! Fui para Aracajú, lugar de pessoas acolhedoras, o mercado municipal, o museu interativo, tudo muito lindo (faltou os Canyons do Xingó, não deu tempo). também fui para BH, (na época da copa) a cidade estava cheia, hotel lotado, mas valeu a pena, nessa mesma viagem fomos no instituto Inhotim, para quem vai para BH e gosta de Natureza, Arte, Museu é uma otima pedida e um dia super corrido Ouro Preto, mas valeu muito a pena, a cidade é incrivel e quero voltar de certeza.
    Mês que vem vou para Fernando de Noronha. São três viagens pelo Brasil, que comprei as passagens por pechinchas.
    O sul tem lugares lindos, só tem referencia de um lugar, vale o post por estado ou região!

  16. Sou louca para conhecer Bonito, Lençóis Maranhenses e as Cataratas!! Mas eu acho que cada estado do Brasil tem sua particularidade! O certo é conhecer todo o Brasil! E pq não, fazer um mochilão?

    =)

  17. Muitas vezes viajamos para fora do Brasil e desconhecemos a imensa beleza dentro do nosso país. Eu mesmo sou um exemplo disso, tem diversos lugares que quero conhecer no Brasil e ainda não fui.
    Como dica, existe um aplicativo chamado 50 lugares inesquecíveis do Brasil, que separa por região as cidades e os lugares mais incríveis, dá dicas de atividades para fazer, algumas fotos, e às vezes até alguns lugares onde se hospedar.

  18. Espero vcs aqui em Belém, de preferência na época do Círio. Já havia oferecido meus préstimos de guia e hospedagem ao Rafael, agora, extensivos a ti. Belém é surpreendente! Preparem-se para o calor, do clima e humano também. Nós, paraenses, somos extremamente acolhedores e calorosos com os que nos visitam. Todos os anos, no segundo domingo de outubro, temos nosso Natal antecipado, O Círio de N. Sra. de Nazaré. Venham uma semana antes ou fiquem uma semana depois, pois o fim de semana do Círio é todo por conta dela, da Santa! Fiquem certos de que terei imenso prazer em recebê-los na minha morena Belém!

  19. Moro em São Luís e a cidade realmente é muito interessante. Só não espere encontrar praias de águas azuis, pois as espécies de algas predominantes por aqui conferem ao mar uma tonalidade mais escura. Não deixem de incluir a cidade de Alcântara no roteiro.

  20. Conheço muitos desses lugares, de fato são imperdíveis!
    Ainda adiciono alguns outros, que conheço ou quero ainda ir, que merecem ser visitados por um bom viajante.
    A Bahia é fantástica, no sentido de reunir muitos lugares interessantes: Chapada Diamantina, Itacaré, Caraíva, Morro de São Paulo, Barra Grande, Península de Maraú e por aí vai…. é muita beleza natural em um só estado!
    Ainda no circuito praia, as praias de Barra Grande do Piauí (PI) e São Miguel do Gostoso (RN) são imperdíveis pra quem gosta de natureza, esporte e lugares ainda não muito turistificados.
    Fugindo das praias, conhecer o Jalapão, o Panatanal e a Amazônia deveria ser obrigatório para todo brasileiro!

    • Valeu pelas dicas, Letícia! Vários desses lugares já estão na minha lista também. Tenho o plano de visitar todos os estados, vamos ver se consigo.

      Abraços!

  21. Já conheço alguns desses lugares, quero conhecer os outros dessa lista e também Foz do Iguaçu e Bonito (MS). Sou de Recife e essas fotos, apesar de fazerem jus à cidade (que tem muito prédio), não faz juz aos pontos turísticos. E não tem nenhuma foto de Olinda 🙁 Estão convidados pra vir pra minha terrinha e trocar por fotos da autoria de vcs 🙂

    • Ei Laís, pois é achei essa montagem e era só de Recife mesmo! Mas a vontade de ir a Olinda também é grande! Pode deixar que quanto a gente for vamos encher o blog de fotos nossas =)

      Abraços!

  22. Adorei o post! Conheço alguns dos lugares citados no post e são realmente incríveis! Em especial Jericoacoara que é um paraíso, só uma correção essas redes que são famosas nas fotos de Jeri, são em lagoas (Azul, do Paraíso, Tatajuba…) e não no mar.

  23. Oi, Natália. Achei bem interessante esta lista. Não conhecia alguns destes lugares.

    Os meus destinos de sonho no Brasil são Fernando de Noronha e Praia dos Carneiros. São idílicos para mim, mas estou esperando minha filha crescer um pouco para ir pois sei que Noronha com crianças pequenas dá mais trabalho. Também tenho muita vontade de fazer o trajeto de Natal a Fortaleza de 4×4 conhecendo as praias. Sei que ainda tenho muuuito a conhecer do Brasil, assim como do mundo, mas é devagar e sempre.
    Se aceita sugestões de lugares para conhecer, caso ainda não conheça, é Pipa, RN, que é sensacional, e a Ilha do Mel, PR. Lugares lindos, eu voltaria fácil.

    Parabéns pelo site! Descobri há pouco tempo, mas já entrou nos favoritos. Adoro os artigos de vocês, me inspiram muito. Keep on rocking!

Deixe um comentário

RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem
ABBV - Associação Brasileira de Blogs de Viagem

Parceiros: