O estranho caso da Europa em Agosto

O verão é uma entidade na Europa. As ruas vibram, todos querem está ao ar livre, aproveitando os, às vezes raros, raios de sol. É por isso que um viajante desavisado pode ficar confuso quando, ao chegar em uma cidade supostamente turística, dá com a cara na porta. Um bar fechado ali, uma loja fechada acolá. Se sair dos tais bairros turísticos então, vai se dar conta que em alguns lugares talvez existam mais moscas do que pessoas.

guimarães agosto na europa

Guimarães, Portugal

Mês de agosto é mês de férias. Não só férias escolares. Férias de todo mundo. Fecha tudo, até coisa que não deveria fechar, mas não tem nem plantão. E não estranhe se você se deparar com um restaurante fechado numa rua muito movimentada, com os dizeres na porta: saímos de férias, voltamos em setembro.

Eu vi o pessoal de Londres comentando isso. Na Alemanha, na França e em outras partes rola a mesma coisa. Até Barcelona, veja só, vive essa experiência dependendo do bairro.

Numa cidade média e estudantil, como Coimbra, em Portugal (ou Bolonha, na Itália) eleve a estranheza do mês de agosto na Europa à décima potência. De repente, tudo, da padaria da esquina à loja de lembrancinhas, está fechado. Andar nas ruas da cidade parece um eterno domingo, o que poderia até ser agradável, se não fosse extremamente depressivo. Os europeus tiram suas férias e não querem nem saber se essa é a época que tem mais turistas dispostos a consumir.

braga sé agosto na europa

Braga, Portugal

E se você está se perguntando aonde esse pessoal todo que tira férias vai, eis a resposta: nas regiões turísticas sazonais, ou seja, as praias, a coisa acaba funcionando da forma oposta. Como o Algarve, em Portugal, ou a maioria dos destinos de praia na Grécia. Nesses lugares, o verão muitas vezes é a única chance de trabalho, com turistas do continente inteiro, além do resto do mundo, lotando as cidades. Depois, passado agosto ou setembro, fecham os hotéis, os restaurantes, as lojas e só reabrem no ano seguinte, para o início de um novo verão.

lagos europa em agosto

Lagos, no Algarve, Portugal

Ou seja, quando pensar em viajar em agosto na Europa, esteja preparado para muito sol, calor, multidões e para encontrar alguns lugares estranhamente vazios de moradores, mesmo que lotados de gente do mundo inteiro.

Vai viajar? O Seguro de Viagem é obrigatório em dezenas de países da Europa e pode ser exigido na hora da imigração. Além disso, é importante em qualquer viagem. Veja como conseguir o seguro com o melhor custo/benefício e garanta promoções.


Compartilhe!



Com o 360meridianos, você encontra as melhores opções para planejar a sua viagem. Confie em quem já tem prática no assunto!

 

Reserve seu hotel com o melhor preço e alto conforto

 


Veja as melhores opções para seguros de viagem

 


Transfira dinheiro para o Brasil e exterior com menos taxas

 


Alugue veículos com praticidade e comodidade

 




Quer 70 páginas de dicas (DE GRAÇA!)
para planejar sua primeira viagem?




Luiza Antunes

Sou jornalista, tenho 30 anos e moro no Porto, Portugal, quando não estou viajando. Eu já larguei meu emprego três vezes para viajar e finalmente encontrei uma profissão que me permite "morar no aeroporto". Já tive casa em quatro países diferentes, dei a volta ao mundo e cumpri minha meta de visitar 30 países antes dos 30. Mas o mundo é muito maior e, se puder, quero conhecer cada canto dele e inspirar vocês a fazer o mesmo. Siga @afluiza no Instagram

  • 360 nas redes
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários sobre o texto “O estranho caso da Europa em Agosto

  1. Olá Luiza!!! Parabéns pelo site!!! Estou planejando uma viagem para Europa em maio do ano quem (Madri, Barcelona, Paris, Roma, Florença e Veneza)gostaria de ir à um concerto em algum desses lugares, sabe algum bacana para me indicar? Obrigada!!!

  2. Ameeeeei esse blog! gostei principalmente de quem escreveu esse post! tenho muita vontade de passar um tempo em Coimbra, para concluir uma graduação ou até uma pós. Continuem nesse trabalho, divulgando essas informações que são extremamente importantes pra quem compartilha do sonho de sair viajando pelo mundo, obrigada!!

2018. 360meridianos. Todos os direitos reservados. UX/UI design por Amí Comunicação & Design e desenvolvimento por Douglas Mofet.