10 ideias de roteiros de viagem pela Europa

Atualizado em Fevereiro de 2018 – O que não falta nos comentários deste blog e em grupos de discussão na internet é gente querendo ideias de roteiros de viagem pela Europa. Essa é uma pergunta das mais difíceis de se responder, porque cada um tem seu gosto, seu tempo e seu orçamento.

Mesmo assim, vou tentar dar algumas dicas sobre como montar um roteiro de mochilão pela Europa Ocidental. Antes que vocês perguntem: “mas e o Leste Europeu?”, nós já temos um post exclusivo para essa região.

As sugestões aqui são gerais e incluem os destinos mais procurados por brasileiros. Se eu fosse fazer todos os roteiros possíveis, ia gastar o resto da minha vida escrevendo. Por isso, foquei principalmente nas cidades maiores. Você quer visitar outro lugar? Tudo bem, é só eliminar uma das minhas sugestões e trocar por outra. Ah, e não se esqueça que os dias de viagem, aqueles nos quais você vai trocar de destino, são praticamente dias perdidos.

Uma dica importante, para quem está planejando viajar para a Europa, é que o Seguro de Viagem é obrigatório dentro do Espaço de Schengen e pode ser cobrado na hora da passagem pela imigração. Temos um parceiro que é um buscador de seguros de viagem, que ajuda a encontra o seguro com melhor custo/benefício, economizar e atender essa exigência. E leitores do 360meridianos ainda tem 5% de desconto: basta usar o código 360MERIDIANOS05

Roteiro de viagem de 15 dias

Atenção, se você só tem 15 dias no Velho Continente, não tente conhecer cinco países achando que isso é uma boa ideia. Três cidades maiores é tudo que você conseguirá fazer bem nesse tempo, no máximo com a inclusão de algumas cidades menores, no estilo bate-volta.

Outra sugestão é concentrar esses 15 dias em um só país: você certamente gastará menos tempo e dinheiro com deslocamento e conseguirá ver mais coisas por lá. Grécia, Itália França rendem passeios incríveis. 

Saiba quanto custa um mochilão pela Europa

Roteiro Clássico: Londres – Paris – Roma

Paris-Londres-Roma

Esse é um roteiro bem clássico, com as capitais europeias que a maioria das pessoas sonha em conhecer. Londres, Paris e Roma são algumas das cidades mais visitadas do mundo, têm muitas atrações e com certeza renderiam, sozinhas, um mês de viagem.

Como nem todo mundo tem esse tempo sobrando, com cinco dias em cada uma delas dá para ver o essencial. Não há ordem certa para conhecê-las, depende de qual das cidades você conseguiu achar um voo mais barato saindo do Brasil.

Para fazer os trajetos entre as cidades indicadas, minha sugestão é que você pesquise no site GoEuro as melhores opções de transporte entre os países. A GoEuro permite buscar e comparar as melhores opções de passagens de trem, ônibus e avião. É possível comprar dentro do sistema deles, que é bastante seguro. 

Dependendo do roteiro pode ser uma boa ideia alugar um veículo – não vale para grandes cidades, mas certamente é interessante para conhecer o interior de alguns países. Se resolver fazer isso, nesse texto aqui eu dei algumas dicas sobre como alugar um veículo com segurança e no melhor valor

Leia também: 6 roteiros de mochilão pela Europa – que nós testamos!

Roteiro Ibérico: Lisboa – Madrid – Barcelona

Roteiros de viagem pela Europa

Taí um roteiro com algumas das cidades mais vivas da Europa. A portuguesa Lisboa, a espanhola Madrid e a catalã Barcelona são cidades lindas, festivas, cheias de atrações e com noites muito legais. Como ponto positivo para os brasileiros, há a facilidade de comunicação e os preços camaradas das duas primeiras.

Leia também: 7 roteiros para uma semana em Portugal

Nesse roteiro, é possível pensar bate-voltas interessantes, já que nos arredores dessas cidades ficam vários lugares legais, a cerca de uma hora de trem ou ônibus. Alguns exemplos são Sintra e Fátima, pertinho de Lisboa, ou Toledo e Segóvia, de Madrid. E de Barcelona dá para ir a Montserra ou Girona.

É possível fazer todo esse roteiro de trem, já que há um trem noturno entre Lisboa e Madrid. 

Roteiro da Cerveja: Berlim – Amsterdam –  Bruxelas – Bruges (ou Ghent)

roteiros de viagem pela europa

Bruxelas: Vase Petrovski, CC BY 2.0.
Bruges: Josep Renalias,CC BY-SA 3.0

Há muitos jeitos de chamar esse roteiro, mas acho que cerveja é o nome certo, já que nesses lugares são produzidas algumas das melhores cervejas do mundo. Berlim é uma das minhas cidades favoritas na Europa, misturando muita história com ambientes descolados e bons preços – fique lá seis dias.

Amsterdam é lindíssima, com seu canais e museus, mas também muito animada. Em quatro dias dá para aproveitar bem. No próximo destino, a Bélgica, dá para conhecer duas cidades: três dias em Bruxelas e dois dias em Bruges ou Ghent, ambas cidades históricas que parecem saídas de conto de fadas.

Roteiro de viagem de 20 dias

A mesma regra vale para os 20 dias. Não tente conhecer tudo de uma vez, porque não vai dar tempo, mas dá para acrescentar mais opções. 

As Clássicas: Londres – Paris – Roma + (Madrid ou Barcelona ou Lisboa ou Berlim ou Amsterdam)

Acrescente uma, mas só uma hein, das cidades dentro dos parênteses. Mais uma vez, a ordem dos fatores não altera tanto o preço das passagens low costs. Lembrando que com esse roteiro dá para pensar bate-voltas das cidades “mãe”, sem a necessidade de trocar de hotel e perder tempo.

As Clássicas + Itália: Londres – Paris – Roma – Florença + (Nápoles ou Bolonha ou Veneza ou Milão)

Esse é um roteiro bem legal para quem vem pela primeira vez na Europa e quer conhecer as capitais mais famosas e também dar uma voltinha maior pela minha amada Itália. Faça as clássicas como sugerido no roteiro de 15 dias. Deixe Roma como o último destino. O legal é que as viagens de trem pela Itália são confortáveis e bem rápidas – e podem ser bem baratas se você conseguir comprar com três meses de antecedência no site da Trenitália.

Depois de Roma, fique dois dias em Florença (o tempo é curto, eu sei, mas pelo menos dá para ver o basicão). De lá siga para Nápoles, ou Bolonha, ou Veneza ou Milão. Dá para ficar os três dias inteiros nessas cidades ou ainda fazer uma curta viagem para conhecer seus arredores.

Portugal e Espanha: Lisboa – Sintra – Coimbra – Porto – Madri – Córdoba – Sevilla – Granada – Toledo

Esse é um roteiro focado na Península Ibérica. Com ele dá para ver o essencial (mas certamente não tudo) de Portugal e Espanha. Se você fizer as contas, na verdade são 21 dias. Fique quatro dias em Lisboa, reserve um dia para Sintra e depois siga para um dia em Coimbra e, de lá, mais três dias no Porto.

De lá, pegue um avião para Madrid, onde você pode ficar mais quatro dias. Seguindo então para Córdoba, dedique dois dias ao local. Passe três dias em Sevilla. Depois, é a vez de Granada, por duas noites. Por fim, fique um dia em Toledo antes de voltar para Madri.

A Escandinávia: Copenhagen – Oslo – Flåm – Bergen – Estocolmo – Helsinque

Eu nunca fiz essa viagem, mas está na minha lista, então já pesquisei muito sobre ela. Os links sobre as cidades são de blogs bem legais. Comece a viagem pela capital da Dinamarca e dedique quatro dias a ela. De lá, siga para Oslo, na Noruega, onde você pode ficar três dias. Hora de ver fiordes, recomendável ir de trem para ver paisagens maravilhosas: dois dias em Flam, três em Bergen.

De lá, pegue um voo para Estocolmo, capital da Suécia. Dedique quatro dias a ela. Depois, pegue a ferry ou um voo até Helsinque, na Finlândia. Tenha em vista que todos esses países são ultra-mega-caros. Esse é um mochilão para quem tem uns 90 euros por dia para gastar, no mínimo.

Roteiro da Cerveja versão ampliada: Amsterdam – Bruxelas – Bruges – Berlim – Munique – Praga

Esse é o roteiro da cerveja ampliado, incluindo uma cidade do Leste Europeu que não pode ficar de fora quando o assunto é a bebida. Comece em Amsterdam e dedique quatro dias para terra da Heineken. Siga para Bruxelas, que você pode explorar por três dias, e depois vá para Bruges por dois dias.

De lá, siga para Berlim, a cidade mais cool da Europa, e pague muito pouco pelas cervejas e baladas por cinco dias. Siga para a terra da Oktoberfest, Munique, onde você pode explorar algumas das cervejarias mais antigas do mundo. Fique lá dois ou três dias. Por fim, pegue um ônibus ou trem para Praga, capital da República Tcheca, país que inventou a Pilsen. Aproveite as belezas de Praga por quatro dias (se você quiser, pode fazer um bate-volta à mágica Cesky Krumlov).

Outra opção nesse roteiro é eliminar os dois dias em Bruges e usá-los para conhecer algumas das tradicionais cidades cervejeiras perto de Praga: Pilsen ou Ceske Budejovice.

Roteiros de viagem pela Europa: um mês

Lisboa – Madrid ou Barcelona – Londres – Paris – Roma – Florença – Veneza

Filmes que se passam em Roma

Esse é um roteiro legal para quem tem um mês na Europa, tempo que permite conhecer bem cidades clássicas que todo mundo tem vontade. Começando por Lisboa, onde você pode ficar cinco dias e aproveitar para fazer alguma daytrip.

De lá, siga para Madrid ou Barcelona, a escolha é sua, dê uma lida nos posts que temos sobre ambas para decidir. Seja qual for sua escolha, dedique cinco dias a ela e arredores. Depois, vá para Londres, onde você deve ficar cinco dias. Em Paris, cinco dias também são suficientes. 

Siga para Roma, outra capital que pede pelo menos cinco dias do seu roteiro. Fique três dias em Florença e aproveite para explorar um pouco a região da Toscana. Depois, vá para Veneza, onde nos próximos três dias você pode relaxar, enquanto fica perdido por ruelas e canais.

Europa do Norte:  Amsterdam – Bruges – Bruxelas – Luxemburgo – Frankfurt ou Colônia – Berlim – Dresden – Munique – Zurique

free walking tour berlim brandenburgo

Fique quatro dias circulando pelos canais de Amsterdam, depois siga por dois dias na pequenina e charmosa Bruges e siga para três dias na capital da Bélgica, Bruxelas. Acrescente no seu roteiro um destino pouco comum: a Cidade de Luxemburgo. Fique lá três dias.

Siga para Frankfurt (ou outra cidade, como Colônia) por três dias. Depois, o destino é Berlim, onde você pode aproveitar a cidade com calma por seis dias. De lá, vá para o sul, em Dresden também por três dias.

Siga para a Bavária, em Munique, e fique mais três dias. O último destino é a Suíça. Aproveite em Zurique os últimos quatro dias de viagem, incluindo um bate-volta para Berna.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países e importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com 5% de desconto e o melhor custo/benefício. 


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

304 comentários sobre o texto “10 ideias de roteiros de viagem pela Europa

  1. Aadorei! Estamos montando nosso roteiro Europa 30 dias – Amaterdã, Bruxelas, Paris, Colônia, Dresden e Berlim, e as tuas dicas são valiosas. Não encontrei Amsterdã. Qual o link? Alguma dica de bate e volta destas cidades. Pensamos em Praga. Vale a pena?

    1. Oi Cristina!

      Segue a página com dicas de Amsterdam: https://www.360meridianos.com/dicas-de-viagem?atlas=holanda&categoria=o-que-fazer

      Acho que Praga merece muito mais do que um bate-volta! Você pode ver cidadezinhas pequenas perto das cidades que vai. Por exemplo, Bruges e Ghent perto de Bruxelas. Ou Rouen perto de Paris.

      Seguem os textos desses lugares: https://www.360meridianos.com/dica/o-que-fazer-em-rouen-franca
      https://www.360meridianos.com/dica/bruges-belgica
      https://www.360meridianos.com/dica/10-coisas-para-fazer-em-gent-na-belgica

  2. Olá Luísa tudo bem?

    Estou planejando em fazer uma eurotrip um mochila em casal, mais não sei quantos dias iria levar para conhecer esses países e se compensa mais ir de voo ou de trem entre eles.

    Portugal
    Espanha
    França
    Irlanda
    Inglaterra
    Suíça
    Itália

    Ficaria somente em hostel ou Airbnb para economizar, tem algum site ou blog para me indicar? Para planejar e ver os custos?
    Adorei a sua matéria!! Parabéns

    1. Oi Dulce,

      Esse blog que você está lendo tem muitas e muitas dicas sobre todos esses países, como se locomover na europa e muito mais. Vai ali em cima na aba de “dicas de viagem” e você pode filtrar as dicas por país e/ou por categoria.

      Para visitar todos esses lugares, contando uma cidade por país, apenas, daria de 27 a 30 dias de viagem. Alguns links que podem te ajudar:
      https://www.360meridianos.com/dica/roteiros-na-europa-quantos-dias-ficar-em-cada-cidade
      https://www.360meridianos.com/dica/omio-viajar-na-europa-mais-barato

  3. Olá, Luisa!

    Seu post foi muito útil para mim. Estou programando a minha primeira viagem internacional. Estava tentando fazer um roteiro muito louco, mas resolvi resumir. Estou pensando em Asterdam> Berlim, com uma possível parada em Bruxelas.

    Quanto você acha que preciso ter ao todo, do 0, para uma viagem de baixo custo?

    Tem algum outro país da Europa que dê para acrescentar, tipo Inglaterra, Espanha ou Italia?

    Muito Obrigada!!!!!!!

  4. ola boa tarde
    quero montar um roteiro agora nao sei o que e o mais facil .
    Quero ir para Londres , Bruges, Paris, e Lisboa.
    Agora o que ficar mais facil, pois tenho que ir a Fatima o que vc acha inicio por Lisboa ou termino la esta e minha duvida….poderia me ajudar
    vou ter uns 20dias para esta viagem ok

  5. Olá! Me chamo Rherysson e estou tentando montar meu roteiro para uma viagem a Europa. A escolha é difícil devido ao custo e não estou sabendo como mensurar quanto custaria passar cerca de 20 dias na Europa. Os destinos que não podem faltar são Lisboa e Fátima (Portugal), Roma, Paris e Londres. No entanto é possível fazer “pit stops” em Madrid e Amsterdam?
    Perguntas:
    – 20 dias para todos esses lugares são o suficiente?
    – Como posso calcular o gasto total de uma viagem de 20 dias considerando Lisboa e Fátima (Portugal), Roma, Paris e Londres.
    Obrigado!

    1. Oi Rherysson,

      Temos dois posts que podem te ajudar bastante nessas dúvidas:

      Quantos dias ficar em cada lugar: https://www.360meridianos.com/dica/roteiros-na-europa-quantos-dias-ficar-em-cada-cidade
      Como calcular os custos: https://www.360meridianos.com/dica/roteiros-na-europa-quantos-dias-ficar-em-cada-cidade

      Acredito que dá sim para passar 20 dias com o seu roteiro, (5 dias em Londres, Paris e Roma e 5 dias para Lisboa e bate-voltas em Fátima e Sintra/Cascais ou outra cidade menor nos arredores). Não acho que dê para incluir Madri e Amsterdam.

      O cálculo de uma viagem econômica para esses países é de 60 a 65 euros por dia (que inclui tudo, lê o texto do link que eu mandei para entender melhor). Se você for um viajante que prefere um pouco mais de conforto, pode subir para uns 70 a 75 por dia.

  6. Luiza estou pensando em fazer uma viagem para Europa por 20 dias, porém está difícil escolher o roteiro, será que poderia me dar sua opinião?! Tenho uma filha de 3 anos, então não consigo fazer um mochilao sabe, pois imagino ficar bem cansativo! Estou em dúvida se faço Espanha e Portugal, ou Alemanha, Suíça e Itália! Ou tem algum outro roteiro que indica?! Sem incluir Paris e Londres, pois já conheci! Obrigada!

    1. Oi Joyce,

      Eu acho que com uma filha de 3 anos você deve priorizar bastante tempo nas cidades, para conseguir fazer as coisas com calma e dar o tempo dela descansar e descobrir as coisas junto com vocês.

      Se a viagem for nos meses mais frios, tipo entre outubro a março, eu recomendo fazer Espanha e Portugal.
      A Itália dá para considerar fazer os 20 dias todos por lá, tem bastante coisas e cidades para conhecer.
      Alemanha e Suiça também são bem legais, mas bem mais caras. Eu também sugeriria fazer entre abril e setembro, para não ser tão frio.

  7. Olá Luiza !
    Em maio iremos- eu e minha esposa – pela primeira vez à Europa. Chegaremos pela cidade do Porto – nosso filho está morando lá – teremos 20 dias e queremos ir, pelo menos, à Espanha e Itália, além de Portugal, claro.
    Agradeço muito por umas dicas de roteiro que maximizem o aproveitamento da minha viagem.
    Parabéns pelo trabalho!

  8. Olá,
    Me chamo Euripdes e visitarei a Europa pela Primeira vez. Meu principal destino é Portugal. Minha cunhada mora em Porto e esta será minha base. No primeiro momento viajarei com meus dois filhos pequenos e a partir de viajarei só para conhecer prioritariamente Madri, Barcelona e Paris. Tenho 30 dias….

    Suas dicas foram excelentes.

    Obrigado.

  9. Sempre acompanho seu blog, então vou deixar o feedback da minha viagem em março/2018.
    – Chegada em Zurique, 5 noites em Lucerna (bate e volta a Monte Titlis, Jungfraujoch e Berna).
    – 3 noites em Salzburgo (bate e volta a Hallsttat: maravilhosa!)
    – 4 noites em Viena (Viena tem muita coisa pra ver: museus, cafés, Palácios etc)
    – 3 noites em Munique (bate e volta a Dachau e Castelo em Füssen)

    Todos os trechos foram feitos de trem e tem paisagens lindíssimas! Dá para fazer também Salzburgo como um bate e volta de Munique, mas a cidade é tão linda que merece 2 dias inteiros!

    😉

  10. Boa tarde luiza gostaria de te parabenizar pelo blog e gostaria de uma ajuda sua. Estou planejando uma viagem para Europa em dezembro de 2019 e queria saber se 20 dias seria ideal para fazer este roteiro: Lisboa 5 dias, Barcelona e Madri e Roma 5 dias.
    Outra dúvida seria sobre a ida e volta se vale a pena a volta para o Brasil ser pelo último destino.

    Ps: daria para no meio deste roteiro dar uma passada em paris?

    1. Oi Rafael,

      Você pode fazer

      Roma 5 dias
      Paris 5 dias
      Lisboa 3 dias
      Barcelona 3 dias
      Madrid 3 dias

      Sobre a passagem de ida e volta, pesquise bastante! Veja tanto voos ida e volta do primeiro e último destino como passagens multidestinos, que podem ser uma boa opção: chegar em uma cidade e ir embora por outra

  11. Olá, Luiza!!!

    Primeiramente parabéns pelo estilo de vida e fico grato por compartilhar conosco.

    Eu e meus amigos estamos fazendo um planejamento para um mochilão pela Europa.

    Iremos fazer em 20-25 dias. Estamos querendo conhecer o máximo de países possível. Entre eles, alguns que não abrimos mão são: Reino Unido (Londres – 5 dias), França (Paris – 5 dias), Bélgica (Bruges – 3 dias e Bruxelas – 3 dias), Países Baixos (Amsterdã – 3 dias) e Alemanha (Munique – 5 dias). Cheguei a pensar em tirar Londres e no lugar acrescentar outra cidade Alemã. É possível montar um roteiro e aproveitar bastante destes destinos em 20-25 dias? Tem alguma sugestão? Queremos ir no mês de setembro/outubro para aproveitar a Oktober.

    Muito Obrigado!

  12. Ola Luiza, andei lendo suas postagens e você esta de parabéns, suas informações estão me ajudando muito. Eu estou pensando em viajar com minha esposa na lua de mel cerca de uns 20 dias na Europa e gostaria de saber se com esse tempo consigo aproveitas os seguintes lugares e se existe um planejamento de qual devo ir primeiro e quanto tempo em cada.

    França – Paris (principal)
    Espanha – Barcelona e Madri
    Itália – Roma e talvez um ou outro bate e volta
    Amsterdan, um ou dos das.

    Acha que com esse tempo consigo ou preciso de mais e você tem ideia de quanto isso me custaria mais ou menos?? Obrigado desde já

  13. Olá, Luiza!!! Fico maravilhado com suas postagens e compartilho muito da sua ideia de querer conhecer cada cantinho desse nosso mundão.

    Eu e meus amigos estamos fazendo um planejamento de viajar pela Europa.

    Iremos fazer em 25-30 dias. Estamos querendo conhecer o máximo de países possível.. Entre eles, alguns que não abrimos mão são: Marrocos (Marrakech), Espanha (Madrid e Barcelona), Itália (Roma), França (Paris e quem sabe Bordeaux) e Reino Unido (Londres). É possível montar um roteiro e aproveitar bastante destes destinos em 25-30 dias? Dá para incluir algum país (tipo Bélgica, Grécia, Alemanha, Portugal….) neste trajeto? Tem alguma sugestão? Toda ajuda é muito bem vinda, rs.

    Beijos e Muito Obrigado!

  14. Oi Luiza,
    Parabéns e obrigado pelas dicas do blog, estou querendo viajar e conhecer a Itália, Áustria, Suíça e França, gostaria de suas dicas.
    Tenho 20 dias para conhecer as principais cidades destes países, você acha que dá ?
    Quantos dias em cada ? Pode me dizer quantos dias em cada ?

    Obrigado desde já e Jesus te abençoe !!!

  15. Boa noite Luiza!
    Amei o seu Blog e achei valiosíssima as dicas.
    Meus pais vão para Portugal em setembro, embarcam dia 8 e ficam um pouco mais de 1 mês.
    Eu gostaria de ir junto porém não tenho noção de quanto preciso levar, vc poderia me dar uma noção ?
    E gostaria de dicas de como fazer esse roteiro:
    Paris
    Madri
    Barcelona
    Londres
    Roma
    Lisboa
    Não sei a ordem.rs

    Muito obrigada pela ajuda.

  16. Olá bom dia, excelente post, está me ajudando muito pra acabar de fechar minha viagem. Estou em dúvida se faço Londres / Paris e Roma, ou se faço Londres / Paris / Amsterdã e Bruxelas. As 2 ultimas porque tenho muita vontade de conhecer mas não sei se seria viável inclui-las, considerando 11dd de viagem. Se puder opinar agradeço muito.

    atte.

    Wilton

    1. Oi Wilton,

      Para 11 dias de viagem acho muita correria fazer Londres, Paris e Roma. Aliás, eu focaria em duas cidades só, como Paris e Londres e no máximo acrescentaria alguns bate-voltas de cidades menores em volta

      1. Boa tarde, Luiza, comprei uma passagem para o dia 12/11/2018 (Madri) e volta dia 30/11/2018, também de Madri. Eu queria fazer a região de Portugal, Países Baixos, Londres e Irlanda, o que você acha desse roteiro? Se puder opinar ficaria muito agradecido, obrigado.

  17. Oi, Luzia. Agradeço pelas valiosas dicas. Gostaria de uma opinião sua sobre o seguinte roteiro: Salvador- Lisboa 5 dias- Paris 3 dias- Barcelona 3 dias- Roma 3 dias- Madrid (apenas p retornar p Salvador). Então, o q me diz?

    1. Oi Simone,

      Acredito que tanto Paris como Roma precisam de mais do que três dias. Já Lisboa, por mais que adore, dá para fazer em menos de 5, a não ser que esteja planejando bate-voltas.

  18. Oi Luiza, boa noite!

    Parabens pelo blog. Otimas dicas.

    Em Agosto passarei 30 dias na Europa.

    Já defini as datas, porem estou na duvida entre a ordem do roteiro.

    Vou fazer

    Lisboa
    Porto
    Madrid
    Barcelona
    Paris
    Londres
    Amsterdam

    Pensando nos trajetos, o que você recomendaria? E quanto tempo de antecedencia devo comprar as passagens de ida, trechos internos de voo e trem?

    1. Oi Anne,

      Eu recomendo o que estiver mais barato na hora de comprar.
      Dá uma olhada no site da GoEuro (tem link no post) que eles indicam o melhor custo benefício entre trem, onibus ou avião. E voos low cost eu gosto de pesquisar na Kiwi e Google Flights

      Avião você pode comprar entre 4 a 1 mês de antecedência. Trem é bom comprar assim que abrem as passagens, porque saí muito mais barato

  19. Boa noite Luiza, muito legal seu site, adorando as dicas e as respostas às perguntas, vão só somando. Parabéns! e aproveitando, gostaria de lhe pedir uma dica sobre meu roteiro, que estou mega confusa ainda. Eu tenho que iniciar a viagem por Berlim, em fevereiro/18. Eu vou viajar com meus filhos na faixa dos 20, e pensamos em descer até Roma de trem, com duração de 16 dias mais ou menos. E seria tipo: Berlim (3d) – Munique (2d) – Salzburgo ou Insbruck (1d) (não queríamos Veneza) – Verona – Milão (2d) – Gênova (1d) – Florença e em torno (4d) – Roma (3d). Meus 2 filhos ainda queriam passar uns 2 dias em alguma estação de esqui que não faço a menor ideia (te agradeço se puder me dar uma dica de alguma), enquanto eu e minha filha ficaríamos em Milão, talvez. Como nunca fomos à Itália, voce já percebeu como estou sem noção, kkkkk. Por isso te agradeço muito suas sugestões e críticas. Abs.

    1. Oi Marcia,

      Acho que seu roteiro está um pouco corrido demais e com poucos dias para cidades muito grandes como Berlim e Roma.

      Dá uma olhada nessas dicas aqui: https://www.360meridianos.com/2017/04/roteiros-na-europa-quantos-dias-ficar-em-cada-cidade.html

      Sobre a estação de esqui, eu não sei dizer nada, mas achei essas dicas de uma blogueira muito boa que mora em Milão: http://www.milaonasmaos.it/estacoes-de-esqui-perto-de-milao/

  20. Olá Luiza

    Estou montando um roteiro para 2019 fazer uma viagem de 25 dias pela Europa com munhas duas filhas e esposo, mas ja quero começar a pagar algumas coisa em 2018, tipo passagens e alguns hoteis. Veja meu roteiro, que acha?

    Portugal – 5 dias para de carro alugado ir pelas cidades vizinhas.
    Londres 3 dias – só pra visitar amigos
    Alemanha – 5 dias (Berlim, outra a escolher)
    Austria (cidades do interior) – 6 dias
    Suiça – 4 dias
    Portugal-2 dias em Lisboa

      1. Oi Luiza,
        Me passa seu contato. Gostaria da sua ajuda para montar um roteiro para viajar por 20 dias pela europa.

        Não pode falta, Portugal, Suiça, França, Italia e Grecia.
        É possivel fazer tudo isso nesse tempo e curtir?

        1. Oi Karen,

          Desculpe, mas não montamos roteiros personalizados para leitores. Temos diversos posts de roteiros, além desse que você já leu. Dá uma olhada:
          https://www.360meridianos.com/2016/12/roteiros-de-mochilao-pela-europa-que-nos-testamos.html
          https://www.360meridianos.com/italia
          https://www.360meridianos.com/portugal
          https://www.360meridianos.com/franca
          https://www.360meridianos.com/grecia

          ps. Você quer ir em muitos países para 20 dias. Vai ser muita correria.

  21. BOA TARDE.

    Estava pensando em fazer entre fevereiro e marco, mas eu fico muito na duvida entre berlin e roma!

    3 dias Amsterdã
    2 dias bruxelas
    3 dias berlin ( roma)
    3 dias barcelona
    3 dias escocia
    5 dias londres
    5 dias paris

  22. Bom dia Luiza, parabéns pelo site.
    gostaria de sua opinião em relação ao roteiro que pretendo fazer em julho/18. Chegando em Munique, e alugando carro passaria por Zurique, Stuttgart, Frankfur, Colonia, Bruxelas, e por fim Amsterdam. Vc incluiria alguma cidade, principalmente de praia, uma vez que é verão, ou faria diferente?
    Obrigado

  23. Luiza, gostaria de uma dica: Roteiro de 10 dias na Europa. A princípio queríamos chegar em Londres e posteriormente Paris, será que é possível fazer mais alguma cidade neste curto período?

    1. Oi Munir,

      É meio corrido, realmente Londres e Paris tomam os 10 dias. Mas se vocês quiserem podem acrescentar algum bate-volta saindo de Londres, como Oxford. Ou saindo de Paris, como Giverny.

  24. Luiza tudo bem? Eu estava fuçando no seu blog … amei as dicas de roteiros na europa … queria te perguntar uma coisa 😊🙏🏽 qual deles vc me indicaria para ir em fevereiro? eu e meu marido estamos indo esquiar e vamos ficar uma semana num resort em La Plagne e queríamos dar uma esticadinha depois… muito obrigada pela atenção ❤️

    1. Possível tudo é.
      Se você vai conseguir aproveitar bem a viagem e conhecer os lugares com calma, isso é outra questão.

      Se você concentrar um ou duas cidades, no máximo, por país, talvez seja o mais recomendável

  25. olá, comprei hoje minhas passagens pra frankfurt (nao pretendo conhecer.. quero ir direto para berlim)
    ficarei 15 dias e nunca fui para europa, queria conhecer: paris (máximo 3 dias pois é uma cidade bem cara), Praga, Roma, Amsterdã e o castelo que inspirou o da cinderela em fussen. estou doidinha pq sei que sao muitas cidades.. mas tao cedo nao irei de novo para europa.. oq faço da vida?? kk help me

  26. Oi Luiza,

    Primeiramente parabens pelo blog, muito esclarecedor.

    Estamos pensando em fazer o seguinte roteiro: Londres, Paris e Barcelona. Vamos entre os dias 17/07/2018 e 01/08/2017, você acha que fica corrido? E quantos dias você aconselha ficar em cada cidade? Acha necessário incluir mais alguma cidade?

    Desde já lhe agradeço!

    1. Oi Neimar,

      Vocês teriam uns 15 dias de viagem, descontando os dias de deslocamento. Acho um bom roteiro. Ficaria 5 dias em Londres, 5 dias em Paris e 5 dias em Barcelona. Você pode incluir bate-voltas a partir dessas cidades.

      Temos sugestões aqui:

      https://www.360meridianos.com/2017/02/bate-volta-barcelona.html
      https://www.360meridianos.com/2012/11/visita-palacio-versalhes-franca.html
      https://www.360meridianos.com/2017/07/o-que-fazer-em-oxford-inglaterra-atracoes.html

  27. oi Luiza! Tô amando seu site. Comecei a planejar minha viagem hj e nem tenho roteiro mas, sei que quero ir pra algum pais da Europa e de la ir pros outros de trem, bus e etc..Não achei nenhum roteiro incluindo a Grécia. Poderia me dar algumas dicas? Olho no mapa e acho q ela(grécia) fica tão longe e inacessível do eixo Paris, Londres, Irlanda, Alemanha. Pra uma mochilada de tipo 2 meses pela Europa. O que vc me indicaria que a envolva? Obrigada desde já. Beijos!

  28. Ameeei as dicas… estão me ajudando muito!
    Estou começando a montar o roteiro de 30 dias pelo velho continente para Agosto/2018.

    Gostaria muito da sua opinião sobre o esboço do roteiro abaixo.

    Muuuito obrigada e parabéns pelo blog.

    04/ago sab São Paulo > Madrid
    05/ago dom Madrid
    06/ago seg Madrid
    07/ago ter Madrid > Barcelona
    08/ago qua Barcelona
    09/ago qui Barcelona
    10/ago sex Barcelona > Paris
    11/ago sáb Paris
    12/ago dom Paris
    13/ago seg Paris > Londres
    14/ago ter Londres
    15/ago qua Londres
    16/ago qui Londres > Bruxelas
    17/ago sex Bruxelas
    18/ago sáb Bruxelas > Amsterdan
    19/ago dom Amsterdan
    20/ago seg Amsterdan
    21/ago ter Amsterdan > Berlin
    22/ago qua Berlin
    23/ago qui Berlin > Munique
    24/ago sex Munique > Berna
    25/ago sáb Berna
    26/ago dom Berna
    27/ago seg Berna > Milão
    28/ago ter Milão
    29/ago qua Milão > Florença
    30/ago qui Florença
    31/ago sex Florença > Roma
    01/set sáb Roma
    02/set dom Roma
    03/set seg Roma
    04/set ter Roma > São Paulo

  29. Luíza mais uma vez parabéns pelo site! Pretendo ficar 30 dias na Europa, e a maior parte do tempo em Lisboa, na casa de um primo/irmão.
    Tenho uma amiga em Paris e outra em Londres. Mas não gostaria de ficar mais que 4 dias nesses 2 lugares, pra não mudar muito a rotina delas, pois têm filho.
    Então queria saber qual sequência vc indica, primeiro Portugal-Madrid-França-Londres-Italia;
    Ou primeiro ir do Brasil pra Londres e vir descendo?
    Eu soube que o povo da imigração de Londres não ta fazendo questão de turista la. Procede?
    Obrigada desde já.

    1. Oi Emanuelle,

      A ordem dos países tanto faz, desde que as passagens entre eles estejam com um bom preço.

      Se você tiver toda a documentação certinha, não há problema em entrar como turista em Londres.

  30. Ola querida amei o seu blog.
    eu marquei uma viagem de 7 semanas será minha primeira viagem como muchileiro do dia 20 de dezembro ate 21 de fevereiro antecipei bastante pra poupar o maximo e curtir muito e pensei no seguinte roteiro
    Lisboa 5 dias, Madrid 5 dias , Paris 5 dias, Amesterdão 5 dias, Copenhaga 5 dias + Hamburgo 5 dias Suécia (Gotemburgo, Malmö, Estocolmo) 10 dias = 40 dias

    o resto quero gastar na estrada *trem, metro* e no final vou pegar o voo da Suécia directo pra Lisboa de onde foi minha porta de entrada ate dia 22 de fevereiro devo estar fora da UE já que o Meu visto vence

    pessoa alguma ideia ou se planejei bem o roteiro
    confesso que tou ansioso

  31. Ola Luíza, adorei seu blog, tira muitas dúvidas principalmente para quem não conhece.
    Estou planejando uma viagem a Europa pela 1º vez. Não conheço nada, e como vou com meus pais e esposo, cada um tem exigência em conhecer um País. Minha mãe Portugal, meu pai Roma e meu esposo Londres e Amsterdã.

    Pensei em fazer:
    Portugal – Lisboa e Fátima = 3 dias
    Espanha – Madrid = 3 dias
    França – Paris = 3 dias
    Londres = 4 dias
    Amsterdã = 3 dias
    Roma = 4 dias

    Vamos ficar 23 dias. Entre esse países vc acha que dá para fazer e sugere de avião ou trem?

    Obrigada!

  32. Boa noite. Luiza

    VOU FAZER INTERCÂMBIO DE 21 EM LONDRES DO DIA 03 A 24 DE DEZEMBRO/ 2017
    GOSTARIA DE USAR MAIS UMA SEMANA QUE TENHO DO DIA 25 A 30/12/17 PARA FAZER UM TOUR PELO OS PAIS MAIS PRÓXIMOS COMO FRANÇA E ITÁLIA, QUAL ROTEIRO VC ME ACONSELHA?

  33. Olá vou em fevereiro de 2018
    Meu marido estará na Alemanha a trabalho, pretendo encontrar com ele após encerrar e aproveitar pra fazer nossa primeira trip na Europa… Quero conhecer Berlim, Munique, Paris e Roma. Dá tudo de trem? Partirei de Frankfurt e tenho 10 dias (posso cortar Munique talvez…)

  34. Olá Luiza!

    Essa material do blog está muito boa já me ajudou muito a ter uma noção de dias e quantidade de paises a visitar, mas eu queria fazer um roteiro diferente dos que tem, algo mais ou menos com o roteiro de “as classicas”, mas trocando alguns paises.

    Tenho parentes no Porto e quero visita-los, mas queria aproveitar a ida a Europa e visitar mais países, o que você acha de:

    Amsterdãm – 3 dias

    Bruxelas – 2 dias

    Paris – 3 dias

    Madrid – 2 dias

    Porto – 5 dias

    Acha que vai ser muito corrido?

    Obrigada!

    Beijos!

  35. Olá Luiza, boa tarde. 🙂
    Estou fazendo algumas pesquisas sobre viagem para Europa ainda sem data marcada porém acredito que no máximo até Junho/2018.
    Meu sonho da vida é conhecer a Itália e dela eu não abro mão rsrs, e gostaria de acrescentar outro País para um casal recém casados aproveitarem, o que me indica? Estou pensando em no máximo 15 dias.
    E se puder me dizer também qual a melhor época para viajar, desde já agradeço a atenção, já assinei a newsletter e adorei o blog. Sucesso!

    1. Olá Michely,

      Eu sugeriria ficar só na Itália. Tem tantos lugares lindos e românticos de norte a sul do país.

      Maio, Junho, Setembro e início de outubro são bons períodos.

  36. Bom dia Luiza Antunes,

    Vou dia 01/11/2017 eu meu marido e dois filhos chegando em Lisboa e partindo dia 20/11/2017 de Roma, pretendo fazer Lisboax Roma de carro…
    O que você me indica…
    Queria passar em:
    Lisboa 3 dias
    Madrid 3 dias
    Barcelona 2 dias
    Paris 4 dias
    Roma 3 dias
    Florença 3 dias
    Veneza 2 dias

    Muito Origada

    1. Oi Jessica,

      Acho que são poucos dias em Roma. Fora isso, está um bom roteiro.

      Sobre fazer o trajeto de carro Lisboa – Roma, tenha em mente que existem taxas extras altas por não entregar o carro na mesma cidade e também por dirigir em outros países.

      Sinceramente, sai bem mais em conta fazer esse trajetos de trem e voos

  37. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou pensando no seguinte roteiro (iremos nos locomover de trem e avião):

    REINO UNIDO – Londres 04 dias
    FRANÇA – Paris 05 dias
    HOLANDA – Amsterdan 02 dias
    ALEMANHA – Berlim 03 dias
    ITÁLIA – Veneza 02 dias
    ITÁLIA – Florenza (Pisa e Luca) 02 dias
    ITÁLIA – Roma 03 dias
    ESPANHA – Barcelona 03 dias
    ESPANHA – Madrid 03 dias
    PORTUGAL – Lisboa 03 dias

    O que você acha? É compatível?

    Obrigada,

  38. Boa noite Luiza, agradeço pela postagem, muito inspiradora.
    Estou querendo ir em agosto do próximo ano. Gostaria da sua opinião sobre meu roteiro, tenho uma amiga morando em Portugal é um amigo na França em marselha.

    Lisboa 5 dias
    Madrid 5 dias
    Marselha 3 dias
    Paris 3 dias
    Londres 4 dias
    Amsterdam 2 dias
    Roma 4 dias

  39. Estou pensando em ir em Maio, 33 dias:

    4 Noites em Praga
    3 Noites em Salzburgo (1 desses dias bate e volta hallstalt)
    1 Noites em Garmisch Paterkinsen
    3 Noites Veneza
    2 Noites Roma (1 desses dias para fazer bate volta em Pompeia. Já conheço Roma)
    1 PIT STOP em Milão
    2 Noites Interlaken
    2 Noites Vevey/Montreaux
    2 Noites Besançon
    4 Noites Vale do Loire
    7 Noites Amsterdã
    4 dias são o deslocamento Brasil-Europa e vice versa com 1 noite em Lisboa.

    Será que vai ficar muito corrido?

  40. Oi Luiza, tudo bem?

    Minha ideia é fazer um roteiro de 17 dias (isso inclui o dia da ida e o dia da volta ao Brasil), portanto conto como 15 dias INTEIROS com 3 OU 4 cidades:

    Londres 6
    Amsterdã 4
    Praga: 4

    Sobra um dia.. talvez reduzir de alguma cidade e incluir outra tipo Budapeste, Viena? Alguma sugestão? O que você acha?

    Obrigada!

    Bia

    1. Oi Beatriz,

      Seu roteiro já está bom.

      Se você quiser mesmo incluir outra cidade, eu sugeriria o seguinte:

      5 dias em Londres, 4 dias em Amsterdam, 3 dias em Praga, 2 dias em Viena ou Budapeste.

      bjs

  41. Oi tudo bem?

    Estou pensando em ir em Fevereiro com o seguinte roteiro:

    1- Lisboa- 3 dias(incluindo Fátima) e excluindo o dia de chegada.
    2- Madrid- 3 dias(incluindo Toledo)
    3- Barcelona – 4 dias
    4- Londres – 2 dias
    5- Paris- 1 dia

    Vc acha que dá pra fazer? Todos os dias são inteiros, excluindo dia de chegada e saída.

    Elaine

    1. Oi Elaine,

      Eu acho extremamente corrido e não faria o roteiro dessa forma, principalmente porque Paris e Londres são enormes e merecem muito mais tempo. Eu cortaria essas cidades e deixaria para uma outra oportunidade. Com esses 3 dias extras, acrescentaria um dia em Lisboa, pelo menos. E os outros dois você pode dedicar a visitar o Porto ou alguma outra cidade espanhola menor.

  42. Boa Noite Luiza
    Parabens pelos posts da Europa. Dicas muito uteis pra quem esta procurando fazer um roteiro e esta perdidinha como eu …..
    Pretendo viajar em outubro proximo com meu esposo(comemorarmos 30 anos de casados) e fazer conhecer algumas cidades numa viagem de 30 dias.
    É possivel passar a sua opniao sobre o roteiro que pretendo fazer(abaixo) ?
    E se consegue me falar que cidades vc acha que teria que fazer de aviao, quais poderia fazer com um carro alugado ou quais seria melhor fazer de trem?
    ROTEIRO
    ZURICK 5 DIAS
    MILAO 4 DIAS
    VENEZA 2 DIAS
    FLORENÇA 2 DIAS
    ROMA 3 DIAS
    BARCELONA 4 DIAS
    MADRID 5 DIAS
    LISBOA 5 DIAS

    muito obrigada, Deus abençoe

    1. Oi Flávia,

      Sobre o roteiro, minha sugestão é que você fique 5 dias em Roma. As outras cidades me parece ok. Talvez ficaria só 3 dias em Milão e 4 dias em Madri.

      Não sei se Zurique rende 5 dias também, talvez dê para fazer em menos tempo.

      Sobre o transporte entre as cidades, minha sugestão é que você pesquise em sites como o GoEuro ou Rome2rio, que tem boas indicações dos meios de transporte entre elas.

  43. Ola Luíza, tudo bem?
    Amei seus posts, apesar de ter dois anos sem mais comentários, espero que me responda! rss
    Bom, estou vendo suas viagens e amei algumas cidades Berlim,Amsterdã,Bélgica, Munique e Praga(que estão em seu roteiro cerveja), outras que fiquei encanta foram as do Norte Europeu, ESCANDINÁVIA(estou apaixonada) que é o roteiro que você ainda não visitou.
    Queria algumas dicas, de viagem, valores, guias turísticos, hotéis, essas coisas, nunca viajei pra fora e queria muito!?

    Ficarei grata!

    1. Oi Marielly,

      Se você entrar no meu Atlas, ali no topo do blog, vai ver que temos posts sobre todas essas cidades e países, com a excessão da Escandinávia, onde damos dicas de tudo para você organizar sua viagem =)

  44. Luiza, td bem?

    Estou planejando uma viagem com meu marido de 20 dias. Estava pensando em fazer de norte a sul da Itália (com as principais cidades turísticas, como Roma, assim como a região da toscada, sicilia, costa malfitana etc..,…vc acha que vale a pena ou é sem graça?! Ou ainda, faço menos cidades e incluo outro país?

    Agradeço sua atenção desde já.

    Obrigada.

  45. Luiza,Bom dia

    Gostaria de uma dica , 15 dias em outubro para conhecer roteiro de vinhos e igrejas católicas Portugal / Itália e Espanha.

    1. Oi Marcelo,

      Olha, não montamos roteiros personalizados. Você pode dar uma olhada no conteúdo que já temos sobre Portugal, Espanha e Itália e tentar montar seu roteiro de forma independente. Quando tiver feito isso, manda para a gente aqui nos comentários que damos pitacos e sugestões.

      Abraço

  46. Luiza,

    Excepcional esse post! Parabéns!
    Gostaria da sua opinião a respeito do roteiro que estou montando para uma viagem de mochilão com a minha amiga pela Europa por 30 dias.

    A Europa é demais e toda vez que replanejo meu roteiro sinto que estou “perdendo” a oportunidade de ver lugares e eu sei que não da para ver tudo!rs. Estou tentando desapegar.

    Pensamos assim:

    1. Roma (tínhamos pensado em Veneza mas achei que seria legal para uma outra oportunidade, com o meu namorado talvez! Por isso decidimos pelo “cartão postal” do país apenas.
    2. Budapeste: pesquisei muito a respeito sobre o leste Europeu e falam que é maravilhoso…de fato ficamos maravilhadas por Budapeste, Praga e Viena e até então tínhamos colocado esses 3 destinos mas por questão de tempo e como ainda tinhamos Paris e Londres que jamais ficariam de fora do roteiro optamos pelo que mais gostamos que era Budapeste, ainda estamos pensando em fazer Budapeste > Viena. Gostaria da sua opinião!
    3.Paris: Sem opção de mudar! Meu sonho é conhecer lá! rs Agora se vamos Budapeste > Viena > Paris ou direto Budapeste > Paris desconsiderando uma passagem por Viena, gostaríamos também da sua opinião a respeito.
    4. Amsterdam: Pulamos Suíça por ser muito caro e desconsideramos Alemanha por falta de interesse se formos ranquear, mas gostaria de ouvir sua opinião também. Quanto a Amsterdam fui dando uma lida em vários posts de pessoas que já foram e tanto Bruxelas quanto Amsterdam gostaria de entender se cabe no roteiro!
    5. Londres: Imutável também, agora preciso ver se vou Paris > Londres ou Paris > Amsterdam > Londres
    6. Edimburgo: Pelo que vejo não é o destino mais visado de muitos mas me apaixonei pelo lugar e se der faria até um bate volta em Glasgow

    Enfim, ficaria assim:
    Roma > Budapeste
    Budapeste > Viena (?) > Paris
    Paris > Amsterdam (?) | Bruxelas (?) > Londres
    Londres > Edimburgo

    O que você acha em termos de roteiro e tempo? Existe alguma outra localidade que você incluiria?

    Obrigada pela ajuda e desculpa o super texto, quero fechar a minha viagem o quanto antes mas ainda estou com a sensação de que não está 100% 🙁

    1. Oi Katrine, tudo bem?

      Olha, seu roteiro já está muito bom como está. Não acrescentaria nenhum lugar. Você não está perdendo nada! A verdade é que quanto mais lugares colocar no seu roteiro, maior a chance de não ficar tempo suficiente nas cidades para conhecer bem.

      Roma, Paris e Londres merecem 5 dias inteiros. Budapeste, Viena, Bruxelas e Edimburgo rendem 3 dias de passeios. Esse 3 dias que parecem está “sobrando”? Coloque eles nas cidades em que o deslocamento for mais apertado, o que acabaria tornando o dia de passeio perdido.

      bjs

  47. Oi Luiza, tudo bem?

    Parabéns pelo blog, amando cada post que leio e cada dia mais ansiosa com a viagem.
    Eu meu namorado e mais um casal de amigos, vamos nesse fim de ano para Europa. Saindo e voltando por Madri.

    Saímos de sp dia 24/12 e voltamos dia 09/01.

    Comecei a tentar organizar as idéias e sequencias de roteiro e gostaria muito da sua ajuda =)

    24/12 – Brasil > Madri (chegando 25/12)

    Madri > 25/12 – 26/12

    Madri > Barcelona – 26/12 – 29/12

    Barcelona > Berlim – 29/12 – 01/01 (Réveillon)

    Berlim > Amsterdã – 01/01 -04/01

    Amsterdã > Paris – 04/01 – 08/01

    Paris > Madri – 08/01 – 09/01 (volta Brasil)

    Gostaria muito de conhecer Bruxelas e Bruges mas já via que não rola pelo tempo que temos 🙁

    Queremos muito Roma, mas ai já não sei o que tiro e qual melhor sequencia para seguir.

    Queria ajuda de vocês sobre o roteiro que pensamos, é viável p 15 dias? Acham que deveríamos tirar ou mudar algo.

    Beijos

    1. Oi Adriana,

      Eu acho que seu roteiro está extremamente corrido. Pelo que eu entendi, você está contando os dias de deslocamento como um dia a se aproveitar e isso é um erro comum. Acontece que o dia de deslocamento acaba sendo um dia perdido, porque todo o processo de fechar mala, fazer check out, pegar transporte, chegar no outro lugar, fazer check in, toma muito mais tempo do que o esperado.

      Por exemplo, não tem nem um dia inteiro em Madri. Vocês vão chegar cansados de viagem e já no dia seguinte embarcam para Barcelona. Por mais que sobrem algumas horas, isso acaba vira “lucro” e não dia de passeio.

      Além disso, como vocês vão viajar perto de feriados, correm o risco de pegar muita coisa fechada. Por exemplo, em vários lugares na Europa, dia 25 e 1 tudo fecha e até o transporte público funciona em horários diferentes.

      Tem muita gente que gosta e não liga de ficar só dois dias nos lugares, eu acho muito corrido e cansativo.

      1. Oi Luiza,

        Obrigada pelo retorno. Realmente consideramos esse dia de chegada (lucro), nem que seja p aproveitar a noite.

        Sobre Madri desde o inicio não consideramos mais dias, dando preferencia para os outros lugares mesmo, deixando apenas como o local de chegada e partida.

        24/12 – Brasil > Madri (chegando 25/12) – 13h25
        Madri > 25/12 – 26/12 (saindo a tarde)
        Madri > Barcelona – 26/12(Chegando tarde/noite) – 29/12 (Saindo depois do almoço p Berlim)
        Barcelona > Berlim – 29/12(Chegando tarde/noite) – 01/01 (Réveillon) (Saindo a tarde p Amsterdã)
        Berlim > Amsterdã – 01/01(tarde p noite) -04/01 (Saindo p Paris depois do almoço)
        Amsterdã > Paris – 04/01(tarde/noite) – 08/01 (até a noite)
        Paris > Madri – 08/01 – 09/01 (volta Brasil)

        Acha que é ruim, fazer essas viagens a noite?

        Beijos

        1. Oi Adriana,

          Não acho ruim viajar a tarde para chegar a noite, só continuo achando que vocês não vão conseguir ver quase nada das cidades.

  48. Oi Luiza, adorei as dicas!
    Iremos em Junho (casal), pensamos no roteiro: Barcelona + Londres+ Roma ….acha que este roteiro está bom? Sugestões de pequenas cidades de trem? no entorno?

  49. Olá, td bem pessoal?
    Queria uma ajuda qto a organização da viagem em relação aos roteiro.

    A principio pensei em Paris, Bruxelas, Amsterdam e depois Londres(compraria o voô de volta daqui).
    Mas lendo alguns roteiro percebi que o pessoal faz Paris, Londres Bruxelas e Amsterdam.
    Poderia me esclarecer?
    Obrigada

  50. Oi,

    Já Conheço França,Itália,Espanha,Áustria e Alemanha..Gostaria de um roteiro pela Europa que pudesse agregar mais de um País em 12 dias de viagem,sem que ficasse muito cansativo e eu pudesse curtir.O que sugere?
    Abs,

  51. Ola Luiza, tudo bem?

    Estou planejando viajar para a Europa no início do ano que vem, e pensei em 20 dias. Você acha que daria para fazer Londres, Paris, Roma, Amsterdam e NY? (Queria MUITO conhecer Nova Iorque). Qual roteiro você sugere? Se o ideal for diminuir uma cidade eu cortaria Amsterdam..

    Desde já agradeço!

    Abs,
    Maysa =)

    1. Mas Maysa, Nova York é nos Estados Unidos, do outro lado do Atlântico.

      Londres, Roma, Paris e Amsterdam dá sim para conhecer em 20 dias. E ainda dá para acrescentar outra cidade menor no roteiro, como Bruxelas ou Florença.

  52. Oi Luiza! Estava fazendo uma pesquisa de passagem aerea multiplos destinos como vocês sugerem e achei tão cara, quando comparo com EUA (nunca fui para Europa, mas para EUA vou todo ano), e é isso mesmo? Quero fazer um roteiro de 15 dias, sendo: Londres, Paris e Barcelona (se der Madrid tbm) e sai em média 6 a 7 mil reais por pessoa só de passagem aérea. Você tem alguma dica? Quero ir na baixa temporada, mas não no inverno, prefiro primavera/verão.

    1. Oi Thayla,

      Talvez você esteja pesquisando com muita antecedência. A melhor época para comprar passagem com bons preços é de 4 a 2 meses de antecedência.

      No mais, eu nunca pago mais do que 2600 nas passagens para Europa. Dependendo, dá para pagar 1800, se tiver promoções.

    1. Oi Gil,

      Acho que os lugares que indico no post mesmo! Ou vocês escolhem um país apenas para passar esse tempo, como Grécia, França, Portugal, Espanha ou Itália. Ou dividem o tempo entre 3 a 5 cidades.

  53. Boa noite Luiza,primeiramente amei seu blog !
    Estou planejando um roteiro para Europa, para 2 pessoas eu e meu esposo,montei um roteiro e gostaria da sua opinião,desde já agradeço !

    Roteiro de 30 dias

    Londres. 4 dia
    Paris. 4 dias
    Genebra 3 dias
    Milão 3 dias
    Verona 2 dias
    Veneza 3 dias
    Florença 3 dias
    Genova. 2 dias
    Cannes. 2 dias
    Barcelona 3 dias

    O que vc acha? Vai ficar mto corrido?o que vc aconselha em tirar do roteiro
    Obrigada

    1. Oi Tamiris,

      Tá um pouco corrido sim, vocês vão estar bem cansados no final. Eu aconselharia a escolher alguns lugares como base e fazer bate-voltas. É mais confortável do que ficar uma noite só nas cidades.

  54. Olá Luiza, boa tarde!

    O que você acha desse roteiro de 26 dias na Europa?
    Lisboa 4 dias
    Barcelona 5 dias
    Paris 6 dias
    Amsterdam 4 dias
    Londres 7 dias

    Minha dúvida é se coloco Lisboa 5 e Barcelona 4. O que você acha?

    1. Oi Ricardo,

      Achei muito bom. Não mudaria nada.

      Dá para fazer bate-voltas, se você quiser conhecer mais cidades menores nos arredores.

      Sobre o dia a mais em Lisboa ou Barcelona, realmente fica a seu critério, de acordo com o seu estilo de viagem.

  55. Olá Luiza, tudo bem com vc?
    Viajarei com minha esposa à Europa de 18 de maio a 09 de junho (total de 23 dias), sendo que chegaremos em 19 de maio em Lisboa e embarcaremos de volta à Recife/PE em 09 de junho TAMBÉM SAINDO DE LISBOA. Teremos, então, efetivamente, 20 dias em solo Europeu para fazermos turismo.
    Queremos visitar Lisboa, Barcelona, Paris e Londres (Será que é muito?)
    Poderia nos dar uma sugestão sobre por onde começarmos, quantos dias em cada cidade e qual a melhor opção de deslocamento (trem ou avião) entre elas?
    Grato,
    João

    1. Oi João,

      Eu faria:

      Lisboa 4 dias (um bate-volta em Sintra)
      Barcelona 4 dias (um bate volta em Girona)
      Paris 5 dias
      Londres 5 dias
      Retorno para Lisboa.

      A melhor opção de deslocamento é avião, com a excessão entre Paris e Londres, que também é possível pegar um trem, se estiver mais barato que o voo.

  56. Olá!
    Ontem comprei passagem para Madri, dia 15 de agosto até 30 de agosto.
    Quero conhecer: Madri, Barcelona, Paris, Amsterdam e Londres.
    Queria sua opinião pois adorei suas dias e seu blog em geral.
    Aguardo retorno!

    1. Oi Luana,

      Você só tem 13 dias de viagem. Acho que todas essas cidades seria muito corrido. Eu cortaria Amsterdam ou se fizesse muita questão, lidaria com o fato de ser um roteiro corrido.

  57. Olá, Luiza! Montei um roteiro de 12 dias para Roma – Florença – Veneza e Paris, mas depois fiquei em dúvida se ficaria muito corrido e muito cansativo. Mas, como só tenho esses 12 dias, você acha que dá pra curtir (ainda que de forma corrida) com esse roteiro ou devo reduzir uma cidade (por exemplo Paris)?

    Desde já, obrigada!

    1. Oi Geyza,

      Ou você tira Paris e coloca outras cidades italianas menores, ou fica só 4 dias em Roma e Paris e faz bate-voltas de um dia para Florença e Veneza.

  58. Oi Luíza,
    Parabéns pelo blog. Estou planejando uma viagem com minha esposa para Europa no final do ano.Só que estamos com muitas dúvidas.
    Sairemos do Brasil 25/12(noite) e retornaremos 06/01(noite).
    Gostaríamos de conhecer Amsterdam,Praga,Munique e Berlim.
    Quantos dias em cada cidade vc aconselha?
    Abs!!

  59. Oi Luiza, estou sonhando em uma viagem de 25 dias à Europa e gostaria de saber quanto tempo você acha que devo ficar em: Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Suécia e Irlanda. E gostaria também de saber se você acha que está bom esse roteiro…

    Obrigado!!

    1. Oi Heitor,

      Desculpe, mas não dá para eu montar o roteiro para você. Se você montar o roteiro e postar aqui para eu avaliar fica mais fácil para eu te dar um retorno.

      O que posso te dizer é que 25 dias fica extremamente corridos para conhecer todos esses lugares. Eu cortaria uns 3 países da lista

  60. Pretendo ir em Agosto para Londres, queria fazer Londres,Bristol,Paris,Amsterdam em 23 dias, qual a sugestão? Comprei passagens de ida e volta para Londres pois achei mais barata.

  61. Oi Luiza, Adorei o post e estou começando a programar uma viagem com meu esposo para Setembro/17, espero que dê tempo e pensei em 2 roteiros.O de 25 dias visito: Paris(5 dias), Londres(5 dias),Amsterdã(3 dias),Barcelona(3 dias), Roma (5 dias) e Berlim (4 dias). No de 28 dias seriam: Paris(5 dias), Londres(5 dias),Amsterdã(3 dias),Barcelona(4 dias),Madri(3 dias),Roma (4 dias)e Berlim (4 dias).

    O que voce acha? A ordem nao seria necessariamente essa, mas voce acredita que esse de 28 fica muito corrido? Gostaria de tentar ir a Veneza dentro desses 4 dias de italia, voce acha viavel?

    Obrigada desde já e parabens pelo Blog!!

    Abs

    1. Oi Vanessa,

      Acho que os roteiros estão bons.

      Caso vocês façam o de 28 dias, minha sugestão é que você tire um dia de Barcelona e coloque na Itália para visitar Veneza.

      Vai ser um pouco cansativo sim porque todas as cidades tem muita coisa para fazer, mas ao mesmo tempo, você está ficando dias suficientes em todas elas.

      bjs

      1. Oi Luiza! Estava lendo os comentários e gostei desse roteiro, mas não tenho vontade de conhecer Madrid nessa primeira ida à Europa, por qual outra cidade eu poderia trocar?

  62. Luiza,

    Estou planejando uma viagem de 15 dias na Europa e pensei no seguinte roteiro: Irlanda, Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdã, tem alguma dica, por onde começaria.

  63. Olá boa noite, pretendo ir à Europa com minha tia em 2 etapas vou ficar uns 20 dias
    1a – Barcelona, Paris, Londres, Amsterdam, Roma, Veneza
    Depois volto para o Brasil junto mais dinheiro e vou para a 2a etapa
    2a Paris, Praga, Moscou e Colônia
    Vocês acham que tá bom assim ou devo inverter alguma cidade Barcelona fica mais perto de Moscou então devo colocar Barcelona e Moscou na mesma epoca e por aí vai o que acha.
    Pretendemos pegar trem para ir para as cidades.
    Desde já agradeço a ajuda.

    1. Oi Carla,

      Não entendi seu plano. Comprar duas passagens internacionais vai sair bem mais caro, não? Ou vc vai dar um bom tempo entre as viagens.

      Outra coisa, Barcelona é bem longe de Moscou. A cidade mais próxima é Praga. Mas para ir para Moscou de trem, vc teria que sair de Berlim, provavelmente.

  64. Luiza,

    Preciso de ajuda para montar um roteiro. O único que tenho certeza de ir é Berlim pois minha irmã mora lá. Gostaria de fazer mais 1 ou 2 países. Não conheço nenhum, mas gostaria de tentar ir em Londres e Paris.
    Como monto? Tem dica de hotel 3 estrelas (casal + criança 2anos – na epoca da viagem).
    –> Melhor clima para ir com criança.

    Obrigada!

    1. oi Isabela,

      Para ficar quantos dias?

      Porque Berlim, Paris e Londres já é um roteiro excelente para 15 dias.

      Sobre o clima, maio, junho ou setembro são boas opções. Nem tão calor, nem tão frio, menor chance de chuvas e dias muito bonitos.

      Em Londres eu gostei muito do Euro Hotel: https://www.360meridianos.com/2015/05/hotel-barato-em-londres.html

      E em Paris fiquei num apartamento do lado da Champs Elyseés: https://www.360meridianos.com/2015/01/dica-de-um-apartamento-em-paris-na-champs-elysees.html

  65. Olá , estou querendo fazer Lisboa, Barcelona, Londres , depois partir para Bruxelas Amsterdã Berlim . A pergunta é: Em 20 dias consigo fazer esse passeio? e Qual aeroporto melhor para voltar para o Brasil, Amsterdã ou Berlim?? Obrigado!

    1. Oi Thiago,

      O melhor aeroporto para voltar é aquele que você achar a passagem mais barata!

      Se você conseguir 22 a 25 dias seria o ideal:
      Lisboa – 3 dias
      Barcelona – 3 dias
      Londres – 5 dias
      Bruxelas – 3 dias
      Amsterdam – 3 dias
      Berlim – 5 dias

      Se não, eu cortaria uma das cidades, porque entre esses dias aí tem o tempo de deslocamento.

  66. Olá Luiza, Estamos programando uma viagem de 34 dias pela Europa, chegando 12 de outubro e voltando 15 de novembro. Chegando em Londres (5 dias), Paris (5 dias), Berlim (5 dias), Itália (10 dias – Roma,Florênça, Nápoles, Veneza, Toscana) e Espanha (7 dias – Madri, Toledo, Segóvia, Córdoba e Sevilha). Você acha que está legal ou sugere alguma outra coisa?? primeira viagem à Europa e estamos lendo muitas coisas para começar a comprar as passagens e hospedagens. Você acha que cabe inserir Berna ou Bruxelas ou Amsterdã nesse roteiro?? Aguardo!!

    1. Oi Renata,

      Eu não acrescentaria nenhuma cidade no seu roteiro. Deixa essas outras cidades, que tem outra vibe, para outra viagem.

      Sobre os 10 dias na Itália, aconselho a tirar Nápoles do roteiro. Não vai dar tempo.

      =D

  67. Boa noite Luiza!

    Eu e meu esposo estamos programando ir para a Europa em junho, ficaremos 20 dias. Veja no roteiro:
    10/06 Sao Paulo
    11 a 13 Lisboa
    14 a 20 Barcelona
    21 a 23 Veneza
    24 a 28 Roma
    29 a 30 Lisboa
    O tempo em cada cidade esta bom? E a ordem?

    No aguardo,

    Muito obrigada!

  68. Oi, Luísa!! Blog maravilhoso!!!! Muitas dicas legais… Gostaria de um dica. Iremos à Europa em maio. Ficaremos 10 dias (descontando o dia da ida e da volta). O roteiro que estamos pensando é:
    Chegaremos 17/05 às 13h em Frankfurt
    18/05 Frankfurt
    19/05 – Frankfurt – Paris
    19-23/05 Paris
    23/05 Paris – Londres
    24- 25/05 Londres
    26/05 Londres – Bruxelas –
    27/05 Bruxelas – Frankfurt
    28/05 Frankfurt – Brasil
    Vc acha q está bom este roteiro ou é inviável ir a Londres? Obrigada!

    1. Olá Liliane, tudo bem?

      Eu cortaria Bruxelas do roteiro. Acho que será muito corrido. Cortando Bruxelas, vocês ganham mais tempo em Londres

  69. Gostaria da opinião de vocês. Organizei uma trip pra mim e minha esposa para outubro deste ano. Por favor, me ajudem. O que acham?

    17/10 – Chega em Paris
    18/10 – Paris
    19/10 – Paris
    20/10 – Paris
    21/10 – Viagem de Paris a Roma
    22/10 – Roma
    23/10 – Roma
    24/10 – Roma
    25/10- Partida de Roma para Amsterdã (Stopover de 20hs )
    26/10 – Partida Amsterdã para Barcelona
    27/10 – Barcelona
    28/10 – Barcelona
    29/10 – Barcelona
    30/10 – Partida Barcelona para Lisboa (Stopover de 20hs )
    31/10 – Partida de Lisboa para Brasil.

    Está boa ou tenho que mudar algo? A idéia é fazer uma trip econômica. Ja resevei hoteis em todas as cidades com cancelamento gratuito pelo Booking em regiões centrais, em Paris num airbnb no 13eme (Frente a metrô) e em Roma na região do Termini.

    1. Oi Junior,

      Eu achei seu roteiro bom, só não entendi porque esse stopover em Amsterdã?

      Sinceramente, vai ser uma correria sem muito sentido. Deixa Amsterdã para outra viagem e foca nas cidades que você já vai visitar. Tenha certeza de que esse dia a mais em Roma, que tem coisa demais, fará mais sentido.

      1. Hum muito obrigado pela sua resposta. Amsterdã foi uma escolha minha pq eu sempre quis conhecer. Me parece então que não é uma boa idéia né? Paris decidimos ficar menos dias pelo custo da cidade, uma vez que estamos com orçamento enxuto para a viagem. Muito obrigado

  70. Olá!

    Gostaria de uma sugestão de como dividir os dias entre Portugal Espanha e França, e quais cidades conhecer. Temos 17 dias – 15 dias e 14 noites…

    Abs

  71. eiii Luiza!!
    adorei o seu post, me deu uma baita ajuda p eu comecar a planejar minha viagem!
    viajarei com a minha vo em agosto deste ano, prentendemos ficar uns 20 dias.. queriamos ir as cidades principais (Londres, Paris, Roma), ela quer muito conhecer Madri e eu Veneza e amsterdã.
    Pensei em ficar 4 dias nas principais e 3 nas outras.. seria uma boa?
    Madri- 3 dias
    Londres- 4 dias
    Roma- 4 dias
    Paris- 4 dias
    Amsterdã- 3 dias
    Veneza- 3 dias

    aguardo sua resposta,
    obrigada :*

  72. Oi Lu, primeira viagem à Europa, eu, meu marido e duas filhas (17 e 18 anos), pra ser uma viagem inesquecível … Pensamos em 15 dias, com muita História e belas paisagens.Não queria deixar de ir à Toscana, Florença, Paris, Barcelona e Londres … O que vc acha?

    1. Desculpa me meter, mas 15 dias pra visitar todos esses lugares? Impossível. Primeiro que eles ficam bem longe uns dos outros. Segundo que mesmo que vc pegue avião pra compensar a distância, vai ser uma correria e não vai aproveitar direito. Muitos brasileiros ao ir pra Europa se empolgam e querem conhecer mil lugares de uma vez. Só que a Europa não é um parquinho, cada país é um mundo de coisas pra conhecer. Minha sugestão? Se você tem só 15 dias, concentre-se em menos lugares. Você poderia começar por Barcelona e de lá seguir para a França. Mas por que ir direto pra Paris? A França é bem mais que a capital e a Côte d’Azur vale uma visita. Eu no seu lugar iria para Barcelona, depois Nice, que fica perto da fronteira com a Itália e é uma ótima base pra bate volta (eu fui até Menton, que fica na fronteira, de ônibus e voltei no mesmo dia, é pertinho mesmo). De Nice você poderia ir até Florença, e de Florença para Paris. Fazendo esses trajetos Barcelona – Nice – Florença – Paris de avião, dá pra encaixar nos 15 dias. Lembrando que vc precisa levar em conta o tempo de deslocamento. Mais do que isso acredito que ficaria muito apertado. Aliás, eu no seu lugar nem iria pra Paris dessa vez. É uma cidade linda, mas pode esperar. Fora que vc só conheceria Paris, e lá tem muitos lugares bons pra fazer bate voltas, o que renderia uma outra viagem. Prefiro viajar com mais calma do que ficar nesse corre corre. Fui duas vezes à Europa e ainda sinto que tenho muito o que explorar por lá. Vá com calma.

      1. Pedro,
        Achei super interessante o comentário acima..
        Pode me dar dicas do melhor roteiro para 15 dias, Amsterdam/Paris/Veneza/Roma, não precisa ser nesta sequencia.
        Ainda estou montando o plano de viagem, mas como será a 1° vez, estou com muitas duvidas. (Acredito q em outubro)
        Obrigado!!!

        1. Bom, se fosse eu a fazer essa viagem, iria para Amsterdam e depois Bruxelas, que fica no meio do caminho pra Paris. Depois seguiria pra Paris. Bruxelas não é muito grande, um dia ou dois é mais que o suficiente. Eu quando fui só passei o dia lá e voltei pra dormir em Paris. Eu passaria três dias em Amsterdam, um em Bruxelas e três ou quatro em Paris. Depois, pra ir até a Itália, é o jeito pegar avião. Novamente, não sei se vale a pena, porque a Itália renderia uma viagem só pra ela. Eu preferia me concentrar na área do início, já que Paris rende vários bate voltas e tem também a Suíça, que fica mais pertinho da França, e Luxemburgo, que ainda quero conhecer.

    2. Outra opção seria deixar Florença pra outra vez e ir para Barcelona-Nice-Paris. O trem de Nice pra Paris leva 5 horas e o início da viagem é espetacular, porque ele passa do lado do mar. Eu fui no inverno e achei lindo. Inclusive vc terá a chance de ver Cannes e Antibes de dentro do trem (são pequenas, então dá pra ver tudo, eu nem senti necessidade de parar pra conhecer a pé).

  73. Luiza,

    Tenho 21 dias de férias,e adoraria fazer:
    Londres – Amsterda – Bruxelas – Bruges – Colonia – Luxemburgo – Munich – Berlin e Praga.
    É possível??
    A ordem está de acordo? É melhor avião ou trem?

    1. Oi Patricia,

      Eu tiraria uma ou duas cidades do seu roteiro para deixar menos corrido.

      Sobre a ordem dos fatores ou ir de avião ou trem, tanto faz, escolha de acordo com os trechos mais curtos/ passagens mais baratas.

  74. Ola Luiza tudo bem? bom irei viajar sozinho e estou procurando roteiros para a europa com meu perfil, solteiro, querendo conhecer pessoas e pubs e bares e boas cervejas, o Roteiro da Cerveja versão ampliada: Amsterdam – Bruxelas – Bruges – Berlim – Munique – Praga achei bastante interessante, vou tirar Bruges e ficar mais dias em outra cidade, bom gostaria da sua experiencia para me ajudar, usando esse seu roteiro, saindo de sao paulo qual cidade de chegada seria melhor? e a de partida de volta para sao paulo? e esse roteiro entre as cidades eu farei com qual meio de transporte, apenas trem eu consigo? se puder me falar outro roteiro que ache mais interessante para mim ficarei grato, mas esse seu achei bem legal. Grande abs

    1. Oi Flavio,

      Se você só vai ficar 20 dias, eu faria:

      Amsterdam 3 dias – Bruxelas 3 dias – Berlim 4 dias – Munique 2 dias – Praga 3 dias – Londres 4 dias

      Sobre o meio de transporte, você pode fazer de trem, ônibus ou avião. O que você preferir ou achar mais barato.

      A ordem dos fatores também não altera, você pode pesquisar o que encontra de passagens mais baratas.

      Londres, Amsterdam e Berlim são as cidades que costumam ter voos mais baratos saindo de São Paulo. Você pode simular chegar por uma e ir embora por outra.

      Abraço.

  75. Olá Luiza,

    Estou olhando seus posts e achei bem interessante, gostaria de uma ajuda sua, estou olhando uma viagem de 14 dias que pretendo fazer no fim de novembro de 2017. Tenho em mente ir em Paris, Londres e Amsterdam ou Roma, gostaria de uma sugestão sua de qual melhor roteiro, quanto em média custaria uma viagem a dois pra esse roteiro? desde já obrigado.

  76. Olá Luíza, td bem?
    Estou programando minhas ferias de janeiro de 2018 para Europa, eu, meu esposo e meu filho de 2anos. Estiu muito confusa pra fechar meu roteiro. Teremos 20 dias e temos como prioridade conhecer mais da Itália. Quaus outros países e tempo de permanência em cada um incluiria no meu roteiro?
    Parabéns pelo trabalho!!
    Bj grande

  77. Oi Luiza! Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo site! Tem muitas informações diferenciadas, um trabalho excelente.
    Gostaria de saber se Agosto uma viagem para Europa deveria ser evitada? Mais especificamente Itália. Sei que são férias dos Europeus e normalmente fica mais cheio e mais caro, mas estou com um problema de férias e só sobrou realmente Agosto. Obrigado.

    1. Oi Gabriel,

      Se só sobrou Agosto, não deixei de viajar por isso.
      Já tente deixar tudo reservado com toda a antecedência (no máximo até o final de março/início de abril) e se prepare para gastar um pouquinho mais. Fora isso, você pode aproveitar que essa é uma época de muitos festivais, festas de rua, etc

  78. Olá amei seu blog dicas valiosas rs, irei a fazer um mochilão na Europa e pretendo conhecer os pontos principais das cidades que passarei, queria saber quantos/média de lugares que consigo visitar em 1 dia ?
    Estou sendo otimista em colocar na média de 4 lugares por dia ? Pretendo ficar de 2 a 3 dias em cada cidade e em algumas apenas passarei pq fica no meio do caminho e nelas dedicarei um dia. Pretendo conhecer Roma, Pisa, Veneza, Paris, Bruxelas, Amsterdã e Berlim.

    1. Oi Verônica,

      Mil desculpas pela demora em responder

      Mas infelizmente não tenho uma resposta precisa para você. Isso depende muito de cada pessoa. Tem gente que consegue fazer mil coisas no mesmo dia correndo, tem gente que prefere ver menos coisas. Depende muito do seu perfil.

      Como eu organizaria sua viagem no que considero o tempo mínimo ideal (eu ficaria mais tempo em todas, mas entendi que você não tem muitos dias disponíveis): Roma – 5 dias, Pisa – (Bate-volta), Veneza 2 dias, Paris – 4 dias, Bruxelas – 2 dias, Amsterdã – 3 dias e Berlim – 4 dias.

  79. Oi Luiza, amei seus posts!! Estou tentando montar um roteiro para 20 dias em setembro/2017 como lua de mel.. e gostaria de passar na Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália.

    1 – Granada
    2 e 3 – Madrid
    4 e 5 – Barcelona
    6 a 10 – Paris
    11 – Paris a Versalhes
    12 e 13 – Londres
    14, 15 e 16 Amsterdã
    16,17,18 e 20 Milão.

    O que você sugere?

    1. Oi Michele,

      Se vocês gostarem de um estilo de viagem mais corrido, só ver o básico, está Ok, apesar de você não estar considerando o tempo de deslocamento entre as cidades. Na prática, terá só um dia para ver tudo em quase todos os destinos. Com certeza será cansativo.

      Se vocês querem uma viagem mais tranquila, eu sugeriria cortar duas cidades, pelo menos, e investir em ficar mais tempo nas que for.

      Uma dúvida: porque Milão ganhou tantos dias a mais na sua lista? Apesar de ser um lugar interessante, é a cidade que tem menos “o que fazer” de todas as outras.

  80. Luiza, need your help! hehehe

    Vou fazer o “Roteiro da Cerveja” estendido, de 20 dias, como vc chamou.
    Só que invertendo algumas coisas, seria basicamente o seguinte:

    Vou de Fortaleza pra Bruxelas. Com conexão em Frankfurt. Aproveito para dar uma conhecida rápida na cidade, pois a conexão é de 7horas.

    Depois sigo pra Bruxelas. Fico 3 diárias. Sigo pra Bruges (conheço Gent no meio do caminho). Fico 2 diárias em Bruges.

    Depois sigo pra Amsterdam. Fico 4 diárias. Sigo pra Berlim (ai nesse caso é melhor avião né?? pelo que vi, trem demora e sai bem caro!). Fico 5 diárias em Berlim.

    De Berlim sigo pra Praga (estive estimando o custo da passagem no RailEurope e tem 4,5 EUROS. É isso mesmo??? nem 5 euros?? pq tão barato? É menos do que entre Bruxelas e Gent). Fico 3 diárias em Praga.

    E agora minha maior dúvida. De Praga volto pra Alemanha pra ir pra Munique (pq é onde sai meu voo de volta para Fortaleza). Qual o melhor transporte nesse trajeto? Vi que trem saí um pouco caro (por volta de 77 EUROS). E tem paradas no caminho etc. Tem rota de onibus? O que você me sugere?

    Teria alguma outra coisa a comentar ou considerar no meu roteiro??
    Muito, muito obrigado!! Tô lendo demais suas matérias.

    1. Oi Erico,

      De Amsterdam para Berlim tem um trem noturno, mas acho que só vale a pena se as passagens de avião estiverem muito mais caras.

      Sobre o preço de Berlim para Praga, eu nunca vi assim tão barato. Normalmente não compro nada da Raileurope. É melhor ver direto no site da empresa alemã:https://www.bahn.com/en/view/index.shtml

      De Praga para Munique você pode fazer de ônibus. É bem tranquilo, fizemos esse trajeto, dura umas 4 horas só. Nós compramos por essa empresa alemã que te indiquei o link. Mas também pesquise pela Eurolines.

      bjs

  81. Olá Luíza, excelente o seu blog!! Em fevereiro estarei de férias e finalmente, graças a Deus vou realizar meu sonho de conhecer Paris. Meu voo sai dia 07/02 e chego no dia seguinte à noite em Paris. Meu voo de volta é dia 28/02. Ainda não montei meu roteiro e tenho conversado com muitas pessoas pra pedir ajuda no melhor trajeto. Vou e volto de Paris. Minha intenção é a seguinte, com 19 dias inteiros livres: Paris e Normandia (08 dias), Londres (03 dias), Amsterdam (02 dias), Brugges (01 dia), Roma (04 dias), Berlim ou Colônia (01 dia). Terei hospedagem gratuita na maioria dos lugares, na casa de amigos. Gostaria de um help para saber se a quantidade de dias está boa e principalmente a rota, de onde para onde. Meu interesse é ficar o maior número de dias em Paris. Muito obrigada pela atenção e ajuda. Um abraço, Ana Catarina

    1. Oi Ana Catarina,

      Eu cortaria esse dia na Alemanha e acrescentaria em Londres.
      Sobre a rota, isso é o menor do problemas: compre de acordo com o que achar passagens mais baratas.

      No mais, me pareceu um roteiro bom.

  82. Luiza,

    Seu site é maravilhoso. Parabéns! Estou com duas duvidas:

    1 – vou por Paris e volto de Madri por isso pensei no seguinte roteiro Paris (5 dias))- Londres (5 dias) – Amsterdã (3 dias) – Barcelona ( 4 dias)- Madri (4 dias)- Liboa ou Porto (3 dias) – Madri. Total de 24 dias mais vou ficar 29 dias, ou seja, estou deixando 5 dias para deslocamentos, se necessário. É um bom roteiro?

    A outra duvida é sobre a época do ano e as cidades escolhidas. Vou em meados de julho e volto 10/08. Estou preocupada com a temperatura e o tamanho da mala/mochila.

    Muito obrigada

    1. Oi Andreia,

      Sim, seu roteiro está bom e bem organizado.
      Você vai ir no verão, estará bem calor nesses locais. Talvez um friozinho a noite nas três primeiras cidade, mas coisa que um casaco leve resolve.

      Dá para levar só uma mala de mão (como se fosse uma viagem de uns 10 dias) e ir lavando as roupas lá.

      Abraço

        1. Oi Andreia,

          Não é caro não. Quase todas as cidades maiores tem umas lavanderias self-service que você mesmo coloca as roupas na máquina e paga moedas pelo tempo de uso. Eu lavei roupa na Itália e com a secadora saiu algo em torno de 5 euros.

          Além disso, muitos hostels tem serviço de lavanderia – alguns grátis outros cobram.

  83. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou planejando meu mochilão para o ano que vem, quero passar um mês viajando. Adorei o seu roteiro. Apenas uma dúvida, qual a média de gasto para esse roteiro de um mês?
    Obrigada.

  84. Oi Luiza,

    Adoro muito o blog de vocês. Sempre com posts que auxiliam bastante.

    Estou indo viajar para a Europa em Maio, e será nossa primeira viagem.

    Estamos com muitas duvidas de roteiro. A passagem de ida esta para Paris.

    Em mente por enquanto temos Paris, Amsterdam, Bruxelas e Berlim.

    Gostaria de saber se essa rota é indicada e quais outras cidades/países poderia incluir, que fosse de fácil acesso. E em questão de transportes qual a logica que deveríamos seguir.

    Agradeço muito se puder nos auxiliar.

    Obrigada

    1. Oi Mariane,

      Quantos dias vocês vão viajar? A rota que tem já está muito boa, dependendo da quantidade de dias, não sei se vale a pena incluir mais cidades.

      Sobre a ordem do trajeto, sinceramente, importa pouco: vale mais a pena ir seguindo da forma que vocês encontrarem passagens mais baratas! Gosto de utilizar o site goeuro.com ou rome2rio para pelo menos ter uma noção dos preços entre os trajetos antes de me decidir.

  85. Ola Luiza, tudo bom ? Adorei seus posts e as ideias de roteiro . Estamos indo para a Europa via USA com voo destino e saída para Amsterdam de 27/03/2017 a 05/04/2017 . Teremos somente 9 dias, mas so 7 dias uteis e queremos conhecer Amsterdam, Londres e Berlim e se desse Bruxelas tb . Qual roteiro vc acharia mais adequado ? Eu imagino um mas ainda tenho duvidas se eh o melhor :
    Dia 1 day trip from USA to Amsterdã
    Dia 2 Amsterdã
    Dia 3 Amsterdã
    Dia 4 Bruxelas ??
    Dia 5 Londres
    Dia 6 Londres
    Dia 7 Berlim
    Dia 8 Berlim
    Dia 9 day trip back to USA

    Vc indicaria tudo de trem ou aviao ?
    Quais sites vc indica que sao mais econômicos para as passages de trem ou avião ?

    Desde ja lhe agradeço muito !!
    um abraco

    1. Oi Ana,

      Você pode incluir Bruxelas como um bate-volta de Amsterdam, sem dormir lá. Acho que será mais fácil para vocês, porque evita todo aquele problema de fazer check in, check out, carregar malas, etc.

      Os trajetos mais curtos, com menos de 4 horas de distância por terra, sugiro que façam de trem. Os outros, avião sai mais rápido e as vezes até barato.

      As passagens de trem você precisa comprar diretamente no site da companhia de cada país. Temos um post explicando melhor: https://www.360meridianos.com/2014/04/como-viajar-de-trem-na-europa.html

      Sobre avião, para as low costs na Europa, uso o Kayak (tem um buscado aí na barra lateral do blog) e também o Google Flights

  86. Oi Luiza,Como vai?

    Estou lendo seus posts a algum tempo, muitas inspirações porém, planejar e a palavra chave ! Enfim, 10 dias no mês de maio/2017, com orçamento apertado ( mil euros), já contando em ficar em hostel e nada de luxo ou restaurantes ! Roteiro: Bruxelas, Londres, Amsterdã . Acha que consigo ? EM média, quanto podemos definir o gasto diário incluindo hospedagem, transporte e alimentação ! Ah, e os passeios rs, claro!

  87. Boa noite Luíza!
    Incrível teu trabalho! Admiro muito quem faz do que ama o seu ganha pão! Paranbéns1

    Eu estou pretendendo realizar minha primeira viagem a Europa em agosto do ano que vem com meu esposo.
    pensei :
    3 dias Madri, 3 dias Barcelona, 3 dias Paris, 2 dias Bruxelas, 2 dias Amsterdam e 3 dias Londres.
    Sei que é corrido, mas quero ter um gostinho de conhecer um pouco de cada, essa ordem da viagem fica boa?
    entre hotel e alimentação e deslocamento ( sem ser hostel), quanto achas que gasto por dia?

    muito obrigada desde já!

    Ana

    1. Oi Ana,

      Olha, essa questão da ordem é meio controversa. Porque isso depende mais de onde você achar passagens baratas do que qualquer coisa.

      Se você não vai ficar em hostel, eu calcularia de 70 a 80 euros por dia!

      Abraço

  88. Olá , pessoal !
    Estou tentando montar um roteiro que inclua Portugal ( Lisboa com arredores e Fátima ), Espanha ( Madrid, Barcelona ) , Itália ( Veneza, Roma, Assis ou Padua ) e Holanda ( Amsterdã ). Tenho 23 dias dispníveis. É possível ?
    Aguardo sugestões.

    Abraço.

    Irismar Azevedo

    1. Oi Irismar,

      Olha, fica um pouco apertado. Eu cortaria, por exemplo Assis ou Pádua. E só faria dois bate-voltas de Lisboa.

      Lisboa 5 dias, com bate-voltas em Fátima e Sintra (um dia em cada)
      Madrid 3 dias e Barcelona 3 dias
      Veneza 2 dias, Roma 5 dias
      Amsterdam 3 dias.

      Esses dois dias extras na verdade você incluí como os dias de deslocamento, que acabam tomando boa parte da viagem

      Abraço

  89. Mto legal o post… Vou com meu marido em junho e estamos el duvida. Suiça, Ilhas gregas e Roma ou Suiça e Alemanha.
    O que vc acha?
    Minha duvida ta mais na mala que para o cruzeiro nas ilhas gregas seriam outras roupas para levar e a mala ficaria ainda maior. Sei la… Mta duvida.
    Me ajuda

    1. Oi Evelyn,

      A mala não precisa crescer porque são destinos de verão e você vai no verão…

      Mas essa escolha tem que ser sua e do seu marido: o que vocês querem conhecer mais?

  90. Oi, Luiza

    Obrigadaaa por citar meu bloguinho. Oslo é muito legal! To super afim de voltar a Noruega pra conhecer outras partes do país. Espero que isso aconteça em breve.

    Ando acompanhando suas postagens de Portugal no Instagram… Preciso voltar la urgentemente!!! 😀

  91. Olá Luiza.
    Estou pegando várias dicas aqui, parabéns!!!
    Estou com um dilema…
    Meus pais iriam conhecer Portugal em Maio-2017, porém eu disse que iria passar 5 dias com eles lá e depois iria fazer um Mochilão pela Europa, mas aí eles decidiram que iriam me acompanhar… não posso dizer não pois alegaram que sem mim eles nunca iriam conhecer.
    Ok eles vão comigo.
    Agora estou tentando fazer um roteiro de 30 dias pela Europa que ficou assim:
    Roma (podendo ir em Pompéia)
    Florença (indo em Pisa)
    Veneza
    Paris
    Londres
    Barcelona
    Madri
    Portugal

    Até aí tudo bem, mas estou preocupado com o tempo de viagem de trem entre VENEZA-PARIS (15 horas aproximadamente) e de como ir de LONDRES-BARCELONA (tenho que passar por PARIS pra poder ir pra BARCELONA).
    Tem também o trajeto de MADRI-PORTUGAL (cerca de 11 horas).
    Até faria esses trajetos de Avião, mas tenho medo do valor que se paga pela bagagem.

    Esse preocupação é pq eles tem 60 anos e tenho medo de trombose ou outra coisa.

    Teria algum outro trajeto que vc sugeria…

    1. Oi Leandro,

      Eu recomendaria fazer os trajetos de avião porque os voos são bem custos, 2 a 3 horas, então o risco de trombose diminui. Quanto as bagagens e o espaço para as pernas, você poderia comprar as passagens sem ser pelas Low Cost. Mesmo com as Low Cost, o preço para despachar a bagagem não é tão caro assim a ponto de ser melhor pegar 15 horas de trem.

      O único trem que eu recomendaria do seu trajeto é o de Madri – Lisboa, porque vocês podem ir na cabine e dormir numa cama (porém, sua mãe teria que ir numa cabine separada, porque há divisão entre homens e mulheres).

  92. Luiza, tudo bem?

    Pretendo viajar em família (esposa e uma filha de 10 anos) pelo Leste Europeu (Praga, Vienna, Budapeste e Cracóvia), em janeiro, começando no dia 04, por pelo menos 23 dias, você sugere que roteiro e quantidade de dias em cada cidade? Desde já, obrigado.

    1. Oi Luciano,

      4 dias em Praga, 4 em Viena, 4 em Budapeste e 3 na Cracóvia é um roteiro bem tranquilo.

      Você pode acrescentar também um dia de bate-volta para Bratislava, a partir de Viena.

      De Praga, pode ir fazer um bate volta ou dormir uma noite em Cesky Krumlov (uma cidadzinha linda – tem post aqui no blog: https://www.360meridianos.com/2016/02/o-que-fazer-em-cesky-krumlov-republica-tcheca.html

      De Viena, não conheço, mas muita gente me recomendou Strasburgo. Se for, durma pelo menos duas noites.

  93. olá, eu e minha irmã queremos fazer uma viagem para Itália e Grécia de 20 a 23 dias. Não achei roteiros para esses dois países. Fizemos um roteiro assim:
    Roma (04 dias), Florença (04 dias) Veneza (02 dias) queremos aproveitar e conhecer algumas cidades próximas como Pisa, Napole ou outras que puder encaixar. depois seguiremos para Grecia onde estamos pensando em ficar 02 dias em Atenas, 03 Santorini, e 03 em Nilos ou Mikonos. Por fim voltar de Atenas para o Brasil. ainda não sei como fazer para ir da Italia para Grecia, se o melhor é retornar a Roma ou dar uma esticada para Milão. O retorno para o Brasil consigo voltar da ilha e no mesmo dia embarcar para o Brasil? Preciso de ajuda!

    1. Oi Ivone,

      Desculpe a demora para responder.

      Temos algumas ideias de roteiro para os dois países, é só você buscar no menu, na aba de destinos!

      Da Itália para a Grécia costuma haver voos baratos, acho que essa é a melhor forma.

      Já o voo de volta do Brasil, não necessariamente você vai conseguir embarcar no mesmo dia, tudo depende dos horários dos seus voos!

  94. Oi Luiza, tudo bem?

    Estou tentando planejar meu mochilão mas está difícil escolher ( queria tudo rsrs). Então, vou ficar um mês em Malta estudando inglês, depois vou viajar em três etapas: sozinha, com meu marido e com minha mãe, pensei em fazer:

    -Roma sozinha – 5 dias
    -Barcelona, Londres, Paris e Amsterdam com meu marido – 20 dias
    -Praga, Budapeste e Viena com minha mãe – 10 dias

    Eu queria muito ir à Grécia, mas estou achando meio contra mão, e sei que enquanto mais eu me deslocar, mas eu gasto né…cheguei a pensar em ir à Grécia em algum bate e volta enquanto eu estiver em Malta, mas não sei se vale a pena fazer lá assim tão corrido, o que acha?

    Estou preocupada com a parte que vou fazer com meu marido, pois são países mais caros, alguma ideia para baratear?

    A sua estimativa de 80 euros nos países mais caros, assim como os de 60 nos mais baratos, já inclui as passagens para se deslocar de um país para outro?

    Quanto a deslocamento, acha que faz diferença eu fazer a parte com minha mãe primeiro ou a com meu marido antes? Qual ordem acha que tende a ficar mais em conta?

    Beijos
    Vyrgínia

    1. Oi Vyrgínia,

      Acho possível você conhecer alguma ilha ou Atenas numa viagem de final de semana a partir de Malta, mas não sei te dizer os custos.

      Na verdade, a minha estimativa para essas cidades costuma ser de 60 a 70 euros (eu já fiz com 60 – mas ficando em hostel e não indo em restaurantes).

      De qualquer forma, sim, essa estimativa já incluí as passagens para se deslocar!

      Sobre a ordem do deslocamento, acho que já respondi um outro comentário seu sobre isso: no final das contas, tanto faz. Depende das suas pesquisas, de achar uma promoção ou de comprar as coisas com antecedência.

      bjs

  95. Ola pessoal do 360 estou lendo seu blog e estou amando.
    Vou para a europa em marco para 30dias e estou pensando no seguinte roteiro

    Lisboa/porto 6d
    Madri/barcelona 6d
    Roma 4d
    Florenca 2d
    Veneza 3d
    Paris 5d
    Bruxelas 1d
    Amsteddam 3
    Que acham
    Desde ja obrigado

  96. Olá Luisa! Pesquisando sobre roteiros pela europa acabei me deparando com o 360meridianos e curti bastante.
    Vendo os comentários resolvi te pedir ajuda também!
    Então, os planos são de uma viagem em família, meus pais, meu namorado e eu. Entre 15 e 18 dias. Pensamos em Londres, Amsterdã e Paris (com a possibilidade de incluir a Alemanha, já que a pretensão é de viajar no final de outubro, e lembramos da oktoberfest).
    Pensamos em deixar Paris por último, pois é a única que já conhecemos, mas como meu namorado morou lá muitos anos e tem família por lá, queremos visitar.
    O que você acha? Por onde começar e terminar? vai ficar um roteiro muito corrido (média de 4 ou cinco dias em cada país).
    Obrigada!

    1. Oi Luciana,

      Bom, a Oktoberfest, apesar do nome, ocorre nas duas últimas semanas de setembro e primeira semana de outubro. Se vocês vão no final do mês, pode desistir =/

      Sobre o roteiro, olha, não vejo muita diferença na ordem. Eu costumo escolher a ordem das minhas viagens de acordo com as passagens que encontro mais baratas ou trajetos mais fáceis!!

      Não acho que o roteiro está corrido não, está bem bom, na minha opinião.

      bjs

  97. Oi, Luiza! Boa Tarde! Tdo bem?

    Entao, gostaria de opinião a respeito de um roteiro de quase 20 dias por Paris (5 dias), Roma (5 dias) e Amsterdã (4 dias). Berlim seria uma boa opção para acrescentar? Ah, e uns 2 dias em Londres, só pra visitar uma amiga, pq já conheço. Onde ficaria legal colocar Londres? No começo? Fazendo Londres, Paris, Roma, Amsterdã e Berlim? Ou no final? Fazendo Roma, Berlim, Amsterdã, Paris e LOndres?

    To confusa!

    Pode me ajudar?

    Obrigada!!

    A viagem será em Setembro e preciso já ver as passagens e hoteis!!

    Bjsss

    1. Oi Denise,

      Eu colocaria Londres de onde você achar a passagem mais barata! Porque sinceramente, tanto faz a ordem. O melhor é que você defina de acordo com os trajetos mais fáceis.

      Abraço

  98. Boa noite, Luiza, tudo bem? Estou preparando um mochilão de 20 dias mês que vem já com passagens compradas. Desde que decidi pela viagem acompanho o blog de vcs e me ajudou bastante. Vamos ficar 4 dias em Barcelona, dps 5 dias em Roma, 5 dias em Paris, 2 dias em Amsterdam e 3 dias em Berlim, nessa sequência. A princípio pensamos em fazer Barcelona – Roma – Paris de avião e Paris – Amsterdam e Berlim de trem com volta de Berlim a Barcelona de avião. O que vc acha e quais companhias sugere? Obrigado e um grande abraço.

  99. Luiza, boa tarde! Estou planejando minha viagem de Lua de Mel e estou adorando seus posts. Tenho 15 dias de viagem. Pensei em conhecer Lisboa, Madrid, Roma e Paris. Você acha muito apertado? Qual a sugestão você me daria? Obrigada!

    1. Oi Karla,

      Depende do perfil de viagem de vocês. Se quiserem muito conhecer essas cidades seriam 4 dias em Roma, 4 dias em Paris, 3 em Lisboa e 2 em Madrid (descontei os dias de viagem dessa conta).

      Abraço

  100. Olá
    Entao, tenho 30 dias de viagem, e pensei em ir, como tá tudo por perto…. Veneza Milão Zurique Munique Berlim dresdem praga Cesky Kumlov Viena Budapeste Cracóvia

    O que vc acha? Da pra eu fazer com meu marido gastando pouco? Fiz ano passo o mesmo tipo de viagem com meu marido e gastamos 15000 os dois. Comemos na rua, dormimos em hostel e andamos muito a pé. Vc tem alguns conselhos? Posso mudar tb, inclusive se eu consegui preços de ônibus bons como o seu, faço igual ao seu roteiro
    Vamos em setembro.
    Agradeço ajuda de todos
    to conseguindo bons preços na flixbus, mas to sempre olhando…..megabus

  101. Oii, acho que ja li quase tudo que voces postaram sobre a Europa rs. Quero fazer um mochilão entre fim de agosto ate inicio de outubro. Fico em duvidas sobre conhecer as principais cidades ou o leste europeu, ja que li que pra um primeiro mochilao o leste é bem mais complicado. No entanto tenho bastante interesse sem contar que é mais barato pelo que to vendo. O que voce indicaria?

    1. No ano passado, fui a Amsterdam, Colônia, Munique, Croacia, Viena, Bratislava, Praga, Berlim e Hamburgo, gastando muito pouco.Tive que excluir Budapeste porque foram fechadas as fronteiras bem qdo estava previsto chegar la. Substitui por Viena. O leste europeu é maravilhoso!

  102. Olá, Luiza. Tudo bem?
    Muito interessantes seus posts. Vi que mora em Portugal, onde pretendo passar minhas próximas férias, em junho. Eu e meu noivo pensamos em passar cerca de 20 dias em Portugal, pensando em Lisboa, Algarve, Porto… Você tem alguma sugestão de roteiro neste estilo?
    Muito obrigada!

  103. Luiza, como vai! Seu blog é muito rico em informações, parabéns 🙂
    Sobre o meu planejamento: vou pedir demissão e planejei 3 meses de viagem. Pensei em entrar por Portugal e seguir viagem de uma forma que consiga retornar pelo mesmo ponto de inicio (por causa da passagem aérea). É neste formato que você viaja ou há outra forma alem de comprar uma ida por um país e volta por outro?

    Beijos e grata

  104. Bom dia Luiza!!

    Parabéns pelo blog!!!

    Minha irmã e eu estamos planejando uma viagem pela Europa de uns 30 +-. Ela atualmente mora em Dublin, então este seria nosso ponto de partida. Você poderia nos dar algumas dicas de roteiro? estamos meio perdidas e gostaríamos de aproveitar ao máximo mas no estilo mochilão. Entre as nossas preferencias estão Londres, Amsterdam, Paris, Berlim, Praga …

    1. Oi Juliana,

      Olha, nós não fazemos roteiros personalizados.
      Se você pesquisar aqui no blog consegue encontrar todas as informações para montar seu roteiro de uma forma independente!

      E pode usar a caixa de comentários o quanto quiser parar tirar qualquer dúvida específica que tiver!

      abraço

  105. Olá Luiza,

    Estou amando seu blog. Dicas maravilhosas! Eu e meu esposo estamos com passagem comprada para Londres ida e volta. Vamos em fevereiro agora e ficaremos 24 dias. E será nossa primeira experiência internacional. Estou planejando um roteiro para poder aproveitar ao máximo esses dias. Pensei em Amsterdã, Bruxelas, Paris. Meu esposo gostaria de incluir Itália, mas não sei se fica fora de mão. O que você acha? tem alguma dica, sugestão de roteiro? Abraços, e obrigada.

    1. Oi Juliana,

      Dá sim para incluir a Itália, porque vocês teriam alguns dias disponíveis:

      5 dias em Londres
      5 dias em Paris
      4 dias em Amsterdam
      3 dias em Bruxelas

      Mesmo se você descontar os dias de viagem, dá para ir pelo menos a Roma e um bate volta a Florença, por exemplo.

      Abraço

  106. Olá Luísa!

    Tudo bem?

    2 perguntinhas:

    *Vc acha a costa amalfitana um destino muito romântico para uma viajante sozinha?

    * Um roteiro: Amsterdã, Lisboa, Costa amalfitana e Barcelona é muito maluco?

    Obrigadinha !

    Bjs

    1. Oi Luana,

      Eu não costumo me preocupar com essas coisas de destino romântico. Acho que o romance ou não está nos olhos de quem vê e não deixaria de ir algum lugar que quero porque alguém taxou o lugar de romântico (com a excessão, talvez de algum resort só para casais, rs).

      Não sei se o roteiro é maluco. Mas você necessariamente terá que voar entre os destinos. Não dá para fazer nenhum desses trajetos por terra.

  107. Olá Luzia!

    Acompanho o site a um tempo e tenho pesquisado sobre mochiloes. Porém um dos maiores problemas é sempre ir com alguem, logo estou querendo ir sozinha. Tenho 20 anos e pretendo fazer um mocilão pela europa por 28 dias em jan/2017 passando por Portugal (Lisboa), Espanha (Madrid), França (Paris), Itália (Florença ou Veneza), Alemanha (Berlim), Holand (Amsterdam) e Reino Unido (Londres). Nunca viajei pra fora muuito menos sozinha então fico com um pouco de receio.
    Alguma dica para mulheres novas viajando sozinhas?

    Obrigada desde já.

    1. não vale a pena fazer um roteiro por tantos países assim. vc acaba conhecendo só a capital de cada país e isso torna a viagem muito pobre. o ideal é escolher dois países, por exemplo, portugal e espanha, e explorá-los o máximo possível.

  108. Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo blog sensacional.

    Estou prosperando fazer meu primeiro mochilão com a namorada em meados de outubro-2016.

    Pensamos em Roma(2)-Veneza(1)-Madrid(1)-Paris(2)-Londres(2)-Amsterdam(2)-Lisboa(1).

    Devo considerar os deslocamentos para poder aproveitar melhor os trajetos, quais dicas pode me dar….

    1. Oi Eduardo,

      Eu acho que está bem corrido e você vai ter muito pouco tempo para ver as cidades. Mas se vocês gostarem de viajar assim mais rapido, só tendo um gostinho nas cidades, aí tudo bem.

      Cuidado com os dias de deslocamento, eles acabam sendo perdidos.

  109. Olá Luiza,
    parabéns pelo Blog.
    Vou passar uns dias na Europa e gostaria de montar um roteiro bacana, porém tenho algumas dúvidas sobre meio de locomoção e estadia. Você sugere algum site para pesquisa confiável?
    Obrigada,
    Jessica

  110. Ola Luiza ,

    Parabens pelo blog,

    estou montando um roteiro para final dezembro/16 – janeiro/17.

    eu e minha namorada vamos fazer intercambio de 2 semanas em malta e pensei em um roteiro mais ou menos assim:

    9/12 chego em roma de guarulhos
    10/12 bate e volta em pisa
    11/12 vamos para malta e voltamos dia 23/12 para roma
    24/12 e 25/12 em roma
    26/12 cedo vamos para veneza
    28/12 a tarde vamos para Colonia (low cost)
    30/12 a tarde vamos para dusseldorf (passar a virada de ano)
    1/1 cedo vamos para colonia , e depois para amsterdã
    3/1 voltamos para guarulhos

    voce acha possivel e tranquilo fazer esse roteiro?
    estamos pensando em ir com tudo pago menos a alimentação , quanto devemos calcular de media por dia ?

    muito obrigado

  111. Olá Luiza, pode me dar umas dicas de como fazer para viajar com minha espôsa por 15 dias, visitando lisboa, Madrid, Barcelona, Paris e Londres. Agradeço muito

    1. Oi José,

      Tem um monte de posts aqui no blog sobre todos esses destinos, além das sugestões de roteiros já dadas nesse post. Sugiro que você dê uma lida com calma nessas dicas pra montar o seu roteiro e se surgir qualquer dúvida específica é só deixar aqui nos comentários.

      Porém, eu acho que vocês escolheram muitas cidades para poucos dias, sinceramente.

  112. Boa Tarde!

    Luiza, vou viajar com uma amiga por 20 dias (no máximo) pela Europa e gostaríamos de, além das cidades clássicas (Paris, Roma e Londres), conhecer Amsterdã e Barcelona! É possível? O que vc acha? Como poderemos colocá-las no roteiro, de forma a conhecê-las sem muita correria! Bjss

    1. Oi Denise,

      O problema é que vocês querem acrescentar duas cidades que ficam meio longe. Não acho que dá para incluir as duas sem correria, sinceramente

  113. Oi Luiza! Eu e meu noivo vamos embarcar dia 19/10 com destino a Berlim, voltamos dia 03/11. Pretendemos visitar alem da Alemanha, a Suica e a Italia. Vc poderia me dar algumas dicas de roteiros?? Obrigada.

  114. Olá Luiza!

    Pretendo viajar para Europa em meados de novembro, minha intenção é fazer Lisboa (4 ou 5 dias) e de lá partir para Amsterdam (3, 4 ou 5 dias), o que vc acha?
    É um bom roteiro? Dizem que Lisboa é bem barata em comparação a outros destinos da Europa.

    1. Oi Wellington,

      Não existe mal roteiro, existe roteiro que não atende suas vontades.

      Lisboa é sim bem mais barata do que as outras cidades da Europa ocidental

  115. Ei Luiza,
    tudo bom??
    Eu e minha família estamos planejando ir pra Europa em julho, uma media de 15 dias.. Pesquisamos alguns países, e nos interessamos pela Grecia, Suiça, Alemanha, Austrtia e França.. Nós curtimos mais viagens com lindas paisagens, atividades, passeios.. Por isso fugimos um pouco dos centros históricos.. Vc poderia me dar dicas sobre esses paises?? Quais sao possiveis nessa media de tempo, ou se pra realizar a viagem pros paises citados necessita-se de mais quanto tempo, ou se existem dentro do nosso gosto outras opções de paises que sao melhores e imperdíveis, formas de economizar, onde ir, oque visitar,como ir e quanto tempo ficar!!
    Desde ja agradeço a atenção,
    Grata Julia

    1. Oi Júlia,

      Nós temos posts sobre quase todos esses países, exatamente com essas dicas que você perguntou nos comentários. Dá uma olhada ali no menu e se surgir qualquer outra dúvida, só comentar!

  116. Boa tarde Luiza
    Pretendemos fazer nosso mochilão em 2017 (como alguns casais tem filhos, trabalho, etc.. precisamos de um tempo maior para nos programar), vamos em 3 casais de amigos, temos uma media de 30 anos e somos animados!! Pensamos em viajar por uns 20 a 25 dias no maximo
    Queria sua sugestao de roteiro
    pensamos em conhecer essas cidades roma- paris- Berlim – Amsterdã- londres – lisboa – madri
    vc acha que seria viavel ou muito contra mao?
    fique a vontade para mudar, incluir ou substituir algum destino
    e outra pergunta qual seria o melhor mes para viajar (onde as cidades nao estejam tao lotadas e poderiamos economizar mais, e nao gostamos de frio/neve)
    desde ja muito obrigada pela sua consultoria hehe atraves dela vamos comecar as pesquisas
    beijos e fique com Deus

    1. Oi Kamila,

      Olha, vocês incluíram as principais cidades que todo mundo visita, mas para o meu gosto está muito apertado para os dias que vocês tem disponível. Mesmo que sejam 25 dias, vocês tem que lembrar que os deslocamentos acabam tomando um bom tempo de viagem. E, além disso, são quase todas cidades muito grandes e cheias de atrações.

      Eu cortaria Berlim – Amsterdam ou Lisboa – Madrid. Mas caso vocês curtam ver as cidades rapidinho, esquema de dois ou três dias, aí não precisa cortar…

      Os melhores meses para viajar em média temporada são Abril/maio ou setembro/outubro.

  117. Olá Luiza, Gostei muito das suas dicas.

    Em novembro vou viajar para europa durante 12 dias (descontando translado brasil/europa), a ida e a volta é por genebra (suiça).

    A principio me indicaram devido ao frio aproveitar bastante tempo na espanha que o inverno não é tão rigoroso.
    Pensei em Genebra(2), zurique(2), madrid(2), toledo(1), valencia(2) e barcelona(3).
    O que você acha desse roteiro? Muitas cidades? indica essas cidades em novembro?

    Pensei em tirar valencia pra aproveitar um pouco mais da suiça.

    Obrigado.

    1. Oi Rodrigo,

      Seu roteiro não está ruim. Claro, está bem corrido. De fato, a Suíça vai estar bem fria em novembro. Mas se você se agasalhar apropriadamente, consegue aproveitar.

      Sobre tirar Valência e passar mais tempo na Suíça, isso depende do que você quer ver na sua viagem e qual é o seu orçamento. Eu normalmente prefiro ir em menos lugares.

      Abraço

  118. Olá Luiza ,

    Primeiramente parabéns pelo excelente blog,

    Eu e minha esposa programamos nossas próximas férias para março 2016,a ideia inicial era concentrar 17 dias somente na Itália,mas como pegamos uma promoção da TAP, lisboa entrou como brinde sem custo de passagens.As passagens já estão compradas com destino inicial em Roma e a volta por Milão e decidimos ficar mais 3 dias em Lisboa devido não ter custo de passagens para a volta ao Brasil.

    Porém agregaram-se mais 5 pessoas na viagem, ou seja viajaremos em 7,e agora temos divergências de escolhas,e está muito difícil de organizar um roteiro que seja bom para todos, onde já tentaram incluir Paris,Madrid ou Barcelona na viagem.

    Temos 20 dias disponíveis ,fica muito corrido incluir Paris ,Barcelona ou Madrid nestes dias ? tendo em vista que cogitamos até cancelar o Vôo de Milão para Lisboa e fazer este trajeto de trem.me dê uma luz por favor rs.

    Lembrando que a prioridade de minha esposa é conhecer a Toscana e Veneza.

    Agradecido desde Já.

    Abraços

    1. Gledistone, tudo bem?

      Em primeiro lugar, não há trem entre Milão e Lisboa. Vocês já tem pouco tempo, iriam perder no mínimo 24 horas tentando fazer esse trecho por terra.

      Eu, pessoalmente, acho que o roteiro inicial de vocês estava muito bom. 17 dias na Itália é excelente, dá para conhecer bem o país com calma.
      Então, minha opinião é de que sim, fica muito corrido incluir outras cidades no roteiro.

      Mas vamos lá, tentar desmembrar isso. O roteiro ideal:

      Roma: 5 dias
      Florença: 3 dias
      Pisa (ou alguma outra cidade na Toscana): 1 dia
      Veneza: 3 dias
      Verona: 1 dia
      Milão: 2 dias
      Lago Como: 1 dia
      Lisboa: 3 dias

      Vocês podem cortar todos os bate voltas e comprar um voo de Roma para Paris, ficar lá uns 4 dias e depois retornar a Itália para continuar o roteiro. Também podem cortar a quantidade de dias nas cidades maiores para incluir Barcelona ou Madrid, mas isso só tornará a viagem mais uma maratona e será bem cansativo, a não ser que vocês gostem muito de ficar correndo de cidade em cidade.

      Enfim, espero que tenha ajudado!
      abs,

  119. Olá Luíza,

    Gostaria de comemorar meu aniversário, 27 de dezembro, na Europa mas estou com receio do frio.
    Iríamos eu, meu marido e minha filha de 9 anos. Seria nossa primeira vez na Europa. O clima é muito frio?
    A Euro Disney é recomendável nesse período?

    Obrigada,

    1. Oi Silvia,

      Sim, é muito frio! Mas se vocês estiverem bem agasalhados, apropriadamente, conseguem aproveitar os passeios.

      Eu nunca estive na Euro Disney nessa época, mas pesquisei um pouco a respeito ano passado. O problema é que o dia acaba bem mais cedo, lá para às 16h, então vocês tem bem menos tempo para fazer o passeio. Além disso, no inverno costuma chover muito e parque com chuva não tem a menor graça na minha opinião. Por outro lado, ainda vão conseguir pegar a decoração de natal e podem dar preferências para os brinquedos que sejam mais fechados.

      Enfim, tem prós e contras. Eu, pessoalmente, não acho que é o melhor período para ir a Disney.

  120. OLA,

    PRETENDO FICAR 30 DIAS NA EUROPA, GOSTARIA DE CONHECER ALEMAMHA,AUSTRIA,REP.THECA,HUNGRIA, POLONIA E ESLOVENIA VCS ACHAM QUE É TEMPO SUFICIENTE? TEM ALGUMA DICA DE ROTEIRO E QUAIS CIDADES PRIORIZAR?

    MUITO OBRIGADO.

  121. Bom dia Luiza,

    Eu e meu namorado estamos pensando em ir pra europa no final do ano, iremos sair de Santa Catarina no dia 15/12 e a volta dia 06/01, ficaremos 23 dias, gostaria de saber se o roteiro que pretendemos fazer é bom para esse tempo na europa, seria Hamburgo/Amsterdam/Bruxelas/Paris. Qual sua opinião sobre o roteiro? E quanto aos gastos, teria alguma sugestão para termos uma base de como calcular isso?

    Obrigada 🙂

    1. Oi Rafaela,

      Você é o primeiro caso aqui no blog que eu acho que está planejando menos cidade do que o tempo que vai ficar na Europa!!

      A menos que queira passar mais tempo em alguma dessas cidades, acho que você tem dias suficientes para conhecer algum lugar extra. Berlim, talvez?

      Quanto aos gastos, temos um post específico sobre isso: https://www.360meridianos.com/2014/04/quanto-custa-um-mochilao-pela-europa.html e também https://www.360meridianos.com/2015/05/como-calcular-orcamento-viagem.html

      abraço,

  122. Oi Luiza, tudo bem ?
    Pretendo ir pra Europa em dezembro com meu namorado passar 15 OU 20 dias…E gostaria de Conhecer Londres, Paris e um outro destino que ainda não escolhi ..rs
    Será que pode me ajudar levando em consideração o Clima do período, companhia, e tempo que tenho disponível ? Vi combinações com Roma, Amsterdan e Bruxelas. Qual o destino mais interessante? É minha primeira vez na Europa e viajando no frio.

    Bjs ;*

    1. Oi Sanny,

      Se vocês forem passar 15 dias, acredito que Londres, Paris e Roma seja o ideal para esse roteiro pela primeira vez na Europa.

      Se forem ficar 20 dias, eu acrescentaria outras cidades italianas, como Florença e Veneza (com o risco de pegar chuva). Ou Florença e Nápoles.

      Nesses 20 dias você também poderia fazer Londres, Paris, Roma, Amsterdam e Bruxelas, mas certamente será mais corrido.

      Sobre qual o destino mais interessante, sinceramente, todos são interessantes a sua maneira. Depende do que vocês dois gostam de fazer e conhecer!

      bjs

  123. Oi!
    Gostaria de saber sua opinião sobre agência de turismo… Eu estou fazendo um planejamento e os preços estão ótimos. A minha maior dúvida é em relação a seguir o meu próprio roteiro com os valores já encontrados ou procurar agência até porque pelo google flights e booking ambos parecem ser super confiáveis.

    1. Oi Alice,

      Eu nunca uso agência para planejar minhas viagens, sempre organizo e reservo tudo pela internet. Mas minha irmã, por exemplo, gosta sempre de checar na agência de turismo e costuma encontrar bons preços também. Se você está na dúvida, faça um orçamento com a agência e compare com o seu próprio roteiro.

      Abraço

  124. Boa Tarde, queria opinião de Países para conhecer na Europa. Seria: eu, meu marido e minha filha de 8 anos, sendo obrigatoriamente passando em Lisboa. Qual a sugestão?

    1. Oi Amanda,

      Tem um monte de ideias aí no post, nenhuma te agrada?

      A escolha dos países depende do que vocês querem visitar, quantos dias tem e qual o orçamento. Eu não tenho como dar alguma sugestão sem saber, pelo menos essas informações.

  125. Oi, depois de uma dica do Rafael, acabei de comprar as passagens chegando dia 07/10 em Frankfurt e saindo dia 24/10 de Paris, mas gostaria de incluir Londres nesse período. Sabe me dizer se a melhor opção de transporte entre Frankfurt – Londres – Paris é mesmo o trem? Agradeço.

  126. Olá Luiza adorei as ideias, eu e uns amigos estamos querendo passar 25 dias na europa.
    Dublin, Londres, Paris, Roma, Amsterdã, Berlin, 4 dias em cada eh suficiente?
    obrigada
    Camila

  127. Achei que faltou no roteiro o leste europeu. Estou nesse momento fazendo principalmente o leste (Áustria – República Tcheca – Eslováquia – Hungria – Croácia – Bósnia – Eslovênia e finalizando na Alemanha) e tô achando tudo incrível. Um mês viajando.. Vale muito preparar um roteiro pra cá.

    1. Oi Gustavo,

      Não sei se você reparou no link no post, mas temos 4 posts só de roteiros pelo Leste Europeu!

      Além disso, eu também estou viajando pela região nesse momento, então teremos post novo sobre isso em breve!

      Abraço

    1. Ei Ana Paula,

      Eu estou pensando em fazer uma nova versão desse post, tipo “mais 10 ideias de roteiro”, porque, sinceramente, tem uns 100 tipos de roteiros possíveis!

  128. Olá,

    Eu e meus irmãos, estamos planejando fazer uma viagem para Europa.

    fizemos um roteiro que ficou assim:

    Berlim 3 dias;
    Amsterdã 2,
    Bruxelas 2
    Paris 4
    Barcelona 3
    Madrid 2

    vocês acham que dá conhecer as cidades com esse tempo?

    Tenho um problema, que a viagem tem que acabar em Madrid, pois vou apresentar um trabalho num congresso no meio de novembro.

    Calculei nos trechos entre as cidades 160 euros de trem, essa base de calculo esta correta

    Quanto devo gastar com alimentação ? Não sei como calcular? 30 euros por dia dá.

    Desde já agradeço.

    att
    Jorge

    1. Oi Jorge,

      Essa viagem está bem corrida para os meus padrões, mas sim, dá para conhecer as cidades nesse tempo, pelo menos o básico. Vai ser bem cansativo, tenha isso eu mente!

      Não entendi se você calculou 160 euros por trecho? Ou 160 no total?

      Acredito que 30 euros por dia é suficiente para alimentação. Nós temos um post só com esse tipo de cálculo, já deu uma olhada? https://www.360meridianos.com/2014/04/quanto-custa-um-mochilao-pela-europa.html

      abs,

      1. Boa noite Luiza,

        E realmente achei bem corrido retirei Bruxelas do roteiro.
        Esses 160 euros seriam para fazer o deslocamento entre as cidades, voce acha que dá?

        Estava vendo o hostel em amsterdã e estão muito caros, vc teria uma dica?

        Muito obrigado pelo retorno.

        Abc

  129. Olá Luiza!

    JÁ LI MUITOS POST E VEJO QUE QUASE SEMPRE O PESSOAL FALA QUE ITÁLIA É MEIO CONTRAMÃO. EU JÁ CONHEÇO PARIS E MADRI. PORTUGAL, NÃO TENHO MUITO INTERESSE. GOSTARIA DE EXPLORAR A ITÁLIA. ROMA, REGIÃO DA TOSCANA, VENEZA E POMPÉIA, POIS SOU FASCINADA PELA HISTÓRIA. OU SEJA, TENHO 25 DIAS PARA VIAJAR. ALÉM DE ITÁLIA, QUERO IR BERLIM, LONDRES, DUBLIN E AMSTERDAM. VOCÊ ACHA QUE TEM TEMPO PRA TUDO ISSO?

    1. Oi Damille,

      Na minha opinião, não. Acho que você está colocando cidades demais no roteiro. Porque não se concentrar só na Itália nesses dias? Ou acrescentar apenas uma outra cidade?

  130. Oi Luíza,

    Muito legal seu blog. Pretendo conhecer a Europa ano que vem e separei estes locais mais por vontade de conhecê-los mesmo: Paris – Bélgica – Holanda – Berlim – Praga – Roma – Veneza – Florença. Farei 30 dias. Vc acha que é possível ou vai ficar muito apertado?

    Obrigada

    1. Oi Vivian! Desculpa me intrometer =)
      Acho que se voce não liga de ficar muitos dias em cada lugar e priorizar o que quer fazer em cada cidade vai ser ótimo! Considera que tem o transito de um lugar para o outro que demanda tempo, mas é só fazer um bom planejamento. Fiz 10 países, 13 cidades em 44 dias agora em abril e maio na Europa e foi incrível!

  131. Em 20 dias, fizemos um roteiro que seria ideal para 1 mês pela Europa em 2014. Acabou sendo corrido… Fizemos Porto Alegre -> Lisboa com a TAP. Depois seguimos também com a TAP para Porto e de lá pegamos um voo para Roma. A partir dai tudo de trem. Primeiro Veneza e de lá fomos para Munique. Em Munique alugamos um carro e fizemos um bate-volta até Schwangau (olhar os castelos). Seguimos para Paris e por fim Londres. No meu blog (www.regisls.net) estou aos poucos fazendo posts com relatos e fotos sobre os lugares que visitamos.
    Abraços!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.